Público-alvo são educadores de instituições públicas
e particulares de ensino fundamental, médio e superior de Minas Gerais
O Sebrae lança a 1ª Edição do Prêmio
Cultura Empreendedora Sebrae Minas. Seu foco é identificar, reconhecer e
valorizar práticas empreendedoras de educadores de instituições de ensino de
Minas Gerais que buscam estimular o empreendedorismo entre os estudantes. As
inscrições vão até o dia 25 de setembro e os vencedores serão conhecidos em
novembro. Inscrições e informações pelo site www.sebraemg.com.br e pelo
telefone: 0800 570 0800.
“Este prêmio visa estimular o
desenvolvimento do comportamento e da cultura empreendedora nos jovens e nas
instituições de ensino de Minas Gerais, como forma de buscar cada vez mais uma
educação que favoreça o empreendedorismo e a inovação”, explica Fábio Veras,
diretor de Operações do Sebrae Minas.
Cada educador pode inscrever uma ou mais
práticas, desde que sejam (ou tenham sido) realizadas em instituições diferentes,
com resultados distintos. Cada ação será avaliada de acordo com quatro
critérios: empreendedorismo e inovação; recursos disponíveis; aplicabilidade e
repercussão.
Todas as práticas inscritas serão
avaliadas e selecionadas por uma comissão técnica e depois passarão para a
comissão julgadora, que escolherá as melhores. Serão distribuídos certificados
de participação para todos os inscritos e troféus para os primeiros, segundos e
terceiros lugares nas três categorias (ensino fundamental, médio e universitário).
Os vencedores participarão de uma missão internacional para conhecer uma
experiência de educação empreendedora.
Os segundos colocados participarão de missão nacional com o mesmo
intuito e os terceiros colocados ganharão bolsas para cursos do Sebrae Minas.
Critérios de seleção
-
Empreendedorismo e Inovação: adota ou desenvolve práticas empreendedoras que
visam o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, tais
como: busca de informações, planejamento e monitoramento sistemático; exigências
de qualidade e eficiência; estabelecimento de metas; busca de oportunidade e
alternativa; persuasão e redes de contato; correr riscos calculados;
comprometimento; persistência, independência e autoconfiança.
-
Recursos Disponíveis: recebe apoio ou suporte da instituição de ensino para o
desenvolvimento das práticas empreendedoras em suas atividades, visando
alcançar níveis de disseminação da cultura empreendedora na instituição.
-
Aplicabilidade: desenvolve práticas empreendedoras que possam ser replicadas,
assimiladas e compatíveis com o perfil dos jovens empreendedores e da
instituição de ensino, com ampla possibilidade de disseminação.
-
Repercussão: influencia outras instituições de ensino ou docentes com práticas
empreendedoras, e que tenha ganhos de resultados para a instituição de ensino e
para a aprendizagem dos jovens empreendedores, ou para o estímulo a atuação
empreendedora dos jovens.
Fonte:Jornal Folha de Negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário