JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quinta-feira, 9 de maio de 2013

O que é um implante dentário e quais são seus benefícios?



Para a edição do mês de maio, o Jornal Folha de Negócios contou um texto muito explicativo, produzido pelo renomado Dr. Wagner Nunes Moreira, diretor clinico da Cimplo- Centro de Implantes e Ortodontia - professor dos cursos de pós-graduação do Aprimore, com a temática sobre implantes odontológicos.
O implante dentário é uma raiz artificial confeccionada em metal (titânio), inserida na parte óssea de sua mandíbula (arcada inferior), ou da maxila (arcada superior), em substituição a raiz perdida, servindo de base para a fixação de uma nova coroa de substituição. Com a colocação de uma nova coroa você não notará e nem irá se lembrar que havia perdido aquele elemento dental ou, alguns dentes, e os casos de implante total, substituindo a prótese removível por fixa.  
Modernamente é a melhor solução na substituição de dentes perdidos, uma vez que o implante dentário irá se integrar a estrutura óssea e, além de recompor a estética bucal e facial, irá prevenir a natural perda óssea, bem como a retração da gengiva, que freqüentemente acompanha as pontes tradicionais e as dentaduras. O restabelecimento da estética, da função mastigatória, e da preservação dos dentes remanescentes, são os pontos principais da técnica do implante.
Alguns dos benefícios se traduzem em:
- Conforto: O implante dentário lhe permite falar normalmente, propiciando uma mastigação eficiente e confortável. Por outro lado, é altamente seguro mesmo porque, integrando-se a parte óssea, o paciente fica livre dos problemas de quebras e afrouxamentos das próteses tradicionais, que acabam necessitando serem com freqüência reembasadas e consertadas. Você irá dizer adeus as pastas e artefatos de colagens.
- Custo final: O fato de o implante vir a contribuir na substancial preservação dos dentes remanescentes, faz com que essa técnica redunde em um custo final altamente reduzido, o que se comprova em curto espaço de tempo. Tome-se como exemplo uma ponte tradicional, que precisa ser suportada pelos dentes laterais, que acabam se estragando. A perda de um dos dentes de suporte faz com que se perca além desse, toda a ponte existente.
 - Economia: Os implantes dentais não sacrificam a qualidade de seus dentes adjacentes como normalmente as pontes fixas e móveis o fazem porque os implantes não necessitam de apoio dos outros dentes, traduzindo-se em um benefício a médio e longo prazo, altamente significativo para seu bolso, e notadamente sua saúde oral.
- Seguro: A taxa de sucesso para implantes dentários é altamente previsível. Após o devido estudo da parte óssea de sua arcada, o profissional irá considerar e indicar a melhor opção para cada caso.
Qualquer pessoa pode ser um candidato ideal para um implante dentário, basta que haja osso adequado em sua arcada dentária, necessário para apoiar o implante. Os melhores candidatos são aqueles que têm bom e saudável tecido local, bem como, livres de doenças periodontais.
O tabagismo sem duvida é prejudicial ao implante, entretanto não chega a ser uma contra-indicação absoluta. Os implantes dentários estão intimamente ligados a boa conservação dos tecidos, bem como, da parte óssea.
Somente um profissional altamente especializado em implantodontia, poderá determinar com precisão, se você é um candidato ao procedimento.
Quais os critérios para o tratamento e quanto tempo irão demorar?
Bem, dependendo da condição específica e o tipo de implante escolhido, o dentista irá criar um plano de tratamento adequado no sentido de satisfazer suas necessidades. O tempo total pode variar entre, imediato, algumas semanas ou alguns meses, dependendo da extensão e complexidade do tratamento. É importante que o paciente respeite e siga o plano de tratamento instituído, para que seu dentista possa alcançar as metas ideais de tratamento e a satisfação de quem está recebendo o serviço.
É ainda importante notar, que a Cimplo – o maior Centro de Implantes e Ortodontia e referência regional em odontologia reúne em sua clínica, no 3º Piso do Plaza Shopping, em Barbacena, várias especialidades odontológicas, núcleo de radiologia próprio, o que proporciona as pessoas fazer desde uma avaliação diferenciada com raio X panorâmico como vários tipos de tratamentos em um único local, resumindo em muito, o tempo gasto com suas idas ao consultório.
Depois do implante, o que eu posso esperar?
Como você sabe da mesma forma que seus dentes naturais carecem de cuidados constantes, como uma boa higienização e visitas regulares ao consultório, os implantes dentários não fogem a essa regra. Sempre deverá dispensar aos dentes implantados, os mesmos cuidados de conservação e higiene de seus dentes naturais, com escovações e o uso do fio dental.
Em relação a procedimentos de implantes odontológicos o paciente tem que se submeter a uma avaliação criteriosa realizada por um profissional altamente capacitado em reabilitação oral.
Orientamos também as pessoas interessadas neste procedimento a procurarem clinicas integrada em odontologia com vários especialistas para obterem tratamentos de qualidade. Por fim salienta que sem uma equipe de profissionais qualificados se torna quase impossível planejar e executar tratamentos modernos e adequados a realidade atual em que se encontra a odontologia.
Para mais informações, ligue 32 3331-7117, agende uma avaliação na Cimplo ou vá ao 3º Piso do Plaza Shopping e conheça essa e muitas outras novidades.

Fonte: Jornal Folha de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário