Galeria Blog

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Campolina faz balanço positivos dos poeirões


Animais desconhecidos competiram de igual para igual com exemplares consagrados

Em abril deste ano, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina (ABCCCampolina) iniciou a raça nas provas multirraciais, incentivando criadores e usuários com um prêmio especial, em dinheiro. Quase dez eventos foram patrocinados. Os resultados impressionaram de tal maneira que a entidade estreia seu novo calendário hípico com a liberação de mais R$ 100 mil para apoiar novas competições. E mais: por decisão da diretoria, a participação em três eventos credencia o animal a competir na Nacional da raça.

Já ocorreram provas em sete cidades mineiras (Viçosa, Carmo do Cajuru, São Brás do Suaçuí, Manhuaçu, Taquaraçu de Minas, Pequeri e Solar do Engenho), uma na Bahia e outra em São Paulo.  Cerca de R$ 10 mil foram distribuídos entre os vencedores Campolina em cada uma delas, além da premiação concedida pela própria organização.

Segundo Cristiano Azevedo, Janor Santana e Reynaldo Zapalá, membros da comissão formada pela ABCCCampolina para organizar a participação da raça nessas competições, a grande aposta (que se mostrou certeira) foi a intensa movimentação de criadores e usuários. "Cerca de 270 Campolinas foram apresentados ao grande público de marcha", afirmam.

Os cavalos vencedores passaram por coletas de amostras de DNA feitas por inspetores credenciados pela ABCCCampolina e muitos criadores entraram com pedido de registro definitivo. "Animais espetaculares foram revelados e até comercializados por ótimas cifras. Isso é muito bom, especialmente aos pequenos criadores, que se sentem estimulados em participar. O poeirão dá acessibilidade e é menos dispendioso", afirmam.

Um lema entre grandes selecionadores diz que 'os poeirões falam a verdade sobre a marcha', e isso foi constatado pelos campolinistas, que estão conseguindo ótimos resultados. Animais desconhecidos competiram de igual para igual com exemplares já consagrados. Durante a Nacional da raça, por exemplo, foi constatado que animais  que participaram nos poeirões estavam mais "empistados" e com melhor condicionamento físico, justificando a decisão da diretoria, que busca expansão imediata para o Campolina, a partir da valorização da funcionalidade.

O ano hípico 2013/2014, iniciado em 9 de setembro, já contou com três poeirões nas cidades mineiras de Entre Rios de Minas, Rio Pomba e Ritápolis. "Criadores e usuários coloquem seus Campolinas na estrada. Vamos mostrar para todo o Brasil o quanto nosso cavalo está moderno, bonito, elegante e bom de sela", convidam os membros da comissão.

Para mais informações, acesse www.campolina.org.br ou ligue para (31) 3372-747

Fonte: ATENDIMENTO À IMPRENSA

Pec Press - Imprensa Agropecuária
Adilson Rodrigues - Jornalista Responsável (Mtb 52.769)
Robson Rodrigues - Coordenação e Atendimento
Telefones: (11) 3876-8648 / 8642-8773
robson@pecpress.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário