JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

PONTO FACULTATIVO PARA COMEMORAR O PRÓPRIO ANIVERSÁRIO: ISSO PODE?

A política brasileira é como as produções cinematográficas de Hollywood, distrito da cidade de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos. Isso porque ao assistir uma produção hollywoodiana, com inúmeros efeitos especiais, alta tecnologia e atuações memoráveis de artistas, acabamos por pensar que seria difícil que esse filme superado, em produção, público e crítica. Mas, o contrário acontece e, a cada novo filme surpreendente, outro surge mais surpreendente ainda, e outro, e outro..., de forma que esse grau de novidade, com o tempo, começa a passar despercebido, frente ao mundo de surpresas que Hollywood nos oferece.
Mas, qual é a analogia dos filmes hollywoodianos com a política brasileira? A resposta é simples: a surpresa que ela nos causa. Tanto que, com o tempo, passa a não nos surpreendemos mais.
A última “surpresa” de nossa política aconteceu na cidade de Pureza, Rio Grande do Norte. Por lá, a Maria da Conceição da Costa Fonseca (PT), decretou ponto facultativo no dia 5 de dezembro por conta da comemoração do próprio aniversário. O decreto assinado por Maria do Sindicato, como é conhecida, é datado de 2 de dezembro de 2013. A vice-prefeita da cidade, Maria Edilma de Araujo Lima (PTB), confirmou às agências de notícias que cópias do documento foram entregues em todas as secretarias municipais. "O decreto do ponto facultativo não passou sequer pela Câmara Municipal", disse a vice-prefeita.
No dia 5 de dezembro, a prefeitura e as secretarias do município não funcionaram. No horário do expediente foram realizados um café da manhã na casa da prefeita, uma missa e, em seguida, um churrasco no ginásio da cidade para comemorar o aniversário da prefeita.
Todos os veículos de comunicação de envergadura nacional tentaram falar com a prefeita de Pureza, sem sucesso. Ela não atendia as ligações, por sua vez o chefe de gabinete da prefeitura, identificado apenas como Clésio, também não atendeu às ligações. Já o secretário de administração da cidade, Arivan Cavalcante Moreira, atendeu ao telefone, mas quando questionado sobre o ponto facultativo limitou-se a dizer que era melhor procurar a prefeita.
Servidores da prefeitura que pediram para não serem identificados temendo represálias confirmaram que no dia 5 de dezembro, uma quinta-feira, não houve expediente nos órgãos municipais.
O município de Pureza fica a 60 quilômetros de Natal, na região do Mato Grande, entre os municípios de Touros e João Câmara. A cidade tem 8.424 habitantes, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, e a principal atividade econômica é a agropecuária. Atualmente passa por forte crise política, administrativa e financeira.
Essa notícia é ou não é surpresa, quase que cinematográfica. Penso que nem nos melhores enredos hollywoodianos esse fato estaria em pauta. Daí, existem algumas pessoas que ainda não sabem os motivos pelos quais o nordeste está assolado em pobreza e analfabetismo, sendo a região do país que recebe os maiores valores em benefícios do Bolsa Família.


Por: Marcelo Mauricio Miranda - Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário