JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

segunda-feira, 24 de março de 2014

EXERCÍCIOS PARA O CÉREBRO AJUDAM A MANTER A MENTE ATIVA




A neurociência já provou que o cérebro humano é capaz de recuperar suas habilidades e manter-se jovem por toda a vida: isto é possível hoje graças à ginástica cerebral, um método de fácil execução que estimula os neurônicos e conquistou a terceira idade.
No Brasil, a ginástica para o cérebro está sendo amplamente difundida graças a um método chamado “Supera Ginástica para o Cérebro”, que se tornou uma rede com mais de 90 unidades.
O Método Supera trabalha as funções cerebrais das pessoas pelo uso do ábaco (Soroban), de jogos educativos e uma grande variedade de dinâmicas. O ábaco é um instrumento de cálculo milenar utilizado também para desenvolver a concentração e a velocidade do pensamento.
Os exercícios para o cérebro são chamados por estudiosos da área de neuróbicas, ou seja, atividades aeróbicas para os neurônios. Quando estimulado, o cérebro ativa novas conexões sinápticas e potencializa suas habilidades. Programas de treinamento bem projetados podem ajudar a desenvolver partes do cérebro, melhorando as funções de memória, atenção e concentração.
Praticar atividades novas, tocar um instrumento diferente, usar o mouse do seu computador na mão inversa, tomar banho no escuro e trocar o relógio de pulso são exemplos de neuróbicas que podem ser feitas em casa.
De acordo com a psicóloga Dra. Gláucia Rafael, franqueada Supera em Barbacena, não importa a idade que temos para treinarmos o nosso cérebro a pensar mais rápido e claramente, utilizando técnicas de exercícios e jogos divertidos. “Felizmente hoje em dia há vários materiais e programas destinados em ajudar crianças e jovens que tem um déficit de atenção e hiperatividade. Esses programas tem ajudado crianças a terem mais sucesso na escola, na organização dos pensamentos, na leitura e escrita”, destacou Gláucia.
Há uma série de testes para determinar qual a área do cérebro da criança que tem algum tipo de “fraqueza” e uma vez que esses pontos fracos forem avaliados, há materias e jogos específicos para serem trabalhados com a criança. Mesmo as pessoas que ficaram sem estimular a mente por muitos anos ainda podem transformar e estimular o seu cérebro com jogos.
“Alguns jogos populares que, além de divertidos, podem estimular o cérebro, melhorar a memória e a velocidade de processamento, são eles: legos; quebra-cabeças; palavras cruzadas; ganius; sudoku; batalha naval; bejeweled, xadrez; ligue 4; jogo de cartas; mancala; rummikub; stratego; tetris; uno; pac man; onde está o Wally, dentre outros”, afirmou Gláucia.

Fonte: Supera Barbacena – Av. Cel. José Máximo, nº 15, São Sebastião. Telefone 32-3051-1204

Nenhum comentário:

Postar um comentário