JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

terça-feira, 31 de maio de 2011

Livro Barbacenense Concorre a Prêmio



Os leitores do Jornal Folha de Negócios e do site de notícias Barbacena On Line já ouviram falar de Vladimir Correia, o protagonista da série de contos de mistério "Os Contos de Vlad". Pois então, as estórias escritas por Thiago Rossi foram publicadas pela primeira vez em livro, em janeiro deste ano, e agora a obra concorre a melhor livro de contos no site do Clube de Autores.
Publicado de maneira independente, o encadernado narra as primeiras aventuras de Vlad, são cinco aventuras inéditas que abordam desde um serial killer assassino de ruivas até um padre morto dentro de um confessionário cheio de segredos. Assim como a publicação, toda a divulgação é feita de maneira independente, contando com a ajuda de amigos e parentes através de redes sociais.
O Prêmio Clube de Autores vai premiar os melhores livros em cada categoria, realizando seu lançamento na FLIP (Feira Internacional do Livro de Paraty). Na primeira fase do prêmio, o público pode dar notas para a capa e sinopse dos livros participantes, sendo preciso apenas confirmar um e-mail após o voto. Na segunda fase, os 10 livros que mais pontuarem em cada categoria, passarão por um juri técnico, que irá avaliar diagramação, enredo, redação, etc.
Se você ainda não conhece o Vlad, visite a página do Jornal Folha de Negócios ou o site Barbacena OnLine e também, não deixe de dar uma ajuda ao escritor barbacenense, votando no site Clube de Autores, no link: http://premio.clubedeautores.com.br/web/site_premio/votar.php?id=36362

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Faroeste Caboclo - O Filme


Os fãs do Legião Urbana e até mesmo aqueles que não gostam das músicas da banda dos anos 80, conhecem de cór e salteado a canção do "tal João do Santo Cristo". Pois bem, agora a história sai dos acordes para o cinema e O elenco principal acaba de ser traz.Fabrício Boliveira como o protagonista João de Santo Cristo, Ísis Valverde vive Maria Lúcia e Felipe Abib é Jeremias.
A saga retratada na música foi escrita por Renato Russo em 1979, apesar de ter sido incluída apenas no álbum de 1987 da Legião, Que País É Este. "Faroeste Caboclo" acompanha a história de João de Santo Cristo, que sai de Salvador e vai para Brasília, onde começa a traficar drogas. Em Brasília, ele se apaixona por Maria Lucia e se envolve em uma disputa com Jeremias, outro traficante. A música da Legião tem 159 versos, por volta de nove minutos.
O roteiro foi escrito por Marcos Bernstein (O Outro Lado da Rua) e Victor Atherino. A direção é do estreante em longas René Sampaio. As filmagens vão acontecer em Brasília.
O filme conta ainda com a presença do filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, que irá ganhar um papel na trama. Único filho do vocalista da banda Legião Urbana, fruto de um relacionamento do músico com a fã Raphaela Bueno, morta em um acidente de carro em 1989, Giuliano tem 21 anos de idade e outros planos para homenagear seu pai no cinema. Ele deve ajudar na produção e selecionar as bandas para o filme que retrata a adolescência de seu pai nos anos 80, Somos Tão Jovens, refrão de outra música de Renato Russo, Tempo Perdido.
Um site do filme foi criado para acompanhar a produção - e já tem um concurso para candidatos a figurantes.
A produção da Gávea Filmes e da Globo Filmes será distribuída pela Europa Filmes, em data ainda não definida. O longa explora o rico universo dos 159 versos de uma das canções mais famosas do Brasil.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

6ª CineOP



A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua sexta edição, 15 a 20 de junho apresentando uma programação abrangente e gratuita que reúne 77 filmes – 15 longas, 6 médias e 56 curtas – que serão exibidos ao longo dos seis dias do evento em 36 sessões em três espaços ouropretanos - o Centro de Artes e Convenções, a Praça Tiradentes e o precioso Cine Vila Rica, fundado em 1957, e ainda hoje uma referência entre as salas de exibição que resistiram ao tempo no interior de Minas Gerais.

“O patrimônio cultural é uma das maiores riquezas de um povo, de uma nação e a proposta da CineOP é agregar valor de patrimônio à sétima arte enfocando a preservação como ação estratégica e fundamental para o desenvolvimento do Brasil, que reúne expressivo patrimônio audiovisual, representativo de sua cultura, história, arte e manifestações da sociedade. A CineOP é testemunha da força dos que atuam e trabalham com a preservação, afirma Raquel Hallak, coordenadora geral da CineOP.


Em sua sexta edição, a CineOP coloca em evidência a chanchada contextualizada na década de 50 e presta homenagens a Carlos Manga, que além de montador, roteirista e diretor de cinema, também atuou à frente, a partir dos anos 60, do percurso histórico da TV brasileira nos últimos 50 anos.

No dia 16, quinta-feira, às 20h30, a programação abre com a exibição do clássico O Homem do Sputinik (1959), filme dirigido pelo homenageado e que marca a estreia de Norma Bengell e Jô Soares no cinema, numa paródia à guerra fria, repleta de deboche e ironia, marcas registradas da chanchada e da obra de Carlos Manga.

Além da obra de Carlos Manga, que também estará representada na programação com Nem Sansão Nem Dalila (1954) e Matar ou Correr (1954), a CineOP exibirá ainda filmes de outros dois cineastas símbolos da chanchada: Watson Macedo, com Aviso aos Navegantes (1950), e José Carlos Burle, com Carnaval Atlântida (1952).

Sendo a preservação audiovisual protagonista do evento, a CineOP vai exibir também duas obras recém-restauradas de diretores que iniciavam, naquele momento das chanchadas dos anos 50, carreiras de sucesso dentro da cinematografia brasileira. Serão exibidas as versões restauradas dos primeiros filmes de Roberto Pires e Roberto Farias: respectivamente, Redenção (1959) e Rico Ri à Toa (1957). Os projetos de restauro destes filmes serão apresentados durante o 6º Seminário do Cinema Brasileiro:fatos e memória.

PRODUÇÃO CONTEMPORÂNEA

A CineOP não desvincula a história e preservação do cinema brasileiro de sua face mais contemporânea e programou diversos filmes inéditos para apresentar ao público. Serão três longas documentais (Malditos Cartunistas, de Daniel Garcia e Daniel Paiva; Efeito Reciclagem, de Sean Walsh; e O Corte do Alfaiate, de João Castelo Branco), quatro médias-metragens (Permanências, de Ricardo Alves Júnior exibido na última edição do Festival de Cannes; Primeiro Tempo, de Rogério Zagallo; Formas do Afeto – Um Filme sobre Mário Pedrosa, de Nina Galanternick; e Meia Hora com Darcy, de Roberto Berliner) e 51 curtas.

Entre os curtas, estarão nomes já conhecidos do público das outras mostras que compõem o programa Cinema Sem Fronteiras – Tiradentes e Belo Horizonte –, como Marcelo Pedroso, Fernando Coimbra, Renata Pinheiro, Joel Pizzini, Gilberto Scarpa e Cavi Borges. Ao todo, 13 estados estarão representados na programação.

A formação de novos públicos para o cinema brasileiro é uma das metas do projeto A Escola vai ao Cinema que promove sessões do Cine-Escola e Cine-Debates para educadores e estudantes da rede pública de ensino(Gui, Estopa e a Natureza, Desenrola, Brasil Animado e Lixo Extraordinário) e da tradicional Mostrinha (Brasil Animado, A Casa Verde e Eu e Meu Guarda Chuva).

A programação é oferecida gratuitamente ao público. Além das exibições dos filmes em pré-estreias e retrospectivas a CineOP, promove Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros, debates, Seminário, oficinas, cortejo, exposição, shows e diversas atrações artísticas.

A CineOP encerra sua programação com a realização, pelo terceiro ano consecutivo, do Cine-Concerto Le Rendez-Vouz du Sam’di soir, que desta vez, apresenta o programa “As pioneiras do cinema” – um espetáculo exclusivo com estreia mundial no evento. O grupo francês DoubleCadence executa a trilha sonora ao vivo para curtas selecionados das cineastas francesas Alice Guy-Blanché e Germaine Dulac e da alemã Lotte Reiniger, mulheres pioneiras do cinema, produzidos entre 1906 e 1923.


***
Acompanhe a 6ª CineOP e o programa Cinema Sem Fronteiras 2011. 
Informações para o público: (31) 3282.2366 – Universo Produção 
Na Web: www.cineop.com.br

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Quem se Lembra de Joselino Barbacena?




Para aqueles que freqüentaram as salas de televisão nos anos 90, certamente conheceram um aluno barbacenense da Escolinha do Professor Raimundo, o senhor Joselino Barbacena. O personagem era interpretado por Antônio Carlos Pires, pai de Glória Pires.
Antônio Carlos Pires foi um dos humoristas pioneiros do rádio brasileiro, atuando na rádio Mayrink Veiga, nos anos 40. Estreou no cinema em 1953, em Santa de um Louco, de George Dusek. Celebrizou-se em chanchadas como O Primo do Cangaceiro, Trabalhou Bem, Genival, Tira a Mão Daí, Genival é de Morte, O Batedor de Carteiras, Quanto Mais Samba, Melhor, Aí Vem a Alegria, Pintando o Sete e Os Mendigos.
Chegou à televisão pela TV Excelsior e, em 1966, estreou na novela O Anjo e o Vagabundo, de Benedito Ruy Barbosa, e depois em Éramos Seis, de Pola Civelli, baseada na obra de Maria José Dupré, ambas transmitidas pela TV Tupi. A partir de então, passou a intercalar novelas com filmes, que era o seu principal espaço de atuação. Nessa época, fez Anuska, Manequim e Mulher, O Donzelo e Vinte Passos para a Morte, ao mesmo tempo em que participou das novelas da TV Excelsior: O Direito dos Filhos, A Muralha e A Pequena Órfã; e de As Pupilas do Senhor Reitor e Tilim, transmitidas pela TV Record.
A partir dos anos 70, passou a atuar definitivamente na Rede Globo de Televisão. Foi nessa época que retornou às suas raízes humorísticas ao atuar em programas como Satiricom, Planeta dos Homens, Chico Anysio Show e Escolinha do Professor Raimundo. Neste último, onde atuou ao lado de antigos colegas como Chico Anysio, Grande Otelo, Zezé Macedo e Nádia Maria, interpretou seu personagem mais famoso, Joselino Barbacena, um aluno oriundo da cidade mineira de Barbacena que sempre tentava inutilmente se esconder do professor Raimundo. Atuou nesta de 1990 a 1994.
Em 1995, após dez anos longe dos cinemas, atuou em seu último filme: O Quatrilho, ao lado de sua filha Glória Pires.
Sofrendo do Mal de Parkinson, parou de atuar pela dificuldade em decorar textos. Em 2002, perdeu a capacidade de falar. Faleceu três anos depois, após dois meses de internamento na Clínica São José.
Antônio Carlos foi casado com a empresária Elza Pires, falecida no início da década de 1990, com quem teve duas filhas: a terapeuta Linda Pires e a atriz Glória Pires. Eles também fundaram o Instituto Casazul para pessoas idosas.
Para matar um pouco a saudade deste ilustre representante de Barbacena na televisão brasileira, confira alguns vídeos no youtube e delicie-se com o humor simples e saudoso de uma época onde não se precisava apelar para piadas de mau gosto.

Fonte: Wikipédia





terça-feira, 24 de maio de 2011

129 vagas em Santa Bárbara do Tugúrio - MG



Com salários entre R$ 515,00 e R$ 2.000,00 para 129 postos de emprego, a prefeitura de Santa Bárbara de Tugúrio, Minas Gerais, informou que entre os dias 2 de junho e 3 de julho de 2011 abrirá inscrições para concurso público de provas e títulos.

As inscrições deverão ser efetuadas pelo site www.ammabarbacena.com.br, ou no posto de atendimento para inscrição na sede da prefeitura, das 12h às 17h.

Os inscritos serão avaliados por meio de provas objetivas e práticas, nos dias 6 e 7 de agosto, respectivamente. As taxas serão de R$ 45,00 à R$ 90,00. Os gabaritos serão divulgados no dia 8 de agosto de 2011 pelo o site da organizadora e na sede da prefeitura.

Vagas - Auxiliar Serviços Públicos, Condutor de Máquinas Leves, Condutor de Máquinas Pesadas, Condutor de Veículos, Oficial de Serviços Públicos, Servente Escolar, Auxiliar Administrativo, Auxiliar Consultório Dentário, Agente Administrativo, Auxiliar de Serviço de Saúde, Assistente Administrativo, Assistente Educacional, Fiscal de Tributos Obras e Posturas, Técnico Nível Médio Odontologia, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Enfermeiro, Médico de Atenção Básica, Odontólogo, Pedagogo, Professor PII, Professor PIII nas disciplinas de Ciências, Educação Física, Geografia, História, Matemática, Português, Técnico Nível Superior Contabilidade, Técnico Nível Superior Direito, Técnico Nível Superior em Assistência Social, Técnico Nível Superior Saúde - Fisioterapeuta, Técnico Nível Superior Saúde - Fonoaudiólogo, Técnico Nível Superior Saúde - Psicólogo.

Fonte: PCI Concursos

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Farinha de Maracujá




Por Fármácia Magistral


Conhecida por sua propriedade calmante e de ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes, a farinha de maracujá também é bloqueador natural de gorduras.

A farinha é rica em pectina, uma fibra solúvel que em nosso organismo forma um gel, dificultando a absorção de carboidratos de uma maneira geral, inclusive da glicose. Além disso, esse gel impede que o organismo absorva também parte da gordura ingerida, ajudando nas dietas de emagrecimento.

Seu consumo tem que ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. O ideal é consumir uma colher de sopa (10 gramas) antes do almoço e jantar.

A farinha de maracujá também é fonte de vitaminas e minerais.

Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.
• Ferro: previne anemia e aumenta o pique.
• Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.
• Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Os Craques do Campeonato Brasileiro 2011



Neste sábado, começam as emoções do Campeonato Brasileiro 2011. O torneio que reúne os 20 melhores times do país e é cobiçado tanto pelo título em si como também como oportunidade de ingressar na Taça Libertadores da América e por conseguinte, "conquistar o mundo" no Mundia da Fifa.
Zico, Reinaldo, Roberto Dinamite, Júnior, Rivelino, Romário, Edmundo, Roberto Carlos, Paulo Nunes e Túlio Maravilha foram alguns nomes que se destacaram em diversas edições do Campeonato Brasileiro, mas e este ano, quem são os candidatos à craque?
Diversos são os nomes, mas vamos falar sobre os que já são destaque:
1º) Neymar: O "monstro" do Santos é a figura de maior destaque à candidato à craque da competição. A aposta brasileira para desbancar o fenômeno Messi, tem em 2011 a sua 3ª chance de conquistar o caneco e levar o Santos à mais uma conquista.
2º) Leandro Damião: O Matador Colorado. O centroavante colorado tem se tornado figura constante nas convocações da Seleção Brasileira, e tem tudo para ajudar o Inter a conquistar o título que por diversas vezes tem batido à sua porta.
3º) Liedson: O Homem Gol do Corinthians vai tentar repetir no Brasil o sucesso que fez em Portugal e conduzir o ex-time de Ronaldo a alcançar o caneco e não passar o ano em branco.
4º) Conca: O craque da edição passada do Campeonato Brasileiro tenta repetir o feito do tricolor carioca no ano passado e levar o Fluminense ao bicampeonato consecutivo.
5º) Luis Fabiano: O Fabuloso retorna ao São Paulo para, com a ajuda de Rogério Ceni, tentar levar o tricolor paulista à conquista de um título que não vêm desde 2008.
6º) Ronaldo Gaúcho: O jogador que foi aplaudido de pé pela torcida do Real Madrid, enquanto atuava pelo Barcelona, tenta repetir os templos de glória no rubro-negro carioca. Junto com Thiago Neves e Felipe, o craque gaúcho quer levar o Flamengo ao topo da tabela do campeonato.
7º) Montillo: O argentino é o cérebro do celeste time mineiro. Depois de um exímio começo de ano, o jogador comandado por Cuca quer repetir o feito do argentino Conca no ano passado, e levar o seu Cruzeiro ao campeonato que não vem desde 2003.
8º) Kleber: O Gladiador se une ao experiente Luís Felipe Scolari e tenta repetir os anos de glória do Palmeiras.
9º) Geraldo: O G10 quer levar o Ceará à conquista do primeiro título brasileiro por uma equipe daquele estado.
10º) Davi: O Coritiba vem detonando seus adversários e o meia Davi está credenciado a ser candidato a um dos grandes nomes do time no torneio nacional.
11º) Juninho Pernambucano: O craque vascaíno volta ao time depois de uma boa temporada no exterior. O jogador que fez sucesso com Felipe, Edmundo e Carlos Germano, tenta repetir os anos de glória no Vasco agora com um elenco diferente, que conta com Fernando Prass e Diego Souza.
12º) Fábio Júnior: O jogador que fez sucesso no Cruzeiro e no Atlético Mineiro, agora usa sua experiência para levar o América Mineiro à conquista da Série A.
13º) Guerron: Nome marcado na memória dos tricolores cariocas, o equatoriano que conquistou a América, agora quer conquistar as terras tupiniquins com a camisa do Atlético Paranaense.
14º) Loco Abreu: O uruguaio que conquistou a torcida do Botafogo e também o título carioca de 2010, agora quer deixar os alvi-negros cariocas muito mais loucos, conquistando o título brasileiro que só foi levantado pelo clube nos tempos de Túlio Maravilha.
15º) Marcão: O Atlético Goianiense, que agora representa o estado de Goiás, busca o título brasileiro e conta com a força do atacante Marcão, que fez 13 gols no Goianão.
16º) Renan: O Avaí conta com uma muralha para a conquista do Campeonato Brasileiro. Goleiro de Seleção e semifinalista da Copa do Brasil, Renan promete se destacar impedindo os gols dos oponentes.
17º) Reinaldo: Ex-jogador de Flamengo e Botafogo, o jogador agora quer se destacar no Figueirense, e conquistar o Campeonato Brasileiro.
18º) Vítor: Goleiro do Grêmio, o jogador quer levar seu time à conquista do título que não vem desde 1996, e ajudar o técnico Renato Gaúcho a conquistar o primeiro título da carreira.
19º) Gulherme: Revelado pelo arquirival Cruzeiro, o jogador agora defende as cores do Atlético Mineiro. O Galo, conhecido como o 1º campeão brasileiro, quando a competição ganhou o nome que tem hoje oficialmente, deposita suas esperanças no jogador para a conquista do Bi.
20º) Ávine: Depois de um longo tempo distante da Série A, o Bahia retorna contando com a força do lateral Ávine, que promete se destacar na competição.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Eterno All Star



A história do All Star começou em 1908, na cidade norte-americana de Maldens, Massachusetts. Foi lá que o empresário Marquis Mills Converse abriu a "Converse Rubber Show Company", empresa dedicada à produção de calçados de borracha. Em 1910, a empresa já produzia cerca de 4 mil pares de sapatos por dia. 

Em 1917, a companhia desenvolveu uma linha de calçados esportivos feitos de lona e sola de borracha. Apaixonado por tênis esportivos, o jogador de basquete Charles "Chuck" Taylor juntou-se à companhia em 1921 e sugeriu duas mudanças fundamentais no design All Star: reforço no calcanhar, para melhorar o apoio do jogador, e fissuras no solado, para diminuir a derrapagem nas quadras. 

"Chuck" Taylor nasceu em 24 de junho de 1901. Ele atuou na liga estudantil de basquete e, na década de 1920, jogou pelos Original Celtics, Buffalo Germans e Akron Firestones. Contratado pelo executivo da Converse Bob Pletz em 1921, sua missão era rodar pelo país e convencer técnicos e jogadores a usar o All-Star preto de cano alto assinado por ele. Chuck vendeu All-Stars e treinou equipes de basquete por toda a sua vida. Aposentado em 1968, ele morreu de ataque cardíaco em 23 de junho de 1969, na Flórida. Até hoje, o modelo de All Star inventado pelo jogador é conhecido por "Chuck Taylor". 

Em 1939, a equipe do New York Rens venceu o campeonato nacional de basquete dos EUA usando All Star. A marca dominou as quadras até o final dos anos 70, quando foi vencida pela tecnologia de amortecedores da Nike. Em 2003, a Converse foi incorporada pela Nike. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Converse modificou sua linha de produção e criou a bota "A6 Flying" para atender aos pés dos soldados americanos no front. Nos anos 60, os calçados tornaram-se comuns nos pés dos estudantes universitários que protestaram contra a Guerra do Vietnã. 

Em 1966, é lançado o modelo cano baixo do All Star, conhecido como "All Star Oxford". Já soberano entre os jogadores de basquete, em 1966 o tênis passa a ser produzido em mais cores, para combinar com as camisas dos times. Até então, o produto só era produzido em preto e branco.

Ícone da moda, o tênis All Star foi utilizado por personalidades como o ator James Dean, a Princesa Diana e o roqueiro Kurt Cobain. No mundo da música, o All Star é onipresente desde a década de 60: George Harrison usou um par de All Star preto no último show dos Beatles, em 1969; os pés punks dos Ramones eSex Pistols viviam enfurnados em All Stars, assim como os do vocalista do Joy Division,Ian Curtis. Mais recentemente, o tênis compôs o visual dos meninos do Strokes e da cantora Avril Lavigne. 

Nando Reis escreveu a música "All Star" para a cantora e amigaCássia Eller. A música foi lançada na voz de Cássia no álbum póstumo "Dez de Dezembro", em 2002. A letra da música diz que "Seu All Star azul combina com meu preto de cano alto". Cássia Eller morreu em dezembro de 2001, no auge do sucesso. 

No cinema, os famosos calçados apareceram em clássicos como"Sonhos de um Sedutor"(1972), "Rocky: um Lutador"(1976), "Grease - Nos Tempos da Brilhantina" (1978), "Footlose" (1984), "Sin City" (2002), "Pequena Miss Sunshine" (2007) e "Juno" (2008).

O líder da banda grunge Nirvana, Kurt Cobain, sempre era visto com um par de All Star surrado nos pés. Como parte da comemoração do centenário da marca, foi lançada em 2008 uma edição especial, estampada com escritos e desenhos tirados do diário do cantor. Kurt Cobain cometeu suicídio em 5 de abril de 1994, aos 27 anos. 

O All Star é vendido no Brasil desde a década de 1980. Hoje, os modelos mais vendidos são os clássicos de cano baixo preto, branco e vermelho. Existem mais de 1.200 modelos à venda no país. 

Em 100 anos de existência, o All Star já bateu a marca de 1 bilhão de pares de tênis vendidos em 160 países. 

De acordo com a revista Forbes, o modelo de All Star mais caro à venda é o "Pintando Pasos", cuja estampa exclusiva é produzida por crianças da Vila Pinotepa de Don Luis, em Oaxaca, México. Utilizando técnicas tradicionais de pintura, as crianças produzem cerca de 80 pares por mês, vendidos nos EUA e na Europa numa faixa de 300 dólares o par.

Fonte: Guia dos Curiosos

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Estresse: causas e consequências!





O estresse é um conjunto de reações fisiológicas que se exageradas em intensidade ou duração podem levar a um desequilíbrio no organismo. Estas reações envolvem quatro sistemas do organismo, sendo eles: esqueléticomuscular, o imunológico, o gastrointestinal e o cardiovascular. 

O principal fator causador do estresse é o excesso de trabalho e a incapacidade de organizar tarefas e funções, além disso, problemas considerados sem solução podem levar a este quadro. 

De acordo com estudiosos da área, o estresse pode causar consequências tanto físicas (gripe, gastrite, dores no peito, palpitações, e outras manifestações clínicas), como emocionais (agitação, insônia, descontentamento com as questões do dia a dia, péssimo desempenho no trabalho), no entanto só é considerado como doença quando estiver associado a maus hábitos de vida, como: fumo, sedentarismo, má alimentação, o que pode provocar problemas cardiovasculares. 

Ter uma alimentação balanceada pode diminuir os transtornos ocasionados pelo estresses, evitar excesso de gorduras e doce pode aliviar os sintomas. Atividade física regular também é uma boa recomendação, sendo que os exercícios aeróbicos são mais eficazes (natação, corrida, caminhada, bicicleta). 

O tratamento psicoterápico é recomendado para casos mais complexos e crônicos. Neste, o médico e psicólogo visam equilibrar o emocional do paciente, e caso seja necessário tranquilizantes e antidepressivos serão prescritos. 

Porém, o melhor remédio ainda é a prevenção, ter uma boa qualidade de vida, conciliando trabalho com distração e evitar levar para casa as tensões decorrentes do dia-a-dia podem impedir este mal.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Da Cintura para Baixo.



A Cia de Esquetes 2x2 promete entretenimento de qualidade em Barbacena. Já está agendado, no Auditório do Instituto Federal de Barbacena, para os dias 11 e 12 de junho, a comédia da Cintura pra Baixo.


Inspirada no “Besteirol”, movimento pós-ditadura militar que, até hoje, permanece em vigor, é um espetáculo que traz aos palcos situações cômicas, cotidianas e corriqueiras.


A comédia da Cintura pra Baixo é composta por seis textos curtos que traduzem a atualidade com suas modas e tolices. Desprovido de preconceitos e pudores, o espetáculo se referencia na sociedade contemporânea, para montar um mosaico do comportamento humano. A comunicação com o espectador é imediata, devido ao seu formato simples, com esquetes cheias de referências da atualidade, sempre dominadas pelo riso crítico, tal qual o surgimento do gênero na década de 80 no Rio de Janeiro. Para a montagem do espetáculo, foram convidados quatro diretores do teatro mineiro, sendo que, cada um, embutiu sua própria linha estética em uma cena, sendo duas delas dirigida pelos próprios atores, o que torna o espetáculo ainda mais surpreendente e inovador.


A Comédia tem direção geral de Kátia Luvi e Carlos Renatto; diretores convidados, Ana Nery, Davi Procópio, Jaqueline Stampone e Marcela Amaral; elenco de apoio, Jaqueline Stampone e Henrique de Castro; cenário e figurinos, Kátia Luvi e Carlos Renatto; cenotécnico, Walter Martins; iluminação, Henrique de Castro; fotos, Lázaro Toledo; e projeto gráfico, Luis Bocchino.


Venda de ingressos na:
Tabacaria Minas Gerais,
Padaria e Confeitaria Laguardia
e Jornal Folha de Negócios.
Mais informações: Carlos Renatto (31)88691296 - carlosreanto@msn.com;
Katia Luvi: (31) 88124624 - katialuvi@yahoo.com.br

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Barbacena na trilha do rally



Por Redação

Barbacena começa a entrar na trilha dos grandes eventos esportivos. No próximo dia 28 acontece o III Festival Indoor “Cidade das Rosas” Autocross e Jeepcross, no parque de exposições Senador Bias Fortes. Na programação consta treinos livres, tomada classificatória e corrida. 

O evento é organizado pelo Jeep Club de Barbacena, presidido por Ronaldo Ribeiro Fonseca, e pelo Club Amantes da Trilha Autocross, presidido por Bernardo Mathias Beck. 

De acordo com os organizadores, o objetivo do III Festival Indor “Cidade das Rosas” é divulgar e promover o esporte na cidade de Barbacena, trazer para a cidade pilotos de outras regiões. “Dessa maneira, movimentamos a cidade com pilotos e turistas, permitindo assim um público diversificado que, realmente, aprecie esse esporte que não é muito divulgado nessa região”, informou a organização. 

Pode participar da competição as seguintes categoria: Autocross Motor a Ar; Autocross Motor Ap; Autocross Motor Força Livre; e Jeep. Para o público, a entrada é gratuita. Mais informações (32) 3331-7747 /8401-1717/9934-7747. 



Confira a programação 

Data: 28/05/2011

Treino livre - 09:00 as 12:00 hs 

Apresentação do Piloto Guido Salvine - 14:00 as 17:00 hs (TRICAMPEÃO DO RALLY DOS SERTÕES, CAMPEÃO BRASILEIRO DE VELOCIDADE CATEGORIA CAMINHÃO ENTRE OUTROS TITULOS) 


Data: 29/05/2011 

Tomada de tempo classificatório - 8:00 as 12:00 hs 

Inicio das provas e do sensacional racha em todas as categorias - 13:00 as 16:00 hs

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vergonha: Time milionário do Flamengo perde para a Carroça desembestada


Por Marcelo Miranda
Vergonha: Time milionário do Flamengo perde para a Carroça desembestada
Em jogo cheio de emoção, o Flamengo lutou, chegou a fazer 2 a 0, mas cedeu o empate (2 a 2) para o Ceará na noite desta quarta-feira, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, e deu adeus à Copa do Brasil.
O Bonde rubro-Negro, que perdeu o jogo de ida por 2 a 1, no Engenhão, ficou pelo caminho no principal atalho para a Copa Libertadores.

Vergonha

Torcida do flamengo se entristeceu com o time milionário que não foi capaz de vencer o modesto Ceará. Com a classificação, a 'Carroça Desembestada' do Ceará segue em frente e enfrentará o Coritiba na semifinal da Copa do Brasil.
O Rubro-Negro tinha amplo domínio da partida diante de um adversário acuado. Mas, a soberba corroeu a auto-estima do time rubro negro que, aos 30 minutos do primeiro tempo, já dava a partida como ganha.

Com dois gols, Thiago Neves coloca o Fla em vantagem

Pouco depois, Ronaldinho Gaúcho rolou para Bottinelli, que isolou. Com bom toque de bola e articulação de jogadas, a superioridade rubro-negra foi transformada em gol. Aos 19 minutos,  Diego Macedo saiu jogando errado e a bola sobrou para Ronaldinho, que deu belo toque de cobertura para Thiago Neves. Dentro da área, o meia matou no peito e tocou com categoria para fazer 1 a 0.
O Flamengo seguiu em ritmo acelerado. E novamente brilhou a estrela de Thiago Neves. Aos 28, o meia recebeu na entrada da área, cortou um adversário e bateu no canto direito de Fernando Henrique: 2 a 0. Na comemoração, Ronaldinho Gaúcho, sem esboçar um sorriso durante a partida, foi comemorar com o camisa 7.
Mas a tranquilidade do Flamengo parou por aí. O Ceará passou a arriscar mais e o jogo ganhou em emoção. Aos 35, o time da casa diminuiu. Depois de cobrança de falta alçada na área, a zaga rubro-negra vacilou, Washington subiu bem e, de cabeça, colocou no fundo da rede.

Fernando Henrique faz grandes defesas no início do segundo tempo

No segundo tempo, quem brilhou foi Fernando Henrique. Aos 4 minutos, Renato chutou com força da intermediária e o goleiro fez grande defesa. Pouco depois, Egídio cruzou, Wanderley dominou, girou e a bola passou rente à trave.
Aos 10, novamente o goleiro do Ceará apareceu bem. Wanderley invadiu a área e chutou para grande defesa de Fernando Henrique. Na sobra, Ronaldinho finalizou sobre o gol.
E o Rubro-Negro seguiu pressionando, com o Ceará arriscando nos contra-ataques. Aos 12, Léo Moura sentiu cansaço e deu lugar a Fierro. Aos 20, Thiago Neves recebeu na área, bateu com força e FH fez outra grande defesa.
A partida seguiu emocionante, com chances para os dois times. Thiago Neves novamente parou em FH. Depois, Eusébio soltou a bomba e Felipe defendeu.
As duas equipes cansaram, mas seguiram lutando. O Ceará desperdiçou boas chances, mas o empate garantiu sua classificação.

E agora?
Time do Flamengo agora espera o Brasileiro, para tentar levantar melhorar seu desempenho.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Os Trapalhões



  • A primeira formação de "Os Trapalhões" tinha Renato Aragão (Didi), Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Ted Boy Marino. O programa chamava-se "Adoráveis Trapalhões" e era apresentado pela TV Excelsior, em 1965. 
     
  • Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, ganhou esse apelido antes da formação dos Trapalhões, em 1965. O humorista participou do programa “Bairro feliz”, da TV Globo.  Na época, ainda servia ao Exército e se apresentava escondido, pois seus superiores não aprovavam sua carreira de humorista. Estava sempre barbeado e com a cabeça raspada e, por isso, recebeu o apelide de “mussum”, um peixe escuro e sem escamas.
     
  • Em 1971, a TV Record o contratou Renato Aragão e criou “Os insociáveis”. O parceiro dele, dessa vez, era Manfried Santana (Dedé). Eles já haviam trabalhado juntos, em 1966, no filme “Na onda do Iê Iê Iê”, e no programa da “Didi & Dedé”, de 1968, da TV Excelsior.
     
  • “Os insociáveis” tinha uma hora de duração, e Renato Aragão achava que dois comediantes seriam insuficientes. Foi então que convidou Mussum para fazer parte do grupo, depois de assistir ao humorista em um quadro do programa de Chico Anysio.
     
  • A formação mais famosa, com Dedé, Didi, Mussum, e Zacarias (Mauro Faccio Gonçalves), começou em 1975, na TV Tupi. Foi para a TV Globo em 13/03/1977, e ficou até 27/08/1995. Era exibido aos domingos, às 19 h.
     
  • Os Trapalhões evidenciavam a produção de um programa para televisão. Didi chegou a levantar a grama cenográfica, chutar pedras de isopor para cima, atravessar paredes falsas e debochar por estar se afogando em um mar de papel celofane. Ele recebeu críticas por “desmistificar a televisão”, mas a direção do programa continuou dando carta branca para essas brincadeiras. 
     
  • Renato Aragão criou bordões famosos: “audácia da pilombeta!”, “é fria!” (encrenca); “bufunfa” (dinheiro), “poupança” (glúteos), “tesouro” ou “bicho bom” (mulher bonita). Ele também se comunicava com o telespectador do programa chamando-o de “da poltrona”.
     
  • Mussum ficou famoso pela sua pronúncia de “forever” (para sempre, em inglês). O humorista usava a expressão “forévis” para se referir a várias coisas, principalmente aos glúteos.  
  • O programa “Os Trapalhões” foi vendido para outros países: Angola, Canadá, Estados Unidos e Portugal.
     
  • O primeiro filme do quarteto foi "Os Trapalhões na Guerra dos Planetas", de 1978. 
     
  • Em 1983, o grupo ficou separado por 6 meses. Nesse período, Dedé, Mussum e Zacarias fizeram o filme "Atrapalhando a Suate", e Didi fez "O Trapalhão na Arca de Noé". 
     
  • O grupo se desfez depois da morte de Mussum, em 29 de julho de 1994. Antes dele, havia morrido Zacarias, em 18 de março de 1990. Com a perda dos companheiros, Renato Aragão ficou em depressão por seis anos. 
     
  • Com o fim do grupo, Renato Aragão e Manfried Santana se desentenderam. Manfried passou por dificuldades financeiras, e deu declarações à imprensa de que tinha mágoas por Renato não tê-lo convidado para trabalhar na “Turma do Didi”, que estreou na Globo em 1998. Os amigos se reconciliaram em 2004, durante o programa “Criança Esperança”. Hoje, ambos negam que tenha o conflito tenha existido.
Fonte: Site Guia dos Curiosos

segunda-feira, 9 de maio de 2011

44ª Exposição Agropecuária: entrada franca.



Por Redação

A Prefeitura de Barbacena implanta uma nova formatação para a Exposição Agropecuária a partir deste ano. A novidade é que o evento terá entrada franca todos os dias.
Segundo a prefeita Danuza Bias Fortes, o novo formato da festa procura dar maior ênfase aos aspectos técnicos e às parcerias firmadas com a iniciativa privada. “Estamos abrindo um grande leque de parcerias com o propósito de reduzir gastos e potencializar a arrecadação com as atividades desenvolvidas dentro do parque, visando um maior equilíbrio entre receita e despesas”, explica a prefeita.

A festa acontece de 12 a 15 de maio. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, na quinta-feira quem se apresenta é o cantor baiano Tomate; sexta-feira, sobe ao palco o grupo de samba Fundo de Quintal e no sábado, a dupla Don e Juan. Para fechar, domingo, atrações locais.

No que diz respeito à parte técnica, que fica a cargo das diversas entidades ligadas ao setor, entre as quais o Sindicato Rural de Barbacena e do Clube do Cavalo, Núcleo dos Criadores do Gado Holandês e o Núcleo de Criadores do Gado Jersey, a 44ª Exposição Agropecuária promete superar o sucesso dos anos anteriores, tanto em número de animais quanto em volume de negócios realizados durante a feira.

A Exposição Agropecuária de Barbacena é um dos maiores e mais tradicionais eventos do gênero realizados em Minas Gerais, sendo referência para outras exposições.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Curiosidade no Mundo dos Quadrinhos!!!!


Por Thiago Rossi

Olá amigos e leitores do Jornal Folha de Negócios, vocês que, assim como tantos pelo mundo inteiro cresceram lendo e relendo histórinhas em quadrinhos e se deliciando com as aventuras de super-heróis, jamais imaginou alguns fatos que se passaram nas vidas destes ídolos infanto-juvenis.
Por exemplo, você sabia que Bruce Wayne em 1940 era conhecido no Brasil como Bruno Miller e seu alter-ego Batman era chamado de Morcego Negro? Pois é, além disso Alfred era Alfredo e Gotham City era a 'famosa' cidade de Riacho Doce.
Superman também sofreu um pouco com esta crise de identidade, Clark Kent era conhecido como Eduardo, um repórter apaixonado por sua colega de trabalho: Lois Lane? Não, Miriam.
Já a digníssima Mulher Maravílha chegou a ser conhecida como Supermulher no Brasil, ganhando seu reconhecimento nominal por aqui, somente quando a estreou a série de TV Mulher Maravilha nas terras tupiniquins. Já Hal Jordan, o Lanterna Verde que ganha filme este ano, ficou conhecido por bastante tempo por aqui como o Homem de Verde, enquanto Flash era conhecido como Joel Ciclone.
Essa interpretação brasileira era feita, obviamente, com o intuito de tornar menos estrangeiro os personagens do quadrinho, mas depois, por questões mercadológicas e até mesmo com a onda de Globalização, estes e tantos outros personagens foram ganhando seus nomes originais de volta, mas não se assuste se algum dia você chamar pela Liga da Justiça e o Morcego Negro aparecer com o Homem de Verde e Joel Ciclone, vindos de Riacho Doce.... 

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Vamos andar de bicicleta!





Por Marcelo Miranda



Caríssimos leitores, e o preço dos combustíveis. Parece que não vai demorar e estaremos pagando R$ 4,00 no preço do litro da gasolina. E o etanol então. Um combustível renovável, produzido totalmente no Brasil, custar R$ 2,40 é uma irresponsabilidade. Um combustível 100% nacional ter um preço tão alto, evidencia que, enquanto uma minoria enche os bolsos de dinheiro, a grande maioria se “mata” para pagar uma necessidade quase que básica, nos tempos modernos.

A opinião pública, a todo o momento, cobra do governo federal uma posição frente a essa situação. Partindo desse ponto, a presidente Dilma Rousseff assinou no dia 28 de abril, uma Medida Provisória (MP) que aumenta a capacidade de intervenção do governo no abastecimento e preço dos combustíveis.

A MP reduz em dois pontos percentuais a quantidade mínima de álcool anidro na gasolina. A faixa obrigatória da mistura passa de 20% a 25% de álcool para 18% a 25%. Entretanto, isso não é solução plausível, frente ao grande problema.

O objetivo da medida é garantir o abastecimento interno de etanol e ainda dar mobilidade para a redução dos preços do combustível. Como o valor do álcool sofre oscilações constantes, a possibilidade de misturar apenas 18% do produto na gasolina pode, e não estou afirmando que vai, reduzir o valor do produto final que é vendido aos consumidores. Digo que pode, pois, após diminuir a mistura de etanol à gasolina, vai depender muito da boa vontade dos proprietários de postos de combustíveis.

Outra medida importante prevista na MP é a mudança na classificação do etanol, que passa de produto agrícola para combustível. Com isso, o setor passará a ser regulado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). A ANP será responsável pela comercialização, estocagem, exportação e exportação do etanol. O objetivo do governo é intervir para garantir o abastecimento e a estabilidade dos preços, além de poder fiscalizar e controlar as metas das usinas que produzem o combustível.

Pois bem, com tantos números e siglas, quem está pagando essa conta são os brasileiros, mais uma vez. Agora é esperar as cenas dos próximos capítulos, para saber se vamos rir ou chorar. Então, até que o preço dos combustíveis se torne pagável, vamos todos andar de bicicleta.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Saci X Bruxas


Por Thiago Rossi

Quem não foi em alguma festa de Halloween? Aquela que acontece no dia 31 de outubro e tantas vezes vista em filmes norte-americanos onde crianças fantasiadas batem de porta em porta perguntando: “doces ou travessuras?”. O que poucos sabem é que esta celebração teve origem na idade média, e tem mais de 2.500 anos. O Halloween teria surgido entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros. Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro). Aos Estados Unidos, esta comemoração teria sido levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX. Já no Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
O que pouca gente sabe, é que o dia 31 de outubro é dedicado, desde 2005, à nossa figura folclórica mais popular: o Saci Pererê. O nosso personagem mitológico que habita o imaginário popular brasileiro principalmente no interior do país onde ainda se mantém o hábito dos mais velhos, de contarem histórias aos mais jovens nas tranqüilas e claras noites de lua. Segundo a crença popular os Sacis vivem setenta e sete anos e se originam do bambu. Após sete anos de “gestação” dentro do gomo do bambu ele sai para uma longa vida de travessuras e quando morre se metamorfoseia em cogumelos venenosos ou em “orelhas de pau”. Quem é do interior ou já foi ao campo a passeio deve ter visto alguma vez, uma espécie de cogumelo que se forma nos troncos das árvores e que se parece com uma orelha. É isso que os matutos chamam de “orelha de pau”.
Tudo bem que nosso folclore não tem múmia, vampiro ou zumbis, e que nem a própria mídia nacional valoriza tanto quanto as bruxas e dráculas são valorizados pelos meios de entretenimento internacionais, mas por que não, de vez em quando promover um Halloween com temática nacional, fantasiando-nos de Curupira, Caipora, Cuca, entre outros? Por que não valorizar o nosso perneta serelepe? Não é tão somente um discurso nacionalista, ainda mais num mundo onde a globalização vem engolindo as características locais não só brasileiras, mas muito mais do que valorizar a cultura nacional, é vencermos o nosso complexo de vira-lata, já citado por Nelson Rodrigues, e aprendermos a ver nossos costumes e culturas com olhos que valorizem e não denigram.
Doces ou travessuras é legal, mas doces travessuras (sempre conscientes) podem ser também muito interessantes . E Viva o Saci!!!!

Fontes:
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm
http://www.infoescola.com/folclore/a-lenda-do-saci-perere/