JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quinta-feira, 5 de julho de 2012

10 curiosidades sobre o Taj Mahal


1. O Taj Mahal é um mausoléu construído nas encostas do rio Yamuna em Agra, na Índia. Ele foi feito pelo imperador Shah Jahan para sua segunda esposa, Aryumand Banu Began. Ela foi apelidada pelo marido de Muntaz Mahal, que significa "A primeira dama do palácio", e acabou ficando para a posteridade com esse nome. A designação Taj Mahal deriva do nome dela, sendo "Taj" uma palavra persa que significa "coroa". Taj Mahal seria, portanto, "A coroa de Mahal". A imperatriz morreu em 1630 ao dar à luz o 14º filho do casal.
2. O prédio de mármore branco encrustado de 28 diferentes tipos de pedras semi-preciosas levou 22 anos para ser finalizado e consumiu o trabalho de 20 mil homens e mais de mil elefantes.
3. Depois que o Taj Mahal ficou pronto, o imperador mandou cortar as mãos dos artesãos que trabalharam em sua construção para impedir que fizessem outra obra tão bela.
4. As quatro faces do mausoléu são idênticas. Todos elas possuem um arco central de 33 metros de altura.
5. O prédio está ladeado por uma mesquita e sua réplica. A única função da segunda construção, que é conhecida como Jawab (Resposta), é dar equilíbrio visual ao conjunto arquitetônico.
6. Os muros do mausouléu são cobertos por inscrições tirada do Alcorão, livro sagrado muçulmano.
7. Para os islâmicos, o jardim simboliza o paraíso. O do Taj Mahal contém flores, fontes e ciprestes (árvores que representam a morte).
8. Só em 2003, mais de 3 milhões de pessoas visitaram o monumento.
9. O Serviço Arqueológico da Índia constatou em 2004 que a inclinação dos minaretes do monumento aumentou e está colocando em risco a estrutura da obra. O problema foi detectado em 1985, mas vem se agravando com os anos.
10. Dependendo da intensidade da luz do sol, de dia, e da lua, à noite, o Taj Mahal adquire uma sensação diferente de coloração.

Fonte: Guia dos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário