JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Hospital Geral vai contratar 317 funcionários para o Pronto Atendimento

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), por meio do Hospital Geral de Barbacena, realizará processo seletivo simplificado para contratação de profissionais na área de saúde, com o objetivo de atender a demanda da instituição com a transferência do Pronto Atendimento (PA) da Santa casa de Barbacena para suas dependências. A transferência do Pronto Atendimento (PA) de Urgência e Emergência foi autorizada pelo Governador Alberto Pinto Coelho, após solicitação da Prefeitura Municipal de Barbacena e os ajustes estabelecidos entre o Secretário de Saúde do Estado, José Geraldo Prado, o Prefeito Toninho Andrada e o Presidente da Fhemig, Antônio Carlos Martins. Recentemente, o Governador do Estado, Alberto Pinto Coelho, visitou as obras de adequação do prédio para a instalação imediata dos serviços.
De acordo com o Edital já publicado, serão preenchidas 317 vagas, que abrangem 25 funções nas carreiras de médico, enfermagem, analista de gestão e assistência à saúde e técnico operacional de saúde. As inscrições já estão abertas, e poderão ser feitas pelos candidatos das 08:00 horas do dia 27 de agosto  até as 17:00 horas do dia 07 de setembro próximo, através do site www.fhemig.mg.gov.br, link “Como ingressar na Fhemig” – Regulamento 04/2014. As inscrições para os cargos/funções de médico e cirurgião bucomaxilofacial deverão ser realizadas obrigatoriamente por meio do preenchimento do currículo, anexo ao regulamento, e envio do mesmo para o e-mailselecao.simplificada@fhemig.mg.gov.br.  Mais informações poderão ser obtidas nos telefones (32) 3339-1655/1627/1637/1631.
O provimento dos cargos/funções inclui a contratação dos seguintes profissionais: Administrador, Assistente Social, Cirurgião Bucomaxilofacial, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Farmacêutico Hospitalar, Fisioterapeuta Respiratório, Fonoaudiólogo, Médico Clínica Médica, Médico Ortopedista, Médico Cirurgia Geral, Médico Anestesiologista, Médico Radiologista, Médico Neurocirurgião, Médico Cirurgia Vascular, Médico Cirurgia Plástica, Pedagogo, Psicólogo Organizacional, Psicólogo Clínico, Técnico em Patologia Clínica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico em Informática e Técnico em Radiologia.
A operacionalização das medidas ficará a cargo do Diretor do Hospital Geral de Barbacena, Jorge Correa, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. O Secretário José Orleans da Costa demonstrou satisfação com a medida porque, segundo ele, “possibilitará uma estrutura muito mais ampla e eficiente do que a hoje existente na Santa Casa”.
O Prefeito Toninho Andrada agradeceu ao Governador Alberto Pinto Coelho, ao Secretário José Geraldo e ao Presidente da Fhemig Antônio Carlos pelo acatamento das reivindicações do município, com a pronta autorização de todas as medidas administrativas e financeiras para a transferência do Pronto Atendimento da Santa Casa para o Hospital Geral, da rede Fhemig. Toninho destacou, também, a ação do Secretário Municipal de Saúde José Orleans da Costa, que “soube conduzir com muita eficiência as articulações técnicas junto aos órgãos estaduais, interagindo com rapidez e precisão com todas as instâncias envolvidas”.
Fonte: Prefeitura Municipal de Barbacena

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Começa neste sábado mutirão preventivo de combate à dengue


Com a finalidade de intensificar os trabalhos de combate ao mosquito aedes aegypti na cidade, a Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde inicia neste sábado, dia 23, o “Mutirão preventivo da dengue”. As atividades envolverão a distribuição de panfletos educativos aos moradores, o recolhimento daquele lixo que acaba se transformando em criadouros do mosquito transmissor da doença e que estão jogados em terrenos baldios ou nos quintais das residências. Será também um momento de chamamento da população para estar atuando de maneira mais preventiva.  
O Mutirão iniciará pelo bairro Diniz, local que apresenta o maior índice de infestação do mosquito. Um dos parceiros neste trabalho será a Secretaria Municipal de Obras e Mobilidade Urbana (SEMOB) que estará com um caminhão e alguns servidores no recolhimento do lixo. Paralelo, 14 agentes de endemias estarão atuando na conscientização dos moradores e acontecerá das 8h as 13h. Os próximos bairros a receberem o mutirão são: Caiçaras (30/08), Água Santa (13/09), Nove de Março e Santa Maria (29/09), São Pedro (27/09), Nossa Senhora Aparecida (04/10) e no João Paulo II e Santa Luzia com datas ainda a serem definidas.
“Contamos com a colaboração da população, porque a participação dela neste processo é fundamental, principalmente porque a maior parte dos focos do mosquito encontrado em Barbacena foi na área residenciais”, disse Elizabeth Maria Vasconcelos Grecco, coordenadora de Vigilância em Saúde de Barbacena. Segundo ela, mesmo com o mutirão, os trabalhos diários de visitas às residências não param. Uma outra ação que está sendo intensificada no município é em relação aos encontros preventivos realizados dentro das escolas. 
Só nos primeiros sete meses deste ano, foram localizados em Barbacena mais de 180 fotos do aedes aegypt, número muito preocupante. Somente sete casos de dengue foram confirmados na cidade. 
Fonte: Prefeitura de Barbacena

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Encontro Histórico-Musical na Casa de Cultura


A Associação Cultural do Arquivo Histórico Municipal Professor Altair José Savassi (ACAHMPAS) e a Sociedade de Cultura Musical de Barbacena (SCMB) realizam, no próximo dia 26 de agosto, na Casa da Cultura, um Encontro Histórico-Musical, com início às 19h e entrada fraca. Segundo a historiadora e chefe do Arquivo Histórico Municipal, Edna Rezende, o evento pretende apresentar alguns dos personagens que habitam os documentos do Arquivo Municipal e ilustrar suas histórias através da música.
Para compor a trilha sonora dos personagens resgatados de diversos documentos existentes no Arquivo, serão apresentadas composições de Gino Bechi (interpretação de Caio Matheus Lopes de Almeida), Sérgio Endrigo e Lucio Dalla (interpretação de Sheldon Augusto Soares de Carvalho) e Jimmy Fontana (interpretação do professor Claudiney Luiz Gouveia).  O acompanhamento ao piano será do professor David Sad. A Casa da Cultura fica na Rua General Câmara, número 11.

Muitos personagens
Somente no conjunto de documentos originários do Poder Judiciário, o Arquivo Histórico de Barbacena possui 30 mil documentos que cobrem um período de 1747 a 1980. Além dessa documentação de grande valor histórico, em grande parte já identificada e disponibilizada ao público, há ainda cerca de 150 caixas de documentos criminais dos séculos XIX e XX aguardando tratamento arquivístico.
Entre documentos de personagens famosos e anônimos, há dados curiosos, como o Inventário dos Bens deixados pelo Conde de Prados - Camilo Maria Ferreira Armond - falecido em 1882, típico aristocrata da época.
Por outro lado, os documentos revelam a trajetória da africana Vitória da Silva, trazida da Costa da Mina como escrava para o Brasil ainda no século XVIII. Em Barbacena, ela dividiu o cativeiro e a vida com Francisco Benguela, escravo de Pedro da Silva. Quando faleceu, no dia 10 de julho de 1805, Vitória era forra e deixou três filhas, duas netas e dois genros, também libertos. Empreendedora, ela tornou-se comerciante em Barbacena, possuía imóveis, joias e até um escravo! 

Fonte: Prefeitura Municipal de Barbacena

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

SEM A UEMG, O ENSINO EM MINAS TENDE AO FRACASSO!



Por Marcelo Miranda

O vem acontecendo com a Educação em Minas Gerais? Quais são as reivindicações que os professores estaduais fazem? O que é essa Lei 100? São muitas questões que a população não vem acompanhando de perto e, por profundo desconhecimento de causa, acabam por criticar os profissionais da educação mineira de forma leviana. Estes profissionais que, de maneira legítima e pacífica, vem realizando vários protestos e manifestações para apresentarem à população, bem como ao governo do Estado, as insatisfações em face ao rumo que a educação em Minas Gerais toma, bem como as condições precárias de trabalho na única universidade estadual pública de Minas Gerais.
Na realidade, alguns dias do mês de agosto, a UEMG Belo Horizonte, bem como diversas outras unidades, mantiveram-se em “Estado de Greve” por melhores condições para os 359 profissionais designados que foram efetivados após a lei 100/2007.
Em Barbacena, no dia 11 de agosto, os professores realizaram uma caminhada que contou com a presença de cerca de 400 pessoas, dentre elas professores da UEMG, alunos, servidores da educação, de maneira geral. O movimento se iniciou à Praça do Rosário, chegando ao chafariz municipal, onde foi realizada uma aula pública para os presentes, como ato principal de protesto às condições precárias da UEMG em todo Estado.
Mas acontece que esse problema já é antigo e a bomba só explodiu agora. Os professores da instituição vêm denunciando, já a algum tempo, que construíram a vida profissional na instituição ao longo de cerca de 20 anos na posição de "contratados precariamente". Com a implantação da lei 100, em 2007, os professores passaram a ter uma “aparente estabilidade” proporcionada pela “efetivação”, mas ao mesmo tempo não tinham permissão de expandirem suas cargas horárias, tendo suas ações no ensino e na extensão limitadas.
Na realidade, a Lei 100 só foi criada no intuito de resolver um problema de caixa do governo do Estado que, durante décadas, recolheu a contribuição previdenciária dos servidores "contratados precariamente", mas embolsou o dinheiro, não repassando ao INSS os bilhões de reais recolhidos. Com isso, vários profissionais designados que se aposentaram se depararam com o problema de terem contribuído para a previdência, mas, ao mesmo tempo, não terem o direito de receber sua aposentadoria. 
De acordo com o Sind-UEMG, os professores da universidade  fazem parte dos 98.000 servidores do Estado vitimizados pela lei, que foi considerada como inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A UEMG conta atualmente com um total de 853 professores, sendo 420 designados, 74 efetivos e 359 efetivados "contratados precariamente" (como são denominados os professores incluídos na Lei 100). São 9.439 alunos em 2014.  Em termo de distribuição de número de curso, a  universidade tem hoje 49 presenciais e dois de Educação a Distância (EAD) na graduação e  dois de pós-graduação  lato sensu (especialização) à distância. Além de seus cursos de mestrado e doutorado.
Ou seja, a UEMG faz a pesquisa em Minas Gerais ter um norte. A UEMG oferece, em sua maioria, ensino público, gratuito e de qualidade em todos os cantos de Minas Gerais. Só em Barbacena a UEMG já formou mais de 1500 pedagogos e, hoje, tem mais de 500 alunos, nos cursos de Pedagogia e Ciências. Por essas e outras razões a UEMG merece o devido respeito, principalmente do governo de Minas Gerais, que deveria aplicar seus esforços para resolver essas e outras questões relacionadas à UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Sem a UEMG, o ensino, a pesquisa e a extensão no Estado tendem ao fracasso.  


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Os benefícios da cápsula de cacau.



A cápsula de cacau reduz a ansiedade, combate a depressão e dá sensação de bem-estar. O cacau estimula a liberação de endorfinas e a elevação da disposição mental, graças às aminas biogênicas.


A cápsula de cacau é um dos melhores fitoterápicos com impacto no humor, essencial para a produção de serotonina, estimula a liberação de endorfinas, eleva a disposição mental melhorando o quadro de depressão.


O cacau também concentra outras substâncias, como teobromina, feniletilamina, tetrahidrocarbolines, fenilalanina e tirosina. Juntos, reforçam a sensação de bem-estar e ajudam a levantar o astral, a combater a depressão e a reduzir a ansiedade.

A 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina agem no cérebro fechando os receptores que pedem doce; assim fica mais fácil controlar o desejo por açúcar e manter o peso.O cacau também contém flavonóides que são excelentes antioxidantes.

Dentre os benefícios, alguns estudam a ação cardioprotetora, anticancerígena e a maior disponibilidade do óxido nítrico que contribui na redução da pressão arterial. Nos aspectos neurológicos, o cacau melhora a função cognitiva, estimula a liberação de endorfinas que são substâncias que melhoram o humor, reduzindo a depressão e elevando a disposição mental.

Na estética, o cacau consumido como alimento, tem papel de fotoproteção, ou seja, diminuiu o efeito do sol na pele e reduz o eritema provocado pelo sol. Quando uso tópico, ou seja, aplicado na pele em cremes e loções, estudos indicam que o cacau melhora as endorfinas na pele provocando relaxamento, além da redução de rugas. Disponível na Farmácia Magistral 3333-0534 situado na Praça do Rosário.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

POR MEDO OU PRECONCEITO HOMENS DEIXAM DE FAZER EXAMES PREVENTIVOS



Dos 95 milhões de homens brasileiros, 35 milhões já passaram dos 40 anos, quando começam a aparecer os problemas de saúde relacionados ao envelhecimento masculino. Entre as doenças que mais preocupam está o câncer de próstata, e é difícil eleger onde está o maior tabu: se o exame de toque, que afasta muitos homens dos consultórios, e poderia prevenir o avanço da doença; se a impotência sexual, uma das possíveis consequências. A sociedade evoluiu, mas ainda hoje existe muito preconceito em relação à saúde masculina, sendo que a detecção precoce poderia mudar o curso de muitas doenças.
Para Carlos Corradi, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o machismo ainda impede que o homem se cuide. “Ele precisa ter consciência de que exames como o de toque não vão fazer com que ele perca a virilidade. Nesse ponto, a participação da mulher é muito importante, porque 90% dos pacientes vão ao consultório levados pela companheira”, alerta. O envelhecimento do homem tem impacto direto no seu aparelho urogenital e é aí que tudo complica. “Principalmente depois dos 50 e 60 anos, ele tem medo de ficar doente porque sempre acreditou que é o sexo forte.”
Fato é que 75% deles terá um aumento da próstata à medida que envelhece. E um, de cada seis homens, terá câncer de próstata, que se detectado no início tem 95% de cura. Ora, se é tão grande o medo da impotência, por que não prevenir que um dos seus gatilhos seja acionado? Outro problema frequente, e pouco conhecido pelos próprios homens, é a andropausa: a baixa nos níveis de testosterona. Enquanto a menopausa atinge 100% das mulheres, a correspondente masculina atinge a maioria dos homens, embora apenas 30% desenvolvam os sintomas, com impacto especial na qualidade de vida.
As manifestações, que podem aparecer a partir dos 50 anos são problemas com a libido, ereção, ejaculação e orgasmo. A andropausa também pode diminuir a massa muscular e a massa óssea e aumentar a massa gorda; impactar na vitalidade e energia, afetando a disponibilidade para atividades rotineiras. Traz também muita irritabilidade e mudança de humor. “Por isso, o envelhecimento masculino exige acompanhamento anual, que inclui a questão urológica e também uma avaliação do aspecto sexual”, defende Ernani Rohden, membro do Departamento de Andrologia da SBU.
Se houver um dos sintomas e a baixa dosagem do hormônio for confirmada em exame, a terapia de reposição hormonal com testosterona é o tratamento previsto. “Mas não é a fonte da juventude, nem queremos que seja”, defende o especialista. O Sistema Único de Saúde (SUS) não fornece o tratamento, que pode ser feito com injeções quinzenais, trimestrais e, mais recentemente, por meio da aplicação de um gel. “O custo gira em torno de R$ 100 por mês de tratamento e os mais humildes não têm acesso. Assim, temos uma população subtratada”, explica. E subdiagnosticada, porque muito médico não toca no assunto.
DESENCONTRO
A menopausa diminui o apetite sexual da mulher e para Corradi isso tem impacto direto no homem. Segundo o especialista, muitos chegam ao consultório relatando desinteresse da parceira, já menos disposta a manter relações sexuais. “Eles se sentem rejeitados, acham que a mulher já não gosta mais deles. Não entendem que é tudo questão de baixa de hormônio e ficam irritados”, destacou o Dr. Corradi.

Pesquisas populacionais realizadas pelo Programa de Estudos em Sexualidade da Universidade de São Paulo (USP) mostram que 90% dos homens permanece sexualmente ativo na faixa dos 70 anos, ao contrário das mulheres: menos de 50% delas mantém a atividade sexual. 

terça-feira, 19 de agosto de 2014

INSCRIÇÕES PARA O CFO PM ATÉ DIA 29



Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais (CFO) para o ano de 2015. As inscrições vão até 29 deste mês e podem ser feitas pelo site www.pmmg.mg.gov.br/crs. São oferecidas 120 vagas, sendo 108 masculinas e 12 femininas.
Dentre os requisitos, a pessoa deve: ser bacharel em Direito; ter idade mínima de 18 e máxima de 30 anos completáveis até 02/02/2015; e altura mínima de 1,60.
A primeira fase acontece no dia 28 de setembro quando os candidatos farão a prova de conhecimentos (objetiva e dissertativa). A segunda fase consiste em exames de saúde, avaliações psicológicas, prova oral e prova de títulos. Já a terceira consiste no teste de capacidade física e exame toxicológico. As datas das outras duas fases serão divulgadas no decorrer do concurso.
De acordo com o edital o CFO funcionará na Escola de Formação de Oficiais (EFO) da Academia de Polícia Militar (APM), na rua Diábase, nº 320, bairro Prado, nesta Capital, e terá duração de dois anos, com início previsto para fevereiro de 2015 e término em dezembro de 2016, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após às 18:00 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 151,58 (cento e cinquenta e um reais e cinquenta e oito centavos) e não será devolvido ao candidato, salvo se ocorrer cancelamento ou suspensão do processo seletivo, nos termos da Lei Estadual nº 13.801, de 26/12/2000, bem como se o candidato comprovar o pagamento em duplicidade ou extemporâneo. Os requerimentos de isenção da taxa de inscrição seguem orientações previstas no ANEXO “B” do Edital www.pmmg.mg.gov.br/crs

Prefeitura regulamenta funcionamento do Terminal Rodoviário


Nota Oficial
Decreto Municipal nº 7643 regulamenta o funcionamento do Terminal Rodoviário de Barbacena que passará a ser a principal referência para a parada dos ônibus das linhas interdistritais, intermunicipais e interestaduais, e de características semiurbanas e de turismo.  O principal objetivo é a melhor organização do trânsito de veículos, inclusive para a segurança dos pedestres e garantia do correto embarque e desembarque de passageiros.
Seguindo critérios de bom senso e de estudos técnicos, poderão ocorrer adaptações e ajustes na aplicação do Decreto nº 7643, com exceções à regra estabelecida. Desta forma, algumas linhas terão tratamento especial, podendo parar fora do Terminal Rodoviário e outras linhas com passagens integradas, especialmente as distritais, podendo o usuário utilizar a linha Terminal Rodoviário - Centro com gratuidade.
A previsão é que o Decreto entre em vigor no dia 12 de setembro, podendo o mesmo ser prorrogado o seu prazo de vigência se houver necessidade, até a conclusão dos estudos.
A Prefeitura Municipal, em momento oportuno, publicará ato informando as linhas que terão tratamento especial, com os eventuais pontos de parada e integração de passagens.
Secretaria Municipal de Comunicação e Informação Social - SECOI
Prefeitura Municipal de Barbacena

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

ABRPM Comemora 47 anos de trabalho.



No último dia nove, sábado, a Associação dos Reformados da Polícia Militar de Minas Gerais (ABRPM) comemorou seus 47 anos de trabalho com evento marcado com a presença de mais de 600 pessoas, entre sócios, convidados, parceiros e colaboradores em geral. O evento aconteceu na sede da ABRPM, à Travessa Ângelo Presoti, nº 02, bairro Santa Cecília.

Na oportunidade, também foi realizado evento comemorativo em homenagem ao Dia dos Pais, com café colonial servido aos presentes, sorteio de brindes, bem como a apresentação da diretoria da ABRPM alusiva às realizações da atual gestão.

De acordo com o presidente da ABRPM, Capitão PM Gurita, a cada dia a Associação ganha novos sócios, por verem que a diretoria executiva realiza um trabalho profissional, sempre pensando no bem estar dos sócios. "Neste dia festivo devemos destacar as inúmeras conquistas que conseguimos, principalmente, nos últimos 2 anos. A ampliação da nossa sede, a realização de novas parcerias com médicos, clinicas, hospitais, comércio, assessoria jurídica dentre outras, fazem da ABRPM uma associação ativa, com foco nos benefícios dos sócios", destacou Cap. Gurita.

Em discurso aos presentes o Cap. Gurita informou aos sócios que, até o fim do mês de setembro, provavelmente, já estarão prontos o salão de jogos, a sauna e o bar, benefícios exclusivos dos sócios. Gurita também destacou que a ABRPM adquiriu um veículo UP Volkswagen, 0 km, para atender às necessidades da ABRPM e dos sócios.

Sócios/Parceiros

O aniversário de 47 anos da Associação dos Reformados da Polícia Militar de Minas Gerais contou com a presença de parceiros e sócios importantes. A Mongeral Aegon, empresa parceira, marcou presença, bem como o deputado estadual Cabo Júlio, que é sócio da ABRPM a mais de 10 anos.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

SAMU DE BARBACENA É O MELHOR DO BRASIL



Foi incrível. Uma disputa verdadeiramente acirrada com os SAMUs do país. E o resultado para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Macro Centro Sul não poderia ter sido melhor. O CISRU, que tem sede em Barbacena, próximo ao Parque de Exposições, foi o grande campeão das Olimpíadas do IV Congresso Nacional SAMU 192, realizado em Brasília, entre os dias 28 a 31 de julho.
Mesmo diante de outras 39 grandes equipes, os profissionais do CISRU mostraram-se extremamente eficientes no atendimento. Na primeira fase, responderam a diversas questões por meio de um quiz. Com conhecimento, passaram à final, com outras sete equipes.
A decisão foi disputada em atividades práticas, por meio de um simulado, em que as equipes realizavam abordagens clínicas e de trauma, inseridas no atendimento pré-hospitalar.   
O clima de confiança tomou conta dos samuzeiros do CISRU. E com uma tremenda competência, eles fizeram todos os atendimentos de maneira correta, no menor tempo entre os oito finalistas.
O resultado, no entanto, só veio no dia seguinte. A atenção se voltou para o Centro de Convenções, onde o anúncio do campeão seria feito. E de forma convicta, foram revelados os campeões: samuzeiros do CISRU.
Por conta disso, foram aplaudidos de pé o condutor socorrista, Leandro Passos, o enfermeiro, Gustavo Carvalho, o médico, Vinicius Siqueira, a técnica de enfermagem, Gislaine de Paula e o coordenador médico, Leonardo Povoa.

A equipe recebeu troféu, além de medalhas de ouro. Depois, posou para fotos. E como não poderia ser diferente, comemorou muito até o fim do Congresso.


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Caderno de Viagens - 15 dicas para viajantes


Por Rafaela Beloni
Com as muitas viagens que tenho feito já há alguns anos, fui aprendendo dicas que facilitam muito nossa vida de viajante. Vou citar as 15 mais interessantes para mim e espero que ajudem você também. 
1-  Salve imagens dos seus documentos antes de viajar. No caso de perda ou furto, é muito útil ter cópias extras do passaporte, do visto, da sua identidade e dos documentos que mostram seus voos e reservas salvas no seu smartphone ou tablet. 


2-  Organize cabos soltos guardando-os em caixas de óculos. Assim você evita que quebrem.

3- Coloque folhas de lenço de papel no topo de sua mala para que as suas roupas não fiquem com cheiro de mofo.


4-  Fuja das longas filas dos banheiros de aeroportos. O primeiro banheiro do terminal quando você desembarca é normalmente o mais cheio. Use o próximo para evitar a perda de tempo em filas.

5-  Se esquecer a parte que prende na tomada do seu carregador, carregue seus dispositivos conectando o cabo USB nas entradas da TV.
Lembre-se que diferentes países possuem padrões de conectores de tomadas diferentes. Por exemplo, o padrão brasileiro não encaixa nas tomadas dos Estados Unidos. Um adaptador universal é um ótimo investimento, e pode ser comprado em Free Shops ou lojas de conveniência. E mais: certifique-se se a tensão da tomada é compatível com o seu aparelho. Dentro do Brasil mesmo há variações. No Sudeste, o padrão é 110v; já no Sul e no Centro-Oeste, 220v. Verifique isso, pois seu aparelho poderá não funcionar ou até queimar.
6- Enrole as roupas, ao invés de dobrá-las, para economizar espaço nas malas. Mas se você tem roupas que precisam ser dobradas, use lenços de papel para evitar que elas amassem.

 7- Uma touca de banho é a melhor forma de embalar os sapatos para colocar na mala.


8- Ao fazer as malas, coloque cintos enrolados nas golas de camisas, para manter sua forma.
9- Sente-se nos assentos próximos das asas do avião para evitar sentir as turbulências. 

10- Quando reservar poltronas para duas pessoas no avião, escolha o corredor e a janela. Se ninguém pegar o assento do meio, você fica com a fileira toda. Se alguém pegar, é só pedir para trocar de lugar para sentar perto da pessoa com quem você está viajando.
11- Evite entrar por último no avião, você corre o risco dos compartimentos de bagagem estarem todos ocupados e suas malas de mão terem que viajar bem longe de você, o que pode não ser muito seguro. 

12- Evite vazamentos desagradáveis na sua mala. Tire a tampa dos recipientes, embrulhe filme plástico ou pequenos pedaços de sacolas plásticas em volta e tampe de volta. Isso vai prevenir qualquer líquido de vazar e sujar suas coisas. 

13- Esqueceu o carregador? Muitos hotéis têm uma caixa cheia de carregadores esquecidos por outros hóspedes. Peça na recepção.

14- Mesmo que não seja, colocar uma etiqueta de “frágil” nas malas faz com que manejem suas malas com mais cuidado. Além disso, elas são colocadas no topo da pilha de bagagens, o que significa que a sua mala será uma das primeiras a serem colocadas na esteira.

15- Para  conseguir Wi-Fi grátis nos aeroportos que cobram muito caro, coloque “?.jpg” no final de qualquer URL para conseguir contornar o Wi-Fi. Você também pode se sentar perto das salas VIP, já que às vezes o sinal pega fora.

Coloquem as dicas em prática que você verá como fazem a diferença.
No mais, boa viagem!

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Barbacena comemora aniversário com música clássica e festa na Praça


As comemorações dos 223 anos de emancipação política e administrativa de Barbacena começam nesta sexta-feira, dia 8 de agosto e seguem até o dia 16. A Prefeitura Municipal, através da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região - AGIR elaborou uma programação com eventos culturais envolvendo boa música e teatro e ação social na praça dos Andradas.
Tributo a Flausino Vale
Será nesta sexta-feira, dia 8, às 20h, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Além de abrir as comemorações dos 223 anos da cidade, o evento faz, por meio do violinista polonês JerzyMilewski, uma oportuna homenagem ao compositor e músico barbacenense Flausino Rodrigues Vale (1894-1954), considerado por Heitor Villa-Lobos, “ o Paganini brasileiro”, pois o célebre autor das Bachianas comparava o músico mineiro ao grande  violinista italiano. Feliz por reencontrar Barbacena, Milewski afirma que tocar em uma das igrejas coloniais mais antigas de Minas Gerais é um privilégio. Outro motivo de satisfação é o fato de que há 20 anos atrás, foi lançado um disco com músicas de Flausino interpretadas por Milewski. “ Tenho grandes saudades de Barbacena e eterna gratidão à cidade por ter investido na divulgação da obra de Flausino. Foi um disco histórico, o primeiro CD produzido em Barbacena”, relembra o maestro.
Governador será homenageado com a Medalha Sobral Pinto
A sessão solene alusiva aos 223 anos de Barbacena será marcada pela presença do Governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, que receberá na noite do dia 13, às 20h, em Sessão Solene no Máster Plaza Hotel, a mais alta honraria da cidade, a Medalha Sobral Pinto. No ato oficial, o governador autorizará novos investimentos para o Hospital do Câncer que está sendo construído na cidade. A Medalha Sobral Pinto evoca a memória do jurista barbacenense Heráclito Fountoura Sobral Pinto, que marcou a história recente do Brasil em defesa dos Direitos Humanos, em especial, na defesa dos perseguidos políticos nas Ditaduras Vargas e Militar. Sobral Pinto, faleceu aos 98 anos de idade, sendo à época, o mais antigo advogado e defensor dos direitos humanos no Brasil. A medalha foi instituída pelas Leis de número 1955 de 26 de marco de 1984 e número 3427 de 24 de julho de 1997 do Município de Barbacena e já foi entregue a políticos como Tancredo Neves, Presidente José Sarney e personalidades como o arquiteto Oscar Niemeyer.
Devido às obras de restauração do prédio histórico da Câmara Municipal, as solenidades e Sessões Solenes do Legislativo têm ocorrido no centro de convenções do Hotel Master Plaza, no centro da cidade.
Ação Social na praça
As atividades comemorativas ao aniversário de Barbacena encerram com uma ação social educativa que acontecerá em parceria com a TV Integração (afiliada da Rede Globo) com os diversos órgãos da Prefeitura Municipal oferecendo diversos serviços, campanhas educativas e muita diversão para a população. O destaque fica por conta da apresentação do Grupo Teatro Kabana, de Belo Horizonte, com o espetáculo de rua Eh, Boi!
Teatro de rua invade a praça de Barbacena 
O grupo de teatro Kabana, de Belo Horizonte, fará sua apresentação na manhã do sábado, dia 16, na praça dos Andradas, às 10h. Ao som de caixas, violas, pandeiros e inebriado pela folia, o Grupo Kabana pede licença aos poetas do cordel, aos vaqueiros e seus melancólicos aboios e aos cantadores do sertão para cantar o BOI. Êh Boi é um espetáculo de teatro de rua, inspirado em folguedos populares brasileiros em que o boi é amplamente cultuado e reverenciado.  Foi seguindo os rastros dos tropeiros de Minas que o Grupo encontrou, no universo mítico do boi, em sua faceta dionisíaca, em seu espírito ébrio e satírico, uma revelação da alma brasileira, através de um dos seus primeiros dramas.
A encenação tem início na roda, resgatando uma gostosa tradição de contar histórias e segue em cortejo, acompanhada por uma orquestra de tacos, ritmada pelo público, participante da folia.  O texto da peça é de Nélida Prado,direção/sonoplastiade Mauro Xavier e direção musical de GeovanneSassá

Fonte: Prefeitura de Barbacena

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Agora é com elas.



Por Marcelo Miranda

Você sabe quantos eleitores o Brasil tem hoje? Somos 142,8 milhões de pessoas habilitadas a votar nas eleições de outubro. Entretanto um dado é interessante, pois desse total 52,13% são de mulheres. Que ironia, o País é comandado por uma mulher, e a decisão das eleições também está nas mãos delas.

As mulheres somam 74.459.424 eleitoras, ou 6,2 milhões a mais que os homens, que representam 47,79% ou 68.247.598 eleitores. Entre as candidatas, uma minoria são mulheres. Na corrida por um cargo eletivo, elas são apenas 7.410, ou 29,7% do universo total de cerca de 25 mil candidatos inscritos para este pleito.

A parcela feminina é inferior à exigida pela legislação brasileira, que assegura 30% das vagas de candidatos para as mulheres. O número contrasta também com os dados oficiais do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou que as mulheres compõem 51,5% da população brasileira.

De acordo com as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maioria dos aptos a votar tem entre 45 e 59 anos, ou seja, "pessoas vividas e esclarecidas" para tomar atitudes importantes para a sociedade como um todo.

As estatísticas sobre o eleitorado brasileiro contrastam com dados dos candidatos que disputam vagas nas eleições deste ano. É, praticamente, o reverso do perfil dos postulantes aos cargos eletivos, majoritariamente homens (70,3% do total em todos os cargos) e com curso superior completo (45,8%) e se concentram na faixa de 45 a 49 anos.

Em Minas Gerais, o que mais chama a atenção nos dados divulgados pelo TSE é a diferença entre o total de mulheres eleitoras e o de homens. Elas são quase 500 mil a mais.

Então, podemos entender que, principalmente em Minas Gerais, o voto feminino faz muita diferença e pode decidir as eleições para o governo do Estado. Daí, sucito outras questões: será que os candidatos mineiros já pararam para analisar esses dados? Será que para serem merecedores do voto feminino apresentam propostas concretas para esse público? Tenho lá minhas dúvidas!

Ainda de acordo com o TSE, Minas Gerais se mantém como o segundo maior estado em número de eleitores, com 15,2 milhões. Na sequência, estão Rio de Janeiro (12.141.145), Bahia (10.185.417) e Rio Grande do Sul (8.392.033). O menor colégio eleitoral é Roraima, com 299.558 eleitores.

As mulheres sempre foram muito importantes na sociedade e, tardiamente no século XX e XXI vem ganhando a sua notoriedade merecida. Guerreiras, solidárias, mães e filhas, estamos em suas mãos, literalmente!

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

MINAS GERAIS CAI EM RANKING DE COMPETITIVIDADE DOS ESTADOS



São Paulo e Rio de Janeiro são os estados mais competitivos do Brasil pelo terceiro ano consecutivo, segundo uma pesquisa feita pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit por encomenda do Centro de Liderança Pública (CLP). Mas Minas Gerais, que aparecia no terceiro lugar do ranking, caiu 3 posições, para o 6º lugar.

O ranking considera a infraestrutura e a burocracia, dando notas de 1 a cem em oito quesitos: ambiente político, ambiente econômico, regime de impostos e regulação, políticas para o investimento estrangeiro, recursos humanos, infraestrutura, inovação e sustentabilidade.

São Paulo lidera a tabela com 77,2 pontos, e é o único estado considerado "muito bom". Rio de Janeiro e Paraná têm, respectivamente, 72,3 e 69,3 pontos. Os dois estados, mais Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais são considerados "bons".

A maioria dos estados aparece como "moderados": Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Bahia, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pará, Acre, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia e Tocantins. Piauí, Maranhão e Amapá são considerados "ruins", com o último carregando a "lanterna", com 18,6 pontos.

Fonte: g1.com