JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ENIAC: Muito Tempo Antes do Ipod



O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Criado em 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company, ele começou a funcionar no dia 14 de fevereiro do mesmo ano.
O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra.
A máquina pesava mais de 30 toneladas, operava na base dez e não em base binária e ocupava 270 m². Sua capacidade de processamento era de 5.000 operações por segundo, possuindo 18.000 válvulas, de 175 Kw de potência.
Diferente dos computadores de hoje, o Eniac não tinha sistema operacional e seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples atual e assim como uma calculadora, tinha de ser operado manualmente.
A calculadora efetua os cálculos a partir das teclas pressionadas, fazendo interação direta com o hardware, como no ENIAC, no qual era preciso conectar fios, relês e seqüências de chaves para que se determinasse a tarefa a ser executada. A cada tarefa diferente o processo deveria ser refeito. A resposta era dada por uma seqüencia de lâmpadas.
O primeiro computador digital programável foi o Colossus Mark 1, usado pelos ingleses durante a segunda guerra para decodificar mensagens secretas dos alemães. O Mark 1 foi seguido pelo Colossus Mark 2, que foi o primeiro computador produzido em série. Com dez unidades no total.
O grande problema foi que o Colossus era um projeto secreto. Os investidores não receberam credito e o design não foi aproveitado em outros computadores, o que tornou o Colossus uma pagina isolada na historia que só se tornou publica na década de 70. O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), uma concepção do Professor John Mauchly, conjuntamente com o professor J. Presper Eckert que  propuseram em 1943 ao exército norte-americano, em plena II Guerra Mundial, a construção deste primeiro computador, tendo como objetivo o auxilio nos cálculos de precisão necessários para a balística. Foi anunciada a sua conclusão em 14 de Fevereiro de 1946 e foi patenteado em 26 de Junho de 1947 com o registro nº 3,120,606.


Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário