JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

terça-feira, 16 de julho de 2013

Barbacena na rota das carruagens.




Em diversos filmes com temáticas históricas podemos apreciar as belas carruagens, que transportam reis, imperadores, princesas, papas dentre outras personalidades. Mas, as pessoas sabem pouco, ou nada, da história desse meio de transporte antigo.

Os primeiros registros sobre carruagens são datados no século 13 A.C. e eram, destinadas ao uso militar. Na Roma Antiga, também encontram-se registros do uso das carruagens, tanto para o meio militar, como para transporte de pessoas de classes mais abastadas.

Num grande salto histórico, descobriu-se registros das carruagens, também no caso do Brasil, em meados do século XVI, quando eram utilizadas para transporte dos ricos e monarcas.

Com o desenvolvimento e adaptações das carruagens, no final do século XVI elas ganham suspensões, melhorando assim a sua utilidade do transporte de pessoas. Carpinteiros, pintores, entalhadores, douradores, envernizadores e vidraceiros trabalhavam na construção dos vários tipos de carruagem.

Devido ao avanço tecnológico, no início do século XX, as carruagens quase deixaram de existir, principalmente com o aparecimento dos automóveis. Por isso, atualmente, podemos ver as carruagens apenas em algumas coleções e hotéis temáticos.

O que poucos sabem é que em Barbacena existe um profissional, artesão, carpinteiro, pintor, funileiro, soldador, restaurador de antiguidades dentre diversas outras profissiões que já atuou, que possibilitam ao senhor Josè Agostinho Ribeiro Neto, de 70 anos, restaurar e produzir todos os tipos de carruagens já pensadas e usadas na história do mundo.

José Agostinho Ribeiro ou, simplesmente, Senhor Agostinho, é natural de Musambinho, sul de Minas, mas reside em Barbacena a muitos anos. Em sua vida, o senhor Agostinho já atuou em mais de 15 profissões, inclusive como pintor de aviões, como restaurador de antiguidade, tendo passado ainda mais de 13 anos na Aeronáutica como servidor civil.

As carruagens entraram na vida do senhor Agostinho a 15 anos atrás. “Fui contratato para reformar uma carruagem de um empresário de Barbacena. De lá para cá nunca mais parei e, hoje, além de refomar, também produzo as carruagens. É só o cliente trazer a foto da carruagem que ele quer que eu faço uma igual”, afirmou o senhor Agostinho.

Clientes ilustres já encomendaram carruagens ao senhor Agostinho, como o deputado José Saraiva Felipe, um dos sócios da Camargo Corrêa, José Camargo, o empresário barbacenense Emerson da Casa de Shows Observatoruim, Rede Graal Restaurantes, dentre diversas outras empresas e personalidades.

“É um grande prazer quando termino uma carruagem e a entrego ao cliente. Reproduzir um meio de transporte tão importante para a história do Brasil me faz sentir realizado e muito feliz”, informou o senhor Agostinho.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do senhor Agostinho ou solicitar que ele produza uma carruagem para você, então entre em contato pelo telefone 32-8803-0207.

Nenhum comentário:

Postar um comentário