quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Curiosidades: A História do Papai Noel
Papai Noel é uma lenda inspirada na história de São Nicolau.
Ele era um bondoso homem que viveu numa região onde hoje se encontra a Turquia. Ele ficou conhecido por sua bondade, e generosidade. Nicolau se preocupava com os seus semelhantes, procurava ajudar a todos, sobretudo ao pobres.
Na época de Natal, Nicolau arrecadava doações, comidas, brinquedos para distribuir entre os mais necessitados.
Ao ingressar na vida religiosa doou seus bens para os necessitados.
Essa história de São Nicolau, tornou-se conhecida e acabou sendo misturada com uma lenda da Escandinávia, na qual um mago bondoso que vivia na floresta, na época de Natal presenteava as crianças comportadas. Tal personagem passou a ser representado por um bondoso velhinho, com grandes barbas brancas e olhar carinhoso que distribuía presentes nas noites de Natal.Com o passar do tempo essa lenda ganhou o mundo e passou a fazer parte principalmente do imaginário infantil.
Nos anos 30, a figura do Papai Noel, tornou-se popular mundialmente, com as mesmas características que encontramos hoje em dia: as famosas roupas vermelhas. Isso ocorreu devido a uma campanha publicitária encomendada pela Coca-Cola para a época do Natal, as roupas vermelhas são as mesmas da marca. A campanha obteve um êxito tão grande que desde então a figura do papai Noel passou a ser representada com as roupas vermelhas.
É importante não perdemos o verdadeiro sentido do Natal: é uma festa de amor, do amor! Do nascimento de Jesus Cristo, renovação da nossa fé em Deus.
Com isso aprendemos entre muitas lições que é maravilhoso ganhar presentes, mas não há sentimento melhor do que presentear, semear alegria nos corações dos outros, esperança de dias melhores, compartilhar. Cada um de nós podemos ser um pouco “Papai Noel”.
Cristo nasceu e semeou amor e bons sentimentos por onde passou, deu sua vida por nós. Tudo isso pode nos levar a pensar realmente onde está a verdadeira magia do Natal.
Como dizer Feliz Natal em outras partes do mundo:
•Argentina -Felices Pasquas
•Brasil – Feliz natal, Boas Festas
•Bulgária - Tchestita Koleda;
•Coréia - Sung Tan Chuk Ha
•Croácia - Sretan Bozic i Nova Godina
•Dinamarca - Glædelig Jul
•Espanha - Feliz Navidad
•França - Joyeux Noel
•Alemanha - Froehliche Weihnachten
•Grécia - Kala Christouyenna
•Indonésia - Selamat Hari Natal
•Inglaterra - Merry Christmas
•Iugoslávia - Cestitamo Bozic
•Iraque - Idah Saidan Wa Sanah Jadidah
•Itália - Buone Feste Natalizie
•Japão - Shinnen omedeto. Kurisumasu Omedeto
•Noruega - God Jul
•Polônia - Wesolych Swiat Bozego Narodzenia
•Romênia - Sarbatori Fericite
•Rússia - Pozdrevlyayu s prazdnikom Rozhdestva is Novim Godom
•Suécia - God Jul and (Och) Ett Gott Nytt År
•Vietnan - Chung Mung Giang Sinh
Fonte: QDivertido
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
Curiosidades sobre o Natal
Afinal o que significa o Natal? Quem é Papai Noel? Qual é o dia certo para montar a Árvore de Natal? Veja estas e muitas outras curiosidades sobre esta época ao redor do mundo.
O que significa o Natal?
O que significa o Natal?
Segundo a bíblia, o Natal é verdadeiramente o nascimento de Jesus Cristo, que nasceu para seguir um plano traçado pelo próprio Deus, onde o Cristo pudesse morrer, para que a humanidade fosse justificada pelos pecados.
Como toda comemoração religiosa, o Natal é rico em símbolos e marca a grande festa de solidariedade universal. A festa do cristianismo é comemorada no mundo todo, até mesmo onde a população cristã é minoria. O Natal cultiva nas pessoas sentimentos muitas vezes esquecidos, como o amor ao próximo. Muitos símbolos iluminam as vitrines, a sala das casas cria novos sons, melodias e cores dão às festas grande harmonia. Historicamente, não se tem certeza a respeito da data do nascimento de Jesus, mas um acontecimento tão importante como a vinda do filho de Deus mereceria ser lembrado numa ocasião especial, de modo que todos facilmente incorporariam o costume de celebrá-la.
À tradição cristã, por influências várias, seja de países evangelizados, seja de santos, foram acrescentados elementos que hoje são indispensáveis na comemoração e na decoração da festa de Natal, dando-lhe uma identidade única. Entre esses elementos estão o Papai Noel, a vela, as bolas resplandecentes, o pinheirinho, a troca de presentes e, principalmente, a montagem do presépio e a celebração religiosa do Natal. Deturpados ou não pela sociedade secularizada e dominada pelo mercado, eles constituem o eco do maior evento da história: a encarnação do Filho de Deus, Jesus.
Quem foi São Nicolau, o Papai Noel?
São Nicolau era muito generoso. Diz a lenda que para auxiliar três moças que não tinham dotes para o casamento e poderiam assim ficar desamparadas, jogou um saco de moedas pela chaminé da casa, as quais caíram dentro de sapatos e meias que estavam no fogão.
Sua figura popularizou-se por sua generosidade, em especial com as crianças, por isso foi nomeado patrono delas pelo povo da Holanda, e sua fama pouco a pouco se espalhou.
A fama de generoso do bom velhinho, que foi considerado santo pela Igreja Católica, transcendeu sua região, e as pessoas começaram a atribuir a ele todo tipo de milagres e lendas. A uma delas lhe deveu o mito de distribuidor de presentes que lhe converteria finalmente em Santa Claus.
fonte:clubevidamoderna
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
Pintores(as) fomosos(as): Anita Malfatti
Anita Malfatti
Biografia de Anita Malfatti, vida e obras da artista, Semana de Arte Moderna, modernismo.
Biografia de Anita Malfatti, vida e obras da artista, Semana de Arte Moderna, modernismo.
Anita
Malfatti (com 30 anos de idade): importante artista plástica brasileira.
Introdução
Anita Malfatti foi uma importante e famosa artista plástica (pintora e desenhista) brasileira. Nasceu na cidade de São Paulo, no dia 2 de dezembro de 1889 e faleceu na mesma cidade, em 6 de novembro de 1964.
Anita Malfatti foi uma importante e famosa artista plástica (pintora e desenhista) brasileira. Nasceu na cidade de São Paulo, no dia 2 de dezembro de 1889 e faleceu na mesma cidade, em 6 de novembro de 1964.
Vida e obra
Anita Malfatti era filha de Bety
Malfatti (norte-americana de origem alemã) e pai italiano. Estudou pintura em
escolas de arte na Alemanha e nos Estados Unidos (estudou na Independent School
of Art em Nova Iorque). Em sua passagem pela Alemanha, em 1910, entrou em
contato com o expressionismo,
que a influenciou muito. Já nos Estados Unidos teve contato com o movimento
modernista.
Em 1917, Anita Malfatti realizou
uma exposição artística muito polêmica, por ser inovadora, e ao mesmo tempo
revolucionária. As obras de Anita, que retratavam principalmente os personagens
marginalizados dos centros urbanos, causou desaprovação nos integrantes das
classes sociais mais conservadoras.
Em 1922, junto com seu amigo Mario de
Andrade, participou da Semana de
Arte Moderna. Ela fazia parte do Grupo dos Cinco, integrado por
Malfatti, Mario de Andrade, Tarsila do
Amaral, Oswald de Andrade e
Menotti del Picchia.
Entre os anos de 1923 e 1928 foi
morar em Paris. Retornou à São Paulo em 1928 e passou a lecionar desenho na
Universidade Mackenzie até o ano de 1933. Em 1942, tornou-se presidente do Sindicato dos
Artistas Plásticos de São Paulo. Entre 1933 e 1953, passou a lecionar desenho
nas dependências de sua casa. Principais obras de Anita Malfatti
- A boba
- As margaridas de Mário
- Natureza Morta - objetos de Mário
- A Estudante Russa
- O homem das sete cores
- Nu Cubista
- O homem amarelo
- A Chinesa- Arvoredo
- A Chinesa- Arvoredo
- Interior de Mônaco
Fonte: Suapesquisa
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Pintores Famosos: Salvador Dalí
Pintor espanhol, representante do surrealismo, pintou algumas das obras clássicas dessa escola, empregando desenho refinado e técnica meticulosa para criar imagens provocativas e alucinadas que se chamava "sonhos fotográficos pintados à mão".
Salvador Dalí foi um grande artista que era também um grande promotor de si mesmo e showman. A combinação foi uma fórmula irresistível para o sucesso. Dalí, com os bigodes arrogantemente arrebitados, tornou-se uma figura familiar para milhões de pessoas que nunca tinham chegado perto de uma galeria de arte.
Dalí era espanhol, nascido em 11 de maio de 1904, na pequena cidade catalã de Figueiras. De certo modo, o mundo interior de Dalí era Figueiras, a planície de Ampurdán onde ela se localiza, a aldeia de pescadores, logo atrás das montanhas, e o vizinho Port Lligat onde ele construiu seu lar. Estes são os cenários da grande maioria de seus trabalhos, até mesmo quando o fundo é ocupado por uma crucificação ou por uma guerra civil.
Santiago El Grande, 1957A partir de 1929, Dalí foi sendo cada vez mais atraído pelo Surrealismo. Este movimento sediado em Paris, influenciado pelas teorias relativamente novas de Sigmund Freud, criava obras ditadas pelo inconsciente através dos sonhos, com a escrita automática e outros procedimentos voltados para libertar o artista da tirania da racionalidade.
Em 1929, com a ajuda da mulher que seria sua amante, esposa, "zeladora" e musa, Gala Eluard, o pintor se estabeleceu como membro do grupo. Gala parece ter salvo Dalí de uma grave crise mental, e sem a sua ajuda e fé no gênio dele, talvez ele não tivesse tido tanto sucesso; por outro lado, foi Gala, cada vez mais gananciosa e extravagante, que o incentivou a comercializar e freqüentemente banalizar sua arte. O próprio Dalí promoveu um culto exagerado a Gala, cujos diversos aparecimentos em suas obras culminaram em imagens quase deificadas.
La Tentation de St. Antoine |
No final da década de 1930, Dalí estava começando a ser reconhecido nos Estados Unidos, onde as atitudes em relação às novidades artísticas eram menos conservadoras do que no Velho Mundo. O início da Segunda Guerra Mundial e a vitória dos alemães sobre a França, em 1940, levaram Dalí a fugir para os EUA, onde ficou oito anos. A América proporcionou inúmeras oportunidades para ele usar seu talento e também despertou deu lado exibicionista. Tornou-se uma supercelebridade, encenando happenings muito antes da invenção deste termo, e eventualmente até aparecendo em comerciais de TV.
Rose Meditative |
Os últimos anos da Dalí foram obscurecidos por um distanciamento de Gala, embora ele se sentisse arrasado com sua morte em 1982. Subseqüentemente, crescia a preocupação com a quantidade de obras falsas circulando atribuídas a Dalí. Ele mesmo foi culpado disso, porque é claro que foi induzido a assinar centenas, talvez milhares, de folhas em branco que seriam obviamente usadas de forma ilícita. Perdurou virtualmente como um espectro vivo até sua morte, em 20 de janeiro de 1989. Está enterrado no Museu Dalí em sua terra natal.
Fonte: Pintores Famosos
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Pintores Famosos: Cândido Portinari
Cândido Portinari
Biografia de Cândido Portinari, obras de Portinari, pintura expressionista, arte expressionista,
artista plástico do século XX, vida de Portinari e principais realizações.
Biografia de Cândido Portinari, obras de Portinari, pintura expressionista, arte expressionista,
artista plástico do século XX, vida de Portinari e principais realizações.
Quem foi
Cândido Portinari foi um dos pintores
brasileiros mais famosos. Este
grande artista nasceu na cidade de Brodowski (interior do estado de São Paulo),
em 29 de dezembro de 1903.
Destacou-se também nas áreas de poesia e política.
Durante sua trajetória, ele estudou na Escola de
Belas-Artes do Rio de Janeiro;
visitou muitos países, entre eles, a Espanha, a França e a Itália,
onde finalizou seus estudos.
No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova
Iorque por sua obra "Café". Deste
momento em diante, sua obra
passou a ser mundialmente conhecida.
Dentre suas obras, destacam-se: "A Primeira Missa no Brasil", "São Francisco de Assis" e Tiradentes". Seus retratos mais famosos são: seu auto-retrato, o retrato de sua mãe e o do famoso escritor brasileiro Mário de Andrade.
No dia seis de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu um de seus maiores
artistas plásticos e aquele que, com sua obra de arte, muito contribuiu para
que o Brasil fosse reconhecido entre outros países. A morte de Cândido
Portinari teve como causa aparente uma intoxicação causada por elementos químicos presentes em
certas tintas.
Características principais de suas obras:
- Retratou questões sociais do Brasil;
- Utilizou alguns elementos artísticos da arte
moderna europeia;
- Suas obras de arte refletem influências do
surrealismo, cubismo e da arte dos muralistas mexicanos;
- Arte figurativa, valorizando as tradições da
pintura.
Relação das principais obras de Portinari:
- Meio ambiente
- Colhedores de café
- Mestiço
- Favelas
- O Lavrador de Café
- O sapateiro de Brodósqui
- Meninos e piões
- Lavadeiras
- Grupos de meninas brincando- Menino com carneiro
- Cena rural
- A primeira missa no Brasil
- São Francisco de Assis
- Os Retirantes
Fonte: Suapesquisa
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
Pintores Famosos: Leonardo da Vinci
Vida de Leonardo da Vinci, Renascimento Cultural, Biografia, Arte Renascentista, Principais obras,
Artes Plásticas, Renascença suas invenções, pinturas, projetos científicos.
Leonardo da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi em Anchiano, enquanto para outros, foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.
Artes Plásticas, Renascença suas invenções, pinturas, projetos científicos.
Leonardo da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi em Anchiano, enquanto para outros, foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.
Biografia
Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.
Leonardo da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), na cidade de Florença. Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado sua obra mais famosa: a bela e enigmática Gioconda. Trabalho para o rei Francisco I da França, onde realizou belos trabalhos. Faleceu na França no ano de 1519.
Principais características das pinturas de Da Vinci: utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com com expressões de sentimento, detalhismo artístico.
Gioconda (Mona Lisa): principal obra de Da Vinci
Principais trabalhos de Da Vinci:
Trabalhos de pinturas (artes plásticas): Gioconda (Mona Lisa) , Leda, Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A Última Ceia, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madona das Rochas, Retrato de Músico, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne
Trabalhos de invenções: máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, paraquedas, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor, submarino.
Trabalhos Científicos: homem vitruviano, anatomia do tronco, estudo de pé e perna, anatomia do olho, estudo da gravidez, estudos e embriões.
Projetos de Arquitetura: Projeto arquitetônico de uma cidade, projeto de um porto, templo centralizado.
Você sabia?
Leonardo da Vinci é considerado o pai da técnica do sfumato. Esta técnica consiste em criar gradientes perfeitos numa pintura, criando luz e sombra.
Frases de Leonardo da Vinci:
- "A sabedoria é filha da experiência."
- "Quem pouco pensa, muito erra."
- "A simplicidade é a máxima sofisticação".
- "O tempo dura muito para aqueles que sabem aproveitá-lo."
Fonte:Suapesquisa
Assinar:
Postagens (Atom)