JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Dicas de segurança para compras nos EUA



Por Rafaela Beloni

Nestas últimas semanas não se fala em outra coisa a não ser dos furtos de compras ocorridos nos quartos de hotéis em Orlando, na Flórida, muito comentados nas redes sociais. Fazer compras nos Estados Unidos é uma das principais atividades para os brasileiros que visitam o país. Nesta coluna, o que eu tenho a dizer é bem simples: NÃO HÁ MOTIVO PARA DESESPERO OU PÂNICO. E vou dar dicas de como tentar se prevenir.
Vamos entender o que realmente ocorre com a grande invasão de Brasileiros nos EUA: a Flórida recebe anualmente quase 2 milhões de Brasileiros (em 2012 foram 1.6 milhões e, em 2013,  1.7 milhões (de acordo com o Visit Florida). Em 2011 foram reportados 126 casos de furtos a brasileiros ao consulado brasileiro em Miami. Em 2012, 117 casos, e em 2013, foram 224 casos. Há também os casos em que os brasileiros não comunicam o ocorrido ao consulado. Pegando os números de 2013, a porcentagem de brasileiros furtados na Flórida foi de 0,0131%. Ou seja, a porcentagem é mínima se você considerar o número de pessoas que visitam. Infelizmente, os brasileiros já são conhecidos por comprarem muito e por isso devemos redobrar a atenção em shoppings, outlets e hotéis.
Para evitar dor de cabeça nas suas férias, aqui vão algumas dicas de segurança para quando você viajar e fizer compras em Miami, Orlando, Nova York ou qualquer outro destino pelo mundo:
No Hotel:

  • Se você vai fazer muitas compras, tenha mais cuidado na hora de escolher o hotel.  Às vezes, pagar um pouco mais pode valer a pena para estar em um lugar seguro.
  • Evite os hotéis tipo “motel americano”, que tem portas e janelas com saídas para o estacionamento e podem facilitar os furtos.
  • Procure um hotel com entrada, recepção e, de preferência, segurança no elevador – alguns precisam do cartão para subir nos andares.
  • Não deixe eletrônicos e compras espalhadas pelo quarto em bolsas abertas. Utilize o cofre para guardar documentos, cartão reserva, dinheiro e eletrônicos.
  • Se fizer muitas compras, tire das bolsas e coloque nas malas e não deixe o lixo à vista: caixas de eletrônicos e caixas em geral dentro ou na frente do quarto podem alertar para a existência de bens de valor no quarto ou nas malas (nós brasileiros temos este costume de colocar o lixo na porta do quarto). A melhor opção é levar até uma lixeira.
  • Sempre que sair do quarto, confira se a porta realmente se fechou! Muitas pessoas saem e se esquecem de conferir, e não percebem que a porta ficou entreaberta. Isso, infelizmente, é muito comum com portas de quartos com molas automáticas, que são lentas para fechar e as pessoas não têm paciência de esperar. Uma falha da mola e o seu quarto se transforma num convite a um oportunista.
  • Quando entrar no quarto, lembre-se de trancar a porta por dentro, especialmente se for dormir. É uma segurança a mais para você.
  • Se possível, deixe para fazer compras no último dia.
  • E minha sugestão de sempre é: procure um profissional agente de viagens. Ele pode programar sua viagem indicando hotéis, voos, etc com mais segurança.

O Que Fazer em Caso de Furto?

  1. Entre em contato com a polícia local para registrar queixa.
  2. Entre em contato com o Consulado mais próximo para  comunicar o ocorrido, em especial em caso de perda de documentos. Em Orlando não há consulado brasileiro, sendo necessário ir até Miami.
  3. Assim que chegar ao Brasil, comunique o fato também às autoridades policiais brasileiras e aos órgãos emissores dos documentos furtados.

Espero que essas dicas sejam úteis e que nenhum de vocês leitores da coluna  passem por essa situação algum dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário