JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quarta-feira, 19 de março de 2014

Traços de câncer são achados em esqueleto de 3 mil anos






Pesquisadores encontraram indícios de câncer em um esqueleto de um homem que teria entre 25 e 35 anos e que viveu no Egito Antigo há cerca de 3.200 anos.

A nova descoberta, divulgada na publicação especializada, sugere, segundo o repórter de ciência da BBC Pallab Ghosh, que a doença não estaria somente ligada a fatores frequentemente associados ao mundo moderno, como o sedentarismo, o fumo, o estresse e a longevidade.

Binder descobriu que os ossos do esqueleto estavam cheios de buracos.A descoberta foi feita pela estudante de PhD Michaela Binder, da Universidade de Durham, em um esqueleto encontrado por ela no Vale do Nilo, no Sudão, em uma região que teria sido habitada no período do Egito Antigo.


Por meio de análises, realizadas em conjunto com pesquisadores do British Museum, em Londres, ela descobriu que os buracos indicavam metástases de câncer.

''Fiquei surpresa em encontrar esse tipo de câncer em um indivíduo do Egito Antigo, de 3.200 anos. Ainda não sabemos muito sobre a história do câncer, só foram encontrados alguns poucos indícios de câncer com mais de mil anos'', disse Michaela Binder.

Os cientistas acreditam que esta seria a evidência mais antiga de câncer já encontrada.

A pesquisadora Kat Arney, do centro de pesquisas britânico Cancer Research UK, acredita que, com eventuais análises do DNA do esqueleto, ''poderemos ficar sabendo sobre mutações de genes que eles (os habitantes da época) apresentavam ou variações de genes, que podem ter feito com que eles ficassem mais suscetíveis a esse tipo de doença".

E isso, acrescenta ela, "poderia lançar luz sobre a evolução da doença, bem como sobre a evolução da espécie humana".

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário