JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

10 curiosidades sobre Luciano Pavarotti


1. Luciano Pavarotti estudou para ser professor, e não cantor. Seu pai, Fernando Pavarotti, era padeiro e tenor amador.
2. Sua estreia como cantor profissional aconteceu em 1961. Pavarotti interpretou Rodolfo na ópera La Bohème, de Puccini, em Reggio Emilia, na Itália.
3. Com seu álbum "The Essential Pavarotti", o cantor foi o primeiro a fazer com que a música clássica ocupasse o 1º lugar na lista da UK Pop Charts - classificação das músicas mais tocadas nas rádios do Reino Unido. Pavarotti ficou nessa lista por cinco semanas.
4. Esteve sete vezes no Brasil. Em São Paulo, fez apresentações em 1979, 1991 e 2000. No Rio de Janeiro, em 1979 e 1995. Também fez um show em Porto Alegre em 1998, quando cantou com Roberto Carlos. Em 2000, em Salvador, se apresentou com Gal Costa e Maria Bethânia. Nessa apresentação, foi aplaudido durante dois minutos por 42 mil pessoas.
5. Pavarotti pediu ao seu assessor de imprensa que se encontrasse com o presidente dos Estados Unidos para sugerir que cantores de ópera fossem liberados do pagamento de impostos. A justificativa do tenor era que a carreira desses cantores era muito curta.
6. Em 1996, o tenor separou-se da mulher, Adua Veroni, depois de 35 anos de casamento. Ele resolveu assumir o romance com a secretária, Nicoletta Mantovani, que tinha 26 anos na época. Ele teve quatro filhas. Do primeiro casamento, Lorenza, Cristina e Giuliana. Do segundo, Alice.
7. Pavarotti era o único tenor no mundo que conseguia executar nove "Dós de peito". Isso significa que ele cantava a nota dó uma oitava acima da mais aguda emitida pelo piano.
8. Seus fãs mais assíduos gostavam de cronometrar o famoso e longo dó de Pavarotti. O mais longo durou 13 segundos, em uma apresentação de “Il Trovatore”, de Verdi.
9. Suas raras habilidades, como os "dós de peito", lhe rendiam muito dinheiro. Suas apresentações custavam 300 mil dólares, enquanto outros tenores cobravam 15 mil.
10. Pavarotti entrou para o Guiness Book com um recorde mundial de 165 chamadas ao palco em um único espetáculo. A segunda vez que o cantor esteve no livro dos recordes foi com o álbum de música clássica mais vendido da históra (“In Concert”). Durante toda a sua carreira, ele vendeu 100 milhões de CDs e LPs.

Fonte: Guia dos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário