JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

terça-feira, 17 de setembro de 2013

TECNOLOGIA: APARELHO AUTOLIGADO É NOVIDADE NA ORTODONTIA


Especialista destaca que nem todos os casos são indicados aparelhos autoligados

Os braquetes autoligados têm sido apresentados como um diferencial para o ortodontista clínico que procura se desdobrar na tentativa de oferecer um tratamento de excelência no menor tempo possível e com número mínimo de consultas. Com um design mais estético, significativamente menor, apresenta uma redução no acúmulo de alimentos principalmente devido a ausência da ligadura elástica e menos agressivo a mucosa bucal por não necessitar de amarrilhos metálicos, este sistema representa um conforto a mais para o paciente.
A justificativa principal desses novos sistemas é que o seu desenho permite um rápido nivelamento, devido ao fato dos dentes deslizarem por um caminho de pouca, ou nenhuma, fricção (atrito) entre o braquete e os fios comparado com as tão famosas “borrachinhas” coloridas que chegam a segurar de 70 a 220% a mais os dentes prejudicando a movimentação, principalmente quando estas são colocadas de forma trançadas.
A primeira vantagem desta característica, e que justifica a escolha de braquetes autoligados é a possibilidade de redução na intensidade de força aplicada para gerar movimentação, com isso mais previsível é o resultado e menor é a sensibilidade que o paciente sente após a ativação, ou seja, a mecânica se torna cada vez mais próxima do ideal biológico (movimentação dentária sem prejuízos ao periodonto de sustentação, ou seja, menor reabsorção de raiz e osso). A segunda vantagem é a possibilidade de intervalo maior entre as consultas quando aliado ao uso de fios ortodônticos de alta tecnologia como as ligas Copper NiTi e de níquel-titânio termoativadas, podendo chegar a um intervalo de até 10 semanas.
Para os que sentirem falta ou até mesmo preferirem colocar as ligaduras elásticas coloridas por enfeite, essa possibilidade existe sem que as mesmas tragam o inconveniente do atrito, pois a maioria dos aparelhos autoligados possuem espaço para adaptação das borrachinhas longe do contato com o fio.
De acordo com o Dr. Rodolfo Paiva de Castro, especialista em ortodontia, os aparelhos autoligados, como visto acima, trazem grandes benefícios ao tratamento ortodôntico, desde que utilizados com critério e com indicação correta, portanto não é em todos os casos que seu uso é o mais apropriado. “Um profissional responsável saberá indicar quando as vantagens deste aparelho trarão o beneficio que valha a pena o investimento por parte do paciente, pois vale salientar que por ainda ser considerado como novidade o custo do aparelho ainda não é dos mais atrativos”, informou o Dr. Rodolfo.

Fonte: Jornal Folha de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário