JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

10 curiosidades sobre Che Guevara


1. Che sofria de asma desde muito cedo. Aos 12 anos, sua família se mudou para a serra de Córdoba, na Argentina. O ar de lá favorecia a respiração do menino.
2. Quando jovem, ele era conhecido como "Chancho", que significa porco. Che recebeu esse apelido porque não gostava muito de tomar banho.
3. O revolucionário cursou grande parte do ensino fundamental em casa com a mãe. Sua família mantinha uma biblioteca com cerca de 3.000 títulos. Em 1947, motivado por sua doença, o rapaz ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires.
4. Che e seu amigo Alberto Granado resolveram fazer uma viagem para conhecer a América Latina em 1952. Os dois percorreram cerca de 10 mil km sobre uma motocicleta Norton 500. A máquina foi apelidada de "La Poderosa". Em 2004, foi lançado o filme "Diários de Motocicleta", baseado nos escritos de Che durante essa viagem.
5. Quando retornou à Argentina, Che foi convocado para servir ao exército do país. Como já não concordava com as ideologias políticas de Perón, o rapaz tomou um banho gelado antes da inspeção médica e, durante o exame, teve um ataque de asma. Ele foi considerado inapto para o exército, e foi dispensado.
6. Em 1955, enquanto lecionava em uma universidade e trabalhava no Hospital Geral da Cidade do México, Che conheceu Raúl Castro. O rapaz estava refugiado no México depois de uma fracassada tentativa de revolução em Cuba. Pouco depois, Raúl apresentou a Che seu irmão Fidel. Che e Fidel se tornaram grandes amigos.
7. O apelido de "Che" surgiu no México, pois o médico tinha o costume dizer "che" para todas as pessoas. Che é uma gíria semelhante ao "cara" falado no Brasil.
8. Em 1956, a tropa comandada por Fidel desembarcou em Cuba e se refugiou em Sierra Maestra, de onde comandou a guerrilha contra o ditador Fulgêncio Batista. Os guerrilheiros venceram e, em 1959, Fidel assumiu o poder e nomeou Che cidadão cubano.
9. Em 1961, Che esteve no Brasil para receber do presidente Jânio Quadros uma condecoração: a Ordem do Cruzeiro do Sul. Esta é a mais alta condecoração que o Brasil pode oferecer a algum estrangeiro. Ela é dada a pessoas que, de alguma forma, tenham contribuído para o país.
10. Em 1966, Che desembarcou na Bolívia disfarçado de economista uruguaio. Ele foi ao país para treinar um novo grupo de guerrilheiros para uma revolução continental. Em 8 de outubro de 1967, Che Guevara foi capturado pelo exército boliviano. No dia seguinte, ele foi executado com nove tiros por ordem do presidente da Bolívia, general René Barrientos. Morreu aos 39 anos. Che teve cinco filhos: Hildita, Aleidita, Camilo, Célia e Ernesto.

Fonte: Guia dos Curiosos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário