JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

terça-feira, 24 de setembro de 2013

UFJF oferece especializações a distância em Gestão Pública para quem deseja ingressar no serviço público


Os cursos são para os polos de Ubá e Ilicínea. Inscrições vão até o dia 27 de setembro

Aqueles que já possuem curso superior e exercem a função ou desejam atuar em órgãos públicos ou do terceiro setor têm a oportunidade de se especializarem. Estão abertas as inscrições para os cursos de Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão Pública de Organizações de Saúde. As especializações são oferecidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), na modalidade a distância e são totalmente gratuitas. São 90 vagas para o polo de Ilicínea e 60 vagas para o polo de Ubá. Os interessados devem ficar atentos, já que o período de inscrições se encerra na sexta-feira, 27.

PNAP

As especializações em Gestão surgiram de uma demanda do Governo Federal em capacitar pessoas para atuarem nos segmentos da administração pública. Na década de 90, a gestão pública passou por transformações e redefinições importantes para o fortalecimento do princípio federativo e a articulação entre as três esferas de governo: União, Estados e Municípios. Com isso, os governos tiveram que estruturar sua organização, necessitando de pessoal qualificado e especializado para lidar com as novas regras da administração pública. 

A partir daí, surgiu, capitaneado e patrocinado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), com o objetivo de capacitar e especializar gestores com visão estratégica e gestão dos negócios públicos.

Dentro dessa perspectiva, os cursos de Gestão Pública a distância passaram a ser oferecidos pela maioria das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) que compõem o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo do programa é consolidar a oferta de cursos de administração em todo o território nacional, visando a formação e qualificação de pessoal de nível superior para o exercício de atividades gerenciais e atividades do Magistério Superior.

Cursos

Os cursos de Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão Pública de Organizações de Saúde são oferecidos pela UFJF desde 2011. “O diferencial da UFJF é o fato de o curso ser ofertado pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, que acumula inegável know how em cursos a distância e concentra vários cursos e pesquisas na área de Administração Pública. O quadro docente é um dos principais pontos fortes, sendo a maioria dos professores doutores, com experiência profissional na área pública e realizando pesquisas sobre o tema”, destaca um dos coordenadores do curso de Gestão Pública, Gilmar José dos Santos.

Além de um excelente quadro de professores, os alunos contam com a estrutura da plataforma Moodle de aprendizagem online, onde são disponibilizados o material didático e as atividades para o ensino a distância. A plataforma passa por um período de atualização para melhor atender seus alunos.

O aluno dos cursos de Gestão a distância da UFJF saem capacitados para atuar no mercado de trabalho. “A especialização tem o objetivo de capacitar profissionais com formação adequada a intervirem na realidade social, política e econômica, contribuindo para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, nos âmbitos federal, estadual e municipal”, recorta do projeto pedagógico dos cursos uma das coordenadoras do curso de Gestão Pública Municipal, Roberta Pereira Nunes.

Inscrições

A inscrição online deve ser feita até as 23h59min do dia 27 de setembro de 2013. Os candidatos deverão realizar sua inscrição no site do Cead (www.cead.ufjf.br), na seção Editais e Formulários, clicando no link próprio referente ao edital, e preencher os dados solicitados. Em seguida, deverão imprimir o formulário de inscrição, datá-lo e assiná-lo. Para efetivar a inscrição, os candidatos deverão comparecer ao polo ou à Recepção do Cead, pessoalmente ou por meio de procurador (procuração simples), e entregar a documentação exigida, conforme o edital.

Os candidatos devem ficar atentos quanto à retificação no edital. Antes, eram exigidas, entre a documentação, duas cópias do diploma do curso de graduação. Com a mudança, criou-se a possibilidade de apresentação de declaração de colação de grau, devidamente assinada pelo responsável da instituição, juntamente com o pedido (requerimento) de registro do diploma.

A inscrição será efetivada com a entrega dos documentos no polo em que o candidato concorre ou na Recepção do Cead, localizada no campus Universitário, Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Bairro São Pedro - prédio do CRITT (fundos), platô da Faculdade de Engenharia - Juiz de Fora / MG, das 8h às 17h, somente no período de 20 de agosto a 30 de setembro de 2013.

O processo de seleção consistirá em análise de currículo.  O resultado final será divulgado no site do Cead a partir das 17h do dia 8 de novembro de 2013.


Fonte:
Assessoria de Comunicação
Centro de Educação a Distância - Cead/UFJF
(32) 2102-3487 - Ramal 216 ou 220
www.cead.ufjf.br
www.facebook.com/CeadUFJF
Twitter @Cead_UFJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário