JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Agora é com elas.



Por Marcelo Miranda

Você sabe quantos eleitores o Brasil tem hoje? Somos 142,8 milhões de pessoas habilitadas a votar nas eleições de outubro. Entretanto um dado é interessante, pois desse total 52,13% são de mulheres. Que ironia, o País é comandado por uma mulher, e a decisão das eleições também está nas mãos delas.

As mulheres somam 74.459.424 eleitoras, ou 6,2 milhões a mais que os homens, que representam 47,79% ou 68.247.598 eleitores. Entre as candidatas, uma minoria são mulheres. Na corrida por um cargo eletivo, elas são apenas 7.410, ou 29,7% do universo total de cerca de 25 mil candidatos inscritos para este pleito.

A parcela feminina é inferior à exigida pela legislação brasileira, que assegura 30% das vagas de candidatos para as mulheres. O número contrasta também com os dados oficiais do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou que as mulheres compõem 51,5% da população brasileira.

De acordo com as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maioria dos aptos a votar tem entre 45 e 59 anos, ou seja, "pessoas vividas e esclarecidas" para tomar atitudes importantes para a sociedade como um todo.

As estatísticas sobre o eleitorado brasileiro contrastam com dados dos candidatos que disputam vagas nas eleições deste ano. É, praticamente, o reverso do perfil dos postulantes aos cargos eletivos, majoritariamente homens (70,3% do total em todos os cargos) e com curso superior completo (45,8%) e se concentram na faixa de 45 a 49 anos.

Em Minas Gerais, o que mais chama a atenção nos dados divulgados pelo TSE é a diferença entre o total de mulheres eleitoras e o de homens. Elas são quase 500 mil a mais.

Então, podemos entender que, principalmente em Minas Gerais, o voto feminino faz muita diferença e pode decidir as eleições para o governo do Estado. Daí, sucito outras questões: será que os candidatos mineiros já pararam para analisar esses dados? Será que para serem merecedores do voto feminino apresentam propostas concretas para esse público? Tenho lá minhas dúvidas!

Ainda de acordo com o TSE, Minas Gerais se mantém como o segundo maior estado em número de eleitores, com 15,2 milhões. Na sequência, estão Rio de Janeiro (12.141.145), Bahia (10.185.417) e Rio Grande do Sul (8.392.033). O menor colégio eleitoral é Roraima, com 299.558 eleitores.

As mulheres sempre foram muito importantes na sociedade e, tardiamente no século XX e XXI vem ganhando a sua notoriedade merecida. Guerreiras, solidárias, mães e filhas, estamos em suas mãos, literalmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário