JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

terça-feira, 16 de outubro de 2012

10 curiosidades sobre Fernanda Montenegro


1. Na verdade, ela se chama Arlete Pinheiro Esteves da Silva. O nome artístico Fernanda Montenegro foi escolhido ainda na adolescência. Segundo ela, Fernanda tem uma sonoridade que remete aos personagens de Balzac ou Proust. Já Montenegro veio de um médico homeopata que não conheceu, mas era amigo da família e operava "milagres".
2. A atriz usou o nome "Fernanda Montenegro" pela primeira vez quando trabalhava como locutora e tradutora de peças literárias em uma rádio.
3. Fernanda também deu aulas de português para estrangeiros.
4. Tinha 19 anos quando estreou no teatro. Na peça Alegres Canções nas Montanhas, contracenava com Fernando Torres, com quem se casou em 1954.
5. O casal teve dois filhos: a atriz Fernanda Torres e o diretor Cláudio Torres.
6. No fim da década de 1970, durante a Ditadura Militar, fez diversas sessões de suas peças com as luzes do teatro acesas e amparada por seguranças. A medida foi tomada depois que, junto ao marido, sofreu um atentando encabeçado por grupos paramilitares.
7. Certa vez, um crítico disse que a atriz era dotada de um "rosto de borracha" dada sua capacidade de mudar de expressões conforme as características da personagem.
8. Em 1985, foi chamada pelo então Presidente da República, José Sarney, para ser ministra da cultura, mas recusou o convite.
9. Por sua atuação no filme Central do Brasil, a atriz Fernanda Montenegro concorreu ao Oscar de Melhor Atriz, em 1999. Nessa mesma categoria, ganhou vários prêmios em outros festivais: 

- Associação Paulista dos Críticos de Artes - Brasil - 1998
- Festival Internacional de Cinema de Havana - Cuba - 1998
- Los Angeles Film Critics (Associação dos Críticos de Los Angeles) - 1998
- National Board of Review (Associação Norte-Americana de Críticos de Cinema) - 1998
- Prêmio da Crítica - Festival Internacional de Cinema de Fort Lauderdale - 1998
- Urso de Prata - Festival de Berlim – 1998
10. Foi a primeira atriz brasileira a ser indicada ao Oscar.

Fonte: Guia dos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário