JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

TREM TURÍSTICO CHEGA A BARBACENA PARA INÍCIO DOS TESTES



No último dia 23, um comboio formado por uma locomotiva da empresa MRS Logística e um vagão de apoio trouxe do Pátio do IFET de Santos Dumont para Barbacena a automotriz Litorina que será utilizada como trem turístico pela ONG Amigos do Trem, em parceria com a Prefeitura de Barbacena. A viagem começou às 10h55 de Santos Dumont, chagando à Cidade das Rosas às 13h00.
Segundo Paulo Henrique do Nascimento, presidente da ONG, o destino da automotriz foi o pátio da empresa HOLCIM, onde permanece durante o período de testes e ajustes. “Trata-se de um veículo fabricado em 1958, totalmente restaurado, mas que requer adaptações às condições técnicas atuais. Por isso definimos sua remoção para Barbacena e para maior segurança da operação contamos com o suporte da MRS,” disse.
Inicialmente denominado “Expresso Pai da Aviação”, o trem turístico faria o trajeto Barbacena-Cabangu, em Santos Dumont. Entretanto, a concessionária MRS Logística questionou a viabilidade da operação regular, visto seu intenso volume de tráfego de trens cargueiros no trecho e as normas de segurança necessárias, hoje muito mais rigorosas do que no passado. Com isso, a Prefeitura de Barbacena em convênio com a ONG vai operar o trem turístico inicialmente em passeios curtos, domésticos e voltados para escolas e entidades sociais.
Para que o projeto do trem turístico fosse viabilizado, o Prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, foi a Brasília, Rio de Janeiro e Juiz de Fora para negociações com a diretoria da MRS Logística e a Agência Reguladora de Transportes Terrestres, a ANTT.
De acordo com o vice-presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento – AGIR, Edson Brandão, Barbacena assumiu a frente desta iniciativa para viabilizá-la objetivando agregar um atrativo turístico e educativo estratégico para a cidade.
As automotrizes, popularmente conhecidas como Litorina, foram trens de passageiros muito usados nas décadas de 1950 e 1960 e serviam principalmente como trens regionais. A litorina utilizada pela ONG Amigos do Trem foi fabricada no final da década de 1950, nos Estados Unidos pela empresa BUDD. Tem capacidade para 77 passageiros, dois banheiros, e duas cabines de comando, o que facilita suas manobras. Há 12 anos foi cedida em um comodato entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a ONG Amigos do Trem que, com doações e apoio de voluntários conseguiu recuperar o material rodante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário