JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ciências Sociais na UEMG Barbacena


Formar cientistas sociais críticos e profissionais capacitados para participar do processo de transformação da sociedade, atuando como pesquisadores e planejadores sociais, como docentes de ensino médio e superior, e em assessoria a grupos sociais organizados, sindicatos e partidos políticos. Esse é um dos objetivos do mais novo curso oferecido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Barbacena: Ciências Sociais.

As inscrições estarão abertas, entre os dias 23 e 29 de janeiro. As provas foram agendadas para o dia 12 de fevereiro. O valor da inscrição é de R$ 110.

De acordo com a Professora Cláudia Coelho Bomtempo de Albuquerque, Diretora da Unidade da UEMG em Barbacena, a conquista desse novo curso é um marco na história da cidade, bem como no fortalecimento da UEMG na cidade e região. “Essa conquista deve ser dividida com todos os professores, funcionários, alunos e parceiros da UEMG, que não mediram esforços para projetar, idealizar e concretizar o curso de Ciências Sociais. Mas, na verdade, a maior vencedora é a cidade de Barbacena e região, por disponibilizar mais um curso público, gratuito e de excelência”, afirmou Claudia Albuquerque.

O curso de Ciências Sociais da UEMG Barbacena terá duração de 4 anos, com característica de licenciatura. Como licenciado, o cientista social fica habilitado a lecionar as disciplinas da área de Estudos Sociais no (1o Grau) Ensino Fundamental e Sociologia, Elementos de Economia e Geografia Humana, no (2o Grau), Ensino Médio, dentre outras. Como sociólogo, antropólogo ou cientista político, participa de centros de pesquisa - IBGE, SINEP, CPDOC, IBAM e outros - como formulador e coordenador de projetos. Esse profissional também pode atuar nas áreas básicas, ditas sociais, integrando equipes, em geral multidisciplinares, para planejamento, formulação e execução de projetos nos setores de saúde, educação, promoção social; nas áreas referentes à política indígena; e nas áreas de treinamento de recursos humanos, em nível empresarial público e/ou privado.

O Cientista social ainda presta assessoria ou consultoria a sindicatos, partidos políticos e movimentos populares em geral, bem como em órgãos federais, estaduais e municipais; sindicatos, partidos políticos e movimentos populares em geral; instituições de pesquisas humanas e sociais; magistério; ONGs.

Mais informações sobre o curso de Ciências Sociais da UEMG Barbacena pode ser obtidas na sede na universidade, Av. Coronel José Máximo, 200, bairro São Sebastião, Barbacena. Telefone: (32) 3362-7385 Fax (32) 3362-7431.

Nenhum comentário:

Postar um comentário