JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Barbacena comemora aniversário com música clássica e festa na Praça


As comemorações dos 223 anos de emancipação política e administrativa de Barbacena começam nesta sexta-feira, dia 8 de agosto e seguem até o dia 16. A Prefeitura Municipal, através da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região - AGIR elaborou uma programação com eventos culturais envolvendo boa música e teatro e ação social na praça dos Andradas.
Tributo a Flausino Vale
Será nesta sexta-feira, dia 8, às 20h, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Além de abrir as comemorações dos 223 anos da cidade, o evento faz, por meio do violinista polonês JerzyMilewski, uma oportuna homenagem ao compositor e músico barbacenense Flausino Rodrigues Vale (1894-1954), considerado por Heitor Villa-Lobos, “ o Paganini brasileiro”, pois o célebre autor das Bachianas comparava o músico mineiro ao grande  violinista italiano. Feliz por reencontrar Barbacena, Milewski afirma que tocar em uma das igrejas coloniais mais antigas de Minas Gerais é um privilégio. Outro motivo de satisfação é o fato de que há 20 anos atrás, foi lançado um disco com músicas de Flausino interpretadas por Milewski. “ Tenho grandes saudades de Barbacena e eterna gratidão à cidade por ter investido na divulgação da obra de Flausino. Foi um disco histórico, o primeiro CD produzido em Barbacena”, relembra o maestro.
Governador será homenageado com a Medalha Sobral Pinto
A sessão solene alusiva aos 223 anos de Barbacena será marcada pela presença do Governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, que receberá na noite do dia 13, às 20h, em Sessão Solene no Máster Plaza Hotel, a mais alta honraria da cidade, a Medalha Sobral Pinto. No ato oficial, o governador autorizará novos investimentos para o Hospital do Câncer que está sendo construído na cidade. A Medalha Sobral Pinto evoca a memória do jurista barbacenense Heráclito Fountoura Sobral Pinto, que marcou a história recente do Brasil em defesa dos Direitos Humanos, em especial, na defesa dos perseguidos políticos nas Ditaduras Vargas e Militar. Sobral Pinto, faleceu aos 98 anos de idade, sendo à época, o mais antigo advogado e defensor dos direitos humanos no Brasil. A medalha foi instituída pelas Leis de número 1955 de 26 de marco de 1984 e número 3427 de 24 de julho de 1997 do Município de Barbacena e já foi entregue a políticos como Tancredo Neves, Presidente José Sarney e personalidades como o arquiteto Oscar Niemeyer.
Devido às obras de restauração do prédio histórico da Câmara Municipal, as solenidades e Sessões Solenes do Legislativo têm ocorrido no centro de convenções do Hotel Master Plaza, no centro da cidade.
Ação Social na praça
As atividades comemorativas ao aniversário de Barbacena encerram com uma ação social educativa que acontecerá em parceria com a TV Integração (afiliada da Rede Globo) com os diversos órgãos da Prefeitura Municipal oferecendo diversos serviços, campanhas educativas e muita diversão para a população. O destaque fica por conta da apresentação do Grupo Teatro Kabana, de Belo Horizonte, com o espetáculo de rua Eh, Boi!
Teatro de rua invade a praça de Barbacena 
O grupo de teatro Kabana, de Belo Horizonte, fará sua apresentação na manhã do sábado, dia 16, na praça dos Andradas, às 10h. Ao som de caixas, violas, pandeiros e inebriado pela folia, o Grupo Kabana pede licença aos poetas do cordel, aos vaqueiros e seus melancólicos aboios e aos cantadores do sertão para cantar o BOI. Êh Boi é um espetáculo de teatro de rua, inspirado em folguedos populares brasileiros em que o boi é amplamente cultuado e reverenciado.  Foi seguindo os rastros dos tropeiros de Minas que o Grupo encontrou, no universo mítico do boi, em sua faceta dionisíaca, em seu espírito ébrio e satírico, uma revelação da alma brasileira, através de um dos seus primeiros dramas.
A encenação tem início na roda, resgatando uma gostosa tradição de contar histórias e segue em cortejo, acompanhada por uma orquestra de tacos, ritmada pelo público, participante da folia.  O texto da peça é de Nélida Prado,direção/sonoplastiade Mauro Xavier e direção musical de GeovanneSassá

Fonte: Prefeitura de Barbacena

Nenhum comentário:

Postar um comentário