No último dia 23, um comboio formado por
uma locomotiva da empresa MRS Logística e um vagão de apoio trouxe do Pátio do
IFET de Santos Dumont para Barbacena a automotriz Litorina que será utilizada
como trem turístico pela ONG Amigos do Trem, em parceria com a Prefeitura de
Barbacena. A viagem começou às 10h55 de Santos Dumont, chagando à Cidade das
Rosas às 13h00.
Segundo Paulo Henrique do Nascimento,
presidente da ONG, o destino da automotriz foi o pátio da empresa HOLCIM, onde
permanece durante o período de testes e ajustes. “Trata-se de um veículo
fabricado em 1958, totalmente restaurado, mas que requer adaptações às condições
técnicas atuais. Por isso definimos sua remoção para Barbacena e para maior
segurança da operação contamos com o suporte da MRS,” disse.
Inicialmente denominado “Expresso Pai da
Aviação”, o trem turístico faria o trajeto Barbacena-Cabangu, em Santos Dumont.
Entretanto, a concessionária MRS Logística questionou a viabilidade da operação
regular, visto seu intenso volume de tráfego de trens cargueiros no trecho e as
normas de segurança necessárias, hoje muito mais rigorosas do que no passado.
Com isso, a Prefeitura de Barbacena em convênio com a ONG vai operar o trem
turístico inicialmente em passeios curtos, domésticos e voltados para escolas e
entidades sociais.
Para que o projeto do trem turístico
fosse viabilizado, o Prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, foi a Brasília,
Rio de Janeiro e Juiz de Fora para negociações com a diretoria da MRS Logística
e a Agência Reguladora de Transportes Terrestres, a ANTT.
De acordo com o vice-presidente da Agência
Municipal de Desenvolvimento – AGIR, Edson Brandão, Barbacena assumiu a frente
desta iniciativa para viabilizá-la objetivando agregar um atrativo turístico e
educativo estratégico para a cidade.
As automotrizes, popularmente conhecidas
como Litorina, foram trens de passageiros muito usados nas décadas de 1950 e 1960
e serviam principalmente como trens regionais. A litorina utilizada pela ONG
Amigos do Trem foi fabricada no final da década de 1950, nos Estados Unidos
pela empresa BUDD. Tem capacidade para 77 passageiros, dois banheiros, e duas
cabines de comando, o que facilita suas manobras. Há 12 anos foi cedida em um
comodato entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
e a ONG Amigos do Trem que, com doações e apoio de voluntários conseguiu
recuperar o material rodante.
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