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sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Qual é o Melhor Negócio: Moto 0 km ou Moto Seminova?



Uma dúvida que aflige diversos motociclistas é: comprar uma moto 0 km ou seminova? A 0 km tem muitas vantagens quanto à segurança e garantia. Porém, no caso das seminovas, segundo especialistas, antes de comprar uma moto de segunda mão, desde que esteja em bom estado geral, é levá-la para ser avaliada por um mecânico de confiança.

A aparência vai revelar o cuidado que o atual dono teve com a moto. Por isso, a melhor maneira de descobrir o estado geral é ver se há pontos de ferrugem, raspões, riscos, trincas, manchas, opacidade dos componentes, peças e acessórios soltos e desregulados, dentre outros. Procure também por soldas feitas recentemente e desconfie se a moto antiga estiver com a pintura muito nova, o que pode ser sinal de reforma.


Outra maneira de descobrir possíveis indícios de tombo ou batida, é checar o estado de guidão, manetes, retrovisores, escapamentos, lanternas e demais acessórios, que não podem conter riscos ou trincas. “Caso a moto estiver com qualquer um destes defeitos, aconselho a desistir da compra, pois é um forte sinal de que ela já tenha sofrido uma colisão. Qualquer desalinhamento de rodas ou suspensão, ainda que leves, no futuro pode trazer consequências ao novo proprietário”, aconselham especialistas ouvidos pela Folha de Negócios, no mês de fevereiro.

Além disso, os especialistas aconselham a fazer um test drive, pois através dele é possível notar alguns problemas com desalinhamento. “Uma moto com o quadro ou suspensão empenada tende a inclinar para um dos lados ao virar o guidão e, futuramente, vai comprometer outros componentes como os pneus que vão desgastar com mais facilidade em um dos lados”, explicam.

Por falar neles, verifique se há desgastes irregulares, ou seja, o lado esquerdo mais gasto que o direito, por exemplo. O desgaste tem de ser uniforme na parte central do pneu, tanto o dianteiro, quanto o traseiro.


Outro ponto fundamental é a parte elétrica. Peça ao vendedor retirar todos os componentes que cobrem o chicote elétrico, como o assento e a carenagem plástica. A fiação precisa estar em ordem e sem emendas ou descascadas. É interessante aproveitar para testar o funcionamento dos faróis, luzes repetidoras de direção (setas), luz de freio e buzina, completa.


Para avaliar o sistema de escapamento, a melhor forma é ligar a moto, para verificar ruídos excessivos no funcionamento, o que pode indicar furos nos canos. Evite comprar as unidades com escapamento esportivo, pois as chances de serem reprovadas em uma inspeção veicular obrigatória, se houver no seu estado ou cidade, serão grandes.

Entretanto, nem sempre a boa aparência é garantia de uma aquisição segura. É importante observar as motos muito rodadas. Atenção também para a quilometragem e as motos pouco rodadas, pois pode haver indício de adulteração do hodômetro. Os especialistas recomendam ainda, àqueles interessados em adquirir motos novas ou seminovas, procurar revendas autorizadas, pois assim a negociação fica mais segura.

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