JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

10 curiosidades sobre Carlos Drummond de Andrade


1. Drummond foi expulso do internato que frequentava por "insubordinação mental" aos 17 anos, porque se desentendeu com o seu professor de português. Nessa época, o poeta era conhecido como "general" por causa de seu jeito altivo.
2. Em 1923, Carlos Drummond resolveu fazer uma faculdade e se matriculou na Escola de Odontologia e Farmácia, em Belo Horizonte.
3. Os primeiros contatos entre Drummond e os modernistas aconteceram em 1924. Conheceu os poetas Mário de Andrade e Oswald de Andrade e a pintora Tarsila do Amaral. Apesar do sobrenome comum, Mário, Oswald e Carlos não tinham nenhum parentesco.
4. Ele lançou seu primeiro livro, "Alguma Poesia", em 1930. Foram publicados apenas 500 exemplares.
5. Drummond nunca aceitou fazer parte da Academia Brasileira de Letras.
6. A cidade natal de Drummond, Itabira, tem 44 poemas do escritor espalhados pelas ruas. Eles foram colocados nos locais que inspiraram os versos.
7. O fotógrafo Brás Martins da Costa foi o responsável pela primeira foto de Drummond, aos dois anos de idade.
8. Já velho e magro, costumava caminhar todas as tardes na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Mesmo assim, como bom mineiro, não gostava do mar.
9. Drummond morreu no dia 17 de agosto de 1987, doze dias depois da morte de sua filha, Maria Julieta. Ela tinha 59 anos e passou dois lutando contra o câncer. Pai e filha chegaram a travar uma disputa para ver quem morreria primeiro. Assim, o primeiro não sofreria com a perda do outro. No velório de Maria Julieta, Drummond disse a um amigo: "Isto não está certo, ela deveria ficar para fechar os meus olhos".
10. Drummond era agnóstico e pediu que nenhuma homenagem ou oração fossem feitas durante o seu sepultamento. Também não queria cruz ou símbolos religiosos. Seu enterro, realizado no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, reuniu cerca de 800 pessoas, entre amigos, parentes, artistas, políticos e fãs. Seu corpo foi enterrado ao lado do da filha.

Fonte: Guia dos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário