JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Existe vida por trás das máquinas?


A agência de publicidade alemã Scholz & Friends começou a fazer em 2006 uma série que simula os bastidores das máquinas que usamos no dia a dia – tudo de um jeito bem curioso. É como se dentro de cada máquina de rua – que nós presumimos que faça tudo automaticamente – estivesse uma pessoa lavando roupa, pedalando ou tocando instrumentos.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

A lista de 27 músicos que morreram aos 27 anos

A precoce morte da cantora inglesa Amy Winehouse, no último sábado,  aumentou o número  de membros do site “Clube dos 27″ (ou 27 Club). O nome foi criado em alusão aos  músicos – a maioria de grupos de rock ou blues – que morreram  justamente aos 27 anos de idade.
Os membros mais mencionados do Clube são Kurt Cobain, vocalista, compositor e guitarrista do Nirvana; a cantora Janis Joplin; o guitarrista Jimi Hendrix; Jim Morrison, vocalista do The Doors; e Brian Jones, guitarrista dos Rolling Stones. Entretanto, existem outros músicos importantes que também morreram aos 27 e nem sempre são lembrados. Além de Amy e dos cinco acima citados, encontrei outros 21:
No início do século 20, o primeiro registro que se tem do Clube dos 27 é o compositor de ragtime Louis Chauvin, que faleceu em 1908 sem deixar gravações. Uma de suas obras é Heliotrope Bouquet, em parceria com Scott Joplin.
Outro notável membro é a lenda do blues Robert Johnson, que teria sido  envenenado em 1938 depois de  flertar com uma mulher casada. Alguns mais supersticiosos garantem que o músico vendeu a alma ao demônio em troca das habilidades no violão.
O pianista Nat Jaffe, que já tinha tocado com Louis Armstrong, teve problemas de pressão alta e faleceu em 1945. Quinze anos depois, morreu o cantor de R&B Jesse Belvin. Em 1964, Rudy Lewis morreu de overdose. Ele era vocalista da banda de soul The Drifters.
Malcolm Hale, guitarrista e trombonista do grupo Spanky and Our Gang, teve uma intoxicação por monóxido de carbono em 1968. No ano seguinte, quem morreu aos 27 por overdose de calmantes foi Dickie Pride, um cantor de rock britânico.
Líder da banda Canned Heat, o guitarrista e compositor Alan Wilson teve uma overdose em 1970, um ano depois de tocar em Woodstock. No ano seguinte, o vocalista do grupo Dyke & The Blazers, Arlester “Dyke” Christian, faleceu ao tomar um tiro.
O grupo de blues Stone the Crows quase acabou quando o guitarrista Les Harvey, de 27 anos, morreu eletrocutado ao segurar um microfone com mãos úmidas durante uma apresentação, em 1972. No mesmo ano, a cantora soul Linda Jones não resistiu a um coma diabético.
Um dos membros fundadores do Grateful Dead, o tecladista Pigpen sofreu uma hemorragia gastrointestinal causada por alcoolismo em 1973. O baixista Dave Alexander, do The Stooges, teve um edema pulmonar e morreu aos 27 em 1975. Responsável por sucessos como No matter what e Day after day, o líder da banda Badfinger, Pete Ham, foi encontrado enforcado em 1975. Gary Thain, baixista do Uriah Heep, foi eletrocutado no palco, mas sobreviveu. No entanto, ele teve uma overdose de heroína após ser expulso da banda no mesmo ano da morte de Pete Ham.
Helmut Köllen havia deixado a banda de rock progressivo Triumvirat e perseguia a carreira solo quando inalou muito monóxido de carbono em 1977. Ele ouvia as fitas de suas gravações com o motor do carro ligado. O vocalista do grupo Big Star, Chris Bell, faleceu em um acidente de carro no ano seguinte.
D. Boon, guitarrista e vocalista da banda punk Minutemen, sofreu um acidente de trânsito aos 27 anos. A fatalidade fez com que a banda acabasse.
A banda punk The Gits teve um final sombrio. Mia Zapata, a vocalista, foi estuprada e assassinada em 1993. Kristen Pfaff, baixista das bandas Hole e Janitor Joe, teve uma overdose em 1994.
Richey Edwards, guitarrista do Manic Street Preachers, desapareceu em 1995, aos 27 anos. Só foi considerado oficialmente  morto em 2008.
Quem quiser mais sobre os músicos que morreram com essa idade (existem mais de 27) pode visitar o site The Forever 27 Club, que tem outros nomes em sua lista.

Fonte: Guia dos Curiosos

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Site alerta sobre a TPM de até cinco mulheres




PMS, em inglês, é a sigla para premenstrual syndrome, a tal da “tensão pré-menstrual”,  apelidada carinhosamente por aqui  de TPM. Para algumas mulheres, a TPM é um período de irritação e  muito estresse. Por consequência, para os homens, também.
Tentando solucionar esse problema, o PMS Buddy permite que você cadastre até cinco mulheres conhecidas para saber quando vai cair o próximo período de cada uma. É só cadastrar nome, data do início da última menstruação e duração do ciclo. Talvez não seja fácil conseguir as duas últimas informações, mas não custa tentar descobrir.


O site (em inglês) promete enviar por e-mail um alerta até cinco dias antes da entrada da garota na TPM. Também dá para se cadastrar no aplicativo do Facebook ou baixá-lo para o iPhone, tendo essa agendinha sempre à mão. Desta maneira, você fica bem prevenido e pode até marcar uma viagem durante a “semana infernal”.

Fonte: Guia dos Curiosos

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dia dos Avós



O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos queridos vovô e vovó e dizer o quanto você lembra deles.
O Portal da Família expressa seu profundo carinho por todos os vovôs e vovós que nos visitam.
Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Século I a.C. - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.

Fonte: portaldafamília.org

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Carreira de Amy Winehouse foi marcada por controvérsias



Cantora britânica começou a cantar profissionalmente aos 16 anos.
Em 2008, foi presas duas vezes por porte de drogas e uma por agressão.

Amy Winehouse nasceu em Londres, em uma família judia. Começou a ouvir jazz quando criança e formou a primeira banda aos dez. Filha de uma farmacêutica e de um motorista de táxi, com o qual tinha uma relação conturbada, ela cresceu na área de Southgate, no norte de Londres. Seus tios maternos eram músicos de jazz profissional.
Aos 16, passou a cantar profissionalmente. O primeiro disco, "Frank", foi lançado quando ela completou 20 anos e produzido por Salaam Remi. O segundo trabalho, "Back to black", saiu em 2006, produzido por Mark Ronson. Ela ganhou cinco prêmios Grammy com o CD.
Com o passar do tempo, porém, as notícias sobre Amy passaram a ser veiculadas nas páginas dedicadas aos escândalos de celebridades. Em 2008, Amy foi presas duas vezes por porte de drogas e por causa de uma agressão. O terceiro disco começou a ser produzido no mesmo ano, mas as primeiras gravações foram rejeitadas pela gravadora.
Nos últimos anos, ela foi alvo constante dos tabloides ingleses por sua rotina de abuso de drogas, brigas e escândalos conjugais com o ex-marido, Blake Fielder-Civil. Um dos seus principais hits, "Rehab", falava sobre suas constantes idas às clínicas de reabilitação.
Amy Winehouse chegou a se apresentar em turnê pelo Brasil em janeiro deste ano, com shows em Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. No mês passado, a cantora britânica abandonou uma turnê pela Europa após ter sido vaiada durante show na Sérvia por estar aparentemente bêbada durante a performance.


Fonte: g1.com.br

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Empresa cria “cubo mágico” portátil que projeta teclado sobre qualquer superfície


A empresa coreana Celluon, criou um “cubo mágico” capaz de projetar, por meio de um feixe de laser, um teclado virtual sobre qualquer superfície. Para funcionar, o acessório deve ser conectado, via USB, a um computador ou ainda a iPhones e iPads.
O gadget portátil, que funciona a bateria e está disponível nas cores cinza, vermelho, rosa, azul e verde, custa o equivalente a R$ 312. 

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

quinta-feira, 21 de julho de 2011

O monstro que assusta Minas Gerais




Uma mistura de macaco, lagartixa e galinha. Aparece nos meses quentes do ano, sempre no fim de tarde, por volta das 17 horas. Fica próximo da margem do Rio Carmo (foto abaixo), que atravessa as cidades mineiras de Mariana, Acaiaca e Barra Longa. Ataca o gado e, nos últimos tempos, até seres humanos. Essa é a descrição do Caboclo d’Água dada pela população das redondezas.
“É uma história antiga, meu pai já a escutou quando era pequeno. As crianças sempre eram advertidas a não nadar no rio ao entardecer”, diz Leandro Henrique dos Santos, diretor do jornal O Espeto. Nos últimos oito anos, porém, as histórias voltaram com força total: “Dizem que o monstro  é responsável pela morte de um jovem que nadava com os amigos”, explica Santos. “De repente, ele afundou e emergiu morto em meio a muito sangue, com os testículos arrancados”.
Com o aumento da quantidade de causos, o jornal elaborou um “retrato falado” do bicho, também conhecido como Nego d’Água. Santos e  Milton Brigolini Neme, professor da Universidade Federal de Ouro Preto, fundaram  a Associação de Caçadores de Monstros e Assombrações em 2009.
O objetivo deles é verificar a existência de seres incomuns que aparecem nas histórias contadas no interior. Além do Caboclo d’Água, o maior caso, existem outros 32 mistérios em estudo, como a Mãe do Ouro, que espantou garimpeiros no bairro de Bento Rodrigues ao rodopiar com uma luz brilhante; ou o Lobisomem do Pezão, lobo que até hoje não atacou ninguém, mas assusta com pegadas gigantes deixadas na terra.
A associação, que já tem cerca de quarenta membros, usa equipamentos eletrônicos, como GPS e câmeras automáticas. Com isso, já derrubaram o mito de que uma casa na região era assombrada. O proprietário escutava som de passos, mas eram apenas gases que se desprendiam do terreno pantanoso e faziam a madeira estalar. “Queremos checar tudo de maneira científica”, diz Santos. “É muito fácil culpar o sobrenatural por coisas que não compreendemos”. Para ele, o Caboclo d’Água pode ser um mutante de alguma espécie animal da região.
Tentando desmistificar o assunto, o professor Neme decidiu oferecer há quatro anos uma recompensa de 10 mil reais a qualquer um que consiga fotografar a criatura. A associação oferece os dados de localização já coletados e até mesmo transporte até os equipamentos onde montam vigia. Até agora, ninguém conseguiu.


Fonte: Guia dos Curiosos

quarta-feira, 20 de julho de 2011

No dia 19 de julho comemora-se o dia nacional do futebol



A escolha da data se deu através da CBF, Confederação Brasileira de Futebol, para homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.
O futebol chegou ao Brasil em 1849, através de Charles Miller, que estudou na Inglaterra, onde aprendeu a dominar as técnicas futebolísticas. Ao retornar para o país, trouxe uma bola, uma agulha, uma bomba de encher e um uniforme. Com a divulgação do esporte, este se tornou uma paixão do povo brasileiro, fazendo do nosso país o maior campeão mundial.
As primeiras regras do futebol foram criadas pela associação de futebol de Londres, na Inglaterra, através dos dirigentes dos clubes ingleses. Primeiramente elaboraram treze regras, mas em razão das necessidades, estas passaram para o número de dezessete.
Em 1885 o esporte passou a ser profissionalizado, estimulando o aumento de sua prática, sua evolução técnica e tática. Em virtude de sua popularização por todo o mundo, foi criada uma organização internacional a fim de coordenar os interesses voltados para o esporte, a FIFA - Federação Internacional de Futebol Association.
A origem do esporte se deu por volta dos anos 2.600 a.C, na China, onde era praticado por oito jogadores em cada time, num campo de quatorze metros.
Dentre as modalidades futebolísticas temos o futebol de campo, o futebol de quadra (também conhecido como futsal ou de salão) e futebol de areia (ou beach soccer), cada um com suas regras específicas. Outra forma de jogar é o futebol de botão, feito num tabuleiro e jogado por duas pessoas, mas reproduzindo as mesmas regras.
As competições de futebol acontecem no âmbito municipal, estadual, nacional e internacional. Alguns campeonatos ainda são subdivididos em série A e B, primeira e segunda divisão.
Os campeonatos estaduais são disputados por times das cidades que compõem cada estado, podendo ter mais de um time por cidade. Essas disputas são muito acirradas e muitas vezes as mais violentas, pois as torcidas se encontram nas ruas.
Os campeonatos nacionais são disputados por times que representam os estados, de onde saem os campeões do país. Nessas competições temos o Brasileirão e a Copa do Brasil.
As disputas internacionais acontecem a cada ano, como a Libertadores da América, sul-americano, Mundial do Japão, liga dos Campeões, além dos campeonatos italiano, espanhol e vários outros. O campeonato mais importante mundialmente é a Copa do Mundo, realizada de quatro em quatro anos. Com ela, acontece também a Copa das Confederações, a fim de aquecer os times que participarão da copa do mundo.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Como bater o pênalti perfeito



1- Fique lugar Certo
Posicionamento ideal é de 4 a 6 passos atrás da bola, pois, fará com que chegue para chuta-la na velocidade e força perfeita (o ideal é que a bola chegue ao gol entre 90 a 104 km/h).
2- Seja muito Rápido ou muito Lento
Depois do apito, chute a bola com no máximo 3 segundos (muito rápido) ou em 13 segundos (mais lento) pois o goleiro começa a ficar nervoso.
3- Bata coma parte de Dentro do Pé
Com isto, aumentará em 25% as chances de marcar. De chapa ou de trivela é mais arriscado e menos eficiente.
4- Mande a Bola no Meio
Aqui que está o segredo, pois, de acordo com o senso comum futebolístico o ideal é chutar a bola rente a trave (nos cantos). Porém para os cientistas o melhor local é o meio do gol, de longe pois em 93,7% dos casos os goleiros pulam para os lados porque simplesmente não aguentam ficar parados e deixam então o meio do gol aberto.
Fonte: SuperInteressante, abril/09.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ureia



A hidratação da pele é importante em qualquer estação do ano. No calor, o corpo transpira demais e perde muita água. O mesmo acontece no frio, quando a pele desidrata devido a pouca umidade do ar. Os efeitos da perda de água sobre a pele podem ser sentidos em todo o corpo, causando desde indisposição até feridas na pele.
Para a pele permanecer hidratada ou voltar ao seu estado normal de hidratação, a
quantidade de água deve estar sempre adequada. O clima seco, mudanças bruscas na temperatura e ventos em excesso podem facilmente desidratar a pele. Assim, para evitar que a pele fique áspera e seca é aconselhável a aplicação de hidratantes com capacidade de promover hidratação por um período prolongado. Nesse sentido, a uréia é um componente essencial a ser incluído na fórmula de um bom hidratante.
Há décadas, a uréia vem sendo utilizada para o tratamento cosmético da pele seca. Contudo, possui importantes indicações clínicas devido às suas propriedades farmacológicas, como ação antimicrobiana e antiinflamatória. Do ponto de vista da hidratação propriamente dita, as características particulares da uréia lhe conferem a capacidade de gerar um tipo de hidratação denominada ativa, mantendo a pele hidratada por um período mais prolongado. Parece que uréia é o único hidratante que tem um efeito de hidratação do interior das células. Isto é, ela é capaz de se ligar a moléculas de água dentro das células e possibilitar o aumento da hidratação por um tempo mais prolongado.
            É importante considerar também que a quantidade de uréia deve ser adequada para cada tipo de pele ou alteração que possa ocorrer. Essa quantidade pode ser apresentada em diferentes concentrações e associações.
A uréia pode ser manipulada em forma de creme e loção, deixando assim sua pele mais bonita e hidratada.
Faça-nos uma visita e comprove a eficácia deste potente hidratante e também outros produtos para deixar sua pele ainda mais bonita neste inverno. 

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Qual é a origem da expressão popular "uai", dita pelos mineiros?


Fonte: guiadoscuriosos.com.br



A expressão surgiu durante o movimento de Inconfidência Mineira, ocorrido em Minas Gerais em 1789. Por ser um dos primeiros movimentos a favor da independência do Brasil da Coroa Portuguesa, os participantes da Inconfidência precisavam se comunicar através de senhas e códigos secretos. Como as reuniões eram feitas em porões e esconderijos, uma das técnicas usadas era bater na porta três vezes e responder à pergunta "Quem é?" com a expressão "UAI" - sigla para "União, Amor e Independência". Apesar do fracasso dos inconfidentes, a palavra acabou entrando para o vocabulário dos habitantes de Minas Gerais. 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Curiosidades de ET, o Extraterrestre



  • No lançamento, o filme faturou 400 milhões de dólares, mas seu orçamento foi bem modesto: 10 milhões de dólares. No mundo inteiro, faturou 792 milhões de dólares, a 26ª maior bilheteria da história.
     
  • As filmagens levaram 60 dias.
     
  • O E.T. era animado tanto por bonecos acionados hidraulicamente como por anões que se vestiam com as fantasias. Para as cenas mais longas e de close das mãos do personagem, a mímica Caprice Rothe o representava usando uma luva que lhe cobria o braço.
     
  • A atriz Drew Barrymore tinha 6 anos quando fez o filme.
     
  • A cena em que ET se despede de Elliott para voltar a sua nave espacial foi eleita a mais tocante da história do cinema em uma votação organizada por um canal de TV britânico. O resultado foi divulgado em 14 de fevereiro de 2005. Ao todo, 700 mil pessoas participaram da pesquisa.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Por que quando escutamos nossa voz gravada ela parece diferente?



A sensação de estranheza acontece porque nosso corpo capta sons de duas maneiras diferentes: quando falamos, nossa voz é captada principalmente pela vibração que o som provoca em nossos ossos. Já quando escutamos a voz dos outros (ou nossa própria voz gravada), o som é captado predominantemente pelas vias aéreas, ou seja, o som "entra" pelas orelhas.


Fonte: Guia dos Curiosos

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Alergias respiratórias exigem mais cuidados no inverno.



O inverno, que chegou oficialmente no último dia 21, trouxe consigo muitos vírus, bactérias e uma enorme quantidade de ácaros, grandes vilões das alergias respiratórias que surgem com as baixas temperaturas e grandes alterações climáticas, além da presença de um ar poluído e mais seco graças à baixa umidade do ar. Essas transformações ocorridas durante os dias mais frios provocam o ressecamento e irritação das mucosas respiratórias, o que afeta diretamente os sistemas imunológicos, podendo aumentar o aparecimento de muitas alergias. Tal condição faz do inverno um período muito propício para as alergias respiratórias, cuja incidência é 40% maior durante a estação. Embora os alérgicos sejam os que mais sofrem com os problemas respiratórios por já apresentarem uma mucosa inflamada pela alergia, todos estão sujeitos a desenvolver o problema, pois os agentes alergênicos estão em toda parte.

Mais de 35% da população mundial sofre de algum tipo de alergia. A asma e a rinite, muito frequentes nessa época do ano, levam a uma predisposição a infecções secundárias.

A inflamação da mucosa respiratória e o acúmulo de secreção nas vias respiratórias facilitam a instalação de agentes infecciosos virais e bacterianos, podendo levar a problemas bem mais graves como pneumonias crônicas.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

43° Festival de Inverno da UFMG recebe matrícula para as oficinas sem seleção.




A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abre período de matrícula para as oficinas do 43° Festival de Inverno da UFMG. Os interessados têm até o dia 13 de julho para se cadastrar através do site http:// www.cursoseeventos.ufmg.br/.



A edição de 2011 acontece de 8 de julho a 7 de agosto, nas cidades de Tiradentes, Cataguases, Diamantina, Belo Horizonte e Brumadinho.



A taxa de matrícula, bem como as datas dos cursos, variam de acordo com o módulo. Em Cataguases (14 a 24 de julho) e Diamantina (17 a 29 de julho) tem custo de R$ 40 para adultos e R$ 20 para crianças de até 12 anos. Em Belo Horizonte e Brumadinho (25 de julho e 7 de agosto), cidades que recebem o módulo IV, o valor é R$30. Já em Tiradentes (8 a 10 de julho), as oficinas são gratuitas e não é necessário se matricular.



A programação completa e outras informações sobre o 43º Festival de Inverno da UFMG estão disponíveis no site www.ufmg.br/festival.



Acompanhe também através do @festivalufmg e do facebook.com/festivaufmg

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Faseolamina X Casiolamina







Fonte: Farmácia Magistral

Faseolamina
A faseolamina é uma substância extraída da Phaseolus vulgaris, o feijão branco. É uma glicoproteína inibidora da aminalase, ou seja, inibe a absorção do amido (reserva energética dos vegetais) encontrado em massas, batatas, arroz, pão, etc.
Desta forma, faseolamina ajudaria no emagrecimento ao diminuir a absorção de calorias de alimentos de origem vegetal. Além disso, faseolamina também poderia auxiliar o tratamento de pacientes com diabetes mellitus não dependentes de insulina.

Cassiolamina

A cassiolamina é um extrato do fruto da planta leguminosa Cassia nomame. Estudos indicam que a cassiolamina tem potencial para auxílio no emagrecimento, pois é um inibidor da lipase, ou seja, diminui a digestão e absorção das gorduras na dieta.
A planta contém cinco compostos flavonóides com potencial para inibir a quebra e digestão de gorduras no organismo. Além disso, a cassiola-mina também poderia reduzir a pressão arterial, ácido úrico e níveis colesterol. O extrato da parte aérea da planta seca de cassiolamina geralmente é apresentado em forma de pó.


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sábado Tem Balada Sertaneja com Guilherme e Rangel



Vem aí Balada Sertaneja, uma festa com o melhor da música sertaneja e eletrônica. Com a presença do Dj André (house, electro, progressive, sertanejo remix) e a renomada dupla barbacenense Guilherme e Rangel (Sertanejo Universitário). A dupla mineira é a mais nova revelação da música sertaneja na região, trazendo um novo conceito em música. Com um repertório variado, cheio de emoção e de altíssima qualidade, Guilherme e Rangel vem deixando marcas onde passam.
A Balada Sertaneja acontece no próximo dia 9 de julho, no Mirante e tem censura 18 anos. Os ingressos podem ser adquiridos na Pastelanche e na Sabores d'Alma.
Maiores informações pelo (32)9111-8063


 

terça-feira, 5 de julho de 2011

Caracolzinho ou Escargot?




Você já se perguntou qual a diferença destes nossos modestos caracóis de jardim e o famosos aperitivo escargot? Por incrível que pareça, a grande diferença está mesmo no dicionário: "Caracol" é a palavra que define o bichinho em português e "escargot", em francês, ou seja, eles são o mesmo animal. "Basicamente, se bem preparadas, todas as espécies são comestíveis, mas existem entre 20 e 30 que são mais consumidas", afirma José Willibaldo Thomé, professor de zoologia da PUC do Rio Grande do Sul.
No Brasil, a mais cultivada para esse fim é a Helix aspersa, também conhecida como "Petit Griss" (Pequeno Cinza), importada da França, que tem concha de 3 a 4 cm e corpo que chega aos 5 cm. A espécie mais rentável é a Achatina fulica, que cresce mais rápido e coloca 250 ovos, mas que teve a introdução e a criação proibidas no Brasil pelo Ibama, comentou o professor. Para se ter uma idéia, o Megalobulino, nativo do Brasil, passa dos 10 cm de concha e corpo, mas coloca só 3 ou 4 ovos a cada seis meses.

Fonte: Guia dos Curiosos

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Receita da Boutique da Carne




Lombo Recheado Assado 


Ingredientes
Para o lombo:
- 1 lombo de porco de 2 kg
- 2 colheres (de sopa) de suco

Para o recheio:
- 1 xícara de linguiça defumada picada (150 gramas)
- 2 fatias de toucinho defumado picadas (45 gramas)
-1 dente de alho amassado
-1 cebola média picada
-1 colher (de sopa) de salsinha picada
-Sal e pimenta-do-reino a gosto
-3 colheres (de sopa) de azeitonas verdes picadas
-2 colheres de cebolinha verde picada
-1/2 xícara de farinha de mandioca (80 gramas)
-1 xícara de água
-2 ovos bem cozidos, picados

Preparação
Com uma faca, abra o lombo formando um bife grande. Bata um pouco para achatar. Tempere com o suco de limão, sal e pimenta a gosto. Reserve.
Em uma frigideira, coloque a linguiça, o toucinho defumado, o alho, a cebola, a salsinha e a cebolinha verde e frite em fogo alto, mexendo, por cerca de 5 minutos. Junte a farinha de mandioca e misture bem, adicionando a água aos poucos, por cerca de 5 minutos. Retire do fogo e acrescente o ovo, a azeitona, o sal e pimenta a gosto. Espalhe a mistura sobre o lombo e enrole-o pelo lado mais comprido. Amarre com barbante ou prenda com palitos. Coloque em uma assadeira e leve ao forno, regando com água aos poucos, por 2 horas, ou até a carne ficar dourada. Coloque em um prato, corte em fatias e sirva.
Bom Apetite!
Dicas:
Rendimento para 8 pessoas.
Um segredinho para que a carne fique úmida e macia é colocar junto com o recheio sugerido legumes préviamente cortados em tiras de 1 centimetro e cozidos levemente como cenouras, pimentões coloridos, etc.


---------------------------------------------------------------------------

PROMOÇÃO BOUTIQUE DA CARNE:

Patinho ---> R$10,90 KG
Chã de Dentro ---> 11,90KG
Filé Mignon Maturatta ---> R$23,90KG
Rabada ---> R$9,90KG

--------------------------------------------------------------------------

BOUTIQUE DA CARNE
SEGUNDA A SÁBADO DE 8:30H ÀS 22HORAS
DOMINGO DE 8:30H ÀS 13HORAS

ENTRADA GRÁTIS

TEL:3332-1950

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cia Teatral 2x2



A Cia de Esquetes 2x2 trouxe, com muita qualidade,  entretenimento para Barbacena nos últimos dias 11 e 12 de junho, com a comédia da Cintura pra Baixo. Sucesso de público e crítica, a peça foi apresentada no auditório do IFET, antiga Escola Agrícola.

Inspirada no “Besteirol”, movimento pós-ditadura militar que, até hoje, permanece em vigor, é um espetáculo que traz aos palcos situações cômicas, cotidianas e corriqueiras.

A comédia da Cintura pra Baixo é composta por seis textos curtos que traduzem a atualidade com suas modas e tolices. Desprovido de preconceitos e pudores, o espetáculo se referencia na sociedade contemporânea, para montar um mosaico do comportamento humano. A comunicação com o espectador é imediata, devido ao seu formato simples, com esquetes cheias de referências da atualidade, sempre dominadas pelo riso crítico, tal qual o surgimento do gênero na década de 80 no Rio de Janeiro. Para a montagem do espetáculo, foram convidados quatro diretores do teatro mineiro, sendo que, cada um, embutiu sua própria linha estética em uma cena, sendo duas delas dirigida pelos próprios atores, o que torna o espetáculo ainda mais surpreendente e inovador.


A Comédia tem direção geral de Kátia Luvi e Carlos Renatto; diretores convidados, Ana Nery, Davi Procópio, Jaqueline Stampone e Marcela Amaral; elenco de apoio, Jaqueline Stampone e Henrique de Castro; cenário e figurinos, Kátia Luvi e Carlos Renatto; cenotécnico, Walter Martins; iluminação, Henrique de Castro; fotos, Lázaro Toledo; e projeto gráfico, Luis Bocchino.

Cia Teatral 2x2
Contatos:
Carlos Renatto (31)88691296 - carlosreanto@msn.com;
Katia Luvi: (31) 88124624 - katialuvi@yahoo.com.br