Galeria Blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

10 curiosidades sobre as serestas


1. O que é seresta?
Seresta é o ato de cantar canções sentimentais. Os primeiros seresteiros foram os tropeiros, que expressavam por meio do violão e dos versos a saudade do lar. A serenata acontece ao ar livre e é um verdadeiro culto ao amor. Já a seresta é realizada em ambientes fechados.
2. A cidade dos seresteiros
Conservatória é o nome de uma cidade do interior do Rio de Janeiro. Seu apelido é Cidade da Seresta e dos Seresteiros. A música romântica está em todo canto. A padaria da esquina se chama Luz Branca; a drogaria, Harmonia; o restaurante é Dó-Ré-Mi. Da década de 1960, os irmãos Joubert e José Borges criaram ali o Museu da Seresta. Os habitantes da cidade gostam tanto de música que colocam uma placa na frente de casa com o nome de sua canção preferida.
3. Lamartine Babo
O cantor foi um dos maiores seresteiros da música brasileira. Na década de 30, ele se correspondia com uma moça mineira, chamada Nair. Quando tomou coragem para ir visitá-la, descobriu que, na verdade, tratava-se do dentista Carlos Alves Neto, um grande admirador seu. A decepção de Lamartine foi a inspiração para o romântico samba-canção "Serra da Boa Esperança".
4. Francisco Alves
O cantor romântico tinha um programa de rádio na década de 40. Sua música mais conhecida era "Boa Noite Amor". Além de tê-la gravado duas vezes (1936 e 1950), ele a usava como vinheta do programa. A última vez que gravou na rádio foi em 26 de setembro de 1952. No dia seguinte, ele faleceu em um trágico acidente na rodovia Dutra. Francisco tinha medo de avião e, por isso, só fazia o percurso Rio-SP de carro.
5. Orlando Silva
Na década de 30, o cantor fez o maior sucesso com a romântica "Nada Além". Mas a canção não era dele. Orlando Silva ouviu a música pela primeira vez em uma peça teatral. No fim do espetáculo, ele, prontamente, solicitou a partitura para gravar a canção promissora.
6. Catulo da Paixão Cearense
Este seresteiro do Ceará era um homem simples, semi-analfabeto. Em 1914, ele compôs "Luar do Sertão", e registrou-a em seu nome. No entanto, apenas a letra pode ser creditada a ele, já que a melodia é uma adaptação da canção popular "É do Humaitá". Mais tarde, ele mesmo confessou que usou a música como base. A canção fez muito sucesso na década de 30, sendo usada como vinheta da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
7. Carinhoso
A música "Carinhoso", do chorista Pixinguinha, é uma das mais entoadas pelos seresteiros. Composta em 1917, ela ficou guardada por 12 anos. Isso porque o músico não teve coragem de mostrá-la para o público, já que a canção só tinha duas partes. Na época, os choros de qualidade tinham de conter três estrofes. A música foi gravada pela primeira vez só em 1929, pela orquestra Victor-Brasileira. Em 1936, Braguinha compôs, de um dia para o outro, a letra. A música só começou a fazer sucesso em 1937, na voz de Orlando Silva. Hoje, é uma das canções brasileiras com o maior número de gravações.
8. Sílvio Caldas
O compositor romântico fez, em 1935, a música "Foste a Sonoridade que Acabou". O poeta Guilherme de Almeida sugeriu que seu nome fosse mudado para "Chão de Estrelas". Manuel Bandeira ficou fascinado pela letra da música. O poeta considerava o verso "tu pisavas os astros distraída" o mais bonito da língua portuguesa.
9. Rosa
É mais uma música de Pixinguinha que cativou os seresteiros. Ela foi composta em 1917 com o título "Evocação", na mesma época que "Carinhoso", mas só foi gravada em 1937, por Orlando Silva. A letra ("tu és divina e graciosa, estátua majestosa...") foi composta por um jovem mecânico. Era a música preferida da mãe de Orlando Silva. Depois que ela mãe morreu, em 1968, ele não conseguiu mais cantá-la.]
10. Lupicínio Rodrigues
Na década de 30, o cantor era famoso pelas serenatas que entoava em Porto Alegre, nos momentos de folga do trabalho na Rádio Farroupilha. Uma vez, ele e um grupo de amigos decidiram fazer uma serenata a um amigo que tinha morrido alguns dias antes. Foram ao cemitério, fizeram a maior farra e acabaram na delegacia. 

Fonte: Guia dos Curiosos

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

10 aves curiosas


1. O albatroz passa a maior parte do tempo voando. Percorre milhares de quilômetros, durante meses, sem avistar terra. Desse modo, dorme em pleno voo, sustentado pelo vento do oceano. 
2. Por uma curiosidade natural, o avestruz pode engolir um objeto brilhante. Mas essa voracidade sai caro: a ave quase sempre morre depois disso.
3. O beija-flor é a menor ave da natureza. Seus ovos não são maiores que uma ervilha de tamanho médio. Os filhotes, logo que nascem, são menores que um gafanhoto comum e uma ninhada cabe dentro de uma colher de chá. Seu coração bate mil vezes por minuto, enquanto o de uma baleia-azul e o de um elefante chegam a bater 25 vezes no mesmo período. 
4. As corujas dormem de dia porque são nictalopes, ou seja, seus olhos não enxergam direito com muita luz. Quando a noite chega, elas saem para caçar e enxergam melhor que nós em pleno dia.
5. Quando avista uma presa, o falcão se lança num voo tão rápido que chega a atingir uma velocidade de 350 quilômetros por hora.
6. O flamingo mede 1,30 metro e dorme em pé. Se ele se deitasse, não conseguiria mais levantar, porque suas patas são longas demais.
7. Provavelmente trouxeram o pardal de Portugal em 1908, pois nessa época havia uma epidemia de febre amarela no Brasil. Acreditava-se que essas aves comeriam os mosquitos transmissores da doença. Ainda não se sabia que eles comem apenas grãos e sementes. O pássaro se adaptou às cidades porque era onde havia mais comida.
8. O pavão macho tem entre 150 e 200 penas longas e coloridas, que podem chegar a 1,5 metro de comprimento.
9. pica-pau é capaz de dar 100 bicadas por minuto numa árvore e a velocidade do impacto alcança até 21 quilômetros por hora. Ele coloca a língua no buraco aberto para apanhar larvas de insetos embaixo da casca da árvore. Como sua audição é muito apurada, na maior parte das vezes localiza as larvas pelo som, furando a árvore no ponto certo. 
10. pombo-correio pode voar 800 quilômetros num único dia e alcança velocidades entre 60 e 70 quilômetros por hora. Durante as guerras, os pombos-correios eram levados até um país inimigo. Ao serem soltos com uma mensagem, voltavam para seu país de origem. Isso acontece pois esses animais possuem um material magnético nos bicos, por isso sempre conseguem achar o caminho de casa. O bico funciona como uma bússola.

Fonte: Guia dos Curiosos

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Antiguidade Curiosidades



2 milhões a.C.
Os homens primitivos faziam pinturas nas paredes das cavernas. Esse tipo de arte rupestre é considerado uma forma de comunicação. Também foi nesse período que os rudimentos da linguagem articulada evoluiu para a comunicação oral.

3.500 a.C.
Os sumérios desenvolveram a escrita. Atualmente a forma dos sumérios de registrar em barro suas palavras é chamada "escrita cuneiforme".

3.000 a.C.
As cartas eram ditadas para mensageiros velozes, que corriam quilômetros para dar recados a seus destinatários. Não à toa a palavra correio deriva do verbo correr.

1.300 a.C.
São escritas as "Cartas da Amarna" — o conjunto mais antigo de cartas que se tem notícia. Enviadas de cidades-estado da Ásia Ocidental em direção ao Egito, e do Egito em direção a estados independentes, as cartas foram encontradas durante uma escavação arqueológica do Século 19. A escrita utilizada ainda é a dos sumérios, a "escrita cuneiforme".

                                                                                                                                         









100 d.C.
O papel foi inventado na China. 

868 d.C.
Os chineses produziram o primeiro livro da história, o Diamond Sutra. Trata-se de uma coletânea de textos budistas feita por meio de um sistema rudimentar de impressão: o texto era entalhado em blocos de madeira. Depois, se cobria o material com tinta e colocava-se sobre ele o papel. 

1774
O suíço Georges Louis Lesage desenvolveu o telégrafo, máquina que envia mensagens codificadas por meio de eletricidade. Mas o primeiro sistema de telégrafo realmente usado foi uma criação do norte-americano Samuel F. B. Morse. 

1798
Foi criado os Correios Marítimos, que estabeleceu uma ligação postal regular entre Brasil e Portugal. No mesmo ano, a primeira agência postal brasileira entrou em funcionamento em Campos (RJ). 

1876
Depois de anos de pesquisa, o norte-americano Alexander Graham Bell realizou a primeira chamada telefônica no aparelho que havia inventado. 

1896
O italiano Guglielmo Marconi, depois de mudar para a Inglaterra, onde conseguiu terminar suas pesquisas, patenteou a invenção do telégrafo sem fio. Marconi recebeu o Prêmio Nobel de Física, junto com Karl Ferdinand Braun, em 1909.



Fonte:Guia dos Curiosos

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

10 curiosidades sobre Juscelino Kubitschek

1. O apelido de infância de Juscelino era Nonô.
2. Ele tinha um café da manhã pouco convencional: filé bem passado, leite, café, mel, pão e manteiga. Seu prato preferido era Chico Angu (frango com quiabo e angu de fubá).
3. Outra de suas manias era tirar os sapatos em qualquer reunião ou encontro em que estivesse sentado.
4. O slogan de seu governo era "50 anos em 5". JK falou pela primeira vez em construir a capital no Planalto Central num discurso na cidade goiana de Jataí, em 4 de abril de 1955, durante a sua campanha. As obras foram iniciadas em fevereiro de 1957, num regime de trabalho ininterrupto.
5. Em 1970, descobriu que tinha câncer na próstata. Como já havia feito ao sofrer um infarto quando ocupava a Presidência, escondeu a doença de todos e foi se tratar em Nova York. Ali, passou por uma cirurgia que o deixou impotente. Em 1975, descobriu que a operação não fora tão bem-sucedida quanto imaginava. O câncer havia se espalhado por outros órgãos.
6. Juscelino morreu às 18 horas do domingo 22 de agosto de 1976. Ele ia de São Paulo para o Rio de Janeiro pela Via Dutra, em seu Opala verde metálico, dirigido por Geraldo Ribeiro, seu motorista havia 36 anos. Na altura do quilômetro 165, o Opala foi fechado por um ônibus, atravessou a pista e bateu de frente contra a lateral de uma carreta. Juscelino e Geraldo morreram na hora.
7. Em 2005, a Rede Globo decidiu produzir uma minissérie sobre a vida do "presidente pé de valsa". Wagner Moura e José Wilker interpretaram o político em fases diferentes de sua vida.
8. Juscelino Kubitschek foi o único presidente de origem cigana no mundo. Sua Mãe, Júlia Kubitschek, era descendente de tchecos e tinha etnia cigana.
9. O ex-presidente jogou futebol amador pelo América de Minas. Ele adorava o esporte, e era torcedor fanático do time mineiro.
10. A música preferida de Juscelino Kubitschek era "Peixe Vivo", de Milton Nascimento. Por isso, ela foi escolhida para ser tocada em seu enterro.

Fonte: Guia dos Curiosos

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

10 curiosidades sobre Garfield


1. A primeira aparição de Garfield aconteceu no dia 19 de junho de 1978. A primeira tirinha foi publicada em 41 jornais dos Estados Unidos. No Brasil, elas só chegaram em 1985.
2. Garfield foi batizado em homenagem ao avô do cartunista, John Garfield Davis, que morreu quando Jim Davis tinha 6 anos. Segundo ele, seu avô, assim como Garfield, era "ranzinza por fora", mas tinha "um coração mole por dentro".
3. Ele adora comer. Seu prato preferido é lasanha.
4. É extremamente preguiçoso e tem alergia às segundas-feiras. Segundo o gato, elas seriam melhores "se começassem mais tarde".
5. Vive humilhando seu dono, Jon Arbuckle, e seu fiel companheiro, o cachorro Oddie. Aliás, já declarou que os "cachorros são a forma que a natureza encontrou para nos dizer que poderíamos estar em pior situação".
6. Garfield é do signo de gêmeos — o gato comemora o seu aniversário no dia 19 de junho, data de sua estreia nos jornais. Seu criador, Jim Davis, é leonino.
7. As tirinhas do Garfield são publicadas em 2.500 jornais em 111 países e lidas diariamente por cerca de 260 milhões de pessoas.
8. O site "Garfield Minus Garfield" publica as tirinhas subtraindo digitalmente o gato. O resultado são histórias surpreendentemente reflexivas e melancólicas, focadas no depressivo Jon Arbuckle. Criado pelo irlandês Dan Walsh, o site tornou-se sucesso imediato e ganhou uma versão em livro.
9. A estreia de Garfield na TV aconteceu no programa "Here Comes Garfield", em 1982. Ao longo da década de 80, os desenhos ganharam 3 prêmios Emmy.
10. No filme de 2004, Garfield fala "Eu amo o cheiro de  torta de maçã pela manhã". A fala é uma referência ao filme "Apocalipse Now!", do diretor Francis Ford Coppola, em que um soldado americano na Guerra do Vietnãfala "Eu amo o cheiro de napalm pela manhã."

Fonte: Guia dos Curiosos

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

10 curiosidades sobre Luciano Pavarotti


1. Luciano Pavarotti estudou para ser professor, e não cantor. Seu pai, Fernando Pavarotti, era padeiro e tenor amador.
2. Sua estreia como cantor profissional aconteceu em 1961. Pavarotti interpretou Rodolfo na ópera La Bohème, de Puccini, em Reggio Emilia, na Itália.
3. Com seu álbum "The Essential Pavarotti", o cantor foi o primeiro a fazer com que a música clássica ocupasse o 1º lugar na lista da UK Pop Charts - classificação das músicas mais tocadas nas rádios do Reino Unido. Pavarotti ficou nessa lista por cinco semanas.
4. Esteve sete vezes no Brasil. Em São Paulo, fez apresentações em 1979, 1991 e 2000. No Rio de Janeiro, em 1979 e 1995. Também fez um show em Porto Alegre em 1998, quando cantou com Roberto Carlos. Em 2000, em Salvador, se apresentou com Gal Costa e Maria Bethânia. Nessa apresentação, foi aplaudido durante dois minutos por 42 mil pessoas.
5. Pavarotti pediu ao seu assessor de imprensa que se encontrasse com o presidente dos Estados Unidos para sugerir que cantores de ópera fossem liberados do pagamento de impostos. A justificativa do tenor era que a carreira desses cantores era muito curta.
6. Em 1996, o tenor separou-se da mulher, Adua Veroni, depois de 35 anos de casamento. Ele resolveu assumir o romance com a secretária, Nicoletta Mantovani, que tinha 26 anos na época. Ele teve quatro filhas. Do primeiro casamento, Lorenza, Cristina e Giuliana. Do segundo, Alice.
7. Pavarotti era o único tenor no mundo que conseguia executar nove "Dós de peito". Isso significa que ele cantava a nota dó uma oitava acima da mais aguda emitida pelo piano.
8. Seus fãs mais assíduos gostavam de cronometrar o famoso e longo dó de Pavarotti. O mais longo durou 13 segundos, em uma apresentação de “Il Trovatore”, de Verdi.
9. Suas raras habilidades, como os "dós de peito", lhe rendiam muito dinheiro. Suas apresentações custavam 300 mil dólares, enquanto outros tenores cobravam 15 mil.
10. Pavarotti entrou para o Guiness Book com um recorde mundial de 165 chamadas ao palco em um único espetáculo. A segunda vez que o cantor esteve no livro dos recordes foi com o álbum de música clássica mais vendido da históra (“In Concert”). Durante toda a sua carreira, ele vendeu 100 milhões de CDs e LPs.

Fonte: Guia dos Curiosos

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

10 recordes radicais


1. A adolescente holandesa Laura Dekker entrou para o Livro dos Recordes em janeiro de 2012 como a mais jovem a dar a volta ao mundo velejando. Ela tinha apenas 16 anos, e completou a viagem de 45 mil quilômetros sozinha.
2. Em maio de 2012, o norte-americano Garrett McNamara entrou para o Livro dos Recordes ao surfar na maior onda já registrada na história. A onda tinha 27,4 metros de altura.
3. A norte-americana Frances Gabe, de 91 anos, entrou para o Livro dos Recordes em 2011 como a mulher mais velha a saltar de bungee jump. O homem mais idoso a realizar a façanha é o sul-africano Mohr Keet, de 96 anos.
4. Em junho de 2012, a japonesa Tamae Watanabe, de 73 anos, entrou para o Livro dos Recordes ao alcançar o topo do monte Everest. Ela é a mulher mais velha que já conseguiu o feito. Na categoria masculina, quem detém o recorde é o nepalês Min Bahadur Sherchan, de 76 anos.
5. O time de rúgbi do Williams College, em Londres, bateu o recorde de jogo de rúgbi feminino mais longo da história, depois de uma partida que durou 24 horas, 5 minutos e 15 segundos. Um jogo regular dura apenas 80 minutos - tempo 18 vezes menor do que o alcançado pelas meninas.
6. Os irmãos canadenses Colin e Ryan Pyle entraram para o Livro dos Recordes em 2010 ao viajar 18 mil quilômetros de motocicleta dentro da China. É a maior viagem contínua de moto já registrada dentro de um único país.
7. Em 2009, o escocês Scott Napier bateu o recorde de maior percurso de bicicleta feito nas Américas. Ele levou 125 dias para percorrer 32.187 quilômetros, do Ártico à Argentina.
8. Em março de 2011, Gary Saavedra, do Panamá, entrou para o Livro dos Recordes por passar o maior tempo já registrado surfando em uma onda. A façanha, feita no Lago Gatún, no Panamá, durou 3 horas e 55 minutos.
9. A chinesa Lingling Jin bateu o próprio recorde em 2011, ao segurar nas mãos, ao mesmo tempo, 105 bambolês. O recorde de pessoas girando o bambolê ao mesmo tempo é de um grupo do Taiwan. Na ocasião, 2.496 pessoas realizaram o feito.
10. A montanha-russa mais íngreme do mundo fica em um parque no Japão. Chamada de "Takabisha", a atração possui uma queda livre de 121 graus.

Fonte: Guia dos Curiosos

terça-feira, 4 de setembro de 2012

10 curiosidades sobre Monstros S.A. (2001)


1. O filme custou 115 milhões de dólares a seus criadores, os estúdios Disney e a Pixar, criadora de Toy story e Vida de inseto.
2. Na cópia legendada, dá para perceber que a tradução deve ter sido feita por duas pessoas diferentes. Em uma metade do filme, a garotinha é chamada de "Bu", enquanto na outra, de "Boo".
3. Em uma homenagem a Toy story, um dos bonecos que a menininha entrega ao monstro Sullivan, quando ela volta a seu quarto, é a vaqueira "Jéssica", amiga do caubói "Woody".
4. Sullivan mede 2,5 m de altura e pesa 370 quilos. Combina com a voz de seu dublador, o ator John Goodman, que tem 1,85 m de altura e é gorducho. A voz de Mike, um monstro pequeno e redondo, com um único olho, é feita pelo comediante Billy Cristal.
5. A riqueza de detalhes, como sombreamentos, iluminação, pelos e cabelos, impressiona. Para tanto realismo, os criadores passaram meses pesquisando texturas de pelos de lhamas, iaques, bodes e cabras. Os rostos dos personagens centrais foram esculpidos em argila antes de serem digitalizados. E a Pixar criou um programa, batizado de Geppetto, para caprichar nos movimentos dos bonecos.
6. O filme foi a resposta da Disney ao sucesso de Shrek, criado pela Dreamworks, de Steven Spielberg. Monstros S.A. até tem uma pequena provocação a Shrek. Quase no final, Sullivan e Mike saem na capa de uma revista. Veja o trocadilho do nome da publicação: Business Shriek(traduzindo: o "Grito dos Negócios").
7. O café de Monstrópolis, Hidden City Café, existe na vida real. É o café preferido do diretor Pete Docter, e fica em Richmond, na Califórnia. A barbearia da cidade fictícia se chama "Pete’s Barber Shop", em homenagem ao diretor. E o restaurante onde Mike e Celia vão jantar é batizado com o nome de um dos cineastas que participaram do filme, Ray Harryhauser.
8. Durante o filme inteiro, há um personagem sentado na sala de espera do escritório da Monstros S.A. É um vendedor com uma pasta de amostras de produtos, que nunca é atendido.
9. Há 3 milhões de portas na cena em que Mike, Sully, Randall e Boo se aventuram pelo estoque da Monstros S.A..
10. O trailer onde Randall vai parar ao ser mandado por Sully ao mundo dos humanos é o mesmo que aparece em Vida de Inseto e Toy Story, outros filmes da Disney.


Fonte: Guia dos Curiosos

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Recordes da natureza


 1. A maior cordilheira
Cordilheira dos Andes, na América do Sul, com 8 mil quilômetros. 












2. A maior ilha
Groenlândia, com 2.175.600 km². 











3. A montanha mais alta
Mauna Kea, no Havaí, tem 10.203 metros a partir do fundo do oceano Pacífico. Se for considerado apenas o pedaço que fica acima do nível do mar, a montanha conta com 4.205 metros.










4. O lago mais alto
O mais alto lago navegável é o Titicaca, no Peru, 3.811 metros acima do nível do mar. 










5. O lago mais profundo
Lago Baikal, Rússia, com 1.620 metros. 









6. O maior golfo
Golfo do México, com 1.502.200 km². 









7. O maior lago
Mar Cáspio, entre Rússia e Irã, com 372.000 km² e 980 metros de profundidade. É o tamanho do Japão.











8. O maior rio em extensão
Amazonas, com 7.025 quilômetros. 












9. O maior vulcão
Gallatiri, Chile, com 6.060 metros. 









10. A caverna mais profunda
Caverna Krubera, na República de Abkhazia. Em 2001, exploradores demoraram duas semanas para conseguir chegar aos 2.191 metros de profundidade.











Fonte: Guia dos Curiosos