Galeria Blog

terça-feira, 27 de março de 2012

Casas na árvore não são mais brincadeira de criança

Este é um sonho comum entre as crianças. Mas, mesmo quando se é um adulto, ter uma casa na árvore pode ser o desejo de muita gente. Atualmente, este tipo de construção evoluiu, deixando de ser apenas um espaço de lazer para os pequenos para passar a abrigar residências, hotéis e empreendimentos comerciais. Existem no mundo, inclusive, empresas de arquitetura especializadas em edificações erguidas em árvores, geralmente que contemplam em seus projetos a preservação ambiental e o mínimo impacto na natureza, em moradias cada vez mais criativas. Conheça algumas delas: 

Casa "Pernas de Aranha"
 (Reprodução/Internet/hypescience.com)

Assinado pelo escritório alemão Baumraum, especializado na área, esse projeto está localizado em um espaço de exposição e parque de diversões. De forma inusitada e reunindo uma série de recursos interessantes, a casa surpreende os visitantes em sua estrutura curvilínea calçada nas pernas ultra finas, fazendo o estilo "aranha". 

Residência Wilkinson
 (Reprodução/Internet/hypescience.com)

Situada em uma paisagem rica naturalmente em Portland, Oregon, nos EUA, a residência Wilkinson é uma magnífica construção de autoria do arquiteto Robert Harvey Oshatz, e aguça a vontade de viver em uma árvore. 

 (Reprodução/Internet/hypescience.com)
Casa de chá


Uma casa de chá nas alturas era o sonho de infância do professor de arquitetura japonês Terunobu Fujimori. E ele foi realizado com esta construção erguida no jardim de seu pai, há oito anos. 


























Restaurante na árvore
 (Reprodução/Internet/hypescience.com)

No alto de uma árvore Gajumaru, aproximadamente a 6 metros de altura, está este restaurante no Japão, na cidade de Okinawa. Infelizmente, a estrutura na verdade é feita de concreto e não é natural, sendo que os clientes tem que entrar em um elevador no interior do tronco para chegar ao restaurante.

Casa de pau-brasil

 (Reprodução/Internet/hypescience.com)
Na Nova Zelândia, ao norte de Auckland, a “Yellow Tree House” se destaca na paisagem. Com obra realizada pela empresa Pacific Environment Architects, ela foi construída em torno de uma árvore pau-brasil com mais de 40 metros de altura e 1,7 metros diâmetro na base. A estrutura é feita de ripas de plantação de álamos e tem iluminação natural ampla por toda parte.

Como uma promoção de marketing, o restaurante na árvore foi construído seguindo um conceito desafiador que demandou uma série de consultores para obter recursos e autorização, e construí-lo no tempo limitado de quatro meses. 

Com um formato oval orgânico envolvido em torno do tronco e estruturalmente amarrado com um arranjo circular, o restaurante tem cerca de 10 metros de largura e mais de 12 metros de altura. No chão, estão a cozinha e os banheiros. A capacidade máxima é de 18 pessoas, que poderão curtir uma bela vista para um vale.

Casa espacial

 (Reprodução/Internet/hypescience.com)
Se comunicar com o espaço exterior parece ser o objetivo desta casa na árvore, construída pelo japonês Takashi Kobayahsi, como um farol brilhante que se realça entre as copas.

















Casa Ilha de Madeira


 (Reprodução/Internet/hypescience.com)
Essa casa em Washington é suportada por uma única árvore. O engenheiro Jake Jacob e sua equipe a fixaram no tronco com uma série de anéis. Ela pousa sobre a árvore, e não é pregada nela, sendo que a árvore pode se mover com o vento.






 (Reprodução/Internet/hypescience.com)
A maior casa na árvore


Medindo aproximadamente 30 metros de altura, esta casa concebida por Horace Burgess é apoiada em um carvalho de 24 metros de altura e quatro de diâmetro, sendo que outras seis árvores também fazem parte do suporte. Os materiais usados na construção são na maioria pedaços de madeira reciclados (em um total de 258 mil) que formam dez andares reunidos em, estima-se, de 2.440 a 3.660 metros quadrados. O valor aproximado da obra teria sido R$ 19 mil. 




























Casa na árvore Peter Lewis


 (Reprodução/Internet/hypescience.com)
Flutuando a 6,4 metros do chão, a casa na árvore de Peter Lewis, no Maine, EUA, tem uma ponte levadiça e duas escadas em espiral. Uma boate de dois andares pendurada em um pinheiro branco, o projeto não se parece muito com as casinhas infantis. O clube é mantido no ar por um sistema de suspensão, com vigas e juntas de encaixe, além de janelas de isolamento e um fogão de queima de carvão. 








Casa sem árvore


 (Reprodução/Internet/hypescience.com)
Há sempre um lugar para diversão e frivolidade na arquitetura. David Rasmussen, especialista em casas em árvores, projetou e construiu essa casa de árvore com colunas como principal apoio, uma vez que as árvores da propriedade não são fortes o suficiente para aguentarem a construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário