JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Carnaval vem chegando ai! Confira curiosidades sobre.


1º. Para homenagear o Deus Saturno, havia uma festa na Roma Antiga chamada “Saturnais”. As escolas ficavam fechadas, os escravos eram soltos e as pessoas saíam às ruas para dançar. Carros (chamados de “carrum navalis” por serem semelhantes aos navios) levavam homens e mulheres nus em desfile. Muitos dizem que pode ter sido daí a expressão “carnavale”.
2º. A Igreja Católica se opunha a estes festejos pagãos, mas, em 590, decidiu reconhecê-los. Exigiu, porém, que o dia seguinte (Quarta-Feira de Cinzas) fosse dedicado à expiação dos pecados e ao arrependimento.
3º. De lá para cá, o Carnaval foi mudando aos poucos de cara. Na Idade Média, incluía sátiras aos poderosos. Os foliões se protegiam de possíveis retaliações com a desculpa de que a festa os deixava loucos (“folia”, em francês, significa loucura).
4º. No Brasil o início da festa é conhecido como “grito de carnaval”. Antigamente os clubes promoviam festas pré-carnavalescas com este nome. Nessas festas as pessoas iam fantasiadas e cantavam e dançavam ao som de marchinhas de Carnaval.
5º. A data em que se comemora o Carnaval é definida com base na Páscoa. A Quarta-Feira de Cinzas sempre cai 46 dias antes do domingo da festividade, que é a soma dos 40 dias que antecedem o Domingo de Ramos com os 6 dias da Semana Santa.
6º. Em 1855 houve aquele que foi considerado o primeiro desfile de Carnaval. Uma comissão de intelectuais formou um bloco chamado “Congresso das Sumidades Carnavalescas”. Os participantes foram até o palácio de São Cristóvão pedir para que a família real assistisse ao desfile. Dom Pedro II aceitou o convite. A polícia do Rio de Janeiro autorizou o desfile de blocos pelas ruas em 1889.
7º. Foi na Rua Visconde de Itaúna, próximo a Praça Onze, que nasceu o samba. Uma roda de amigos improvisava versos na casa de uma das moradoras do morro, a tia Ciata (Hilária Batista de Almeida). Em 6 de agosto de 1916, o grupo criou a música O Roceiro, que caiu no gosto do povo. Depois de repetida em outras noites, sempre com muito sucesso, Donga, um dos participantes, resolveu registrar a canção em seu nome, com o título de Pelo telefone. Quando ela foi gravada, em 1917, os outros integrantes do grupo – Germano Lopes da Silva, Hilário Jovino Ferreira, João da Mata, Sinhô e tia Ciata – reivindicaram direitos pela composição. Donga contestou essa versão.
8º. O nome do ritmo é de uma língua africana chamada banto, falada em Angola. Há duas versões para sua origem: ou ela deriva do termo samba (bater umbigo com umbigo), ou é uma junção de sam (pagar) e de ba (receber). Nas antigas rodas de escravos se praticava a umbigada, dança em que dois participantes davam bordoadas um no baixo-ventre do outro.
9º. O Carnaval brasileiro é descendente do “entrudo” português. O dicionário diz que entrudar significa molhar com água, empoar de goma ou talcos, fazer peça. E a farra era esta mesmo. No século 17, os foliões se armavam de baldes e latas cheias de água. E todos acabavam molhados. Até Dom Pedro II se divertia jogando água nos nobres. Acontecia aqui antes do início da Quaresma e durava três dias, do domingo até a terça-feira gorda.
10º. Com o passar dos anos, a brincadeira foi ficando mais agressiva. Água suja, farinha e talco lambuzavam as roupas dos brincalhões. Limões, laranjas e ovos eram atirados em quem estivesse na rua. Logo surgiu uma lei proibindo o entrudo. Em 1854, um chefe de polícia do Rio de Janeiro (RJ) determinou que a partir daquela data o entrudo tinha de “ser seco para não estragar as roupas mais custosas e cuidadas e não provocar desordens e confusão”. O entrudo à seco se transformou no Carnaval.
Fonte: O Guia dos Curiosos

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Cuidados com a praia nesse verão: Micose


MICOSE

O que é:

Micose de praia ou pano branco é o tipo mais comum de micose superficial. A doença é causada por um fungo denominado Malassezia furfur, e se caracteriza pelo aparecimento de manchas amareladas ou esbranquiçadas na pele.
As manchas geralmente aparecem no pescoço, tronco ou braço, e se não houver tratamento necessário podem se espalhar por todo o corpo.

Sintomas da Micose de praia

Manchas claras ou escuras na pele, descamação fina. Em alguns casos pode haver coceira e sensação de formigamento.

Diagnóstico da Micose de Praia

O diagnóstico pode ser feito através de um exame laboratorial, que observa o tecido afetado através do microscópio. Geralmente o médico reconhece a micose de praia sem nenhum exame especifico, uma vez que as manchas são características.

Tratamento para Micose de Praia

O tratamento utiliza medicamentos via oral como o Fluconazol, ou antifúngicos aplicados no local como pomadas, loções ou sprays, dependendo do grau de comprometimento da pele.
É possível a micose de praia voltar logo após o tratamento, nesse caso procure o dermatologista para um tratamento específico.


Fonte: Tuasaude

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Como prevenir e se livrar dos pernilongos


- Recomenda-se fechar as janelas ou optar por telas, principalmente ao entardecer, já que o pernilongo tem hábitos noturnos.
- Para o berço do bebe é indispensável o uso do mosqueteiro.
- Use inseticida nas janelas e portas pelo lado de fora, evite o uso excessivo de produtos químicos dentro de casa, pode trazer males à saúde.
- Também é indicado o uso de repelente na pele em casos mais extremos.
- Observe se antes de fechar toda a casa, tem pernilongo, se for o caso utilize um aspirador para ajudar a elimina-lo.
- Para a limpeza da casa utilize em 01 litro de álcool 01 colher de óleo de citronela.
- Vale também colocar os repelentes eletrônicos nas tomadas, se possível cada um em um cômodo ou então de maneira bem distribuída e pode substituir o produto químico (quando são em pastilhas) por casca de laranja. Não deixe ao alcance de crianças e nem coloque muito próximo a cama.
- Elimine pontos de água parada, como vasos de plantas, tampe bem a caixa de agua, mantenha garrafas sempre com a boca virada para baixo. São em águas paradas que os pernilongos geralmente colocam seus ovos e se reproduzem.
- Para as plantas pode ser aplicado um spray de alho, que segundo estudos, mostrou-se muito eficaz.
Sempre que possível, substitua agentes químicos por práticas naturais.
Sabemos o quanto os pernilongos são inconvenientes, adote essas medidas e livre-se deles.

Fonte: Pontoxp

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Água de coco traz diversos benefícios à saúde


Há bem pouco tempo, nutricionistas, nutrólogos e todo o tipo de profissionais envolvidos com a área de alimentação - inclusive eu - recomendavam moderação no consumo de água de coco, uma das bebidas mais populares nessa época do ano em que faz mais calor. Estávamos preocupados por ela conter frutose e gorduras saturadas, substâncias que podem engordar e trazer alguns problemas à nossa saúde, e por que achávamos que seus benefícios não compensavam os seus malefícios.

Confesso que mudei e já indico a água de coco para meus pacientes sem restrições. Novas informações e pesquisas me levaram a mudar de opinião em relação a essa bebida, em especial sobre a reabilitação da gordura saturada, que deixou de ser demônio depois de reconhecidas suas qualidades. 
A água de coco é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência.
Mistura especial
A água de coco apresenta uma associação de substâncias que a tornam especial mesmo quando comparada com bebidas produzidas pelo homem. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos,carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Seu conteúdo eletrolítico (mineral iônico) semelhante ao plasma humano garantiu-lhe o reconhecimento internacional como melhor reidratante oral. 
Ou seja: um super sport drink incomparável a qualquer outro produto criado pelo homem com essa finalidade. É tão compatível com o corpo humano, que pode até ser injetado na veia, o que foi bastante comum durante a 1ª e a 2ª Guerras Mudiais, bem como na guerra do Vietnã, onde a falta de recursos fez os militares aprenderem sobre as qualidades únicas da água de coco quase sem querer. 
Por mais que a característica hidrante dessa bebida seja a mais famosa, os benefícios que ela traz à saúde não param por aí. A água de coco, promove o equilíbrio da química corpórea, beneficiando a saúde como um todo. Ela reduz a pressão arterial e risco de doença cardíaca, previne aterosclerose, facilita as funções renais, protege contra vários tipos de câncer, facilita a digestão, o controle do níveis de glicemia no sangue, a circulação sanguínea, deixa o sistema imunológico mais ativo, possui propriedades anti-envelhecimento e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde. 
Saiba mais
Para os esportistas, a água de coco não pode faltar no verão. Ela atua como repositor de eletrólitos, substância que protege contra cãibras e melhoram o desempenho físico, sendo mais eficiente para a reposição de alguns nutrientes perdidos na transpiração do que a própria água.

Beba água de coco: é tudo de bom!

Fonte: Minhavida

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Chuvas de verão: cuidados para evitar possíveis acidentes


O verão é conhecido também como a estação das águas e com razão. Verão sem chuva no Brasil, não é verão. É a época em que praticamente todo o país fica sob a influência de uma enorme massa de ar úmido e quente, que facilita a formação das nuvens de tempestade. Num dia típico de verão, o céu à tarde fica cheio de nuvens, que muitas vezes escondem o sol e trazem as fortes pancadas de chuva.
O verão é a época do ano que mais chove em praticamente todo o Brasil. Deve-se ter atenção redobrada nesse período para evitar acidentes. Com a chuva, problemas relacionados a enchentes, desabamentos, acidentes de trânsito e doenças infecciosas típicas desta época aparecem em grande escala. Para se proteger ou tentar minimizar os estragos que uma tempestade pode trazer, basta prestar atenção em algumas dicas.
Doenças infecciosas
Com o período de chuvas, doenças como a dengue e a febre amarela costumam ficar mais comuns. Isso acontece porque essas enfermidades são transmitidas pelo mosquito Aëdes aegypti, que só consegue se reproduzir com a ajuda de água limpa e parada.
Para ficar livre desses males, basta não deixar água parada em recipientes como vasos de plantas e pneus. Além disso, é importante conscientizar quem mora com você e os seus vizinhos a fazerem o mesmo.
Outras enfermidades que costumam aparecer mais freqüentemente na época das chuvas são aquelas que vêm com a água suja das enchentes. A leptospirose, a hepatite A, a hepatite E, a febre tifóide e a cólera são as principais vilãs. Elas ocorrem mais comumente em locais com infra-estrutura de saneamento básico inadequada.
A leptospirose é transmitida através do contato direto das pessoas com a água e a lama das enchentes, o restante é contraído pela ingestão de água ou alimentos contaminados pelas inundações.
Para não ficar doente, é importante não entrar em contato com a água suja de inundações e alagamentos ou comer qualquer alimento que tenha sido exposto à sujeira.
Acidentes de trânsito
Quando se está dirigindo na chuva, as chances de se sofrer um acidente são muito maiores. Para evitar que eles ocorram é importante dirigir com cuidado redobrado, principalmente nos primeiros minutos de chuva, em que, devido ao óleo e a terra que costumam se acumular na pista, uma pasta escorregadia se forma no asfalto.
Dirigir mais devagar e não ficar muito próximo do carro da frente também é essencial, pois além de o asfalto estar com uma aderência menor, a visibilidade fica pior e o tempo em que um veículo consegue frear fica muito maior. Por isso, sempre que puder, evite sair de carro quando o tempo está ruim
Enchentes e inundações
Algumas cidades que possuem um sistema de drenagem deficiente, costumam sofrer com problemas de inundações e alagamentos nas épocas de chuva. Prevenção é a palavra-chave para quem vive em áreas de risco, por isso, deixe sempre separados e protegidos da água roupas, remédios e água potável. Nunca deixe crianças trancadas sozinhas em casa, elas podem acabar se machucando ou até morrendo por não conseguirem sair do local.
Se você perceber que a inundação é inevitável, feche o registro de água, desligue imediatamente todos os aparelhos elétricos, para evitar que alguém leve um choque ou que haja algum curto circuito, e feche bem portas e janelas.
Não deixe que crianças brinquem na enxurrada, pois além do risco delas serem arrastadas pela correnteza, elas podem contrair diversas doenças.
Depois que a inundação acabou é importante certificar-se de que sua casa não corre o risco de desabar. Depois disso, limpe a lama e os escombros deixados pela inundação, lave e desinfete objetos que tiveram contato com as águas da enchente, enterre corpos de animais mortos e tenha cuidado com cobras, aranhas e outros tipos de animas na hora de arrumar a casa, pois eles costumam se esconder em locais secos.
Antes das chuvas:
Faça limpeza dos telhados;
Desobstrua as calhas;
Mantenha limpos os ralos, esgotos, galerias, valas, etc;
Retire entulhos dos quintais áreas, becos e ruas;
Providencie a poda ou corte de arvores com risco de queda;
Reforce (ou escore) muros e paredes pouco confiáveis.  
   
Durante chuvas intensas:
Mantenha um membro da família atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo a noite;
Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso;
Armazene água potável;
Mantenha os objetos de maior valor em partes mais elevadas;
Desligue a energia elétrica;
Procure abrigo em local alto e seco.
  
Se estiver no carro:
Procure um local alto e espere o nível da água baixar;
Não pare o carro próximo de postes ou arvores;
Poças de água podem ocultar crateras;
Ao atravessar poças mantenha a aceleração contínua em primeira marcha;
Dirija devagar, fique longe do carro da frente e evite locais baixos.

Fonte: Club Saúde

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Curiosidades sobre o Protetor Solar


Com os problemas causados pela ação humana, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a proteção da pele, mas engana-se quem pensa que essa preocupação é recente. Há muito tempo as civilizações vem sentido a necessidade de se proteger contras os raios nocivos do sol, mesmo naquelas em que o sol era o astro rei. Os médicos recomendavam a exposição à luz solar, como uma forma de evitar doenças, mas essa exposição deveria ser moderada, porque o sol em excesso fazia e faz mal à saúde.
No Egito antigo havia diversos inventos do filtro solar, sendo o mais antigo o feito de mamona, em 7800 a.C. Na lista egípcia havia extrato de magnólia, jasmim e óleo de amêndoa. Já na Grécia, 400 a.C., na realização dos Jogos Olímpicos alguns atletas competiam nus em certas modalidades, utilizando uma mistura de óleo de Oliva e areia para se protegerem dos raios nocivos do sol. A moda do bronzeamento só teve início em 1930, na França, Mas alguns anos antes já constavam registros de protetores feitos em escala comercial nos Estados Unidos e na Austrália.
O primeiro protetor realmente eficaz foi desenvolvido somente em 1944, pelo americano Benjamin Greene. Por ver as queimaduras na pele dos soldados que voltavam da Segunda Guerra Mundial ele decidiu criar algo que pudesse ser útil na proteção da pele contra os raios nocivos do sol. Esse protetor solar era à base de petróleo, de cor vermelha e um tanto viscosa, foi então batizada a marca de Coppertone. Ao longo do tempo os protetores foram aprimorados, apresentando diversas versões, inclusive para todos os tipos de peles. Atualmente, o filtro solar se tornou um recurso indispensável na prevenção do câncer de pele, causado em especial pelo aquecimento global.
Fonte: Brasil escola

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cuidados com a água e alimentação no verão

O verão é uma das estações mais esperadas do ano e, para evitar problemas com a sua saúde, é importante ficar atento com a alimentação, ingerindo alimentos com baixas calorias e evitando os gordurosos. Esse é o conselho de Sheila Silva Castro, nutricionista do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André. Segundo ela, nos dias quentes o corpo perde mais líquidos e minerais, em consequência da elevação da temperatura corporal e transpiração excessiva, daí a importância de aumentar a ingestão de líquidos. 

É desnecessário esperar sentir sede para beber água, pois este é um sinal de que o organismo está precisando de reposição hídrica. Quando as perdas são maiores do que a reposição, o organismo desidrata ocasionando danos à saúde, em casos extremos, pode ser fatal. 

Um adulto chega a perder cerca de 2,5 litros de água por dia no verão e toda a água perdida deve ser reposta, seja na forma pura ou na forma de alimentos, já que existe água em todos os alimentos principalmente nas frutas, verduras e legumes. 

Crianças e idosos merecem atenção redobrada. "Mesmo que a criança não peça, é importante que ela beba água, em pequenas porções e que esteja fresca e em temperatura agradável. Quatro copos diariamente é o suficiente. Também é importante substituir os refrigerantes pelos sucos naturais de frutas e vegetais, chás e água de coco", orienta a especialista. 

O clima quente colabora para o consumo de alimentos crus, como frutas, verduras e legumes, onde se encontram vitaminas, minerais e fibras

Outra opção saudável são as carnes magras, carnes brancas de aves e peixes que proporcionam fácil digestão. O ideal é que estes alimentos sejam cozidos, grelhados ou assados. As frituras devem ser excluídas, pois não combinam com o clima quente do verão. 

"Abuse das folhas verdes e legumes - de preferência crus. Cuidado com o tempero das saladas. Evite molhos prontos e maionese, substitua-os por azeite, limão, vinagre e molhos à base de iogurte". 

Dieta equilibrada 

No verão manter uma dieta equilibrada é um desafio, por isso "procure deixar a alimentação mais saudável substituindo alguns alimentos, dando preferência aos alimentos frios, crus ou gelados; abuse das saladas, frutas e sucos e fique longe das feijoadas, chocolates, suflês e frituras" sugere a nutricionista. 

Os cereais integrais são outra boa opção e combinam com saladas e pratos frios. As gorduras vegetais, como azeite, óleo de girassol, canola e soja podem ser utilizados, pois são mais saudáveis do que as gorduras de origem animal. Para a sobremesa são mais indicadas as frutas ou doces à base delas, picolés, compotas geladas e saladas de frutas. 

Na hora do lanche ou almoço opte pelos pães com recheios magros - peito de peru, queijo branco, cottage, peito de frango desfiado, atum em água, sempre acompanhado de salada. Sucos mais elaborados são uma ótima opção, já que verão não combina com barriga inchada - consequência dos refrigerantes e da cerveja.Substitua os salgadinhos fritos pelos assados, pois possuem menos gordura. 


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Férias na praia exigem cuidados redobrados com as crianças !!


As férias de verão exigem cuidados redobrados com as crianças. Na praia ou em clubes, os pequenos devem usar bonés e bloqueadores solares, com fator de proteção superior a 30, mesmo em dias nublados.  As crianças têm a pele mais sensível. Devem proteger a cabeça, usar camiseta e nunca serem deixadas sob o sol após às 10h. Os filtros devem ser aplicados meia hora antes de sair de casa e reaplicados a cada duas horas.
Outra dica importante é ficar de olho na desidratação. As crianças se distraem brincando e esquecem de beber líquidos. Pai, mães e responsáveis devem garantir que elas tomem líquido enquanto estiverem expostas ao sol. A insolação pode ocorrer de forma rápida, por isso é importante evitar a exposição solar no período entre 10h e 16h, Tomar muito líquido e ficar à sombra.
Os banhos de mar e as brincadeiras em piscinas devem sempre ser acompanhados pelos responsáveis. Refrescar-se no mar ou na piscina também é importante e agradável, mas os pais devem ficar atentos para evitar afogamentos. As crianças nunca devem entrar sozinhas na água. Elas normalmente adoram, mas não têm noção do perigo que o mar representa.
As roupas das crianças devem ser confortáveis, de algodão e finas. Sungas e biquínis são os trajes ideais, mas devem ser retirados logo após os banhos de mar ou piscina, pois o hábito de ficar com a roupa molhada favorece o surgimento de micoses da pele. Também é importante proteger os pés dos pequenos. Vidros e outros objetos escondidos na areia podem machucá-los, além disso calçados podem evitar queimaduras na planta dos pés provocadas pela temperatura da areia.
Alimentação sem sustos - “A alimentação ideal é a mesma indicada em todo o ano, O mais saudável possível, com variedade de frutas, verduras, legumes, proteínas”. Para evitar intoxicação alimentar e desidratação com diarreias e vômitos, aconselha-se que os pais não deixem as crianças comerem alimentos de origem desconhecida ou picolés em excesso.
Esqueça espetinho de camarão, pastel, entre outros petiscos oferecidos pelos ambulantes na praia. “Tome cuidado com frituras e frutos do mar. No lugar de refrigerante, prefira os sucos naturais. E só beba água filtrada ou mineral”, recomenda-se. “Prevenção é sempre o melhor remédio. Vamos aproveitar as férias para ter motivos de alegria e saúde. Para isso, atenção redobrada, porque quando o assunto é criança, um descuido pode ser fatal. O adulto nunca pode descuidar

Fonte:Blog Saúde

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Dicas - Verão (saúde e lazer)

Cuidados com o sol
Evite tomar sol entre 11h e 17h (horário de verão), o sol em excesso pode ser muito prejudicial ao organismo, provocando desde queimaduras, manchas e alergias até câncer de pele. Mas o sol na medida certa pode ser bom para o tratamento de doenças de pele, como a psoríase, a dermatite e a seborréia.

Outra boa dica para se proteger do sol é refrescar-se na sombra de um guarda-sol, de uma barraca ou de uma árvore.
Não se esqueça de passar um protetor solar adequado para seu tipo de pele e de tomar bastante líquido.
Mesmo nos dias nublados use sempre filtro solar. Proteja sua pele em todas as atividades ao ar livre.
Cuidados especiais devem ser tomados com crianças de até 6 meses de idade: nada de sol sem protetor solar e muita sombra para eles.
Crianças de mais de 6 meses devem respeitar os horários e utilizar filtro solar 15 ou mais em todo corpo.
Fique atento aos sintomas de Câncer de pele:Calombos brilhantes, avermelhados, castanhos, rosados ou de várias cores.
Pintas pretas ou castanhas que aumentam de tamanho.
Manchas ou feridas que coçam ou sangram.
Roupas leves no verão.

No verão com calor forte é indicado o uso de roupas leves e simples como camisetas regatas, shorts ou vestidos. Utilize também chinelos, sandálias bem confortáveis e acessórios como bonés, chapéus, viseiras e óculos escuros que irão ajudar na proteção.
Bronzeadores e Protetores Solares
Independentemente do tipo da sua pele, você deve sempre usar um filtro solar adequado e utilizar nossas dicas:

1. Passe o filtro pelo menos meia hora antes de se expor aos raios solares
2. A cada 2 horas faça uma nova aplicação do filtro solar.
3. Não esqueça de aplicar o filtro também nas mãos,orelhas, pálpebras e pés, que recebem a mesma incidência do sol.
4. Utilize também protetor labial e protetores para o cabelo para amenizar os efeitos da água do mar.

Evite manchas na pele
Não manuseie limão e laranja em contato com o sol, pois eles contém substâncias que provocam queimaduras com bolhas e manchas. Após saborear aquela deliciosa caipirinha lave bem as mão e a boca antes de se expor ao sol.

Insetos
Não se esqueça de levar na bagagem um bom repelente, de preferência natural, para que aqueles insetinhos insuportáveis não estraguem sua viagem.
Exercícios na praia
Exercícios na praia são uma prática muito saudável, mas comece devagar, sem exageros e faça alongamento antes pois a areia fofa pode provocar lesões.
Não se esqueça de ingerir bastante líquido e manter o corpo bem hidratado, pois sob sol forte o corpo transpira muito mais.
Andar descalço na praia
Ao andar descalço na praia cuidado com a areia quente e também com as doenças provocadas por larvas ou fungos que se escondem na areia. De preferência use um chinelo leve e confortável.

Cuidados com o mar
Se você não conhece a praia não nade aonde o nível da água ultrapasse a altura do peito, para não ficar a mercê da ação das correntes.
Em dias de ondas fortes evite entrar no mar e procure praias mais abrigadas.
Caso a praia possua salva-vidas peça orientação sobre as condições do mar e os melhores lugares para banho.
Sempre respeite o mar e não ultrapasse seus limites.


Fonte: Ilhado.com.br

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

10 dicas para o verão


1. As altas temperaturas favorecem a desidratação. Beba muita água, várias vezes ao dia. No mínimo, 1,5 litro, diariamente.

2. A água de coco é uma excelente bebida, já que fornece carboidratos e minerais importantes para o organismo. Mas cuidado, ela é calórica.

3. Evite os alimentos e preparações ricos em gorduras. No verão, a digestão desses alimentos é prejudicada, causando sensação de mal estar.

4. Para se refrescar, prefira os picolés de fruta que são menos calóricos em comparação com os sorvetes em massa.
 5. Comece a refeição com uma porção grande de salada. Elas são ricas em fibras e água, dando maior sensação de saciedade. 
6. Na praia, preste atenção na qualidade e higiene dos alimentos que são oferecidos. O calor favorece a proliferação de fungos em bactérias reduzindo o tempo de vida útil do alimento.

7. Verduras e legumes são alimentos ricos em água e, por isso, eles ajudam a hidratar o corpo. Ingira, no mínimo, 3 porções por dia.

8. As frutas são boa fonte de água, carboidratos, vitaminas e minerais. Elas podem ser consumidas como sobremesas e, também, como opção para pequenos lanches entre as refeições principais. Ingira, pelo menos, 3 frutas por dia.

9. Na praia, as batidas de frutas são excessivamente calóricas. Prefira sucos de frutas naturais ou água de coco para se refrescar.

10. Uma boa opção para quem for à praia é levar uma bolsa térmica cheia de frutas e água. Quando a fome bater, dispense as frituras e batidas dos quiosques e consuma alimentos mais saudáveis. 
fonte : minhavida

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

10 curiosidades sobre o Ano Novo


10 curiosidades sobre o Ano Novo
1º. O Ano Novo passou a ser comemorado no dia 1° de janeiro à partir de 1582, quando as nações cristãs adotaram o calendário criado pelo papa Gregório VIII. Antes disso, festejava-se o recomeço do ciclo anual no período que equivale ao atual 23 de março (a comemoração durava 11 dias). Havia uma lógica para a escolha dessa data, feita pelos babilônios 2 mil anos antes da era cristã: o final de março coincide com o início da primavera no hemisfério norte (onde ficava a Babilônia), época em que novas safras são plantadas. Daí a idéia de recomeço. Foram os romanos que determinaram, aleatoriamente, que o Ano Novo deveria ser comemorado no dia 1° de janeiro.

2º. O dia 1º de janeiro foi reconhecido como Dia do Ano Novo com a introdução do calendário gregoriano na França, Itália, Portugal e Espanha em 1582. calendário gregoriano é quase universal. Mesmo em alguns países não cristãos, ele foi adaptado às próprias tradições ou adotado apenas para uso civil, mantendo-se outro calendário para fins religiosos.

3º. As promessas feitas na passagem de ano, tão comuns e tão descumpridas, não são uma tradição recente. Os babilônios já as faziam há 4 mil anos. Mas em vez de resolverem levar uma dieta a sério ou parar de fumar, eles juravam de pés juntos que, tão logo acabassem as festas, devolveriam equipamentos de agricultura que haviam sido emprestados por amigos.

4º. A tradição de usar um bebê como símbolo do Ano Novo foi adotada pelos gregos por volta do ano 600 a.C. Eles desfilavam com um bebê dentro de um cesto para homenagear Dionísius, o deus do vinho. O ritual era a representação do espírito da fertilidade, pelo renascimento anual de Dionísius.

5º. Pular sete ondinhas e fazer sete pedidos assim que soa a meia-noite do Ano Novo é um costume brasileiro tão arraigado quanto vestir branco. A origem desses rituais está nas religiões africanas trazidas pelos escravos. O branco representa luz, pureza e bondade.

6º. Foi na França, em 1885, que usou-se pela primeira vez a expressão "fim de século".

7º. A festa de Bom Jesus dos Navegantes é realizada em Salvador, no primeiro dia do ano. A imagem de Cristo, em embarcação ornamentada e acompanhada por centenas de outras, cruza a baía de Todos os Santos.

8º. A música mais famosa do réveillon brasileiro, Adeus, Ano Velho!, foi feita em 1951 por Chico Alves, com letra de David Nasser.

9º. Todos os anos a comunidade nipônica de São Paulo (SP) realiza no dia 31 de dezembro a Motitsuki. Consiste em uma farta distribuição do moti, bolinho de arroz japonês. Faz parte da tradição comer o petisco no primeiro dia do ano para trazer sorte.

10º. O último lugar do mundo a festejar o início de um ano novo é a Ilha de Samoa, no Pacífico.

Fonte :lista10.org