JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

sexta-feira, 23 de março de 2012

Samu Regional é inaugurado em Barbacena

Começou a funcionar o Samu Regional que integra 50 municípios da Macrorregião Centro-Sul. A cerimônia de inauguração aconteceu no dia 2, no Complexo Regulador, construído em Barbacena, de onde será administrada toda a rede de urgência e emergência. Todo o processo de implantação do Samu Regional foi desenvolvido pelo Cisru - Centro-Sul (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência - Centro-Sul), criado especialmente para este fim e com uma diretoria composta por prefeitos das cidades que fazem parte do Samu Regional.

Com investimentos iniciais do Tesouro Estadual na ordem de R$ 6,9 milhões, cerca de 730 mil habitantes serão contemplados. São 326 profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores) atuando em todo o sistema e 22 ambulâncias, sendo 18 USB (Unidades de Suporte Básico) e quatro USA (Unidades de Suporte Avançado). Participam da Rede 12 hospitais de resposta às urgências e emergências.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, a região deve ganhar 40 novos leitos nos hospitais e que a organização da rede de urgência e emergência não deve aumentar a pressão sobre os hospitais, uma vez que a ação do Samu Regional é resolutiva.

Para a prefeita Danuza Bias Fortes, o Samu Regional Centro-Sul é um grande reforço em todo o sistema de urgência e emergência de Barbacena e região. “Sabemos das dificuldades que enfrentamos no nosso dia a dia e precisamos superá-las com propostas e projetos. O Samu Regional é um desses projetos que com certeza é viável para todas as 50 cidades envolvidas”, conclui.

A macrorregião Centro-Sul, com sede em Barbacena, é a segunda a ter o projeto implantado. É um projeto que busca qualificar e humanizar a assistência à saúde e proporcionar à população atendimento hospitalar de qualidade.
Ainda segundo a prefeita Danuza Bias Fortes, a parceria com o Governo de Minas e os municípios é essencial para a concretização desse grande feito e garantir um atendimento rápido e de qualidade.

“Os mais de 300 funcionários do Samu Regional são os vertentes deste grande projeto. São profissionais qualificados e que trabalham para salvar vidas”, explica.
“A inauguração do Samu é o resultado de um esforço coletivo e solidário que visa o atendimento rápido e qualificado para cerca de 730 mil habitantes. É um projeto do Governo de Minas, em parceria com o Ministério da Saúde e os municípios que integram o Cisru. Esta é a segunda rede de urgência e emergência inaugurada em Minas Gerais”, observa o diretor do Demasp, Edson Rezende de Morais.

O presidente do Cisru Centro-Sul e prefeito de Prados, Gustavo Gastão, conta que foram dois anos de muito trabalho, reuniões para se chegar até aqui, a tão esperada inauguração da rede de urgência e emergência da Macrorregião Centro-Sul, rede esta que garantirá o atendimento rápido, preciso e eficiente para salvar vidas.

De acordo com o coordenador estadual de Urgência e Emergência, Rasível Reis, a inauguração da Rede de Urgência e Emergência, juntamente com o complexo regulador e a central de regulação assistencial do Samu e Leitos, é fundamental para facilitar o acesso qualificado da população aos atendimentos de Urgência e Emergência. “O principal objetivo é a redução das mortes e sequelas evitáveis. O novo modelo de governança vai atuar através do Comitê Gestor Macrorregional, Central de Regulação Única e a CIB Macrorregional”, disse.

Cidades que integram o Samu Regional

Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Alfredo Vasconcelos, Barbacena, Barroso, Carandaí, Carnaíba, Capela Nova, Catas Altas da Noruega, Casa Grande, Cipotânea, Cristiano Otoni, Coronel Xavier Chaves, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Conceição da Barra de Minas, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibertioga, Jeceaba, Itaverava, Ibituruna, Lagoa Dourada, Lamim, Madre de Deus de Minas, Miranda, Nazareno, Paiva, Prados, Piranga, Piedade do Rio Grande, Ressaquinha, Resende Costa, Ritápolis, Rio Espera, Santa Rita do Ibitipoca, Santana do Garambéu, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, Santana dos Montes, São Tiago, São Vicente de Minas, São João Del Rei, São Brás do Suacuí, Senhora de Oliveira, Senhora dos Remédios, Ouro Branco, Queluzito, Tiradentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário