A Polícia Militar de Minas Gerais está planejando as ações e operações, que serão desencadeadas durante o período do Carnaval. A Operação Carnaval 2015 vai abranger atividades preventivas e ostensivas em todas as modalidades, com o objetivo de garantir a segurança de quem vai viajar e de quem fica na cidade. Reforço do contingente policial nas ruas, blitze nas estradas e vias urbanas são algumas medidas preventivas que começam a ser adotadas pela PM em todo o Estado. As ações têm como objetivo reduzir índices.
As atenções também serão voltadas para as rodovias que cortam o Estado e os municípios mineiros, que já são considerados tradicionais pelos foliões. Para potencializar o trabalho dos militares serão empregados etilômetros (bafômetros) e radares nas estradas estaduais e federais delegadas. Quanto ao trânsito urbano, a Polícia Militar vai desencadear operações para fiscalizar veículos e documentação. A meta é reduzir o número de acidentes, de feridos e de vítimas fatais.
Uma das tradições de nosso Estado são os bailes, desfiles, os blocos de rua, shows e atrações em praças que recebem foliões de todas as partes do País. A Polícia Militar orienta aos foliões que obedeçam às recomendações, evitando os excessos, principalmente, de bebidas alcoólicas. Recomenda, ainda, muita paciência e auto controle para evitar brigas, acidentes e incidentes. Para coibir os desvios haverá intensificação no radiopatrulhamento motorizado, nas abordagens às pessoas visando prevenir os crimes, o porte ilegal de armas, o crime contra o patrimônio, os arrombamentos a residências e estabelecimentos comerciais.
De acordo com o Comandante da 13ª Região da Polícia Militar, Cel Carlos José Bratiliere, o planejamento das ações de carnaval foca o cidadão de bem. “Estamos preocupados em dar segurança ao folião e à família para que tenham tranquilidade”, ressaltou. Ele afirmou ainda que os militares estão preparados para garantir a segurança nos 61 municípios da Região, inclusive aqueles que recebem um maior número de turistas como São João del-Rei, Congonhas e Prados.
A OPERAÇÃO SE ESTENDE AO MEIO AMBIENTE
A PMMG vai empenhar o seu efetivo no policiamento também com as atenções voltadas para o meio ambiente e para proteger os recursos naturais do Estado. As operações de Meio Ambiente visam priorizar o policiamento nos locais de maior incidência de pesca predatória, corte ilegal de árvores em área de preservação permanente, atentando também para o tráfico de animais silvestres e o transporte irregular de produtos e subprodutos da flora.
DICAS
Mas, é importante que a população faça a sua parte.
· Não deixe objetos à mostra no interior do veículo e evite os locais desertos, mal iluminados e interditados.
· Se beber, não dirija. Além de multa e perda da habilitação é um crime e pode acabar com a sua alegria e a dos outros!
· Coloque nome, endereço e telefone na roupa dos filhos menores e marque um local para a família ou grupo se encontrar no caso de se perderem.
· NAS RUAS, BAILES, SHOWS
· Leve dinheiro trocado, em quantidade suficiente. Evite grandes quantias.
· Evite tumultos. Em caso de brigas, se distancie e acione a Polícia.
· Evite levar bolsas, joias e objetos de alto valor.
· Não utilize garrafas e copos de vidro, não leve objetos pontiagudos, nem armas.
· Se precisar de informações, procure um policial militar. Se vir algo suspeito, acione a Polícia.
· Em caso de urgência, ligue para o número 190, da PMMG.
· NA VOLTA PARA CASA
· Se estiver de carro, não dê carona a estranhos.
· Não pare em locais desertos e escuros e tenha atenção redobrada em semáforos.
· Não pare o veículo para observar tumultos ou acidentes.
· Antes de entrar na garagem de casa, observe se não há suspeitos por perto; em caso afirmativo, dê a volta no quarteirão e acione a PMMG.
· Não reaja se for abordado, tente manter a calma, preste atenção no máximo de informações e características e chame imediatamente a Polícia Militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário