JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Instituto Curupira: Ações Artísticas e Sócio Ambientais

O “Instituto Curupira: Ações Artísticas e Sócio Ambientais”, denominado pela sigla ICASA, é uma Organização não Governamental que visa buscar a preservação e a sustentabilidade ambientais através da prática e incentivo às atividades culturais, artísticas e sócio ambientais.

Surgido, sobretudo, da forte ligação de amizade dos seus primeiros membros, o Instituto Curupira, em seus primeiros 3 anos, dedicou-se a produzir peças próprias, e que abordassem a temática ambiental. Através deste eixo, surgiram os dois primeiros trabalhos: “Nossa Terra, Nosso Mundo (2008) e “O Julgamento do Homem” (2010). Com ambas as peças, foram feitas aproximadamente 45 apresentações por toda a cidade de Barbacena, sempre gratuitamente, visando, justamente, a educação ambiental e inserção artística teatral às localidades onde a peça era encenada.

Com “O Julgamento do Homem”(2010) , foi premiado no primeiro Festival de Teatro do IFET – Barbacena com o prêmio: “Destaque e criação coletiva”, além de ter tido duas indicações a outros prêmios.
.
Em 2011, a direção decidiu inovar, e produziu a peça: “Saga: do Sertão ao Amazonas” (2011), que, com uma história bela e retratando o sofrimento dos sertanejos que migraram do sertão, após a construção da represa de Sobradinho, para o Amazonas, em busca de uma terra mais rica naturalmente e com melhores condições de sobrevivência, obteve o prêmio de melhor ator no 2º Festival de Teatro do IFET – Barbacena.

Também no ano de 2011, são instituídas as equipes de reportagem, que buscavam a compreensão das questões sociais e ambientais da cidade de Barbacena e região. No total foram realizadas 13 reportagens em diferentes localidades, e com diferentes temas. Com este trabalho a entidade foi convidada a participar de um encontro em Niterói, RJ, em maio de 2012.

Já em 2012, com a transformação do antigo “Projeto Curupira” em “Instituto Curupira: ações artísticas e sócio ambientais”, a entidade viu seus objetivos terem frutos significativos e, com isso, o trabalho e a significância social e ambiental cresceram muito. Com a introdução dos núcleos de trabalho, as atividades artísticas teatrais e musicais tornaram-se ainda mais marcantes, tendo sempre muitos alunos e alunas, produzindo peças e trabalhos musicais próprios e bem característicos. Já neste ano de 2012, em abril, o Instituto foi novamente premiado em um festival de Teatro, desta vez no FETUBA, “Festival Nacional de Teatro de Ubá”, onde obteve dois significativos prêmios com a peça: “Comédia entre a vida e a morte”.
Este ano, 2013, também conquistamos premiações no FESTIVAL NA CIONAL DE TEATRO DE UBÁ- FETUBA, alem de menção honrosa pelo trabalho sócio ambiental!

Com o LPAA (Laboratório de pesquisa em Ações Ambientais), o Instituto tornou-se de vez uma organização de defesa e pesquisa das causas ambientais, tornando-se referência em sua cidade e região. Com viagens de expedição, pesquisa e interação ambientais, como a realizada à (APA – Área de Proteção Ambiental) da Serra de São José, Tiradentes, MG, consegue trazer a seus membros relevantes experiências na área.

As atividades dos grupos sociais também renderam resultados primorosos, principalmente com o “Grupo de Combate ao tabagismo”, que conseguiu tornar ex –fumantes cerca de 50 pessoas em menos de 3 meses.

Com a introdução das artes aplicadas em forma de oficinas de Grafite, a priori, a entidade viu seu leque de ações artísticas crescer e, fatalmente, sua representatividade e relevância social tomaram igual proporção, juntamente com o desenvolvimento do Ciclo de Debates, do Sarau Artístico e cultural, e do Grupo de Orientação Vocacional.

O grupo é constituído por diversos voluntários e pelos vários jovens que buscam livremente um local de encontro e aprendizado e amadurecimento social e intelectual, uma receita que vem dando certo, mas que ainda sim necessita de apoio da população e de quem mais quiser e puder ajudar, uma vez que o Instituto Curupira é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos. Quem se interessar em conhecer, basta visitar a sede do projeto, localizada à rua Demétrio Ribeiro (logo atrás da Igreja), no Bairro Santo Antônio.

Fonte:Jornal Folha de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário