JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Miss Universo


Fonte: Guia dos Curiosos

A Miss Universo 2011 teve seu encerramento ontem, dia 12 de setembro, com a coroação da Miss Angola Leila Lopes como a nova Miss Universo, mas o que você sabe sobre o concurso? Nada? Então, seguem algumas curiosidades sobre o mesmo.
É o terceiro programa internacional mais visto do mundo. Perde apenas para a final da Copa do Mundo e a abertura dos Jogos Olímpicos.
Em 2007, a audiência foi de 600 milhões de pessoas – ou seja, uma em cada dez pessoas do mundo viu o concurso.
As únicas brasileiras a vencerem o concurso foram Ieda Maria Vargas, em 1963, e Martha Vasconcellos, em 1968. Em 2007,  a mineira Natália Guimarães ficou em segundo lugar.
Em 1954,  a brasileira Martha Rocha ficou em segundo lugar no concurso. Na época, o boato foi de que a brasileira só não venceu por ter "duas polegadas a mais" no quadril.
Os Estados Unidos já emplacaram 7 representantes como Miss Universo. O segundo lugar ficou com a Venezuela, com 6 beldades coroadas. 
Para participar do Miss Universo,  as candidatas precisam preencher alguns requistos básicos: elas não podem ser casadas e nem ter filhos. É preciso ter entre 18 e 25 anos. Mulheres que  tenham feito ensaios sensuais são vetadas. 
Em  2009, a então Miss Universo Dayana Mendoza passou a coroa para sua compatriota venezuelana, Stefania Fernández. Foi a primeira vez que que um país ganhou o concurso dois anos seguidos.
Entre todos os países lusófonos, o Brasil é o único que já teve candidatas coroadas, além de se tornar o primeiro a sediar o concurso, em 2011.
Juramento da Miss Universo: "Nós, as jovens do universo, acreditamos que as pessoas de todos os lugares buscam a paz, a tolerância e o entendimento mútuo. Nós prometemos difundir esta mensagem de todas as maneiras que pudermos, em todos os lugares que formos".
O Miss Universo funciona como uma empresa. No sistema de franquias, cada país tem que pagar 80 mil dólares para poder mandar uma candidata para o concurso.
Entre as exigências para um país sediar o concurso, estão: ter atrações turísticas significativas, um auditório que comporte pelo menos 4 mil convidados e um palco em que caibam 80 pessoas.
Como não é tão difícil atingir estes critérios, os países desembolsam milhões de dólares para sediar o evento. O Vietnã, por exemplo, pagou 7 milhões de dólares em 2008.
Mas vale a pena. A Tailândia gastou quase 20 milhões de dólares em 2005 para sediar o Miss Universo, mas conseguiu uma receita de 200 milhões de dólares com patrocínio e comerciais.
Em 2011, a Miss Colômbia foi advertida por não usar calcinha. Em visita a uma quadra de escola de samba de São Paulo, no mês de agosto, a candidata a Miss Universo cruzou as pernas e deixou aparecer que estava sem roupa de baixo. A organização do concurso recomendou que ela se vestisse "adequadamente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário