JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

sexta-feira, 6 de julho de 2012

10 curiosidades sobre Dalai Lama Tenzin Gyatso


1. É filho de agricultores da aldeia de Takster.
2. Foi reconhecido como a 14ª encarnação do príncipe Cherezig quando tinha 2 anos.
3. Na infância, ele dizia que queria ser engenheiro.
4. Aos 4 anos, deixou a família e mudou-se para o Palácio de Potala, em Lhasa, capital do país. Lhamo recebeu o nome de Jampel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso e passou a ser preparado para se tornar um Dalai Lama.
5. Aos 16 anos, dois a menos do que manda a tradição tibetana, em 1950, ele assumiu o poder político do Tibete, na mesma época em que a China ocupou o país.
6. O Dalai Lama partiu para o exílio na Índia em 1959, depois de uma rebelião nacionalista mal-sucedida contra o governo chinês. Até hoje ele vive em Dharamsala, no norte da Índia, onde fica a sede do governo tibetano no exílio.
7. No final da década de 1980, ocorreram manifestações violentas entre chineses e tibetanos e milhares de monges budistas foram mortos.
8. Em 1989, o Dalai Lama recebeu o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento por sua campanha pacifista para acabar com a dominação chinesa no Tibete.
9. Visita muitos países por todo o mundo. Fez duas visitas ao Brasil: em 1992, para participar da Conferência Eco 92, e em 1999. Nas duas ocasiões, as viagens foram agendadas com dois anos de antecedência.
10. Assume que tem dois defeitos: leves irritações e uma obsessão por relógios, que nasceu quando ele ainda era pequeno e gostava de desmontar qualquer máquina que encontrasse no mosteiro.

Fonte: Guia dos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário