JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

OPORTUNIDADE: curso da Escola Nacional do Cavalo Campolina para Conselheiro Lafaiete - MG.

Clube do Cavalo leva curso da Escola Nacional do Cavalo Campolina para Conselheiro Lafaiete
Estima-se que a equinocultura movimente algo em torno de R$ 7,3 bilhões por ano. A participação do Cavalo Campolina neste montante é tímida, mas é grande a preocupação quanto ao padrão racial, a fim de garantir um animal de excepcional qualidade ao mercado. Para tanto, criadores, usuários, veterinários, agrônomos, tratadores, zootecnias, inspetores e outros profissionais contarão com um curso da Escola Nacional do Cavalo Campolina (ENACAM) em Conselheiro Lafaiete (MG), no dias 21 e 22 de fevereiro. A taxa de inscrição antecipada custa R$ 200,00 e pode ser feita pelo telefone (31) 3761-5577.
Fundada no ano passado com a missão de assessorar órgãos administrativos da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina (ABCCCampolina) em assuntos de natureza técnica, também é competência da ENACAM a difusão de conhecimento sobre a raça onde quer que ele seja requerida. Para tanto, ela conta com um quadro de 15 profissionais, alguns com décadas de vivência na raça Campolina. O curso é ministrado em duas modalidades: básico e avançado.
O conteúdo desenvolvido para o Clube do Cavalo de Conselheiro Lafaiete, por exemplo, será o básico e vai englobar o padrão racial do Campolina, além do exterior e andamento dos equinos. Numa segunda etapa, serão apresentadas noções de casqueamento e ferrageamento, equitação básica, bem-estar e doma racional. Reynaldo Zapalá Pimentel, diretor da ENACAM, será o instrutor de morfologia, enquanto Alessandro Propício responderá pelo conteúdo dedicado ao andamento.
Vídeos gravados em concursos de marcha serão exibidos em câmera lenta para que todos os participantes consigam assimilar conceitos como as relações entre regularidade e andamento, flexão e extensão de membros, movimentos lateral e diagonal, dissociação, estilo e diagrama.
"Nossa região é um importante mercado em Minas Gerais. Contamos com centenas de criadores e usuários de várias raças, que juntos respondem por mais de 3 mil cavalos, tanto para pratica dos poeirões quanto para o lazer. Cursos como este são importantes, porque as dúvidas cercam, até mesmo, os criadores mais tradicionais. É uma boa chance para conhecer melhor o Cavalo Campolina e as tendências no mercado de sela", destaca Diego Fabiano de Jesus Fernandes, diretor do núcleo Campolina do  Clube do Cavalo de Conselheiro Lafaiete, ressaltando que essas aulas serão importantes até mesmo para quem esteja envolvido em outras raças.

Um pouco mais sobre o Clube do Cavalo - Presidido por Renato Henrique Serafim, o Clube do Cavalo de Conselheiro Lafaiete é envolvido em uma série de atividades para manter viva essa tradição. Tem mais de 260 associados, entre criadores e usuários de diferentes raças equinas, asininas e de muares. Há 25 anos promove uma série de eventos, como  exposições especializadas de raças, concursos e mais de 40 poeirões, entre eles, dois patrocinados pela ABCCCampolina. Também organiza e incentiva cavalgadas, busca orientação técnica para seus associados, promove ações sociais e uma copa fechada muito conhecida, onde participam pessoas de todas as idades.
Em relação ao Cavalo Campolina, o entorno de Lafaiete congrega cerca de 100 criadores, incluindo haras premiadíssimos. A raça encontra-se em processo de crescimento e está muito valorizada. "Este curso da ENACAM, aliás, chega para desmistificar mitos e apresentar mudanças pelas quais a raça vem passando, principalmente em relação ao andamento. Ninguém mais quer um animal de andadura ou trote. Quanto mais dissociado, melhor", concluí Fernandes.
MAIS INFORMAÇÕES

Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina
Telefone: (31) 3372-7478

Nenhum comentário:

Postar um comentário