JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Um Pouco Sobre Cultura


O que é cultura? Essa palavra é utilizada em diversas situações com diversos significados, os biólogos se referem à criação de certos animais falando em cultura de germes, cultura de carpas etc.
Na linguagem cotidiana dizemos que uma pessoa que leu bastante e tem gostos mais refinados é uma pessoa de cultura. Na Grécia Antiga o termo cultura adquiriu uma significação totalmente especial, ligada à formação individual do homem. Correspondia a chamada paidéia, processo pelo qual o homem realizava sua verdadeira natureza desenvolvendo a filosofia (conhecimento de si e do mundo) e a consciência da vida em comunidade.
Em todas essas acepções de cultura podemos perceber uma idéia básica de desenvolvimento, formação e realização.
Usada por antropólogos e sociólogos, a palavra cultura passou a indicar o conjunto dos modos de vida criados e transmitidos de uma geração para outra, entre os membros de determinada sociedade. Nesse sentido, abrange conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e quaisquer outras capacidades adquiridas socialmente pelos homens.
A cultura pode ser considerada, portanto, como amplo conjunto de conceitos, de símbolos, de valores e de atitudes que modelam uma sociedade. Ou seja, a cultura engloba o que pensamos, fazemos e temos enquanto membros de um grupo social.
Nesse sentido, o termo cultura é aplicável tanto a uma civilização tecnicamente evoluída (como a dos E.U.A) quanto às formas de vida social mais rústicas (como, por exemplo, a dos caçadores africanos bosquímanos ou a dos nossos índios botocudos). Todas as sociedades humanas, da pré-história aos dias atuais, possuem uma cultura. E cada cultura tem seus próprios valores e sua própria verdade.
Podemos acrescentar, por fim, e numa abordagem mais filosófica, que cultura é a resposta oferecida pelos grupos humanos ao desafio da existência. Uma resposta que se manifesta em termos de conhecimento (logos), paixão (phatos) e comportamento (ethos). Isto é, em termos de razão, sentimento e ação.
A maioria dos estudiosos afirmam que toda cultura:
  • É adquirida pela aprendizagem, e não herdada pelos instintos
  • É transmitida de geração a geração, através da linguagem.
  • É criação exclusiva dos seres humanos, sendo, portanto, um traço distintivo do humanidade.
  • Inclui todas as criações materiais e não-materiais dos homens.
  • Apresenta estruturas duradouras mas que também sofrem evolução através da história.
  • É um instrumento indispensável à adaptação do indivíduo ao meio social, tornando possível a expressão das potencialidades humanas.




    Fonte: LetrasDespidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário