JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

sexta-feira, 28 de junho de 2013

VOCÊ CONHECE O TESTE DO CORAÇAOZINHO?

Teste que pode descobrir problemas cardíacos em recém nascidos demora 5 minutos

Os pais devem ter conhecimento de testes importantes para detectar doenças logo após o nascimento da criança para que, assim, possa descobrí-las e tratá-las. Os mais famosos são: teste da orelhinhateste do pezinho e teste do olhinho. Exames simples que aumentam as chances de cura caso diagnosticados logo no começo da vida.
O teste do pezinho é o mais conhecido, podendo avaliar se o bebê tem doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê.
Já o teste da orelhinha, que pode detectar se o bebê tem alguma perda auditiva. O exame pode prevenir algum problema no desenvolvimento da fala e linguagem. O teste do olhinho, que pode encontrar algum risco para a cegueira infantil.
O recente teste do coraçãozinho pode até salvar a vida de bebês que nascem com defeitos cardíacos. Trata-se de uma pulseira que mede a concentração de oxigênio no sangue e que detecta problemas no coração antes mesmo de aparecerem sintomas.
Esse teste leva menos de 5 minutos. Geralmente, um a cada 130 bebês pode apresentar alterações cardíacas congênitas, como buracos entre as câmaras do coração e defeitos na válvula cardíaca.
Em algumas maternidades no Reino Unido, o teste do coraçãozinho possibilitou a detecção de 75% das alterações cardíacas. Juntamente com outros métodos pré e pós o nascimento, como ultrassonografia e ecocardiograma, a probabilidade de detecção subiu para 92%.
De acordo com o Dr. Douglas Lourenço, pediatra da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, a descoberta precoce de problemas cardíacos congênitos é muito importante para a realização de cirurgias rápidas e precisas. “Sem esse teste o bebê pode receber alta sem que as anomalias congênitas do coração fossem encontradas, o que poderia agravar sem auxílio médico”, afirmou o Dr. Douglas.
Alguns hospitais no Brasil já realizam esse teste. Pergunte e peça para o seu médico a realização da triagem neonatal completa com os testes do pezinho, orelhinha, olhinho e coraçãozinho. Mais informações e-mail douglasl@fusoes.com.br

Fonte: Jornal Folha de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário