Galeria Blog

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Curiosidades: José Saramago


José de Sousa Saramago nasceu no dia 16 de novembro de 1922. Mas, em seus registros, consta o dia 18 como sua data de nascimento.
Seus avós, Jerônimo e Josefa, eram criadores de porcos. Sua mãe, Maria Piedade, trabalhava como faxineira. Os três, analfabetos. Seu único irmão, Francisco, morreu aos 4 anos.
Ganhou seu primeiro livro, “O Mistério do Moinho”, aos 11 anos.
Saramago estudou em um colégio técnico e, mesmo se formando como serralheiro mecânico, foi trabalhar em uma oficina de carros. Depois, ainda foi desenhista, funcionário da saúde e da previdência social, jornalista, redator e editor. A partir de 1976, passou a se dedicar exclusivamente à produção literária.
Publicou seu primeiro livro, “Terra do Pecado”, em 1947. O título dado por Saramago foi “A Viúva”, mas a editora achou pouco comercial e mudou o nome. Ele ficaria sem publicar pelos próximos 30 anos.
Em 1949, escreveu o romance “Claraboia”. A obra foi rejeitada pela editora e permanece inédita.
Em 1995, o escritor recebeu o Prêmio Camões, o mais importante dado aos escritores de língua portuguesa.
Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1998. Saramago foi o primeiro, e até hoje único, autor de língua portuguesa a conquistar a honraria. Quando foi receber o prêmio, fez uma referência a seu avô no discurso: “O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever”.
Casou-se com a jornalista espanhola Pilar Del Rio em 1986. Quando se conheceram, Saramago tinha 63 anos, e Pilar, 36. O segundo e definitivo encontro do casal aconteceu às 16h. Em homenagem ao momento, diversos relógios da casa onde moravam estavam parados nesse horário.
Em 2008, o escritor português criou o blog "O Caderno do Saramago" para nele "escrever o que for, comentários, reflexões, simples opiniões sobre isto e aquilo, enfim, o que vier a talhe de foice."
José Saramago se emocionou com a adaptação para o cinema de seu livro "Ensaio Sobre a Cegueira". Ele assistiu ao filme junto com o diretor, o brasileiro Fernando Meirelles, e comentou: "Fernando, estou tão feliz por ter visto esse filme como estava quando acabei de escrever o livro." O livro é considerado a obra-prima de Saramago.
"Caim", lançado em 2009, é o segundo livro em que o autor aborda a religião católica. Antes, em 1991, ele havia lançado "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" — obra que conta, entre outras coisas, que Jesus perdeu a virgindade com Maria Madalena. O Vaticano criticou duramente as visões de Saramago acerca da religião católica. No lançamento de "Caim", Saramago comentou: "Sem a Bíblia, os seres humanos seriam provavelmente melhores".
Não era apenas o conteúdo dos livros de Saramago que gevara polêmica, mas também a forma. O escritor escrevia parágrafos longos sem nenhuma marca de discurso direto (dois pontos, travessão). No texto, havia pouca pontuação e, na mesma frase, o narrador podia interagir com o personagem. 
Ele se declarava “ateu e comunista”.
Saramago morreu em uma sexta-feira, no dia 18 de junho de 2010. Aos 87 anos, sentiu-se mal depois de tomar café da manhã e faleceu ao lado da mulher.

Fonte: Guia dos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário