JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quarta-feira, 18 de junho de 2014

AGIR COMO UM POLÍTICO AUMENTA AS CHANCES DE UM EMPREGO



Você pode achar que os políticos são as pessoas menos honestas e confiáveis do mundo. Mas uma pesquisa feita pela Universidade do Texas afirma que é como um deles que você deve se comportar caso queira conseguir um emprego. Isto porque os empregadores procuram nos entrevistados a mesma coisa que os eleitores em relação aos candidatos.

Os pesquisadores analisaram as respostas de 59 gerentes entre 20 e 65 anos que trabalham para grandes e pequenas empresas e variadas organizações sem fins lucrativos como faculdades, consultoras, agencias de contabilidade. O objetivo era investigar como estas pessoas avaliam os perfis online dos candidatos.

Os critérios foram divididos em cinco pontos. Uma personalidade elegível é o primeiro deles. Os contratantes procuram por perfis no LinkedIn e no Facebook com posts, imagens e outras informações que demonstrem uma pessoa criativa, curiosa, amigável e estável. Fotos menos formais onde as pessoas aparecem com roupas curtas, bebendo, fumando, ou com muitas tatuagens e piercings não são bem vistas.

Como na política, os candidatos precisam das pessoas certas como referência. Quanto mais importantes e influentes, melhor. Os gerentes prestam atenção a estas conexões. Estar ligado às pessoas erradas também pode prejudicar. Segundo a pesquisa, “conectividade com redes inapropriadas danificam as chances do entrevistado da mesma maneira que conexões negativas fazem às campanhas políticas”.

Outro ponto é que seus hobbies têm de ser “aceitáveis”. Os melhores, na visão dos contratantes, são aqueles que demonstram seriedade, sofisticação e maturidade, como cozinhar ou degustar vinhos.

Da mesma forma que os eleitores preferem que seus candidatos sejam centrados na família e saudáveis, os gerentes procuram por pessoas que demonstram interesses gerais em seus posts online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário