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terça-feira, 6 de março de 2012

Descubra Por Que a Luz do Freio de Mão Permanece Acesa




O “carro nosso de cada dia”, de vez em quando aparecem uns problemas que, nem sempre damos a devida atenção. Podem ser problemas simples, do mesmo modo que podem gerar gastos maiores. Geralmente, quanto mais de demora para solucionar o problema, maior é o prejuízo.

Por exemplo: se ao sair com o carro você solta o freio de mão, mas a luz indicadora continua acesa, há algum problema. Essa luz pode indicar vários problemas como:

1) Para descartar que a origem da falha esteja no comando geral das luzes do carro, verifique se todas as luzes se acendem e se apagam pelo procedimento automático de verificação dos sistemas ao ligar o carro. Se uma das luzes ficar acesa, existe uma falha. Se nunca se acender, você precisa mudar a lâmpada.
2) Pressione o pedal do freio várias vezes, para ver se a luz se apaga.
3) Puxe a alavanca do freio de mão até o ponto mais alto e baixe-a ao ponto de descanso.
4) Se a luz permanecer acesa enquanto você realizar os passos 2 e 3, o problema deve ser menor: um pequeno desajuste mecânico ou um simples fusível em curto.
5) Se a luz permanecer acesa constantemente, observe o nível do depósito do fluido de freios, porque, como não é preciso trocá-lo com frequência, é comum que ele não seja verificado com regularidade. Consulte o manual do seu carro para localizar o depósito no motor.
6) Se o nível do depósito estiver abaixo do mínimo, acrescente mais fluido.
7) Consulte o manual para usar o tipo correto de fluido para o seu carro. Ao encher o depósito, não ultrapasse o nível máximo indicado.
8) Controle periodicamente o nível do fluido depois de completá-lo. Se o nível baixar em pouco tempo, o sistema deve ter um vazamento. Leve o carro logo a um mecânico e evite circular com este problema.
9) Se a luz permanecer acesa o tempo todo, a causa também pode ser um cabo do sistema de freio que não se solta de todo quando você baixa a alavanca ou retira o pé do pedal do freio. Também pode haver uma falha no dispositivo responsável por acender as luzes, que fica pressionado quando você o aciona.
10) Em regiões com inverno muito rigoroso, pode acontecer de a umidade absorvida pelo fluido de freio congelar, desequilibrando a pressão do sistema. Neste caso, a solução consiste em trocar o fluido dos freios e purgar o circuito.


De acordo com a maioria dos técnicos mecânicos, o fluido de freio é muito corrosivo, por isso, deve ser evitado que esse liquido respingue na roupa e, se cair nas mãos, deve-se lavá-las com bastante água e sabão.

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