JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Escola Municipal José Felipe Sad se destaca na 1ª FECIB.



Entre os dias nove e dez de maio, Barbacena foi palco da 1ª Feira Científica de Barbacena (1ª FECIB), realizada no Instituto Federal de Educação, Campus Barbacena. O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Barbacena, o Ministério da Educação (MEC), o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), a Secretaria da Educação Básica (SEB), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).


Os destaques na 1ª Feira Científica de Barbacena foram os diversos trabalhos científicos apresentados por pesquisadores de toda região. Ao todo, foram 50 trabalhos do ensino fundamental, médio e superior das escolas da rede pública e privada de Barbacena.


As escolas de ensino fundamental da cidade participaram com a apresentação de diversos projetos, contando também com a participação de seus alunos. A escola Municipal José Felipe Sad, localizada no bairro Santa Cecília, apresentou o projeto: “Lixo: Produção Humana que compromete a saúde do Universo”, de autoria da professora Betty Ferreira da Silva Candian, com a colaboração das professoras Paula Roberta Cobuci e Claudia Mara Veloso.


Esse projeto discutiu a questão ambiental e objetivou promover um momento de aprendizagem e integração da comunidade escolar, com a participação de alunos, famílias e funcionários, com a realização de oficinas de reciclagem (papel machê e sabão). Juntos, perceberam a importância do papel individual no cuidado com o planeta.


Durante estas oficinas pode-se observar que a educação versus ação, realmente é um ótimo caminho para o desenvolvimento de habilidades e competências no aluno. Além de promover a conquista da autonomia e cidadania de cada um.




A temática do projeto “Lixo: Produção Humana que compromete a saúde do Universo”, que contou com a participação de 32 crianças, alunos da educação básica da Escola Municipal José Felipe Sad, foi relevante. Por isso o projeto foi classificado na segunda colocação, na categoria Ensino Fundamental, da 1ª FECIB - IF Sudeste, Campus Barbacena. “A princípio, nosso objetivo era somente apresentar o trabalho numa tentativa de valorizar os alunos e seu empenho nas atividades. Contudo, a classificação em 2º lugar na categoria Ensino Fundamental muito nos alegrou e surpreendeu, pois nossa escola é muito tradicional, com quase 50 anos de existência, e esse prêmio vem destacar todo empenho da equipe de professores, alunos e colaboradores de nossa escola”, afirmaram as organizadoras do projeto.


Escola Municipal José Felipe Sad


Localizada à praça Dr. Manoel Possa, s/nº, bairro Santa Cecília, a Escola Municipal José Felipe Sad, atualmente gerida pela professora Maria Aparecida Brígido Fulgêncio (a qual inscreveu a escola para participar da 1ª FECIB), foi criada em 24 de junho de 1965 pelo Decreto nº 8.388 e entregue oficialmente em 11 dezembro do mesmo ano.


O Grupo Escolar José Felipe Sad veio agregar valores à comunidade barbacenense. Construída, em parceria, pelo 9º Batalhão da Polícia Militar e o Rotary Club de Barbacena, a escola apresentava como lema o serviço à infância, ao ensino, à educação e à Pátria. A designação José Felipe Sad foi uma honrosa homenagem ao centenário de seu nascimento, por sua colaboração com o desenvolvimento socioeconômico de nossa cidade.
Desde então, a escola tem sofrido modificações estruturais e pedagógicas com o intuito de melhor atender e servir aos moradores do bairro Santa Cecília e comunidades vizinhas, participando ativamente de sua formação e desenvolvimento sociocultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário