JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

segunda-feira, 31 de março de 2014

Hino da Copa será cantado por Santana, Wyclef, Avicii e Alexandre Pires


O hino oficial da Copa do Mundo de 2014, chamado "Dar um Jeito", será apresentado pelos artistas Carlos Santana, Wyclef, Avicii e Alexandre Pires durante a cerimônia de encerramento, no Rio de Janeiro, em 13 de julho, informou a Fifa nesta sexta-feira.
"Dar um Jeito" (We Will Find A Way) é a quarta canção a integrar o álbum oficial do Mundial, ao lado da música oficial cantada por Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte, da canção vencedora do concurso SuperSong, que será gravada por Ricky Martin, e do hino da mascote oficial, que foi lançado em 2012 pelo cantor brasileiro Arlindo Cruz.
"A Fifa e a Sony estão trabalhando forte para produzir um álbum que dê vida aos sons do Brasil por meio de várias faixas criativas. Santana, Wyclef, Avicii e Alexandre Pires são verdadeiros ícones da música e é uma emoção tê-los como parte da cerimônia de encerramento do Mundial", disse o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, em comunicado.
A canção será produzida por uma equipe liderada por Ash Pournouri, que foi indicado duas vezes ao Grammy.

"Em português, dar um jeito significa encontrar uma maneira de driblar obstáculos e impossibilidades, e com esta faixa queríamos transmitir uma mensagem de otimismo e oportunidade com música e letra", explicou o produtor.

Fonte: Reuters

Pesquisa sugere melhor período para mulher perder peso após gravidez



Uma pesquisa conduzida por médicos do Canadá sugere que o período entre três e 12 meses depois do parto é o ideal para perder os quilos a mais ganhos durante a gravidez.
Segundo o estudo, publicado na revista especializada Diabetes Care, as mães que não conseguem perder o excesso de peso dentro de um ano depois do nascimento do bebê, ou engordam neste período, podem correr sérios riscos de saúde.

O estudo revelou que os fatores de risco mais elevados para a saúde das mulheres – observados um ano depois do parto e naquelas que não emagraceram – não foram verificados três meses após o nascimento do bebê.Os pesquisadores afirmam que esse grupo pode vir a sofrer problemas como hipertensão e outros fatores que provocariam diabetes e doenças cardíacas no futuro.

A conclusão sugere que o período crítico para as mulheres perderem pelo menos uma parte do peso extra ganho durante a gravidez se estende de três a 12 meses depois do parto.
Os pesquisadaores canadenses acompanharam o emagrecimento depois do parto de um grupo de cerca de 300 mulheres saudáveis. Eles também monitoraram fatores de risco para diabetes e doenças do coração, como a pressão sanguínea, o LDL (colesterol ruim) e a resistência à insulina (hormônio responsável pela redução da glicemia, a taxa de glicose no sangue).
"A maioria das mulheres não está voltando ao peso de antes da gravidez logo imediatamente (depois do parto) e descobrimos que o padrão típico é que mais de 80% não fazem isto durante três meses", disse Ravi Retnakaran, pesquisador em diabetes e clínico do Hospital Mount Sinai, de Toronto, responsável pela pesquisa.
"Sugerimos que, entre três e 12 meses, a mulher já deva estar na trajetória do emagrecimento", acrescentou.
"Percebemos que o período entre três e 12 meses depois do parto é crucial. Neste período, médico e paciente devem prestar atenção ao controle do peso, o que poderá ser muito importante para a saúde metabólica e vascular a longo prazo", afirmou Retnakaran.

Ganho de peso

Por causa do crescimento do bebê, é normal o aumento de peso durante a gravidez. Em média, ao longo dos nove meses de gestação, mulheres costumam ganhar cerca de 20% ou mais de seu peso total.
Depois do parto, as tentativas de perder peso podem ser prejudicadas pela falta de exercícios e também pela falta de sono.
A pesquisa também mostrou que o peso de uma mulher um ano depois do parto é um forte indício de como será seu peso 15 anos depois.
A hipótese, segundo os médicos do Hospital Monte Sinai, é que o efeito cumulativo do ganho de peso durante cada gravidez contribui para que a mulher tenha um risco maior de desenvolver doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Ao fim do estudo, os médicos descobriram que 75% das pesquisadas perderam peso entre três e 12 meses após o parto.
Eles acrescentaram que a prática de exercícios foi importante para alcançar a meta.
As 25% restantes que não emagreceram ou que engordaram tinham um perfil que mostrava um risco maior de desenvolver diabetes e doença cardíacas no futuro.
Maureen Talbot, enfermeira cardíaca da organização especializada em cuidados com o coração British Heart Foundation, reconhece que pode ser difícil perder peso depois da gravidez, mas lembra que ficar acima do peso aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame.
"Com um bebê novo você vai, sem dúvida, ficar ocupada, então não tente correr para dietas e uma rotina extenuante de exercícios”, diz Talbot.
"Ao invés disso, volte a fazer exercícios de forma equilibrada encaixando atividades físicas em sua rotina, por exemplo, uma caminhada na hora do almoço ou uma aula de ginástica com o bebê", acrescentou.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Panamericano de Mountain Bike em Barbacena



Agora é oficial, o Panamericano começou! Atletas de 15 países vão disputar o título mais esperado das Américas e tentar uma vaga para disputar as Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro. Neste Pan as modalidades de Cross Country Olímpico (XCO) e Downhill (DH) estão em destaque, até domingo. O Campeonato faz parte da classe CC do ranking da União Ciclística Internacional (UCI), uma das classes que mais distribui pontos.

A pista está pronta e vai exigir dos atletas muita garra e determinação. Os obstáculos vão colocar a prova à competência dos ciclistas, proporcionando um ótimo espetáculo para o público que vai prestigiar o evento. O que se espera é muita adrenalina, terra e uma disputa bem acirrada.

Os países participantes – Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colombia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Paraguai, Porto Rico, Uruguai, Venezuela – vão seguir a seguinte programação:




DIA 27.03 

09:00 – 12:00 

Credenciamento e Pagamento de Inscrição – Último dia para DHI


Treinamento XCO - Todas as Categorias


9:00 – 10:30 

Treinos de DH – Categorias Master e Juvenil


10:30 – 12:00 

Treinos de DH – Categorias Elite e Junior


14:00 – 16:00 

Credenciamento e Pagamento de Inscrição – Último dia para DHI


14:00 – 15:00 

Treinos de DH – Categorias Master e Juvenil


15:00 – 16:00 

Treinos de DH – Categorias Elite e Junior


15:00 

Competição Oficial revezamento por equipes – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO


17:00 

Apresentação e Inauguração do XV PAN DE MTB


18:00 

Congresso Técnico para a modalidade DHI





DIA 28.03 

09:00 – 12:00 

Credenciamento e Pagamento de Inscrição – Último dia para XCO


08:30 – 12:30 

Competição Oficial XCO MASTERS E JUVENIL – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO


09:00 – 10:30 

Treinos de DH – Categorias Master e Juvenil


10:30 – 12:00 

Treinos de DH – Categorias Elite e Junior


14:00 – 18:00 

Credenciamento e Pagamento de Inscrição – Último dia para XCO


13:00 

Tomada de tempo - DHI Todas as Categorias


14:00 – 17:00 

Treinamento XCO Elite, Sub- 23 e Junior


18:00 

Congresso Técnico XCO para as categorias Junior, Sub 23 e Elite





DIA 29.03 

09:00 – 10:00 

Competição Oficial XCO Feminino Júnior - CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO


11:00 – 12:30 

Competição Oficial XCO Masculino Júnior – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO


13:00 

Final DHI Todas as Categorias – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO


14:00 – 17:00 

Treinamento XCO Elite e Sub -23


19:00 

Reunião dos Delegados das Federações ou Comissões de MTB





DIA 30.03 

09:00 – 10:30 

Competição Oficial XCO Sub – 23 Feminino – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO


11:00 – 12:30 

Competição Oficial XCO Sub – 23 Masculino – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO


13:00 – 14:45 

Competição Oficial XCO Elite Feminino – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO


15:15 – 17:00 

Competição Oficial XCO Elite Masculino – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO


Brasil garante pódio na primeira prova do Pan


Na primeira prova do Pan Americano, a Team Relay, prova de revezamento, garantiu o bronze para o Brasil. A disputa foi emocionante. Os atletas locais ficaram em primeiro até o final da segunda volta quando a Colômbia assumiu a liderança garantindo o ouro no final da disputa.

O presidente da Confederação Mineira da Ciclismo, Paulo Aquino diz que tudo esta como o esperado. “A primeira competição mostrou como vai ser disputado esse Pan. Minas Gerais esta de parabéns e Barbacena esta oferecendo tudo o que precisamos para realizar esse grande evento”, relata o presidente.

A classificação geral foi a seguinte:

1. Colombia - 1:0013.169

2. Argentina - 1:01:20.818

3. Brasil - 1:02:07.697

4. Ecuador - 1:02:26.262

5. Chile - 1:03:50.168




quinta-feira, 27 de março de 2014

Cai a Lei 100 e 98 mil servidores terão que ser demitidos em MG



A decisão foi unânime. Ministos do do Supremo Tribunal Federal (STF) declararam inconstitucional a Lei Complementar (LC) 100, que efetivou, em 2007, cerca de 98 mil servidores do estado de Minas Gerais.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR), questionou a forma de ingresso na administração pública sem ser por concurso. No entendimento do Supremo, devem deixar o cargo imediatamente, a partir da publicação do acórdão, todos aqueles que não prestaram concurso público para a função que ocupam. De acordo com a assessoria do STF, não há um prazo determinado para publicação da sentença. 

Só não serão exonerados os que já se aposentaram ou os que preenchem, ou venham à preencher, os pré-requisitos para a aposentadoria até a data da publicação da ata. Também não serão afetados pela decisão os que se submeteram a concurso público para as respectivas funções.

Em relação aos cargos em que não haja concurso realizado ou em andamento, fica estabelecido o prazo de 12 meses, a partir da publicação da ata, para a realização de novo recrutamento para as vagas. Na situação em que já existe processo realizado o chamamento deve ocorrer imediatamente, bem como a substituição do servidor pelo concursado.

Os trabalhadores são principalmente da área educação e vinha lutando pelo direito de permanece na função com base na legislação aprovada no estado. 




Impugnada lei de MG que efetiva não concursados como servidores


Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4876) proposta no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, questiona o artigo 7º da Lei Complementar 100/2007, de Minas Gerais. De acordo com a ação, esse dispositivo torna titulares de cargos públicos servidores da área de educação que mantinham vínculo precário com a administração pública estadual há mais de cinco anos, lotando-os no Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais.

Segundo o procurador-geral, a questão central diz respeito à investidura de milhares de cidadãos em cargos públicos efetivos, sem a realização de concurso público. Tal medida, segundo ele, caracteriza evidente violação aos princípios republicano (artigo 1º, cabeça), da isonomia (artigo 5º, cabeça e inciso II), da impessoalidade e da moralidade administrativa (artigo 37, cabeça) e da obrigatoriedade de concurso público (artigo 37, inciso II), todos da Constituição Federal.

Ainda de acordo com Gurgel, na época da aprovação do projeto de lei complementar 27/07, que resultou na lei complementar agora questionada, o noticiário mineiro informava que cerca de 98 mil pessoas viriam a ser beneficiadas pela investidura em cargos públicos efetivos, sem serem submetidas a concurso público.

Ele lembra que a LC 100/2007 teve por objetivo a obtenção, pelo Estado de Minas Gerais, do Certificado de Regularização Previdenciária (CRP) que, desde 2004, vinha sendo renovado por meio de decisões judiciais de caráter liminar. Emitido trimestralmente pelo Ministério da Previdência Social, o CRP atesta o cumprimento das obrigações previdenciárias pelos Estados e municípios perante seu quadro funcional, reconhecendo-lhes aptidão para firmar convenios com a União e receber verbas federais.

O procurador-geral lembra, a propósito, que o inciso V do dispositivo agora impugnado (artigo 7º da LC) teve declarada sua inconstitucionalidade, em 2010, pela Corte Superior do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ-MG), em julgamento de incidente de arguição de inconstitucionalidade cível. Também o TJ constatou ofensa ao artigo 37, II, da CF, além do artigo 40, parágrafos 13 e 14 da CF.

Gurgel sustenta o pedido, ainda, em precedentes do STF que, no julgamento das ADIs 2804 e 980, declarou a inconstitucionalidade de normas do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal que propunham medidas semelhantes à agora impugnada.

Ao pedir a concessão de medida liminar para suspender a eficácia do dispositivo questionado, o procurador-geral da República observa que o fumus boni iuris (fumaça do bom direito) está caracterizado e, além disso, há o risco de demora em uma decisão (periculum in mora), em virtude do caráter irreparável ou de difícil reparação dos efeitos que a norma questionada tende a gerar à população e ao Estado de Minas Gerais. No mérito, pede a declaração de inconstitucionalidade do dispositivo questionado.

Rito abreviado

O relator do processo, ministro Dias Toffoli, aplicou ao caso o rito abreviado previsto no artigo 12 da Lei 9.868/99 (Lei das ADIs) para que a ação seja analisada diretamente no mérito, sem prévio exame do pedido de liminar, em razão da relevância da matéria e seu especial significado para a ordem social e para a segurança jurídica.

O ministro solicitou informações ao governador e à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Após isso, determinou que se dê vista dos autos, sucessivamente, no prazo de cinco dias, ao advogado-geral da União e ao procurador-geral da República.


quarta-feira, 26 de março de 2014

OBESIDADE DOS BRASILEIROS JÁ É PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA




A Santa Casa de Barbacena publicou em seu site (www.scbarbacena.com.br) artigo do médico Dr. Dráuzio Varella que demonstra grande preocupação com um problema que, também no Brasil, já é considerado de Saúde Pública: a obesidade.
A obesidade é um dos problemas mais importantes que a Saúde Pública enfrenta hoje no Brasil e em outros países do mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que, atualmente, nos países desenvolvidos, ela seja o principal problema de saúde a enfrentar.
Por que as pessoas estão engordando tanto? De onde vem esse desespero pela comida e a dificuldade para perder peso? A resposta, por certo, poderá ser encontrada nas raízes evolucionistas do homem. Há 50 mil anos, nossos antepassados tinham grande dificuldade para conseguir alimentos. A possibilidade de estocá-los é contemporânea ao advento da agricultura há dez mil anos, um segundo em termos evolucionistas. Essa carência alimentar moldou o cérebro humano de tal maneira, que ele busca obter o máximo de calorias possível para mobilizar energia acumulando-a sob a forma de gordura que, teoricamente, será usada nos períodos de fome provocados pela escassez de comida.
Entretanto, no mundo moderno, a realidade é bem diferente. A geladeira pode conservar alimentos variados por dias e semanas. Basta abri-la para saboreá-los. A propaganda nos incita a comer produtos altamente calóricos por preço razoável. Basta uma ligação telefônica para temos comida de diversos tipos, entregues, em poucos minutos, na porta das nossas casas.
Nosso cérebro condicionado em tempos de penúria agora encontra fartura e o mecanismo evolucionista que selecionou pessoas capazes de acumular gordura, decisão inteligente no passado, se volta contra elas. Reverter esse processo é tarefa árdua e muitas vezes inglória. No entanto, é preciso estar alerta. O excesso de peso está associado a uma série de doenças que comprometem a qualidade e a duração da vida.
A educação na infância é a única forma para tentar resolver o problema. Não se pode induzir a criança a comer batata frita como um prêmio nos finais de semana. Isso não é prêmio, é punição. Batata frita tem alto valor calórico e muita gordura saturada. A educação deve começar em casa. Mas, as refeições em família tornaram-se um evento raro em nossas vidas. Com isso, não ajudamos a criar hábitos alimentares saudáveis nas crianças, que acabam engordando. Ressaltamos também que nos últimos anos os casos de obesidade na infância e na adolescência tiveram altos índices, principalmente nos quais o fator desencadeante foi a separação dos pais.

Fonte: http://scbarbacena.com.br/noticias/noticia.php?id=247

segunda-feira, 24 de março de 2014

EXERCÍCIOS PARA O CÉREBRO AJUDAM A MANTER A MENTE ATIVA




A neurociência já provou que o cérebro humano é capaz de recuperar suas habilidades e manter-se jovem por toda a vida: isto é possível hoje graças à ginástica cerebral, um método de fácil execução que estimula os neurônicos e conquistou a terceira idade.
No Brasil, a ginástica para o cérebro está sendo amplamente difundida graças a um método chamado “Supera Ginástica para o Cérebro”, que se tornou uma rede com mais de 90 unidades.
O Método Supera trabalha as funções cerebrais das pessoas pelo uso do ábaco (Soroban), de jogos educativos e uma grande variedade de dinâmicas. O ábaco é um instrumento de cálculo milenar utilizado também para desenvolver a concentração e a velocidade do pensamento.
Os exercícios para o cérebro são chamados por estudiosos da área de neuróbicas, ou seja, atividades aeróbicas para os neurônios. Quando estimulado, o cérebro ativa novas conexões sinápticas e potencializa suas habilidades. Programas de treinamento bem projetados podem ajudar a desenvolver partes do cérebro, melhorando as funções de memória, atenção e concentração.
Praticar atividades novas, tocar um instrumento diferente, usar o mouse do seu computador na mão inversa, tomar banho no escuro e trocar o relógio de pulso são exemplos de neuróbicas que podem ser feitas em casa.
De acordo com a psicóloga Dra. Gláucia Rafael, franqueada Supera em Barbacena, não importa a idade que temos para treinarmos o nosso cérebro a pensar mais rápido e claramente, utilizando técnicas de exercícios e jogos divertidos. “Felizmente hoje em dia há vários materiais e programas destinados em ajudar crianças e jovens que tem um déficit de atenção e hiperatividade. Esses programas tem ajudado crianças a terem mais sucesso na escola, na organização dos pensamentos, na leitura e escrita”, destacou Gláucia.
Há uma série de testes para determinar qual a área do cérebro da criança que tem algum tipo de “fraqueza” e uma vez que esses pontos fracos forem avaliados, há materias e jogos específicos para serem trabalhados com a criança. Mesmo as pessoas que ficaram sem estimular a mente por muitos anos ainda podem transformar e estimular o seu cérebro com jogos.
“Alguns jogos populares que, além de divertidos, podem estimular o cérebro, melhorar a memória e a velocidade de processamento, são eles: legos; quebra-cabeças; palavras cruzadas; ganius; sudoku; batalha naval; bejeweled, xadrez; ligue 4; jogo de cartas; mancala; rummikub; stratego; tetris; uno; pac man; onde está o Wally, dentre outros”, afirmou Gláucia.

Fonte: Supera Barbacena – Av. Cel. José Máximo, nº 15, São Sebastião. Telefone 32-3051-1204

Nariz é capaz de detectar 1 trilhão de aromas, diz pesquisa



O nariz humano pode detectar um trilhão de diferentes cheiros, muito mais do que se pensava anteriormente, segundo cientistas americanos.
Segundo pesquisadores da Universidade Rockefeller, em Nova York, usamos apenas uma pequena fração dos nossos poderes olfativos.
O olho humano usa três receptores de luz que trabalham juntos para ver até 10 milhões de cores, enquanto que o ouvido pode ouvir quase meio milhão de tons.Novos estudos, publicados na revista Science, sugerem que o nariz humano supera o olho e o ouvido em relação ao número de estímulos que pode distinguir.

Até então, acreditava-se que o nariz, com seus 400 receptores olfativos, poderia detectar cerca de 10 mil aromas distintos.
Os cientistas resolveram testar a ideia, que data de 1927 mas nunca foi cientificamente investigada.
Eles criaram experimentos para observar o quanto as pessoas conseguem distinguir cheiros em misturas feitas a partir de 128 moléculas de odores diferentes, que representam uma grande variedade de aromas.
As moléculas foram misturadas de forma aleatória em grupos de 10, 20 ou 30, para criar odores não usuais ou menos conhecidos.
As 26 pessoas que participaram do experimento foram, então, convocadas a identificar um aroma a partir de três amostras.
Com base nestes resultados, os pesquisadores extrapolaram o número de aromas diferentes que a pessoa média seria capaz de identificar se fosse apresentada a todas as misturas possíveis que podem ser feitas a partir das 128 moléculas.
Eles estimaram que a pessoa média pode discriminar entre pelo menos um trilhão de aromas diferentes com o nariz, uma quantidade muito maior que o número de estímulos que podem ser detectados pelo olho e pelo ouvido.
A co-autora do estudo, Leslie Vosshall, disse à BBC que este "é o primeiro teste real que mostra o quão bom os seres humanos são em sentir cheiros".
Ela disse que os animais ainda são duas ou três vezes melhores do que nós em relação a sentir cheiros, já que dedicam uma maior parte do seu cérebro ao sentido do olfato.
No entanto, o poder do olfato humano não deve ser subestimado.
"Você pode estimular o sentido do olfato a trabalhar mais", acrescentou. "Estamos usando uma pequena parte dos nossos poderes olfativos".
Stephen Liberles, do Departamento de Biologia Celular da Escola de Medicina de Harvard, disse que "a pesquisa percorre um longo caminho para abordar a capacidade do sistema olfativo humano, mas ainda há questões específicas a serem respondidas sobre quantos produtos químicos exatamente podem ser percebidos individualmente."

Fonte: BBC Brasil

Quick Massage: benefícios à vida moderna




Nessa edição vamos falar sobre uma das inúmeras especialidades do Studio Yamasaki, a Quick Massage. Também conhecida como massagem expressa, a Quick Massage é indicada para quem procura um atendimento rápido, principalmente para pessoas que possuem pouco tempo e que sofrem com as consequências da agitada vida moderna.
Essa massagem proporciona alivio imediato de dores, cansaço físico e mental, stress,desconforto muscular, dores de cabeça, além da melhoria na circulação sanguínea e da reativação da energia perdida no dia a dia.
A Quick Massage é aplicada em uma cadeira especial ou maca, onde através de técnicas orientais, proporciona o alívio imediato das tensões. Essa massagem terapêutica vem contribuindo muito com as pessoas portadoras dos sintomas do stress, os quais podemos citar: Irritabilidade; Insônia; Tensão; Dor nos ombros; Enxaqueca; Cansaço; Ansiedade; dentre outras.
Os principais benefícios da Quick Massage são: Aumento da produtividade; Alivio da tensão muscular; Ativa a circulação sanguínea; Melhora da qualidade respiratória; Redução da ansiedade e irritação; Melhora da disposição; Diminuição do quadro de dor; Aumento da concentração; Melhora do humor; Melhora da motivação; Produz a sensação de calma.
Saiba mais sobre a Quick Massage e seus benefícios. Agende uma avaliação gratuita conosco pelo telefone 3331-7516. O Studio Yamasaki atua também nas seguintes áreas: podoreflexo, reike, massagem com pedras quentes, drenagem linfática facial e corporal, anti-stress-relaxante, tratamentos faciais, tratamentos redutores, depilação corporal, depilação facial e peeling de diamante.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Alteração da data de Licitação para o Jubileu de São José



Com o objetivo de melhorar o evento e dar oportunidade a todos que querem participar da festa do Jubileu de São José, que acontece nos dias 21 de abril a 1 de maio, a data da Licitação de utilização do espaço público para a colocação de barracas para o tradicional evento foi alterada para os dias 1,2 e 3 de abril. Os prazos foram revistos para que todos possam participar igualitariamente das  possibilidades.
A abertura dos envelopes será nos dias 1, 2 e 3 de abril, às 13h horas, na Gerência de Licitação, que fica na rua Monsenhor Silvestre de Castro, 275 - 1º andar, no bairro Funcionários. Os envelopes contendo a proposta podem ser entregues até meia hora antes da abertura para o primeiro dia do julgamento. A entrega do envelopes é no mesmo local do Leilão. Clique aqui e tenha acesso ao edital, que  também  pode ser solicitado  através do e-mail:licitacao@barbacena.mg.gov.br.  O pedido deve conter identificação completa com nome, endereço, telefone, CPF e CNPJ.
Quem quiser colocar o seu comércio durante a festa, como por exemplo, barracas de acessórios, alimentação, artesanato, brinquedos, calçados, cama, mesa e banho, eletrônicos e eletrodomésticos, lingerie e meias, panelas e utensílios, roupas e lazer tem que participar do Leilão Público e dar a sua oferta , respeitando, é claro, os valores mínimos estabelecidos por cada item.

Os espaços comercializados serão de 9m² (nove metros quadrados), 18m² (dezoito metros quadrados), 27m² (vinte e sete metros quadrados) e   100m² (cem metros quadrados). Além disso, serão aceitas também ofertas especificamente para o comércio de pipoca, algodão doce, pelinha e balas através de carrinhos móveis.

As barracas serão padronizadas e instaladas de acordo com o projeto que levará em consideração as necessidades de limpeza urbana e as atividades dos serviços de Saúde Pública, Corpo de Bombeiros, Fiscalização e Segurança, entre outros fatores. Será elaborado plano especial de trânsito, para coordenar o acesso de veículos à região do evento, especialmente os ônibus com milhares de peregrinos. Serão também instalados banheiros químicos no local.

Falta de sono pode provocar perda de neurônios, diz pesquisa



A falta de sono pode ter consequências mais sérias do que se imaginava, como a perda permanente de neurônios, revela um novo estudo feito por cientistas americanos.
Em camundongos, a falta prolongada de sono levou à morte de 25% de certas células do cérebro, destaca a pesquisa, publicada na revista científica The Journal of Neuroscience.

Eles estimam que um dia será possível desenvolver uma droga para proteger o cérebro dos efeitos negativos das noites mal dormidas.Cientistas responsáveis pelo estudo acreditam que se o resultado for semelhante em humanos, seria inútil tentar "compensar" as horas de sono perdidas.

O estudo analisou ratos de laboratório que foram mantidos acordados para replicar a falta de sono tão característica da vida moderna, ora por turnos de trabalho noturnos ou horas demais passadas no escritório.

Análise

Para conduzir a pesquisa, uma equipe de cientistas da Universidade da Escola de Medicina da Pensilvânia estudou certas células do cérebro que mantêm o cérebro alerta.
Dias depois de seguirem um padrão de sono semelhante àquele dos que normalmente trabalham em turnos noturnos – três dias de jornadas noturnas com apenas quatro a cinco horas de sono durante o dia – o camundongos perderam 25% de seus neurônios, em parte do tronco cerebral.
Os pesquisadores dizem que essa é a primeira evidência de que a falta de sono pode levar à morte de células do cérebro.
Eles acrescentam, entretanto, que mais pesquisas são necessárias para descobrir se pessoas que dormem pouco correriam maior risco de dano cerebral permanente.
Segundo uma das responsáveis pela pesquisa, Sigrid Veasey, "nós temos evidência de que a falta de sono pode levar a uma lesão irreversível".
"Isso pode ter acontecido em um animal simples, mas indica que nós precisamos pesquisar melhor esse efeito em humanos".
Ela afirmou que o próximo passo é fazer um exame post-mortem nos cérebros de pessoas que dormiam pouco para buscar indícios de perda de células cerebrais.
A longo prazo, os cientistas acreditam ser possível desenvolver um medicamento para proteger os neurônios, ao estimular a química natural envolvida na recuperação do sono.
Segundo Hugh Piggins, da Universidade de Manchester, o experimento indica o que pode dar errado no cérebro humano a partir do estudo em ratos.
"Os autores traçam paralelos com as pessoas que trabalham em turnos à noite e sugerem como a privação crônica de sono pode afetar negativamente não só a saúde física, mas também mental", disse Piggins.
"Essa hipótese terá de ser, no entanto, testada com mais pesquisas. No entanto, é consistente com muitos relatos médicos sobre a importância dos ciclos de sono para a melhoria do bem estar."

Fonte: BBC Brasil

quinta-feira, 20 de março de 2014

Artista transforma rosto humano em cenários fotográficos







Para compor imagens um tanto quanto lúdicas e marcantes o fotógrafo Juan Sánchez Castillo fez uso de miniaturas e maquiagem.

A série 'Making it up' é composta por uma pessoa sendo transformada por pequenos trabalhadores, que exercem suas funções ao mesmo em que a maquiam, dando a impressão de estarem fazendo uma 'manunteção' no rosto da modelo.

Veja algumas fotos criativas de Juan:

Making it up - The Gardener (O Jardineiro)


Making it up - Faceclimbers (Alpinistas no rosto)


Making it up - Painters at work II (Pintores no trabalho II)

Making it up - Playing in the snow (Brincando na neve)




Fonte: Yahoo.com.br

quarta-feira, 19 de março de 2014

Traços de câncer são achados em esqueleto de 3 mil anos






Pesquisadores encontraram indícios de câncer em um esqueleto de um homem que teria entre 25 e 35 anos e que viveu no Egito Antigo há cerca de 3.200 anos.

A nova descoberta, divulgada na publicação especializada, sugere, segundo o repórter de ciência da BBC Pallab Ghosh, que a doença não estaria somente ligada a fatores frequentemente associados ao mundo moderno, como o sedentarismo, o fumo, o estresse e a longevidade.

Binder descobriu que os ossos do esqueleto estavam cheios de buracos.A descoberta foi feita pela estudante de PhD Michaela Binder, da Universidade de Durham, em um esqueleto encontrado por ela no Vale do Nilo, no Sudão, em uma região que teria sido habitada no período do Egito Antigo.


Por meio de análises, realizadas em conjunto com pesquisadores do British Museum, em Londres, ela descobriu que os buracos indicavam metástases de câncer.

''Fiquei surpresa em encontrar esse tipo de câncer em um indivíduo do Egito Antigo, de 3.200 anos. Ainda não sabemos muito sobre a história do câncer, só foram encontrados alguns poucos indícios de câncer com mais de mil anos'', disse Michaela Binder.

Os cientistas acreditam que esta seria a evidência mais antiga de câncer já encontrada.

A pesquisadora Kat Arney, do centro de pesquisas britânico Cancer Research UK, acredita que, com eventuais análises do DNA do esqueleto, ''poderemos ficar sabendo sobre mutações de genes que eles (os habitantes da época) apresentavam ou variações de genes, que podem ter feito com que eles ficassem mais suscetíveis a esse tipo de doença".

E isso, acrescenta ela, "poderia lançar luz sobre a evolução da doença, bem como sobre a evolução da espécie humana".

Fonte: BBC Brasil