É desnecessário esperar sentir sede para beber água, pois este é um sinal de que o organismo está precisando de reposição hídrica. Quando as perdas são maiores do que a reposição, o organismo desidrata ocasionando danos à saúde, em casos extremos, pode ser fatal.
Um adulto chega a perder cerca de 2,5 litros de água por dia no verão e toda a água perdida deve ser reposta, seja na forma pura ou na forma de alimentos, já que existe água em todos os alimentos principalmente nas frutas, verduras e legumes.
Crianças e idosos merecem atenção redobrada. "Mesmo que a criança não peça, é importante que ela beba água, em pequenas porções e que esteja fresca e em temperatura agradável. Quatro copos diariamente é o suficiente. Também é importante substituir os refrigerantes pelos sucos naturais de frutas e vegetais, chás e água de coco", orienta a especialista.
Dieta equilibrada
No verão manter uma dieta equilibrada é um desafio, por isso "procure deixar a alimentação mais saudável substituindo alguns alimentos, dando preferência aos alimentos frios, crus ou gelados; abuse das saladas, frutas e sucos e fique longe das feijoadas, chocolates, suflês e frituras" sugere a nutricionista.
Os cereais integrais são outra boa opção e combinam com saladas e pratos frios. As gorduras vegetais, como azeite, óleo de girassol, canola e soja podem ser utilizados, pois são mais saudáveis do que as gorduras de origem animal. Para a sobremesa são mais indicadas as frutas ou doces à base delas, picolés, compotas geladas e saladas de frutas.
Na hora do lanche ou almoço opte pelos pães com recheios magros - peito de peru, queijo branco, cottage, peito de frango desfiado, atum em água, sempre acompanhado de salada. Sucos mais elaborados são uma ótima opção, já que verão não combina com barriga inchada - consequência dos refrigerantes e da cerveja.Substitua os salgadinhos fritos pelos assados, pois possuem menos gordura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário