JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

terça-feira, 31 de julho de 2012

10 casos de desclassificação nas Olimpíadas


1. Jim ThorpeO atleta norte-americano levou a medalha de ouro no pentatlo e no decatlo nas Olimpíadas de Estocolmo, em 1912. Seis meses depois, suas medalhas foram confiscadas, porque descobriram que, em 1908, ele recebeu 60 dólares mensais por jogar em um time semi-profissional de beisebol na Carolina do Norte. Ele também havia jogado na liga júnior de beisebol, ganhando um salário de 25 dólares por mês. Naquela época, os atletas olímpicos deveriam ser estritamente amadores. As medalhas foram devolvidas à família de Thorpe em 1983, mas ele já não estava vivo desde 1953. Jim Thorpe foi escolhido como o melhor atleta da primeira metade do século XX.
2. Evander HolyfieldO norte-americano Evander Holyfield derrotou o neozelandês Kevin Barry nas semifinais do boxe nas Olimpíadas de Londres, em 1948. Ele nocauteou Barry com um gancho de esquerda. O juiz iugoslavo Gligorije Novicic, no entanto, desqualificou Holyfield por ter batido em Barry depois de ele ter declarado o fim da luta. O norte-americano acabou levando o bronze em vez de ter a chance de disputar o ouro. Ainda mais curioso é que nem Barry pôde disputar o primeiro lugar: havia uma regra que dizia que os lutadores de boxe que levassem um nocaute deveriam ficar quatro semanas sem subir nos ringues. Barry levou a medalha de prata.
3. Gehnäll Persson
A Suécia foi medalha de ouro na prova de adestramento das Olimpíadas de Londres, em 1948. A equipe, no entanto, foi desqualificada oito meses depois, porque um de seus membros, Gehnäll Persson, não era policial. Na época, apenas agentes da polícia podiam competir nas provas de hipismo. A medalha foi dada para a equipe da França, que estava em 2º lugar.
4. Hank Lammens
Um esquecimento fez o iatista canadense ser desclassificado dos Jogos de 1992, em Barcelona. Lammens não levou seu colete salva-vidas.
5. Ali Kazemi
O lutador de boxe iraniano esqueceu um item muito importante para uma disputa nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992: suas luvas. Ele foi desqualificado.
6. Bertil Sandstrom
Na prova de adestramento dos Jogos de 1932, em Los Angeles, o sueco foi desqualificado por usar apitos para chamar a atenção de seus cavalos.
7. Carlo Airoldi
O italiano quis tanto competir nos Jogos de 1896, em Atenas, que ele foi andando de sua casa em Milão até a cidade sede, na Grécia. A caminhada de 1.500 km também serviria para deixá-lo em forma para a maratona. Quando ele chegou, descobriu que tinha sido desqualificado. O fato de já ter ganhado dinheiro como atleta invalidou a condição amadora obrigatória na época.
8. Joe Lazarus
O boxeador norte-americano nocauteou o sueco Oscar Andren nas Olimpíadas de Paris, em 1924. Lazarus foi desqualificado pelo juiz Maurice Siegel por ter batido em Andren durante uma pausa. Mais tarde, Siegel admitiu seu erro. O lutador sueco se ofereceu para disputar uma nova luta, mas o Comitê Olímpico não permitiu.
9. Doping
Casos de doping são a mais frequente forma de desqualificação de atletas nos Jogos Olímpicos. A gafe acontece todos os anos. Em 2012, o lançador de disco húngaro Zoltan Kövago foi desclassificado das Olimpíadas de Londres antes mesmo de seu início, por se recusar a ceder uma amostra de urina para o exame antidoping. Essa atitude implica um resultado positivo.
10. Rafaela SilvaA judoca brasileira vencia a luta contra a húngara Hedvig Karakas nas oitavas de final das Olimpíadas de Londres (2012), quando aplicou um golpe proibido e foi desclassificada. Mais tarde, acessou sua conta no Twitter e ainda falou mal dos internautas que ficaram revoltados com o erro da atleta.

Fonte: Guia dos Curiosos

segunda-feira, 30 de julho de 2012

10 curiosidades sobre Freddie Mercury


1. O verdadeiro nome de Freddie Mercury é Farookh Bulsara. Ele nasceu em Zanzibar (atual Tanzânia), na África Oriental. Seus pais, Bomi e Jer, são naturais da Pérsia, hoje Irã.
2. Antes de ser cantor, Mercury foi campeão de tênis de mesa.
3. Gravou, antes de entrar para o Queen, sob o nome de Larry Lurex.
4. Formado em ilustração e design, é dele o logotipo do Queen e as capas dos primeiros discos da banda.
5. Partiu para carreira solo paralela à da banda em 1984. Seu primeiro sucesso foi Love Kills, que foi utilizada na recomposição colorizada e sonorizada de Metropolis, do diretor Fritz Lang.
6. Em 1987, Freddie Mercury gravou um CD com a cantora clássica Montserrat Caballe. Fazia parte do repertório a música Barcelona, tema das Olimpíadas de Barcelona.
7. Morreu em 1991, aos 45 anos, em sua casa em Londres. O cantor tinha AIDS e foi vítima de broncopneumonia.
8. Em 2005, a canção The Show Must Go On, escrita pela banda Queen, foi eleita pelos britânicos como a favorita para ser tocada em funerais em uma pesquisa realizada pela emissora de TV digital Music Choice. 45 mil pessoas participaram da votação. Stairway to Heaven, do Led Zeppelin, eHighway to Hell, do AC/DC, ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugar.
9. Foi anunciado em 9 de setembro de 2005 que o Queen lançaria um novo álbum. Os vocais, em aberto com a morte de Freddie, foram assumidos por Paul Rodgers.
10. O bolo de aniversário de 38 anos de Freddie tinha o formato de um carro Rolls Royce. Em outra ocasião, teve o formato de uma mansão .

Fonte: Guia dos Curiosos

sexta-feira, 27 de julho de 2012

10 curiosidades sobre elefantes


1. Quando em perigo, os elefantes formam um círculo em que os mais fortes protegem os mais fracos. Eles são muito ligados uns aos outros, e parecem sofrer com a morte de um membro do grupo.
2. Esses mamíferos possuem audição aguçada e podem facilmente detectar os passos de um camundongo.
3. Suas presas pesam mais de 100 quilos.
4. Um elefante come 125 quilos de plantas, capim e folhagens, e bebe 200 litros de água por dia. Sua tromba suga 10 litros de água de uma só vez.
5. Os elefantes são muito sociáveis. Quando esses animais cruzam suas trombas, estão dando sinais de carinho mútuo.
6. Entre os elefantes asiáticos, só os machos possuem presas, que são os dentes superiores que ficaram muito grandes. No caso dos elefantes africanos, machos e fêmeas apresentam presas. O homem só consegue domesticar o elefante asiático.
7. A gestação do elefante é a mais longa entre os mamíferos: são 22 meses (quase dois anos!).
8. Os elefantes ficam fascinados com ossadas de outros elefantes mortos. Eles passam horas admirando e explorando o material. Nunca houve nenhum registro, entretanto, da existência de um "cemitério de elefantes", como prega o mito popular.
9. O elefante africano e o elefante asiático são as duas únicas espécies restantes dos grandes mamíferos que habitavam a Terra na pré-história.
10. O elefante africano é o maior mamífero terrestre.

Fonte: Guia dos Curiosos 

segunda-feira, 23 de julho de 2012

10 curiosidades sobre Santos Dumont


1. Alberto Santos Dumont nasceu no distrito de Palmira. Hoje, a cidade de Minas Gerais leva o seu sobrenome.
2. Seu pai, filho de imigrantes franceses, era um engenheiro ousado, que rasgou estradas e túneis pelos sertões, antes de se tornar o "rei do café", em São Paulo.
3. Alberto era franzino (sua altura é dada entre 1,52 e 1,58 metro, e pesava 50 quilos) e tinha um temperamento bastante sensível. Usava sapatos de sola grossa e chapéu panamá de copa alta para parecer mais alto. 
4. Uma queda deixou seu pai paralítico. Em 1891, ele levou toda a família a Paris em busca de tratamento médico. Pouco antes de morrer, naquele mesmo ano, Henrique emancipou os filhos menores (Alberto estava perto de completar 18 anos), e entregou a cada um sua parte na herança. "O futuro do mundo está na mecânica", aconselhou o pai numa carta. Sua mãe, Francisca, suicidou-se em 1902.
5. Santos Dumont foi pioneiro das corridas de automóvel na França. Mesmo antes de inventar o avião, em 1906, já era recebido como herói no Brasil. Em 1903, seu navio foi escoltado ao chegar no Rio por embarcações embandeiradas.
6. O primeiro voo da História aconteceu em 23 de outubro de 1906, com o avião 14-Bis. Essa data é conhecida, hoje em dia, como o Dia da Aviação.
7. Santos Dumont não patenteou  seus inventos. Preferiu entregá-los à humanidade e permitir que outros comercializassem seus aviões.
8. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele ficou preso uma noite numa delegacia francesa, acusado de ser um espião alemão. Ficou em estado de choque. Também se sentia culpado pelas mortes causadas por sua invenção. Ao voltar para casa, Santos-Dumont queimou todos os seus arquivos. Refugiou-se em 1925 no sanatório Valmont, na Suíça. Lá, tinha picos de euforia. Certa vez, tentou voar pela janela com um par de asas amarrado às costas, mas foi impedido pela enfermeira. Em 1928, no Rio de Janeiro, ele foi convidado para uma homenagem na Baía da Guanabara. Um grupo de intelectuais embarcou para o voo inaugural de um hidroavião batizado com seu nome. Mas, numa de suas manobras, o aparelho tocou com a asa na água, espatifou-se, afundou e matou todos os seus tripulantes. Arrasado, ele declarou: "Quantas vidas sacrificadas por minha humilde pessoa...".
9. Dumont inventou, além do 14-Bis, o relógio de pulso, o hangar e o protótipo do hidroavião.
10. Apesar de ser o pai da aviação, seu nome já apareceu em diversos desastres aéreos. Alguns exemplos: em agosto de 1936, dois aviões da Vasp que faziam voos simultâneos (São Paulo-Rio, Rio-São Paulo) para comemorar a inauguração do aeroporto Santos Dumont se acidentaram; o aviador francês Louis Blériot morreu em agosto de 1936, quando seu avião, batizado de "Santos Dumont", caiu; os integrantes da banda Mamonas Assassinas morreram em um desastre de avião em 1996 - seu único álbum fora dedicado a Santos Dumont.

Fonte: Guia dos Curiosos

sexta-feira, 20 de julho de 2012

10 curiosidades sobre a tartaruga marinha


1. As tartarugas marinhas nadam a mais de 20 quilômetros por hora. Mas a temperatura do corpo influi no ritmo delas. No inverno, o animal fica mais lento.
2. Têm a visão, o olfato e a audição extremamente desenvolvidos, além de uma fantástica capacidade de orientação.
3. O ciclo de reprodução das tartarugas pode se repetir em intervalos de 1, 2 ou 3 anos, variando conforme a espécie e condições ambientais.
4. O acasalamento ocorre no mar. A fêmea escolhe um entre vários machos. A cópula dura várias horas, a fecundação é interna e uma fêmea pode ser fecundada por vários machos.
5. Uma mesma fêmea pode realizar de 3 a 5 desovas por temporada , com intervalos médios de 10 a 15 dias, cada uma com 130 ovos em média.
6. A maior tartaruga marinha, a alaúde, consegue colocar 100 ovos em apenas 10 minutos.
7. Em 2005, uma tartaruga marinha gigante das ilhas de Galápagos foi apontada pelos cientistas como o animal vivo mais antigo do planeta, com o ano de nascimento estimado em 1830. Harriet, como era chamada, ganhou o apelido de "tartaruga de Darwin", já que o cientista estudou, em 1835, animais dessa espécie. O réptil morreu em 2006, aos 176 anos, num zoológico australiano.
8. Das 8 espécies de tartarugas marinhas existentes em todo o mundo, 5 vivem e se reproduzem no Brasil.
9. Exploradas durante décadas, hoje elas lutam contra a extinção. A cada mil nascimentos, apenas 1 ou 2 sobrevivem.
10. A tartaruga-de-couro, que vive no litoral capixaba, pesa 800 quilos e pode chegar a 2 metros de comprimento.

Fonte: Guia dos Curiosos

quinta-feira, 19 de julho de 2012

10 curiosidades sobre Dercy Gonçalves


1. Sua mãe foi embora de casa quando Dercy ainda era muito pequena. Ela descobriu que seu marido, o alfaiate Manuel Castro, a traía, e largou o homem infiel com os sete filhos.
2. Dercy trabalhou como bilheteira no cinema da cidade de Santa Maria Madalena, a 219 quilômetros do Rio de Janeiro. Assistindo aos filmes do cinema Ideal, aprendeu a se maquiar e atuar.
3. Na noite em que perdeu a virgindade, Dercy usava uma camisola feita de saco de arroz: "Tinha escrito no peito: Indústria Brasileira de Arroz Agulhinha, arroz de primeira", contou. Anos depois, a atriz disse que, inocente na época, não sabia o que estava acontecendo.
4. Aos 17 anos, Dercy fugiu escondida embaixo de um vagão de trem em 1924, rumo à cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, pois queria se juntar a uma trupe de teatro mambembe que lá estava, a Companhia de Maria Castro. Em sua cidade natal, foi construído um museu em sua homenagem. Ele abriga, entre outras coisas, a locomotiva usada por Dercy na fuga para Macaé.
5. Enquanto excursionava com a trupe, a garota contraiu tuberculose. Um exportador de café chamado Ademar Martins pagou todas as contas para a internação da atriz, que não tinha dinheiro suficiente para custear o tratamento. Depois de curada, Dercy teve um caso com Ademar. Desse romance nasceu Decimar, única filha da artista. Ademar era casado.
6. Entre as décadas de 1930 e 1940, fez parte do Teatro de revistabrasileiro.
7. A atriz participou de 36 filmes em sua carreira.
8. Nos anos 60, apresentava o programa de televisão "Consultório Sentimental", na Rede Globo. Sem papas na língua, falava muitos palavrões, inclusive ao vivo.
9. Dercy mandou construir um túmulo monumental de 120 metros quadrados de área e 3 metros de altura em formato de pirâmide, todo de cristal e mármore. O mausoléu precisou ser feito do lado de fora do cemitério de Madalena, pois não cabia do lado de dentro.
10. No carnaval de 1991, a escola de samba Unidos do Viradouro, do Rio de Janeiro, fez um enredo em homenagem à atriz: "Bravíssimo - Dercy Gonçalves, o retrato de um povo”. Dercy deu o que falar ao desfilar, no último carro, com os seios à mostra. A escola ficou em 7º lugar.

Fonte: Guia dos Curiosos

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Como as ostras fabricam as pérolas?

Qualquer corpo estranho (grãos de areia ou parasitas) que invada a concha pode causar irritação. Como mecanismo de defesa, as ostras revestem esse corpo estranho de madrepérola, uma substância cálcica que elas expelem para proteger a concha. É assim que se formam as pérolas. A maior pérola do mundo, encontrada em abril de 2001, tem 6,2 cm de comprimento, 5,3 cm de largura e 3,0 cm de altura. A preciosidade pesa 169 gramas.


Fonte: Guia dos Curiosos

terça-feira, 17 de julho de 2012

10 curiosidades sobre Ronnie Von


1. Estudou na Escola Superior da Aeronáutica. Também fez Faculdade de Economia, mas não chegou a se formar.
2. Quando seu pai trabalhava em Londres (Inglaterra), na década de 1960, comprava e mandava para Ronnie os discos dos Beatles. Ele emprestava os LPs, raros no Brasil, para uma banda que fazia cover dos garotos de Liverpool - The Brazilian Beatles. Certa vez, estava assistindo a um dos shows do grupo e foi convidado a subir ao palco e interpretar You’ ve Got To Hide Your Love Away. João Araújo, pai de Cazuza e executivo do mercado fonográfico, estava na plateia naquela noite. Ele gostou tanto do rapaz que o convidou a cantar profissionalmente.
3. Ficou conhecido no meio artístico pelo apelido de Pequeno Príncipe. O nome foi dado por Hebe Camargo, quando o cantor se apresentou em seu programa.
4. Em uma entrevista à revista TPM, declarou que foi boicotado por Roberto Carlos. Na época em que o cantor apresentava Jovem Guarda, Ronnie assumiu o comando de O Pequeno Mundo de Ronnie Von, na TV Record. Por causa disso, nunca pôde se cantar na atração concorrente. Os artistas que lá se apresentavam também eram impedidos de aparecerem no seu programa.
5. Teve com sua primeira esposa, Arethusa, dois filhos. Em 1975, o casal se separou e ele assumiu a guarda das crianças. A experiência foi relatada no livro Mãe de Gravata, lançado em 1990.
6. Trocou alianças mais duas vezes: com Bia Seidl, que ficou ao seu lado de 1984 a 1986, e com Cristina Von, que se tornou sua esposa em 1986.
7. Aos 35 anos, o cantor teve uma das doenças mais raras e letais do mundo: polineurite pluirradicular (inflamação do sistema nervoso que causa paralisia). Registros médicos dizem que apenas Ronnie e um australiano sobreviveram à enfermidade.
8. Foi Ronnie Von quem inventou o nome da banda Os Mutantes. Ele estava lendo o livro "Planeta dos Mutantes", quando sugeriu o nome à sua amiga Rita Lee, que estava montando uma banda. Ela adorou.
9. Em 2011, estreou o programa Todo Seu, na TV Gazeta. É o 13° já apresentado pelo cantor.
10. O maior sucesso comercial da carreira de Ronnie Von é... uma linha de roupa de cama e banho (!).

Fonte : Guia dos Curiosos

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dia Mundial do Rock - Curiosidades

Hoje é o Dia Mundial do Rock. Em 1967 aconteceram em estúdios vizinhos as gravações dos discos "Sgt. Pepper’s Lonely Heart Club Band", dosBeatles, e "The Pipers at Gates of Dawn", primeiro do Pink Floyd. John Lennon e Syd Barret ficaram amigos e dizem que muitas das ideias do disco de um foram sugestões do outro.


Fonte: Guia dos Curiosos

quarta-feira, 11 de julho de 2012

10 curiosidades sobre o Barão Vermelho


1. O Barão Vermelho começou em 1981, no Rio de Janeiro. O cantor Léo Jaime viu Guto, Dé, Maurício e Frejat, que estudavam música juntos, tocando. Gostou do som e indicou Cazuza para cantar com eles.
2. O nome da banda foi tirado das tiras da turma do Snoopy. Barão Vermelho era o rival de Snoopy, quando ele assumiu a personalidade de um piloto da Primeira Guerra.
3. O primeiro disco foi gravado em 1982 pela Som Livre, em dois finais de semana. A banda foi considerada a primeira a fazer um rock genuinamente brasileiro.
4. Em junho de 1985, Cazuza abandonou o grupo para seguir carreira solo. Frejat assumiu os vocais.
5. Depois que saíram da gravadora Som Livre e foram para a Warner/WEA, parecia que a banda estava "amarrada", pois sempre surgia algum problema. Quando iam tocar em algum lugar, por exemplo, sempre chovia forte e o show era cancelado. A primeira prensagem do disco Declare guerra chegou riscada. Até que a prima do baterista Guto contou sobre uma senhora que mexia com macumba. Guto marcou uma sessão com a mulher e a banda toda foi. Entraram em uma sala que não tinha nada, só um lençol branco, e a mulher disse que havia feito uma macumba para eles. Todos ficaram rezando por um tempo e então começaram a ouvir barulho de coisas caindo. Terminada a reza, levantaram o lençol e havia várias coisas lá, inclusive pedaços de cabelo e uma camiseta do Dé. Depois disso, as coisas começaram a melhorar.
6. Em 1990, o Barão Vermelho participou do Hollywood Rock.
7. A banda ganhou quatro prêmios Sharp de melhor banda de rock.
8. A revista Time classificou o Barão como a melhor banda da América Latina.
9. Todos os componentes atuais nasceram e moram no Rio de Janeiro.
10. Já fizeram parte do Barão Vermelho:

Fonte: Guia dos Curiosos

segunda-feira, 9 de julho de 2012

10 Curiosidades sobre o Homem-Aranha


1. Quando Stan Lee, o criador do Homem-Aranha, apresentou a ideia ao editor da Marvel Comics, Martin Goodman, este ficou preocupado. Ele achava uma loucura lançar um personagem baseado em um aracnídeo que provocava tanta repulsa nas pessoas. Mas foi a insistência de Stan Lee, além do fato de Martin Goodman estar atrasado para uma partida de golfe durante a reunião, que garantiu carta branca para o prosseguimento do projeto. O ano era de 1962 e o Homem-Aranha tornou-se o maior sucesso da Marvel.
2. O nome do personagem foi baseado em outro herói, chamado "The Spider" (O Aranha), de que Stan Lee gostava muito quando criança.
3. Normalmente, a idade dos heróis são mistérios que os roteiristas preferem não comentar. Mas vamos fazer uma conta interessante. Se o Homem-Aranha envelhecesse como um ser humano normal, em 2012 ele teria por volta de 67 anos. Isso porque na primeira história, em 1962, Peter Parker aparece como um estudante secundarista de uns 17 anos. Já a tia May, que na época já aparentava mais de 60 anos, certamente já teria passado dos 100.
4. Peter Parker trabalha como fotógrafo no jornal Clarim Diário e seu salário vem do fato de sempre conseguir fotos exclusivas do Homem-Aranha. Mas como que ele consegue, sendo o próprio? Fácil: ele deixa sua câmera presa a um poste ou parede e ligada no disparador automático. O que ninguém sabe é como ele consegue enquadramentos perfeitos ou como troca o filme depois que acaba.
5. Apesar de Peter Parker não se enquadrar muito bem no papel de herói conquistador, nestes 50 anos ele teve várias namoradas. A primeira foi Betty Brand, que conheceu no Clarim Diário. O romance não deu certo e a garota acabou se casando com um repórter amigo de Peter. Depois foi Gwen Stacey, que conheceu na Universidade. Ela acabou morrendo em um combate com o arquiinimigo Duende Verde. Durante um tempo, ele também flertou com a Gata-Negra, uma vilã barata, e depois com outra amiga de trabalho, Debbie Whitman. Mais recentemente, casou-se com Mary Jane Watson, uma garota que havia surgido nos anos 70 e depois deu uma sumida. Além de todas essas, ele também andou flertando com a Mulher-Aranha e até com a Mulher-Maravilha.
6. Um dos poderes do Homem-Aranha é o seu sentido de alerta sobre perigos que estão para ocorrer. Curioso foi o recurso usado no seriado do final dos anos 70: quando o perigo se aproximava, a imagem ficava em negativo.
7. Sabe qual a força do Homem-Aranha? Ele consegue levantar até 10 toneladas. Nada mal para um herói que mede 1,86 e pesa somente 75 kg.
8. Para guardar suas roupas, o Homem-Aranha cria uma mochila com o disparador de teia e deixa-a grudada em alguma parede ou beco escuro. Muitas vezes ele também aparece com ela nas costas, normalmente no fim de uma missão, quando está a caminho de casa.
9. O desenhista Stan Lee ganhou em 21 de janeiro de 2005 uma ação contra a editora de histórias em quadrinhos Marvel. Ele tinha processado a companhia porque ela o havia excluído dos lucros obtidos com os filmes e as produções para a TV do Homem-Aranha. Stan conseguiu que a Marvel lhe desse 10% do que foi arrecado.
10. Em 2012, ano em que o personagem completou 50 anos, foi lançado nos cinemas o filme O Espetacular Homem-Aranha. Foram usadas 56 roupas do herói durante as filmagens - apenas 17 delas pelo ator Andrew Garfield e o restante, por dublês. 

Fonte: Guia dos Curiosos 

sexta-feira, 6 de julho de 2012

10 curiosidades sobre Dalai Lama Tenzin Gyatso


1. É filho de agricultores da aldeia de Takster.
2. Foi reconhecido como a 14ª encarnação do príncipe Cherezig quando tinha 2 anos.
3. Na infância, ele dizia que queria ser engenheiro.
4. Aos 4 anos, deixou a família e mudou-se para o Palácio de Potala, em Lhasa, capital do país. Lhamo recebeu o nome de Jampel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso e passou a ser preparado para se tornar um Dalai Lama.
5. Aos 16 anos, dois a menos do que manda a tradição tibetana, em 1950, ele assumiu o poder político do Tibete, na mesma época em que a China ocupou o país.
6. O Dalai Lama partiu para o exílio na Índia em 1959, depois de uma rebelião nacionalista mal-sucedida contra o governo chinês. Até hoje ele vive em Dharamsala, no norte da Índia, onde fica a sede do governo tibetano no exílio.
7. No final da década de 1980, ocorreram manifestações violentas entre chineses e tibetanos e milhares de monges budistas foram mortos.
8. Em 1989, o Dalai Lama recebeu o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento por sua campanha pacifista para acabar com a dominação chinesa no Tibete.
9. Visita muitos países por todo o mundo. Fez duas visitas ao Brasil: em 1992, para participar da Conferência Eco 92, e em 1999. Nas duas ocasiões, as viagens foram agendadas com dois anos de antecedência.
10. Assume que tem dois defeitos: leves irritações e uma obsessão por relógios, que nasceu quando ele ainda era pequeno e gostava de desmontar qualquer máquina que encontrasse no mosteiro.

Fonte: Guia dos Curiosos

Como surgiu o desenho animado?

O inventor da animação de filmes foi o belga Joseph Plateau. Em 1832, ele criou o fenacistoscópio, um disco com figuras dispostas em torno do centro que parecem se movimentar quando o mecanismo é girado. Esse mecanismo, usado ainda hoje, apresentava uma rápida seqüência de desenhos em diferentes estágios, criando a ilusão de um único desenho em movimento.


Fonte: Guia dos Curiosos

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Hoje é o aniversário do Bill Watterson, o criador do Calvin e Hobbes. Felicidades ao autor!

William B. Watterson II, mais conhecido como Bill Watterson, (Washington5 de julho de 1958) é o autor da tira de jornal Calvin e Hobbes.
Watterson nasceu em Washington DC, mas se mudou com sua família para Changrin Falls, em Ohio, com seis anos de idade. Ele se formou no Kenyon College em ciências políticas em 1980 e começou a trabalhar no Cincinnati Post como chargista, mas foi demitido em poucos meses. Calvin e Hobbes só foi publicado em 18 de novembro de 1985. Watterson se aposentou em 9 de novembro de 1995, se dedicando a pintura.Em 1980 Watterson formou-se em Ciências Políticas no Kenyon College. Imediatamente, o jornal Cincinnati Post ofereceu-lhe um emprego como desenhista de charges políticas por um período de testes de seis meses. "Eu estava na cidade havia duas semanas, e o editor já insistia que boa parte do meu trabalho envolvesse eventos locais, em vez de nacionais", explicaria em 1987. A cidade também estava começando a perceber que tinha um talentoso cartunista em Jim Borgman, que desenhava para o concorrente, e a comparação me era desfavorável." Watterson passou a desenhar anúncios de mercados por quatro anos até criar Calvin e Hobbes.Watterson acredita em seu trabalho pela realização pessoal que ele dá. Aos formandos de 1990 do Kenyon College, ele disse: "É surpreendente como trabalhamos duro quando o trabalho é feito apenas para nós mesmos." Calvin e Hobbes foi publicado pela primeira vez em 18 de novembro de 1985. No livro de comemoração do décimo aniversário da tira, Watterson escreveu que suas influências incluem Charles Schulz, por seu trabalho em MinduimWalt Kelly, por sua tira Pogo, e George Herriman, por Krazy Kat — Watterson também escreveu a introdução do primeiro volume da compilação de tiras coloridas de Krazy Kat. O estilo de Watterson também reflete a influência de Little Nemo in Slumberland, uma tira desenhada no começo do Século XX por Winsor McCay.
O gato de Watterson, Sprite, inspirou boa parte da personalidade e atributos físicos de Hobbes. Além disso, ele inseriu partes de sua própria vida nas tiras. Ele é um ciclista ávido, e esse tema é recorrente em Calvin e Hobbes. Já os discursos do pai de Calvin para tentar fazer o filho "construir caráter" vêm de seu próprio pai.
Watterson passou boa parte de sua carreira tentando mudar o clima das tiras de jornais. Ele acreditava que o valor artístico dos quadrinhos estava sendo prejudicado e que o espaço que eles ocupavam nos jornais estava diminuindo continuamente, sujeito a caprichos arbitrários de editores pouco arrojados. Ele não parou por aí, e disse que a arte não deve ser julgada pelo meio em que ele é criado (ou seja, não há arte "alta" ou "baixa", apenas arte).
O autor ainda lutou contra a pressão de editores para comercializar seu trabalho, algo que ele achava que iria "diminuir" sua tira. Ele recusava-se a comercializar suas criações, dizendo que colar imagens de Calvin e Hobbes em canecas, adesivos e camisetas à venda desvalorizaria os personagens e suas personalidades. Ele também recusou-se a permitir que fosse feita uma versão em desenho animado da tira. Watterson costumava criticar a decisão de Jim Davis de licenciar sua tira Garfield em tantos produtos, dizendo que isso "diminuiria" a tira.
Watterson opôs-se à estrutura que os editores impunham em tiras dominicais: a tira padrão começa com um retângulo grande e comprido com o logotipo da tira ou um quadrinho que pode ser eliminado da área principal, para que jornais com problemas de espaço pudessem tirar a parte de cima se assim o desejassem; o restante da tira é apresentado como uma série de retângulos de diferentes larguras. Na opinião de Watterson, esse formato limitava as opções do cartunista. Depois de um ano sabático em 1991, ele ganhou uma exceção a essas restrições para Calvin e Hobbes, o que o permitiu desenhar as tiras de domingo como ele queria. Em muitas de suas tiras dominicais os quadrinhos sobrepõem-se ou contêm seus próprios quadrinho; em outras, a ação progride diagonalmente ao longo da tira.
A última tira de Calvin e Hobbes foi publicada em 31 de dezembro de 1995. Desde que se aposentou, Watterson tem se dadicado à pintura, geralmente desenhando paisagens de florestas com seu pai. Em 21 de dezembro de 1999 um pequeno artigo escrito por Watterson em ocasião do fim da tira Peanuts foi publicado pelo jornal Los Angeles Times. Ele tem se mantido longe das vistas do público e não deu nenhuma indicação de que pode vir a dar continuidade à tira, criar novos trabalhos baseados nos personagens ou mesmo dar início a novos projetos. Ele recusa-se a dar autógrafos ou a licenciar seus personagens, mantendo-se fiel aos princípios que sempre apregoou. Ele costumava autografar sorrateiramente cópias de seus livros na Fireside Bookshop, uma livraria familiar em Chagrin Falls, mas, ao descobrir que algumas pessoas estavam vendendo os livros autografados por altos preços em leilões on-line, ele parou de fazê-lo. Por questões de privacidade, ele raramente dá entrevistas ou faz aparições públicas.
Em 2005 Watterson e sua esposa, Melissa, mudaram-se de Chagrin Falls para Cleveland. No mesmo ano o autor respondeu quinze perguntas formuladas por leitores no site da editora que publica livros com suas tiras. Mais recentemente, ele escreveu uma crítica do livro Schulz and Peanuts, uma biografia de Charles Schultz, para o The Wall Street Journal em 12 de outubro de 2007 e no ano seguinte escreveu o prefácio do primeiro livro contendo as tiras Cul de Sac, de Richard Thompson.


Fonte : Wikipedia

10 curiosidades sobre o Taj Mahal


1. O Taj Mahal é um mausoléu construído nas encostas do rio Yamuna em Agra, na Índia. Ele foi feito pelo imperador Shah Jahan para sua segunda esposa, Aryumand Banu Began. Ela foi apelidada pelo marido de Muntaz Mahal, que significa "A primeira dama do palácio", e acabou ficando para a posteridade com esse nome. A designação Taj Mahal deriva do nome dela, sendo "Taj" uma palavra persa que significa "coroa". Taj Mahal seria, portanto, "A coroa de Mahal". A imperatriz morreu em 1630 ao dar à luz o 14º filho do casal.
2. O prédio de mármore branco encrustado de 28 diferentes tipos de pedras semi-preciosas levou 22 anos para ser finalizado e consumiu o trabalho de 20 mil homens e mais de mil elefantes.
3. Depois que o Taj Mahal ficou pronto, o imperador mandou cortar as mãos dos artesãos que trabalharam em sua construção para impedir que fizessem outra obra tão bela.
4. As quatro faces do mausoléu são idênticas. Todos elas possuem um arco central de 33 metros de altura.
5. O prédio está ladeado por uma mesquita e sua réplica. A única função da segunda construção, que é conhecida como Jawab (Resposta), é dar equilíbrio visual ao conjunto arquitetônico.
6. Os muros do mausouléu são cobertos por inscrições tirada do Alcorão, livro sagrado muçulmano.
7. Para os islâmicos, o jardim simboliza o paraíso. O do Taj Mahal contém flores, fontes e ciprestes (árvores que representam a morte).
8. Só em 2003, mais de 3 milhões de pessoas visitaram o monumento.
9. O Serviço Arqueológico da Índia constatou em 2004 que a inclinação dos minaretes do monumento aumentou e está colocando em risco a estrutura da obra. O problema foi detectado em 1985, mas vem se agravando com os anos.
10. Dependendo da intensidade da luz do sol, de dia, e da lua, à noite, o Taj Mahal adquire uma sensação diferente de coloração.

Fonte: Guia dos Curiosos

quarta-feira, 4 de julho de 2012

10 curiosidades sobre Monteiro Lobato


1. Aos 11 anos, resolveu trocar de nome. De José Renato Monteiro Lobato, ele passou a se chamar José Bento Monteiro Lobato. Fez isso para usar uma bengala de seu pai que tinha as iniciais J.B.M.L. gravadas.
2. Monteiro Lobato começou a escrever aos 14 anos, quando publicou sua primeira crônica para o jornal "O Guarany".
3. Na adolescência, usava os pseudônimos "Josben" e "Nhô Dito".
4. Além de escritor, Monteiro Lobato foi fazendeiro de café, desenhista, pintor, pesquisador de babaçu, adido comercial do Brasil nos Estados Unidos, industrial e editor.
5. Sua primeira editora, a Monteiro Lobato & Cia., foi criada em 1919, quando havia pouco mais de 30 livrarias. Ele foi aos Correios e conseguiu uma listagem de pequenos negócios espalhados por todo o país. Despachou lotes de livros junto com uma carta. Oferecia o produto consignado e uma porcentagem nas vendas. Foi então que nasceu sua célebre frase: "Um país se faz com homens e livros".
6. Jeca Tatu apareceu pela primeira vez nas páginas do jornal "O Estado de S. Paulo", em 1918. Depois fez parte do livro Urupês, publicado em 1919. Mas o personagem ganhou fama quando foi citado por Rui Barbosa numa conferência.
7. Monteiro Lobato enviou uma carta ao presidente Getúlio Vargas, criticando a política brasileira de petróleo e as torturas do Estado Novo. Foi preso em 20 de março de 1941. Cumpriu três meses dos seis a que fora condenado.
8. Dois dias antes de sua morte, em 4 de julho de 1948, Monteiro Lobato declarou numa entrevista: "Meu cavalo está cansado e o cavaleiro tem muita curiosidade em verificar, pessoalmente, se a morte é vírgula ou ponto final".
9. As aventuras de Narizinho, Pedrinho, Emília e os outros moradores do Sítio do Picapau Amarelo chegaram à televisão em 1952, transmitidas pela TV Tupi. Eram transmitidas ao vivo, já que ainda não existia o videotape.
10. Outras versões televisivas foram a da TV Cultura, em 1964, a da Bandeirantes, de 1967, e duas da Rede Globo: uma em 1977 e outra em 2001.

Fonte: Guia dos Curiosos

terça-feira, 3 de julho de 2012

Curiosidades: Robert De Niro


O ator nasceu na cidade de Nova York (EUA), no dia 17 de agosto de 1943. 
É filho de um casal de pintores. Pouco depois que Robert nasceu, seu pai admitiu ser homossexual e se separou da esposa.
Tinha o apelido Bobby Milk (Bobby Leite) quando criança porque possuía a pele muito clara.
Casou-se em 1976 com Diahnne Abbott, com quem ficou até 1988. Os dois não tiveram filhos, mas ele adotou a menina que Diahnne teve em outro casamento. Em 1997, subiu novamente ao altar, dessa vez com Grace Hightower. O primeiro filho do casal nasceu em 1995. Além disso, De Niro tem duas garotas concebidas por fecundação in-vitro com Toukie Smith, uma antiga namorada.
Para fazer Al Capone de Os Intocáveis, em aparições que somam apenas 18 minutos, o ator recebeu 1,5 milhão de dólares.
De Niro engordou 20 quilos para interpretar o boxeador Jake La Motta emTouro Indomável.
Ficou quatro meses aprendendo o dialeto siciliano para interpretar o mafioso italiano Vito Corleone em O Poderoso Chefão 2.
Possui diversos restaurantes em Nova York (EUA). Entre eles está Rubicon, cuja sociedade é dividida com o ator Robin Williams e o diretor Francis Coppola.
Em 1998, foi detido em Paris (França), acusado de estar envolvido em uma rede de prostituição. De Niro negou as acusações e jurou nunca mais pôr os pés na França.

Fonte: Guia dos Curiosos 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Qual é a origem da palavra folclore?

A palavra folclore é aceita internacionalmente desde 1878. A expressão apareceu pela primeira vez na imprensa publicada na revista The Athenaeum, em 1846. O texto, do arqueólogo inglês William John Thoms, propunha o estudo de culturas diversas. O autor sugeria a junção das palavras folk (povo) e lore (sabedoria) para designar tal ocupação.


Fonte: Guia dos Curiosos

Dia do Bombeiro

Comemora-se o Dia do Bombeiro em 02 de julho, mesma data em que D. Pedro II, em 1856, assinou o decreto imperial nº 1.775 regulamentando o serviço de extinção de incêndio. Antes disso, toda a população da região onde ocorria o incidente era mobilizada para sua resolução. Forma-se uma enorme fila do poço mais próximo ao local em chamas. As pessoas iam, então, passando baldes de água de mão em mão. A comemoração do Dia do Bombeiro só se tornou oficial em 1954.


Fonte: Guia dos Curiosos