JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Museu da Loucura será revitalizado


Desde o último dia 16, o Museu da Loucura de Barbacena está passando por uma série de reformas. Durante esse período ele ficará fechado.  A revitalização será financiada pelo Governo do Estado e segue até outubro. 'O museu foi criado em 1996 e até hoje o acervo não foi atualizado. Por isso estamos com essa proposta. Além disso, toda a estrutura física será melhorada e os problemas, solucionados', destaca Mônica Chartuni, diretora do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB). 
Durante o tempo de revitalização, o telefone do Museu continuará funcionando normalmente para agendamento e orientação. O número é (32) 3339-1611. O Museu fica na Rua 14 de Agosto, s/n, no Bairro Floresta.

Fonte: Prefeitura de Barbacena

terça-feira, 24 de junho de 2014

Barbacena oferece curso gratuito de mecânico de motos


A Prefeitura Municipal de Barbacena, através da Diretoria de Fomento Econômico da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena, em parceria com o Sindicato Intermunicipal das Industrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Barbacena – SIMELP e a escola móvel SESI/SENAI, oferece pela 1° vez em nossa cidade o curso Gratuito de Mecânico de Motos.
O treinamento será realizado nos próximos dias 01 a 31 de julho, de segunda a sexta-feira, em dois turnos: manhã, de 8h às 12h15, e tarde, de 13h45 às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na AGIR (Antiga Cenatur), localizada a Praça Conde de Prados, S/N – Centro, de 09h a 18h.
O curso será ministrado para aproximadamente 50 pessoas, aptas a desenvolverem as atividades de mecânico de motos, contribuindo para a inserção de novos profissionais no mercado e oportunizando o crescimento e profissionalização do setor.
Para o presidente do SIMELP, Jayme Carvalho, “essa é a missão do SENAI, formar mão de obra qualificada e oferecer ao mercado profissionais que atendam às necessidades dos empresários. Ele ainda afirma que “a FIEMG está alinhada ao poder publico local, no intuito de contribuir com o desenvolvimento de nossa região”.    
Para Felipe Alvim, diretor de Fomento Econômico da AGIR, “essa é a oportunidade de alavancarmos o setor, aliando capacitação com formação de mão de obra especializada. Desta forma, preparamos a inserção de novos profissionais no mercado e atendemos a uma necessidade das empresas locais”. Segundo Alvim, “a parceria com a FIEMG é fundamental para o crescimento do setor industrial em nossa região e é nossa expectativa realizar outras parcerias como essa ainda nesse ano”, concluiu.
  Inscrições e Informaçoes pelo telefone – 3332-9900

Barbacena sedia torneio nacional de esgrima em agosto


Barbacena entrou definitivamente na rota dos grandes eventos esportivos em 2014 e se prepara para ser sede de mais uma grande competição.  No mês de agosto acontece o Torneio Nacional de Esgrima 'Cidade de Barbacena', entre os dias 8 e 10, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).  

A organização administrativa do evento é da Prefeitura, por meio do Comitê Olímpico Municipal (COM) e da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região - AGIR. Já a parte técnica fica por conta da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) e da EPCAR. 

O torneio vai englobar as três modalidades olímpicas do esporte - sabre, espada e florete - e reunirá os atletas mais conceituados do país. A competição integra o calendário nacional e conta pontos para o ranking, sendo uma importante prova para a definição das equipes que vão disputar o Panamericano de 2015, em Toronto, e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Segundo o Coronel Newton Centurião, Gerente do Comitê Olímpico Municipal, 'o torneio também tem o objetivo de preparar o município para receber os Jogos Pré-Olímpicos e equipes olímpicas para treinamento. É um grande passo!'

Para o vice-prefeito de Barbacena, Mário Raimundo de Melo, a cidade tem muito a ganhar. 'É um evento que se destaca não apenas pelo lado esportivo, mas também pela integração, desenvolvimento e crescimento. Barbacena está fazendo a sua parte e a Prefeitura investe e cria condições para serem aproveitadas por toda comunidade', conclui.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

ORLANDO – Parte 2


Por Rafaela Beloni
Seguindo com minha visita técnica à cidade de Orlando, após conhecer vários hotéis, visitei a faculdade de Valência (Valencia College), muito bem conceituada nos EUA. Meu objetivo era conhecer o programa de verão para intercâmbio em inglês e perceber a possibilidade de fazer um programa de lazer e estudo integrados. “É possível”. Mas no meu ponto de vista não é indicado. Sabe aquele ditado “cada macaco no seu galho”? Pois é, acho que o objetivo de estudar inglês perde um pouco o foco quando você tem outras atividades que não estão ligadas diretamente. Em Orlando respira-se diversão, você está cercado de parques onde a cobrança do uso da língua pode perder um pouco o foco. Portanto acho que Orlando não é o principal destino para intercâmbio, temos tantas outras opções!
Falando agora sobre algumas opções de restaurantes, minha primeira sugestão será sempre pelo Camila’s. Restaurante brasileiro que hoje considero o melhor em qualidade, estrutura e atendimento. Quando estamos nos EUA, bate aquela vontade de comer um arroz com feijão porque hambúrguer e batata frita são bons, mas enjoam! Sendo assim, é só correr para lá ou ainda para o Vittorios, que tem o mesmo sistema do Camila’s: Buffet livre com sobremesa e um valor fixo. Tem ainda o restaurante Boi Brazil: neste último, o sistema é de churrasco, rodízio. Outra sugestão de restaurante bacana está em dois shoppings. O primeiro, Vinitto, fica no Premium Outlet da International Drive. Restaurante italiano com muito boa comida e excelente atendimento e qualidade. O segundo fica no Shopping Mall at Millenia, e chama-se Brio Tuscan Grille e fica no primeiro piso do shopping, fora da praça de alimentação. Já o restaurante que conheci no Florida Mall, Buca di Beppo, não me atraiu muito. É uma rede famosa nos EUA, mas esse, especialmente, não está muito legal.
Falando agora das novidades dos parques, a grande expectativa está no novo brinquedo do Harry Potter, que ainda está todo escondido por tapumes e sem chance de dar uma espiadela. A nova atração ligará os dois parques: Universal e Island of Adventure pelo trem que no filme leva os estudantes de bruxaria até Hogwards. Há muito mistério em torno da atração que será inaugurada no final do mês de junho, mas já é a grande promessa de renovação dos parques da Universal para 2014.  Na Disney, a montanha russa dos sete anões foi inaugurada na Fantasyland, área mais infantil do parque Magic Kingdom. Esse trem de carrinhos leva você a um vibrante passeio por entre as minas de diamantes. Enquanto você percorre esse louco trajeto, entrando e saindo das minas, você vai encontrar figuras animadas, joias brilhantes e surpresas divertidas a cada volta. 
Outro parque menos visitado pelos brasileiros é o Discovery Cove. Esse parque é para quem quer passar um dia bem relaxante. Nele você pode nadar com os golfinhos e ficar bem pertinho de tubarões, peixes e aves. O regime de alimentação está incluído no ingresso para todo o dia. Minha indicação para este parque é principalmente para famílias com crianças. Elas vão se divertir!
Essas foram as novidades para o verão 2014 nos parques Disney e Universal, e também minhas sugestões de hotel e restaurantes em Orlando. Não deixe de visitar ou voltar, Orlando sempre vale a pena!

Vacina contra coqueluche para gestantes será oferecida na Rede Pública.



A vacina tríplice acelular (DTPa), que protege contra o tétano, a difteria e a coqueluche, será disponibilizada para gestantes na rede pública de saúde até o fim deste ano. De acordo com o Ministério da Saúde, a dose será oferecida de forma gratuita e preferencialmente a partir da 27ª semana de gestação.

O objetivo é reduzir a transmissão da coqueluche entre recém-nascidos e garantir proteção indireta nos primeiros meses de vida, quando o bebê ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal. A expectativa da pasta é que 3 milhões de brasileiras sejam beneficiadas com a medida.

A imunização contra a coqueluche já é oferecida para crianças na rede pública. O esquema vacinal começa com a pentavalente, administrada aos 2 meses, 4 meses e 6 meses. A criança recebe ainda dois reforços com a vacina DTP (difteria, tétano, coqueluche). O primeiro reforço deve ser administrado aos 15 meses e o segundo aos 4 anos.

Dados do governo indicam que até o último dia 10 foram registrados no Brasil 1.807 casos de coqueluche. O número indica uma redução de 40% nos casos, quando comparado ao mesmo período de 2013. O ministério informou que acompanha, em conjunto com estados e municípios, todos os casos suspeitos e confirmados da doença no país.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Estado monitora as doenças dos países que participam de jogos em BH.



Com a Copa do Mundo, o Brasil se transformou em uma nação multicultural. Somente em Minas Gerais, desembarcaram mais de 600 mil turistas, sendo 170 mil estrangeiros, segundo o Ministério do Turismo. Com tanta gente chegando, fica o receio da população sobre a possibilidade de que novas doenças entrem no país, ou até mesmo que aquelas, já erradicadas, possam retornar.

Para manter tanto a população, quanto os turistas em segurança, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) vem monitorando o dia a dia das doenças registradas nos países que participam de jogos em Belo Horizonte, e das delegações que se hospedarão em Belo Horizonte, Sete Lagoas e Vespasiano. Duas vezes por semana, são divulgados boletins que informam a situação epidemiológica desses países, esclarece a médica infectologista do Centro de Informações e Estratégias de Vigilância em Saúde da SES (CIEVS Minas), Tânia Marcial. Todas as ações de vigilância promovidas pela SES serão coordenadas pelo Centro de Informações e Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Minas), órgão responsável pelas situações de crise que ocorrem no Estado e o acompanhamento dos agravos com elevado potencial de disseminação e/ou riscos à saúde pública.

Centro de Operações de Emergência em Saúde

Para oferecer maior segurança e tranquilidade, durante a Copa do Mundo os trabalhos de vigilância epidemiológica em Minas ficam concentrados no Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) e devem se estender até o dia 31 de julho. O COES irá atuar no acompanhamento, notificação, monitoramento e resposta em tempo real. Entre os principais objetivos está a atuação em situações de emergência em saúde pública que superem a capacidade de cuidado das esferas municipais, potencializando recursos humanos e materiais nas regiões do estado em que a estrutura for insuficiente para realização das ações de enfrentamento de eventos de importância em saúde pública.

Todas as atividades do COES estão articuladas com os municípios e com o Governo Federal. Desta forma, será possível oferecer respostas coordenadas a eventos de emergência em saúde pública, que envolvem a vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental, o setor laboratorial da Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e o CIEVS Minas.

Viajantes

Ao todo, 32 países participam da Copa do Mundo e devem disputar 57 partidas em 12 cidades sede. Só no Mineirão são esperados, a cada jogo, 24 mil estrangeiros. Para oferecer uma estadia tranquila aos turistas, o Governo do Estado preparou o Guia do Viajante Saudável, com informações sobre cuidados de viagem, alimentação e proteção em relação a doenças como hepatites virais e AIDS.

O guia também oferece orientações sobre alimentação segura e cuidados com o manuseio dos alimentos, precauções que podem evitar muitas doenças. De acordo com Tânia Marcial, entre as enfermidades mais comuns que os turistas podem vir a ter durante a Copa estão aquelas transmitidas pelos alimentos. A Vigilância Sanitária intensificou a fiscalização nos estabelecimentos, mas o cuidado com a higiene tanto dos alimentos quanto de utensílios é fundamental. É importante também dar preferência para alimentos cozidos e em temperaturas seguras, e ingerir somente água tratada.

Em caso de problemas de saúde, o turista deverá seguir a mesma rotina de atendimento destinado à população, dirigindo-se às unidades de saúde do município ou, em casos, de urgência e emergência para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Para quem viaja com seguro saúde, basta entrar em contato com a seguradora, e em caso de dúvidas, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade onde está hospedado será a referência ou a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, pelo telefone 155.

Vacinação

Para manter a saúde é fundamental que a caderneta de vacinação esteja em dia. O Brasil possui um dos melhores sistemas de imunização do mundo e, por esse motivo, a população está bem protegida, destaca Tânia Marcial. Em alguns países, é obrigatória a apresentação do Certificado Internacional de vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela. Essa vacina deve ser aplicada no mínimo dez dias antes da viagem, o que pode ser feito em qualquer centro de saúde da rede pública. Para as pessoas que estão vindo para o Brasil, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação desta vacina.

O CIEVS Minas preparou um mapa com o levantamento de doenças prevalentes nos países que participam da Copa do Mundo. Entre elas figuram enfermidades que podem ser prevenidas por meio da imunização e cujas vacinas estão disponíveis no calendário de vacinação brasileiro.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

FARINHA DE FEIJÃO BRANCO PARA EMAGRECER



A farinha de feijão branco é ótima para emagrecer porque ela é uma grande fonte de faseolamina, substância que diminui em 20% a absorção de carboidrato das refeições, além de ter também a capacidade diminuir a sensação de fome.

Por ser rica em fibras, a farinha, quando consumida antes das principais refeições, ajuda a aumentar a saciedade. Ela forma um gel no bolo alimentar, tornando mais lenta a absorção da glicose e do colesterol, mantendo o estômago cheio por um período mais longo.

Com a faseolamina reduzindo a conversão do amido em glicose e as fibras tornando a absorção do açúcar mais lenta, evitam-se picos glicêmicos no sangue, diminuindo a produção de insulina. A insulina é o hormônio responsável por colocar a glicose nas células, e também está relacionado ao armazenamento de gorduras nos tecidos adiposos.

A farinha ainda reforça o sistema imunológico, reduz o colesterol, melhora o funcionamento do intestino e controla a glicemia prevenindo o diabetes do tipo 2.

Como consumir?

O consumo diário recomendado é de 5g, cerca de uma colher de café, diluída em água trinta minutos antes do almoço e do jantar. Ela também pode ser usada no preparo de alimentos, mas não deve exceder a quantia de 30g ao dia. Pode se usada para comer com frutas, saladas, sucos, iogurtes ou em receitas como bolos, tortas e panquecas.



A faseolamina, que contem na farinha de feijão branco, pode ser encontrada também em forma de cápsula. Venha conferir, na Farmácia de Manipulação Magistral, à Praça do Rosário.

AGIR COMO UM POLÍTICO AUMENTA AS CHANCES DE UM EMPREGO



Você pode achar que os políticos são as pessoas menos honestas e confiáveis do mundo. Mas uma pesquisa feita pela Universidade do Texas afirma que é como um deles que você deve se comportar caso queira conseguir um emprego. Isto porque os empregadores procuram nos entrevistados a mesma coisa que os eleitores em relação aos candidatos.

Os pesquisadores analisaram as respostas de 59 gerentes entre 20 e 65 anos que trabalham para grandes e pequenas empresas e variadas organizações sem fins lucrativos como faculdades, consultoras, agencias de contabilidade. O objetivo era investigar como estas pessoas avaliam os perfis online dos candidatos.

Os critérios foram divididos em cinco pontos. Uma personalidade elegível é o primeiro deles. Os contratantes procuram por perfis no LinkedIn e no Facebook com posts, imagens e outras informações que demonstrem uma pessoa criativa, curiosa, amigável e estável. Fotos menos formais onde as pessoas aparecem com roupas curtas, bebendo, fumando, ou com muitas tatuagens e piercings não são bem vistas.

Como na política, os candidatos precisam das pessoas certas como referência. Quanto mais importantes e influentes, melhor. Os gerentes prestam atenção a estas conexões. Estar ligado às pessoas erradas também pode prejudicar. Segundo a pesquisa, “conectividade com redes inapropriadas danificam as chances do entrevistado da mesma maneira que conexões negativas fazem às campanhas políticas”.

Outro ponto é que seus hobbies têm de ser “aceitáveis”. Os melhores, na visão dos contratantes, são aqueles que demonstram seriedade, sofisticação e maturidade, como cozinhar ou degustar vinhos.

Da mesma forma que os eleitores preferem que seus candidatos sejam centrados na família e saudáveis, os gerentes procuram por pessoas que demonstram interesses gerais em seus posts online.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Uso do cigarro é a principal causa de morte evitável no mundo.



Para alertar a população sobre os perigos do cigarro, foi instituída a data 31 de maio como o Dia Mundial Sem Tabaco. Considerado um dos vilões da saúde humana, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que 200.000 mortes/ano sejam decorrentes do uso do cigarro e 7 mortes/dia por causa do tabagismo passivo.

A dependência em relação ao fumo faz com que os fumantes se exponham continuamente a mais de 4.720 substâncias tóxicas, fazendo com que o tabagismo seja fator causal de aproximadamente 50 doenças diferentes, destacando-se as doenças cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas. Os cânceres de pulmão, da cavidade oral, laringe e esôfago são doenças graves e estão relacionados ao uso frequente do cigarro.

Segundo a coordenadora de Tabaco, Álcool e Outras Drogas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Conceição Moreira, a instalação dessas doenças ocorre de forma lenta e gradual, demorando anos para que os danos causados à saúde do indivíduo se estabeleçam. "Como os sintomas das doenças causadas pelo uso do cigarro aparecem lentamente, é de extrema importância o desenvolvimento de estratégias e ações educativas continuadas direcionadas ao público infanto-juvenil, visando à incorporação de modos de vida saudáveis, através da adoção de comportamentos que reduzam, ao máximo, essa exposição", disse.

Ainda segundo a coordenadora, o tabagismo é responsável por 63% das mortes relacionadas a doenças crônicas não transmissíveis. "Cerca de 85% dessas mortes são por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema); 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, entre outros); 45% por infarto do miocárdio e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral), entre outras. Além disso, desencadeia e agrava condições como a hipertensão e diabetes e também aumenta o risco das pessoas desenvolverem e morrerem por tuberculose", complementou.

Para reduzir os impactos provocados pelo uso do cigarro, a SES-MG, por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, em parceria com o Ministério da Saúde e municípios mineiros, oferece acompanhamento, monitoramento e capacitação para profissionais da saúde através da SES-MG, medicamentos e material didático para os grupos de tabagismo, oferecidos pelo Ministério da Saúde e atendimento médico e psicológico, que são ofertados pelos municípios.

Controle do Tabagismo

Em Minas Gerais, foi implantado o Projeto Ambientes Livres do Tabaco nas Unidades de Atenção Primária à Saúde dos municípios, por meio do Programa de Fortalecimento da Vigilância em Saúde. A ação tem como objetivo já a descentralização para os municípios das ações de vigilância em saúde, incentivando os municípios a organizar os sistemas locais de vigilância em Saúde, em parceria com a atenção primária.

Também foi realizada capacitação do curso Saber Saúde, ofertado às referências regionais de Saúde e das Superintendências Regionais de Ensino, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que tem como objetivo formar cidadãos críticos capazes de fazer opções conscientes que contribuam para sua saúde, a saúde coletiva e a do meio ambiente.

Além disso, outras estratégias ocorrem de forma simultâneas, como a realização de campanhas educativas, a implementação de leis para proteger os não fumantes da exposição passiva, o aumento dos preços do cigarro, restrição à publicidade do tabaco, proibição de venda a menores e desenvolvimento de programas educativos em escolas, ambientes de trabalho e unidades de saúde.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Os momentos e dados mais curiosos sobre a história das copas do mundo de futebol




- Na Copa do Uruguai, realizada em 1930, um jogador chamou a atenção de todos. O uruguaio Héctor Castro não possuía uma das mãos. Em função deste problema físico e de sua habilidade com a bola no pé, ganhou o apelido de "o divino manco".

- O primeiro gol da história da Copa do Mundo foi marcado por Lucien Laurent, da seleção da França, na Copa do Mundo de 1930 (realizada no Uruguai). Este gol foi marcado aos 19 minutos do primeiro tempo, no jogo de abertura entre França e México, realizado em 13 de julho de 1930. Os franceses levaram a melhor, nesta que foi a primeira partida da história da Copa, vencendo os mexicanos por 4 a 1.

- Na Copa do Mundo de 1934, realizada na Itália, o jogador da seleção italiana Luigi Bertolini entrou em campo com faixas de pano enroladas na cabeça. O jogador fez isso para proteger a cabeça, pois as costuras das bolas da época eram grosseiras e costumam ferir a pele dos jogadores no momento do cabeceio. 

- Ainda na Copa de 1934, outro fato curioso. O jogador da seleção suiça Leopold Kielholz jogou usando óculos. Mesmo assim, foi capaz de marcar três gols.

- Na Copa do Mundo de 1938, realizada na França, o jogador brasileiro Leônidas marcou um gol descalço. O fato curioso ocorreu no jogo entre Brasil e Polônia, vencida por nossa seleção por 6 a 5.

- Na Copa do Mundo da Suíça (1954) um fato causou preocupação em todos que estamos assistindo ao jogo entre Uruguai e Hungria. Após fazer o gol de empate para sua seleção, o uruguaio Juan Eduardo Hohberg desmaiou em campo. Ele recebeu atendimento médico e se recuperou no hospital.

- Na Copa do Mundo do Chile, realizada em 1962, na disputada partida entre Brasil e Inglaterra em cachorro invadiu o campo e proporcionou uma das cenas mais hilárias de todos os tempos da Copa. O habilidoso Garrincha foi pra cima do animal, porém tomou um drible. Já o jogador inglês Greaves, que não era tão habilidoso quanto o ponta brasileiro, teve sucesso e pegou o cão.

- A Copa do Mundo de 1962 foi uma das mais violentas de todos os tempos. Nos cinco primeiros dias de jogos, cerca de 50 jogadores ficaram contundidos em função de jogadas violentas.

- A Tunísia foi o primeiro país da África a vencer uma partida pela Copa do Mundo. Os tunisianos venceram os mexicanos por 3 a 1 na Copa do Mundo da Argentina (1978).

- A maior goleada da história da Copa do Mundo ocorreu na Espanha em 1982. A Hungria venceu El Salvador pelo placar de 10 a 1.

- Em 1982, na Copa da Espanha, o sheik do Kuait invadiu o campo e pediu a anulação do jogo em que a equipe de seu país perdeu para a França pelo placar de 4 a 1.

- Na Copa do Mundo do México (1986), os brasileiros ficaram surpresos antes do jogo entre Brasil e Espanha. Em vez de tocar o Hino Nacional Brasileiro, tocou o Hino à Bandeira.

- Na realizada nos Estados Unidos, em 1994, um fato muito curioso ocorreu no jogo entre Bulgária e México. O defensor mexicano Marcelino Bernal, ao tentar salvar uma bola, exagerou na força e acabou quebrando a trave.

- Na Copa do Mundo do Japão / Coreia do Sul, realizada em 2002, ocorreu o gol mais rápido da história da competição. O jogador turco Hakan Sukur marcou aos 11 segundos um gol contra a seleção da Coreia do Sul.

- Na base da Taça da Copa do Mundo de Futebol existe espaço para gravar o nome das seleções campeãs somente até o ano de 2038.

- A primeira Copa do Mundo de Futebol a ter um mascote foi a de 1966, na Inglaterra. Era um leãozinho chamadoWillie.

- Na Copa da Alemanha de 1974, a seleção da Holanda ganhou o apelido de "Laranja Mecânica", graças ao encantador futebol apresentado. 

- Na final da Copa do Mundo de 1990, na Itália, o árbitro esqueceu de olhar o tempo no relógio, e o primeiro tempo chegou aos 53 minutos.

- Até a Copa do Mundo de 2006, já foram disputadas 708 partidas.

- O jogador mais jovem a jogar uma partida de Copa do Mundo foi o irlandês Norman Whiteside. Ele disputou a Copa realizada na Espanha em 1982, com apenas 17 anos.

- A maior média de gols em uma Copa foi a de 1954 (Suíça). Foram marcados, em média, 5,4 gols por partida.

- A menor média de gols em uma Copa foi a de 1990, na Itália. Na ocasião, foram marcados, em média, 2,21 gols por partida.

- A Copa do Mundo do México (1970) foi a primeira a ter as partidas transmitidas pela televisão.

- Em todas as Copas do Mundo, até 2006, foram marcados 2063 gols.

- A Copa do Mundo de 1930, no Uruguai, foi a única edição que não teve eliminatórias.

- A edição da Copa que teve o maior número de gols foi a de 1998, na França. Nesta copa foram marcados 171 gols.

- Os cartões vermelho e amarelo foram utilizados pela primeira vez em Copas do Mundo em 1970, no México.

- A seleção da Suíça não tomou nenhum gol na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.

- Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), a taça Jules Rimet (troféu oficial da Copa do Mundo) ficou escondida dentro de uma caixa de sapatos, debaixo da cama do vice-presidente da FIFA.

- A Copa do Mundo com a maior média de gols foi a da Suíça (1954). Durante o evento houve a elevada média de 5,4 gols por partida. Foi nesta Copa que a brilhante seleção húngara goleou a Inglaterra pela largo placar de 6 a 3.

- O goleiro que ficou o maior tempo sem tomar gols em uma Copa do Mundo foi o italiano Walter Zenga. Ele conseguiu ficar, na Copa de 1990, 517 minutos sem sofrer gols.

- O camaronês Roger Milla foi o jogador mais velho a marcar um gol em Copas do Mundo. Aos 42 anos e 39 dias, Milla marcou o único gol da seleção de Camarões na derrota para a Rússia na Copa de 1994.

- O jogador mais novo a marcar um gol em Copa do Mundo foi o brasileiro Pelé. Com apenas 17 anos e 239 dias, ele marcou um gol contra a seleção do País de Gales, em 1958.

- O maior artilheiro de todos os tempos da história da Copa do Mundo é o brasileiro Ronaldo. Ele participou de 4 Copas do Mundo (de 1994 a 2006) e marcou 15 gols. Já o francês Just Fontaine é o maior artilheiro em uma única Copa. Na Copa do Mundo de 1954, realizada na França, Fontaine marcou 13 gols.

- O técnico com maior número de jogos acumulados em copas foi o alemão Helmut Schön. Ele comandou a seleção da Alemanha em 25 jogos entre as copas de 1966 a 1978. Schön também é o recordista em número de vitórias em Copas do Mundo, com o total de 16.

- A maior média de gols em uma copa do mundo ocorreu no ano de 1954 (Suíça) com a elevada média de 5,38 gols por partida (total de 140 gols). Já a Copa com menor número de gols foi a de 1990, na Itália, com apenas 115 gols e uma média de 2,21 por partida.

- A seleção com maior número de cartões vermelhos acumulados em copas do mundo é da Argentina. No total, são 10 cartões vermelhos. O Brasil vem em segundo lugar com 9 cartões vermelhos.

- A Copa do Mundo da África do Sul, realizada em 2010, foi a que teve o maior número de telespectadores: cerca de 550 milhões.

- Brasil e Alemanha são os maiores finalistas de todos os tempos. As duas seleções chegaram 7 vezes em finais de Copas do Mundo.

Déficit de sono tem efeito 'dramático' sobre o corpo humano, conclui estudo



Fonte: BBC Brasil

Quantidades insuficientes de sono durante um período prolongado pode ter efeito profundo sobre o funcionamento do corpo humano, segundo pesquisadores britânicos.

Um experimento concluiu que a atividade de centenas de genes no organismo de voluntários foi alterada quando eles dormiram menos de seis horas por noite durante uma semana.


Doenças cardíacas, diabetes, obesidade e mau funcionamento do cérebro foram vinculados ao pouco dormir.Em artigo na publicação científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), os pesquisadores disseram que os resultados do estudo ajudam a explicar como o sono insuficiente prejudica a saúde.

O processo pelo qual o déficit de sono altera a saúde, no entanto, ainda não é conhecido.

A equipe da Universidade de Surrey, na Inglaterra, coletou amostras de sangue de 26 pessoas após elas terem dormido bastante - até dez horas por noite - durante uma semana.

Na segunda fase do experimento, o mesmo grupo foi submetido a uma semana de sono insuficiente - menos de seis horas por noite. Amostras de sangue foram colhidas novamente.

Ao comparar as amostras, os cientistas observaram que a atividade de mais de 700 genes no organismo dos participantes foi alterada após a mudança no padrão do seu sono.
Configuração química

Cada gene contém instruções para a fabricação de uma proteína. Portanto, os que ficaram mais ativos produziram mais proteínas. Isso alterou completamente a configuração química no corpo dos voluntários.

O relógio natural dos seus organismos também foi perturbado pela falta de sono. A atividade de alguns genes aumenta e diminui no decorrer do dia, mas esse efeito foi enfraquecido pelo déficit de sono.

Falando à BBC, Colin Smith, da Universidade de Surrey, disse que "houve uma mudança dramática na atividade de muitos tipos diferentes de genes".

"Áreas como o sistema imunológico e a forma como o organismo reage a danos e estresse foram afetadas", agregou. "Claramente, dormir é essencial para a reconstrução do corpo e a manutenção de um estado funcional. (Caso contrário) vários tipos de danos parecem acontecer, o que pode resultar em doenças. Se não podemos reabastecer ou substituir células, isso leva à (formação de) doenças degenerativas."

O especialista disse que muitas pessoas podem estar vivendo com déficits de sono ainda maiores do que os estudados. Isso significa que essas mudanças nos genes podem ser comuns.

Comentando os resultados do experimento, o pesquisador Akhilesh Reddy, que estuda o relógio biológico humano na Universidade de Cambridge, Inglaterra, disse que o estudo é "interessante".

Para ele, as revelações mais importantes são os efeitos do sono insuficiente sobre inflamações e o sistema imunológico. Ele explicou que é possível estabelecer-se um vínculo entre esses efeitos e problemas de saúde como a diabetes.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Jogos Escolares/2014



O Minas Olímpica/JEMG é um Programa do Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes e da Secretaria de Estado de Educação. A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG. O convênio visa o aperfeiçoamento da gestão dos Jogos e a melhoria do nível técnico dos participantes. 
O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2014 indica os representantes do Estado para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares. 

Regional em Barbacena com 200 jogos. 

De 7 a 12 de junho acontece a etapa regional do JEMG, nas cidades de Arcos, Barbacena, João Monlevade, Monte Carmelo, Montes Claros e Pouso Alegre. Em Barbacena, cerca de 2000 mil alunos-atletas participam do JEMG nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez. Serão 200 jogos em cinco dias de competição, envolvendo 130 escolas de 70 municípios. Os municípios participantes são: Além Paraíba, Abre Campo, Alfredo Vasconcelos, Alto Caparaó, Alto Rio Doce, Alvinópolis, Andrelândia, Antônio Carlos, Arantina, Barbacena, Barroso, Bom Jardim de Minas, Caiana, Canaã, Caparaó, Carangola, Carangola, Cataguases, Coimbra, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Desterro do Melo, Desterro do Melo, Divino, Dona Euzébia, Dores de Campos, Ervália, Espera Feliz, Eugenópolis, Fervedouro, Guidoval, Ijací, Itumirim, Itutinga, Juiz de Fora, Leopoldina, Lima Duarte, Matias Barbosa, Miradouro, Miraí, Muriaé, Patrocínio do Muriaé, Paula Cândido, Pedra Dourada, Piedade do Rio Grande, Piraúba, Ponte Nova, Porto Firme, Raul Soares, Rio Pomba, Santa Bárbara do Tugúrio, Santana de Cataguases, Santos Dumont, São Francisco do Glória, São Geraldo, São Geraldo, São João del-Rei, São João Nepomuceno, São João Nepomuceno, São Miguel do Anta, São Tiago, São Vicente de Minas, Senador Firmino, Senhora dos Remédios, Sericita, Tiradentes, Tocantins, Tombos, Ubá e Viçosa. 

A abertura oficial será no dia 8, às 19 horas, na Praça Adriano de Oliveira (Praça da Estação), na Rua Sete de Setembro, s/nº, bairro Centro. 


O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2014 é o maior e o mais importante Programa esportivo-social de Minas Gerais e faz parte do Programa Estruturador do Governo do Estado. É uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas com alunos do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios. Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2002, 2001 e 2000) e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 99, 98 e 97). 



As modalidades disponíveis no JEMG/2014 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia (modalidade de apresentação), voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. Os Jogos acontecem em 4 etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II, de 15 a 17 anos.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

VÍDEO CINE RECOMENDA: ÚLTIMA VIAGEM A VEGAS




SINOPSE: Billy (Michael Douglas), Paddy (Robert De Niro), Archie (Morgan Freeman) e Sam (Kevin Kline) são amigos desde a infância e hoje são senhores de idade. Quando Billy, o solteirão do grupo, decide enfim pedir em casamento sua namorada de trinta e poucos anos, ele e os amigos resolvem viajar até Las Vegas para reviver a juventude e curtir uma tremenda despedida de solteiro. O que eles não imaginavam é que a Las Vegas atual seria bem diferente da cidade que eles conheceram décadas atrás.

Este filme e muitos outros você encontra na Vídeo Cine
Rua Presidente Antônio Carlos, n°09, Centro
Tel:3331-6593 / 3331-0992

GENTE E NEGÓCIOS: EXPO 2014 SHOW LEONARDO

A 47ª Exposição Agropecuária de Barbacena foi sucesso de público, organização e entretenimento.  Milhares de pessoas, turistas e produtores de toda região marcaram presença e ficaram encantados com a estrutura, segurança e animação da Expo 2014. Seguem clicks:













Nada é de repente



Por Ahmad Neto

Um carro que quebra, um casamento que chega ao fim, uma doença que se instala, a morte que chega. Nada, absolutamente nada, é de repente! A vida sempre dá sinais, e os acontecimentos são invariavelmente precedidos de avisos, ora por fortes evidências, ora por sutis sinais que antecedem um fato iminente. Nos automóveis, podemos perceber quando algo não está funcionando como dantes; quando o freio não apresenta a mesma eficiência, quando um certo barulho estranho vem da suspensão, do motor ou de alguma outra parte do carro e, que alguns, menos atentos ou confiantes demais, ignoram, até que o pior acontece. Quantos motoristas se dizem surpresos ao terem suas viagens interrompidas por algo que os deixa na mão, alegando que foi “de repente”. Isso quando não é mais grave, chegando até a acidentes fatais. Nos casamentos, também, é assim; alguém na relação se mostra insatisfeito com a rotina, com a conduta do outro, às vezes com algumas atitudes que para quem as faz são pequenos deslizes, mas que para o outro, dadas as suas repetições, são como afrontas. Um exemplo disso é o da mulher organizada que se casa com um homem desorganizado. Ela mantém cada coisa no seu lugar pois gosta da ordem, da estética do lar , da limpeza, mas o homem, geralmente, mimado pela mãe, não respeitando esse senso de lar inteligente, afronta a mulher, dispensando suas roupas e pertences em qualquer lugar da casa, com sua falta de asseio e de bons modos, achando que, por ela estar casada com ele, o jogo já está ganho, e ela nunca o deixará. Felizmente, hoje em dia os casamentos duram pouco. Calma! Talvez, você que está lendo este artigo, esteja pensando que não sou a favor dos casamentos duradouros; é, você está certo! Quando os casamentos constituem uma prisão aonde pessoas têm que mudar seus bons hábitos em favor de viver com uma pessoa estúpida e inconsequente, eu sou a favor sim, da separação. É claro que a moça prudente vai sondar, não confiando apenas em seus olhos e coração, e usando de sua razão e intuição para entender, logicamente, quem é o rapaz com quem pretende se casar, e aí pode decidir se vale a pena ou não, diminuíndo a chance de uma desilusão futura. Mas voltemos ao tema deste artigo; como dizia, também, as doenças não se instalam por acaso, o corpo vai dando pequenos sinais. É uma certa indisposição, uma certa dor que avisa quando algo não está bem e, talvez, algo de mais grave esteja por acontecer, se não houver prevenção. Se perguntarmos às pessoas em estado grave de doença, quase que em uníssono as ouviremos dizer que a doença chegou do nada, que ninguém estava esperando por ela. É claro que não estavam. Quem, em sã consciência, espera por doença? Mas ao menor sinal de que não estamos bem, devemos buscar algum diagnóstico, e o tratamento adequado que nos previna da piora e da possível morte. O fato é que um contingente enorme de pessoas são assustadoramente desatentas ou, seja por imperícia, quando não sabem se prevenir, ou por imprudência, quando não dão a devida importancia aos sinais, ou pior ainda, por negligência, quando simplesmente desprezam qualquer sinal, muito embora sabendo quais as consequências que podem advir de seu descaso, confiando que nada de ruim lhes acontecerá, se sujeitam ao pior. Impressionantemente, há pessoas que acreditam que o mal só acontece na casa do vizinho, com seus filhos e sua vida e, por pensarem assim, não se preparam, para as coisas difíceis, que certamente um dia enfrentarão, e pretensiosamente dirão que o que lhes aconteceu de ruím, foi apenas por acaso, um imprevisto apenas e, ainda pior, colocam a culpa em Deus, dizendo que “Ele quis assim. Parafraseando Lulu Santos digo, “assim caminha a humanidade”. Os que não cuidam de si, não cuidam de suas casas, certamente não cuidarão do planeta. 

Os sinais de que a vida no planeta tá ficando cada vez mais insustentável, também, estão cada vez mais evidentes. Há muito tempo o homem vem sendo alertado sobre suas atitudes predatórias para com a terra, com desmatamentos e a poluição das águas e do ar. Inadvertidamente desmata, polui, mata e destrói. A ciência holística, que é o conhecimento da consequência, nos alerta que a alma sobrevive após a morte do corpo, e a pergunta que não quer calar é: A quem prestará contas o homem destruidor, quando se vir sem corpo e sem planeta? E quanto aos conscientes, que nada fazem para impedí-los de avançar com sua sanha destruidora, o que responderão diante do tribunal da consciência? Seja por pesquisas, seja pelos fenômenos climáticos ou, seja pelas catástrofes que de quando em vez assolam a humanidade, somos constantemente alertados sobre nossas atitudes erradas no trato com a natureza. De alguma forma, sutil ou evidente, a vida sempre deu e sempre dará sinais. Ninguém poderá dizer amanhã que foi surpeendido com algo de que não tinha ideia que aconteceria, pois nada é “de repente”.


quinta-feira, 5 de junho de 2014

ORLANDO



Por Rafaela Beloni

Apesar de já conhecer bem Orlando, entre os dias 15 e 22 de maio, estive na cidade com outro olhar e objetivo. Fui convidada a fazer um tour técnico e conhecer melhor todos os serviços prestados na cidade, fazer visitas técnicas e experimentar novidades, sendo assim, estive no Valencia College, visitei os parques da Disney, Universal, Island, Sea World e Discovery Cove. Conheci alguns restaurantes (e comi em todos) e principalmente, visitei vários hotéis. A viagem foi muito proveitosa, e na coluna de hoje vou apresentar meu ponto de vista sobre alguns hotéis que selecionei.

Começo pelo famoso Rosen Inn at Pointe Orlando (antigo Quality Inn 9000) que fica localizado na também famosa International Drive, muito conhecida pelos brasileiros. O que posso dizer é o seguinte: o hotel condiz com o preço da diária oferecida que gira em torno de US$ 65, ou seja, quartos muito pequenos (não cabe uma família de 04 pessoas mais as malas), lobby e recepção sempre muito cheios e uma observação importante: os quartos são todos carpetados. Outra observação que faço é que a maioria dos brasileiros acredita que a International Drive é a melhor localização para se ficar em Orlando, mas engana-se, pois fica afastado dos parques e shoppings e não é fácil andar a pé por lá, portanto, vai precisar usar um transporte de qualquer maneira. As pessoas que ficam nesse hotel geralmente alugam carro e usam o carro para tudo, sendo assim, tenho uma melhor opção de estadia, dentro de um orçamento mais baixo.

Minha sugestão para um hotel da mesma categoria é o Quality Inn & Suites Universal Studios area. A diária gira em torno de US$85, e ele fica muito bem localizado, próximo aos parques da Universal e City Walk. Além disso, tem transfer para todos os parques grátis, além de um trolley que leva aos shoppings e outlets que custam US$2,00, ou você ainda pode comprar um dia de uso por US$5,00. Os quartos são espaçosos e tem um café da manhã bem simples incluso na diária.

Visitei ainda o Confort Inn Suites na Canada Avenue, bom hotel e bem localizado; Clarion Lake Buena Vista, esse tem o mesmo padrão do Rosen Inn, e o West Gate Lakes, maravilhoso! Com diárias a partir de US$99, você encontra um hotel de padrão diferente. Na verdade é como um apartamento alugado com cozinha, lavanderia só que com serviço de hotel. Muito bem localizado, você pode comprar o café da manhã como na maioria dos hotéis em Orlando ou preparar seu café no quarto, pois a cozinha é equipada com geladeira, fogão, e micro-ondas. Quer viajar com toda a família? O West Gates tem apartamentos que podem acomodar até 16 pessoas, e muito bem!

Mas os meus favoritos até essa viagem eram os hotéis da Disney, o Disney All Star Resorts. Eles são indiscutivelmente uma excelente opção de estadia. Os valores das diárias começam em US$100 e o hotel oferece gratuitamente transporte de chegada e saída para o aeroporto e transporte para os parques Disney a cada 15 minutos. Os quartos tem um bom tamanho e claro, a magia Disney em todos os cantos.

Mas o que acontece é o seguinte: Inaugurado recentemente para concorrer diretamente com os hotéis da Disney All Star Resorts, o Universal Cabana Bay Beach Resort não deixa nada a desejar, ou até mesmo, eu diria, acabou superando tais hotéis. Fiquei hospedada alguns dias lá e pude observar cada detalhe, assim como já o fiz com os hotéis da Disney. O atendimento está excelente, o espaço físico maravilhoso, restaurante impecável, quartos lindos e também oferece transporte gratuito para os parques da Universal.

Portanto, fica a dica: em Orlando, hotel bom e com preço bacana não falta, mas lembrando de que se seu objetivo é viver a Disney, o faça no lugar certo! Na próxima coluna trago notícias dos restaurantes, da universidade e dos parques. Até lá!


Magic Viagens e Turismo
Rua Silva Jardim 100B
Bairro Boa Morte - Barbacena - MG
(32)3332-5189
www.facebook.com/magicviagenseturismo

DOS CÉUS DO MUNDO AOS VOOS EDUCACIONAIS EM TERRAS ALTEROSAS




Há um dito que diz: “o céu é o limite.” Entretanto, não é para todos que ele se faz valer; principalmente para aqueles que já desbravaram os céus deste mundo e buscam, por isto, desafios novos, novas metas a cumprir.

Este é o caso do ex-comandante da aviação civil e agora empresário Victor Omar De Lucca Ferreira, que alçou um ousado voo otimista tendo como missão a melhoria da qualidade do ensino de línguas estrangeiras em Barbacena e região. Para tal, ele lançou, no coração comercial barbacenense, o curso Master Idiomas.

Com o conhecimento de causa de quem viveu 25 anos das quase quatro décadas de experiência como aviador de companhias aéreas realizando voos em rotas internacionais, De Lucca sabe da importância do estudo de outros idiomas não só para o aprimoramento profissional em diversas carreiras, mas, também, para o aumento da satisfação das pessoas que planejam fazer turismo no exterior.

“Eu pude vivenciar diversas ocasiões nas quais o domínio da uma língua estrangeira me favoreceu, tanto na conquista de promoções na empresa quanto na execução de um bom comando enquanto em um voo. Além disto, nos momentos de lazer, eu pude aproveitar melhor os passeios por me sentir seguro para tirar dúvidas com os nativos, chegar aos locais que desejava e compreender tudo o que estava acontecendo ao meu redor. E é justamente isto o que objetivo com o Master Idiomas: colaborar para que os barbacenenses e moradores da região conquistem esta segurança, convertendo isto em benefícios profissional e pessoal” – destaca De Lucca.

O curso

Com o slogan “faça seu futuro acontecer”, o Master Idiomas procura, com pontuais ações presentes, transformar positivamente a vida dos alunos por meio da docência profissionalizada e eficiente das línguas alemã, espanhola, francesa, inglesa e italiana.

Com a matriz localizada no Plaza Shopping de Barbacena, o curso, fundado em fevereiro de 2013, oferece metodologias diversificadas para atender às expectativas do público de todas as idades, com dinâmicas específicas para crianças, jovens, universitários, adultos, empresários e pessoas da terceira idade.

Para democratizar o acesso ao domínio de outros idiomas a um maior número de pessoas, o Master Idiomas vai inaugurar, em julho, uma filial em Ibertioga, possibilitando aos moradores locais e das cidades circunvizinhas a oportunidade de aprenderem outras línguas.

Perfil do empresário

Gaúcho de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, De Lucca nasceu no dia 4 de abril de 1951. Dezesseis anos depois, ele passou a chamar Barbacena de lar, isto ao ser aprovado para integrar como aluno número 67/282, a turma de 1967 da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), iniciando, assim, a vida profissional junto à Força Aérea Brasileira (FAB).

Após concluir os estudos na Epcar, De Lucca experimentou a inesquecível emoção que todo piloto vivencia ao fazer seu primeiro voo solo, já no Centro de Formação de Pilotos Militares (CFPM), localizado na capital potiguar Natal, ao pilotar as aeronaves T23 Uirapuru e, posteriormente, o Cessna T37.

Em 1972, ao chegar ao primeiro ano da Academia de Força Aérea (AFA), em Pirassununga, cidade do interior do estado de São Paulo, o então cadete-aviador decidiu pelo pedido de desligamento da FAB. No ano seguinte, porém, prestou o concurso para o curso de Formação de Pilotos Comerciais na Escola Varig de Aeronáutica (Evaer), onde iniciou as atividades em 1974, voando no monomotor Diplomata e no bimotor Piper Navajo.

Entre 1976, quando se formou copiloto-estagiário, sendo designado a pilotar o Boeing 707, e 2006, ano em que se despediu da Varig, que encerrou as suas operações, foram 32 anos de aprimoramentos, cursos [inclusive no exterior] e promoções.

Por fim, além de fazer parte do grupo de comandantes que realizou o translado para o Brasil dos dois primeiros Boeings 737-300 a voarem no País e de alcançar a gerência de frota do modelo Mcdonnell Douglas (MD11) junto à Diretoria de Operações da Varig, De Lucca chegou ao ápice de sua carreira como Comandante Master de Linha Internacional, tendo comandado voos na aeronave MD11 tanto no transporte de passageiros quanto no de cargas, sendo este último junto à empresa Varig Logística (Variglog).

A última empresa na qual trabalhou com a aviação foi TAM Linhas Aéreas, onde foi admitido, ainda em 2008, como comandante de MD11. No ano seguinte, fez o curso Ground School, em Miami, nos Estados Unidos, na subsidiária americana da Airbus Industries, se qualificando ao comando das aeronaves A-319, A-320 e A-321, encerrando as atividades em 2013. No mesmo ano, inaugurou o curso Master Idiomas em Barbacena, alçando, desde então, em parceria com a esposa Maria José Vieira de Oliveira De Lucca Ferreira, voos educacionais sobre as alterosas terras de Minas Gerais.

Serviço

O Master Idiomas localiza-se no Plaza Shopping em Barbacena, nas salas 55 e 56 do primeiro piso. Informações sobre horários e valores das aulas podem ser obtidas na sede do curso, entre as 9h30 e as 18h30, pelos telefones (32) 3051-1910 e (32) 9173-5000, ou pelo e-mail curso.master.idiomas@gmail.com.