JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

terça-feira, 21 de junho de 2011

Cidadão Kane é a Tropa de Elite do Cinema


Por Marcelo Miranda
Para os amantes de cinema, ai vai uma boa notícia: o filme histórico Cidadão Kane vai ser lançado em blu-ray e estará à disposição para download a partir do dia 13 de setembro, segundo informações do site Hollywood Reporter.

Para aqueles que não conhecem, Cidadão Kane é um filme norte-americano de 1941, dos gêneros drama e suspense, dirigido por Orson Welles. Cidadão Kane, numa linguagem mais contemporânea, pode ser considerado a Tropa de Elite do cinema, tanto por seus aspectos históricos, quanto pela questão de público, roteiro e efeitos especiais, considerando a época em que foi produzido. Cidadão Kane foi o primeiro filme longa-metragem dirigido por Orson Welles, considerado um rapaz prodígio, e que havia angariado fama com suas peças de teatro e narrações radiofônicas.

O filme encontrou forte oposição por parte de William Randolph Hearst, pois ele julgava que a obra denegria sua imagem. Em realidade, havia mesmo muitos pontos coincidentes das biografias de Hearst e de Kane.

Cidadão Kane marcou sua época devido às inovações, sobretudo nas técnicas narrativas e nos enquadramentos cinematográficos. O filme começa com o protagonista já morto, mudando-se a cronologia dos fatos e a cenografia mostra, pela primeira vez, o teto dos ambientes.

Mesmo dirigindo outros filmes após Cidadão Kane, o diretor Orson Welles nunca mais conseguiu restabelecer sua fama a ponto de ser contratado novamente por um grande estúdio de Hollywood.

O filme foi considerado, por grande parte da crítica especializada, como o maior filme da história até o momento, figurando em primeiro lugar na lista do American Film Institute (AFI).

Agora, de acordo com um comunicado da Warner, o trabalho de recriar a aparência original do filme e limpar os efeitos do envelhecimento foi um processo difícil e feito quadro a quadro, para coloca-lo à disposição do público, em alta qualidade.

A versão em blu-ray de “Cidadão Kane”, lançado nos cinemas em 1941, terá extras. Em 2007, o roteiro manuscrito foi leiloado por US$ 97 mil. Outro lançamento de Welles anunciado neste ano é o filme inacabado “The other side of the wind”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário