JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

Curiosidades: Erasmo Carlos (1941)

Erasmo Carlos (1941)

Erasmo Esteves nasceu no bairro da Tijuca, na zona Norte do Rio de Janeiro. Ele mudou o nome para Erasmo Carlos depois que conheceu Roberto Carlos e fizeram a primeira parceria. Seu apelido era "Tremendão".
Antes de ingressar na carreira artística, Erasmo teve vários empregos. No primeiro, como porteiro de uma fábrica de aço, foi flagrado dormindo em serviço e despedido. Depois, como cantor em eventos do Serviço de Alimentação da Previdência Social, decepcionou ao tocar rock’n roll para os senhores que esperavam samba. Também foi encarregado de manter as mesas limpas em um escritório de advocacia, mas sempre esquecia de limpar debaixo dos telefones. Contratado para vender artigos femininos, Erasmo ficava encabulado de tocar campainhas para oferecer roupas íntimas. Ele se encontrou quando passou a ser secretário particular do disk jóquei e compositor Carlos Imperial.
Erasmo conheceu Roberto Carlos no fim dos anos 50, em um show do cantor Bill Haley, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A primeira parceria dos dois foi nas músicas Splish Splash e Parei na contramão, que Roberto lançou em agosto de 1963 pela gravadora CBS. O bolachão de 78 rpm (rotações por minuto) também tinha a participação de Renato e seus Blue Caps. O disco vendeu 7.500 cópias, um número que na época era considerado bastante elevado. Por causa do sucesso, Carlos Imperial sugeriu que Erasmo Esteves adotasse o nome artístico de Erasmo Carlos, para combinar com Roberto.
Uma parte da música Parei na contramão, de Roberto e Erasmo Carlos, foi feita dentro de um ônibus.
Em 1959, Erasmo entrou para Os Sputniks, formado por Roberto Carlos, Tim Maia, Arlênio Lívio, Edson Trindade e José Roberto "China". Um desentendimento entre Tim Maia e Roberto Carlos fez o grupo acabar.
Erasmo aprendeu os primeiros acordes do violão (lá maior, ré e mi) com Tim Maia.
O primeiro compacto solo de Erasmo foi lançado em 1964, pela RGE.Jacaré, que seguia o estilo surf music, trazia parcerias com Roberto Carlos nas músicas Jacaré e Terror dos namorados. Na capa do compacto, Erasmo aparece com uma prancha de surf bem pequena. A intenção era imitar o LP dos Beach Boys, mas a produção não conseguiu encontrar as pranchas grandes, chamadas longboards.
Antes de ser considerado "acidentalmente envolvido" em um caso com garotas menores de idade, Erasmo foi impedido de fazer shows no interior de São Paulo, em 1966. As cidades afixavam placas na entrada com os dizeres: "Aqui você não entra, pode voltar!" e "Em solidariedade ao Juiz de Menores do Rio, nosso juiz proibiu você de se apresentar aqui". A confusão começou quando duas garotas de São Paulo apareceram no aniversário de Carlos Imperial, em Copacabana. Elas foram presas pela polícia perambulando pelas ruas do Rio de Janeiro. A imprensa espalhou que o dono da festa tinha promovido uma orgia e o Juizado determinou que os envolvidos fossem vigiados.
Aproveitando o sucesso, Erasmo Carlos lançou uma guitarra infantil de 60 cm que tinha até amplificador. O brinquedo ficou conhecido como "a tremendinha". Ele também entrou como sócio de uma boate na Praça da República, em São Paulo, e do "Restaurante Tremendão".
Erasmo e Roberto Carlos brigaram uma vez. Em um programa com Wilson Simonal, Erasmo foi homenageado como compositor, mas não disseram que as músicas eram feitas em parceira com Roberto. A situação criou um atrito entre os dois e eles ficaram sem se falar por uns seis meses.
Em dezembro de 1995, a ex-mulher de Erasmo, Narinha, se suicidou tomando cianureto. Havia quatros anos que o casal estava separado.

Fonte: Guia dos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário