JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

10 curiosidades sobre as serestas


1. O que é seresta?
Seresta é o ato de cantar canções sentimentais. Os primeiros seresteiros foram os tropeiros, que expressavam por meio do violão e dos versos a saudade do lar. A serenata acontece ao ar livre e é um verdadeiro culto ao amor. Já a seresta é realizada em ambientes fechados.
2. A cidade dos seresteiros
Conservatória é o nome de uma cidade do interior do Rio de Janeiro. Seu apelido é Cidade da Seresta e dos Seresteiros. A música romântica está em todo canto. A padaria da esquina se chama Luz Branca; a drogaria, Harmonia; o restaurante é Dó-Ré-Mi. Da década de 1960, os irmãos Joubert e José Borges criaram ali o Museu da Seresta. Os habitantes da cidade gostam tanto de música que colocam uma placa na frente de casa com o nome de sua canção preferida.
3. Lamartine Babo
O cantor foi um dos maiores seresteiros da música brasileira. Na década de 30, ele se correspondia com uma moça mineira, chamada Nair. Quando tomou coragem para ir visitá-la, descobriu que, na verdade, tratava-se do dentista Carlos Alves Neto, um grande admirador seu. A decepção de Lamartine foi a inspiração para o romântico samba-canção "Serra da Boa Esperança".
4. Francisco Alves
O cantor romântico tinha um programa de rádio na década de 40. Sua música mais conhecida era "Boa Noite Amor". Além de tê-la gravado duas vezes (1936 e 1950), ele a usava como vinheta do programa. A última vez que gravou na rádio foi em 26 de setembro de 1952. No dia seguinte, ele faleceu em um trágico acidente na rodovia Dutra. Francisco tinha medo de avião e, por isso, só fazia o percurso Rio-SP de carro.
5. Orlando Silva
Na década de 30, o cantor fez o maior sucesso com a romântica "Nada Além". Mas a canção não era dele. Orlando Silva ouviu a música pela primeira vez em uma peça teatral. No fim do espetáculo, ele, prontamente, solicitou a partitura para gravar a canção promissora.
6. Catulo da Paixão Cearense
Este seresteiro do Ceará era um homem simples, semi-analfabeto. Em 1914, ele compôs "Luar do Sertão", e registrou-a em seu nome. No entanto, apenas a letra pode ser creditada a ele, já que a melodia é uma adaptação da canção popular "É do Humaitá". Mais tarde, ele mesmo confessou que usou a música como base. A canção fez muito sucesso na década de 30, sendo usada como vinheta da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
7. Carinhoso
A música "Carinhoso", do chorista Pixinguinha, é uma das mais entoadas pelos seresteiros. Composta em 1917, ela ficou guardada por 12 anos. Isso porque o músico não teve coragem de mostrá-la para o público, já que a canção só tinha duas partes. Na época, os choros de qualidade tinham de conter três estrofes. A música foi gravada pela primeira vez só em 1929, pela orquestra Victor-Brasileira. Em 1936, Braguinha compôs, de um dia para o outro, a letra. A música só começou a fazer sucesso em 1937, na voz de Orlando Silva. Hoje, é uma das canções brasileiras com o maior número de gravações.
8. Sílvio Caldas
O compositor romântico fez, em 1935, a música "Foste a Sonoridade que Acabou". O poeta Guilherme de Almeida sugeriu que seu nome fosse mudado para "Chão de Estrelas". Manuel Bandeira ficou fascinado pela letra da música. O poeta considerava o verso "tu pisavas os astros distraída" o mais bonito da língua portuguesa.
9. Rosa
É mais uma música de Pixinguinha que cativou os seresteiros. Ela foi composta em 1917 com o título "Evocação", na mesma época que "Carinhoso", mas só foi gravada em 1937, por Orlando Silva. A letra ("tu és divina e graciosa, estátua majestosa...") foi composta por um jovem mecânico. Era a música preferida da mãe de Orlando Silva. Depois que ela mãe morreu, em 1968, ele não conseguiu mais cantá-la.]
10. Lupicínio Rodrigues
Na década de 30, o cantor era famoso pelas serenatas que entoava em Porto Alegre, nos momentos de folga do trabalho na Rádio Farroupilha. Uma vez, ele e um grupo de amigos decidiram fazer uma serenata a um amigo que tinha morrido alguns dias antes. Foram ao cemitério, fizeram a maior farra e acabaram na delegacia. 

Fonte: Guia dos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário