JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cuidados com a água e alimentação no verão

O verão é uma das estações mais esperadas do ano e, para evitar problemas com a sua saúde, é importante ficar atento com a alimentação, ingerindo alimentos com baixas calorias e evitando os gordurosos. Esse é o conselho de Sheila Silva Castro, nutricionista do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André. Segundo ela, nos dias quentes o corpo perde mais líquidos e minerais, em consequência da elevação da temperatura corporal e transpiração excessiva, daí a importância de aumentar a ingestão de líquidos. 

É desnecessário esperar sentir sede para beber água, pois este é um sinal de que o organismo está precisando de reposição hídrica. Quando as perdas são maiores do que a reposição, o organismo desidrata ocasionando danos à saúde, em casos extremos, pode ser fatal. 

Um adulto chega a perder cerca de 2,5 litros de água por dia no verão e toda a água perdida deve ser reposta, seja na forma pura ou na forma de alimentos, já que existe água em todos os alimentos principalmente nas frutas, verduras e legumes. 

Crianças e idosos merecem atenção redobrada. "Mesmo que a criança não peça, é importante que ela beba água, em pequenas porções e que esteja fresca e em temperatura agradável. Quatro copos diariamente é o suficiente. Também é importante substituir os refrigerantes pelos sucos naturais de frutas e vegetais, chás e água de coco", orienta a especialista. 

O clima quente colabora para o consumo de alimentos crus, como frutas, verduras e legumes, onde se encontram vitaminas, minerais e fibras

Outra opção saudável são as carnes magras, carnes brancas de aves e peixes que proporcionam fácil digestão. O ideal é que estes alimentos sejam cozidos, grelhados ou assados. As frituras devem ser excluídas, pois não combinam com o clima quente do verão. 

"Abuse das folhas verdes e legumes - de preferência crus. Cuidado com o tempero das saladas. Evite molhos prontos e maionese, substitua-os por azeite, limão, vinagre e molhos à base de iogurte". 

Dieta equilibrada 

No verão manter uma dieta equilibrada é um desafio, por isso "procure deixar a alimentação mais saudável substituindo alguns alimentos, dando preferência aos alimentos frios, crus ou gelados; abuse das saladas, frutas e sucos e fique longe das feijoadas, chocolates, suflês e frituras" sugere a nutricionista. 

Os cereais integrais são outra boa opção e combinam com saladas e pratos frios. As gorduras vegetais, como azeite, óleo de girassol, canola e soja podem ser utilizados, pois são mais saudáveis do que as gorduras de origem animal. Para a sobremesa são mais indicadas as frutas ou doces à base delas, picolés, compotas geladas e saladas de frutas. 

Na hora do lanche ou almoço opte pelos pães com recheios magros - peito de peru, queijo branco, cottage, peito de frango desfiado, atum em água, sempre acompanhado de salada. Sucos mais elaborados são uma ótima opção, já que verão não combina com barriga inchada - consequência dos refrigerantes e da cerveja.Substitua os salgadinhos fritos pelos assados, pois possuem menos gordura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário