JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

sexta-feira, 7 de março de 2014

COLUNA VIVER IDEAL - Transformando sonho em realidade




Por Ahmad Sunbulat  Neto

Sonhar é algo que se almeja, mas que só acontecerá se o acaso quiser. Não depende de nenhum esforço mental, tampouco físico. Todos sonhamos com algo que às vezes parece tão distante e, quase sempre, damos nossos sonhos como inalcançáveis. Os sonhos nos levam por lugares e situações diferentes daquelas que vivemos na realidade do dia-a-dia. Alguns sonham com coisas que estão muito distantes do alcance financeiro. Outros sonham em ser alguém, formar-se em um curso superior, ou viver uma situação de paz, de conforto e segurança. Seja como for, a realização de um sonho só acontecerá se o “acaso” quiser. Mas quem é esse tal “acaso”? Será a sorte? Acaso tem forma? Qual a identidade desse tal “acaso”? Infelizmente, ninguém saberia responder essas questões e, com isso, a maioria das pessoas envelhece e morre sem ver seus sonhos realizados, simplesmente porque o acaso é uma experiência que não se pode prever. Portanto, o sonho é algo que quase nunca se realiza.

Para realizar um sonho se faz necessário transformá-lo em objetivo. Observando certos critérios, qualquer sonho pode virar realidade. O primeiro critério é o da factibilidade, o segundo é o planejamento, o terceiro é a execução e o quarto critério é a mensuração. Factibilidade: É a característica do que é possível de se fazer, de acordo com o tempo proposto, lugar, ambiente, pessoas envolvidas e por aí afora. Por uma série de fatores contrários, não adianta sonhar em ser professor na Universidade de Harvard, se você está com setenta anos, não fez um curso superior e ainda por cima, não fala inglês. Mas é possível planejar em ser professor numa escola técnica em seu país, usando de conhecimentos e habilidades que acumulou ao longo de uma vida produtiva. Logo, o sonho tem de ser possível de se realizar. Planejamento: Qualquer pessoa pode fazer seu próprio planejamento para alcançar seus objetivos, desde que observe: Data possível, método de execução e os recursos materiais, intelectuais e culturais que possui. Execução: Executar é por em prática, agir conforme o que foi planejado. Geralmente, os objetivos não alcançados são por falta de execução, seja por protelação ou procrastinação. Mensuração: Acompanhar e medir os resultados. A importância desta fase está em observar se no dia-a-dia as coisas estão saindo como o planejado, no tempo certo de cada fase, e produzindo os resultados esperados. É fundamental que a mensuração seja feita em períodos curtos, de preferência a cada dia ou, a cada ato executado. Enfim, para realizar um sonho, seja ele pessoal, profissional ou familiar se faz necessário: Sonhar o possível de ser realizado, planejar, executar, acompanhar e medir.

O Coaching (Lê-se Colting) busca aprimorar nas pessoas seu desempenho, capacidade de aprender, habilidades sociais e eficiência na vida e no trabalho. O profissional Coach (lê-se Colt) auxilia as pessoas na realização de seus objetivos, quer seja na área esportiva, artística, na carreira profissional ou mesmo em assuntos pessoais de relacionamentos. Com certeza, ao contratar um Coach com boa formação, com vivência e maturidade, seguindo corretamente suas orientações, será garantido o resultado esperado.

Que todos tenham uma vida cheia de realizações.

www.viverideal.com.br | coach@viverideal.com.br | (32) 8706-1146 | (31) 8590-4267

Nenhum comentário:

Postar um comentário