JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

10 curiosidades sobre Nelson Rodrigues


1. Nelson Rodrigues é natural do Recife, Pernambuco. Ele teve, ao todo, 13 irmãos.
2. Seu pai, Mário Rodrigues, veio para o Rio de Janeiro quando o escritor tinha 3 anos. A família ficou para trás, esperando o retorno do patriarca quando este tivesse condições de sustentá-los na cidade. Um ano depois, a mãe de Nelson, cansada de esperar, penhorou suas joias e foi ao encontro do marido.
3. O primeiro endereço da família Rodrigues no Rio foi na rua Alegre, em Aldeia do Campista. Nesse bairro, Nelson concebeu algumas histórias, posteriormente relatadas em alguns de seus livros.
4. Mário Rodrigues foi o fundador do jornal A Manhã, onde Nelson começou, aos 13 anos, a escrever reportagens. Em 1929, ele perdeu o veículo para o sócio e acabou organizando uma nova publicação chamadaCrítica, fechada por ordem da polícia com a subida de Getúlio Vargas.
5. Certa vez, a equipe de Crítica decidiu publicar uma matéria sobre o divórcio da socialite Sylvia Seraphim. A mulher, revoltada, foi procurar Mário na redação para tirar satisfação. Ele havia saído e quem o recebeu foi seu filho, Roberto. No momento em que fechou a porta do escritório, Sylvia sacou uma arma e atirou. O rapaz morreu em três dias. Seu pai, abalado, começou a beber muito e faleceu dois meses depois do incidente.
6. Nelson Rodrigues teve duas crises de tuberculose. A doença também acometeu Joffre, seu irmão, que acabou morrendo em 1936.
7. Depois de passar 4 anos internado em Campos do Jordão (SP), recuperando-se de uma tuberculose, Nelson escreveu sua primeira peça teatral, A mulher sem pecado, em 1939. Além de textos para o teatro, também foi colunista de inúmeros jornais (Correio da ManhãO Jornal,Última HoraJornal dos SportesManchete Esportiva e Jornal do Brasil) e escreveu uma novela, A Morta Sem Espelho, veiculada pela TV Rio.
8. Na televisão, o polêmico escritor liderou o programa de entrevistas A Cabra Vadia. Nele, uma cabra viva participava das gravações.
9. Nelson Rodrigues era fanático por futebol. Fluminense roxo, foi enterrado com a bandeira do time. Durante sua vida, escreveu colunas sobre o tema para jornais como a Manchete Esportiva e O Globo. Seu texto de estreia, porém, foi publicado no Jornal dos Sports. Chamava-se A Descoberta do Brasil e falava sobre a taça Jules Rimet.
10. Diversas obras teatrais de Nelson foram adaptadas para o cinema. Ele acompanhou a roterização do longa A Dama da Lotação, de Neville D’Almeida, e Bonitinha, mas Ordinária e Álbum de Família, de Braz Chediak. Além disso, também foram para as telonas:
Somos Dois (1950) 
Meu Destino é Pecar (1952) 
Boca de Ouro (1962) 
Asfalto Selvagem (1964) 
A Falecida (1965) 
O Beijo (1965) 
Engraçadinha Depois Dos Trinta (1966) 
Como Ganhar na Loteria sem Perder a Esportiva (1970) 
Toda Nudez Será Castigada (1973) 
O Casamento (1975) 
Bonitinha mas Ordinária ou Otto Lara Rezende (1980) 
O beijo no Asfalto (1980) 
Os Sete Gatinhos (1980) 
Sobrenatural de Almeida (1980) 
Álbum de Família - Uma História Devassa (1981) 
Engraçadinha (1981) 
Perdoa-me por me Traíres (1983) 
Boca de Ouro (1990) 
Traição (1998) 
Gêmeas (1999) 

Fonte Guia dos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário