JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Pelé : Curiosidades


Edson Arantes do Nascimento nasceu em Três Corações (MG), no dia 23 de outubro de 1940 (apesar de em seu registro constar dia 21).
Sua família deixou Minas Gerais quando Pelé tinha três anos e foi para Bauru, interior paulista.
Seu primeiro apelido futebolístico, no time do Baquinho, de Bauru (SP), foi Gasolina. Foi ele mesmo quem criou, involuntariamente, o apelido de Pelé. Ainda criança, acompanhava o pai nos jogos do Vasco, da cidade mineira de São Lourenço, e acabou fã do goleiro Bilé. Nas peladas de rua, proclamava: "Eu sou o Pilé", trocando uma das letras do nome de seu ídolo. E Pelé ficou.
Em 1966, a rua em que Pelé nasceu ganhou o seu nome. Quatro anos depois, com a conquista do tricampeonato mundial, a prefeitura homenageou seu ilustre filho com uma estátua em praça pública.
No Maracanã, há uma placa comemorativa por um gol extraordinário de Pelé, contra o Fluminense, pelo Torneio Rio-São Paulo de 1961. Taí a origem da expressão "gol de placa".
Na partida contra o Vasco em 19 de novembro de 1969, Pelé se preparou para cobrar um pênalti, aos 32 minutos do segundo tempo. A partida era válida pela Taça de Prata. Pelé fez seu milésimo gol, sobre o goleiro argentino Andrada. A partida acabaria ali, com 2 a 1 para o Santos. Pelé dedicou o jogo às crianças do Brasil.
Em sua homenagem, o armário número seis do vestiário principal da Vila Belmiro, que ele usava, está trancado para sempre. Ali dentro o jogador deixou três pares de tênis, dois de chuteiras, um chapéu de couro e um colete, desde que se despediu do Santos em 1974.
No dia 15 de maio de 1981, em Paris, Pelé recebeu o título de "Atleta do Século", conferido pelo jornal francês "L’Équipe", depois de uma pesquisa junto aos 20 mais importantes jornais do mundo. Pelé teve 178 votos contra 169 do atleta norte-americano Jesse Owens, segundo colocado.
Ao chegar no Santos, quando tinha 15 anos, Pelé recebia o equivalente a 75 dólares por mês. Em pouco tempo, o clube aumentou o seu salário para 600 dólares. O Rei do Futebol tem hoje um patrimônio pessoal de 25 milhões de dólares e sua imagem movimenta o equivalente a 200 milhões de dólares anuais.
Apesar de ter feito fama no Santos, Pelé vestiu outras camisas — em jogos comemorativos ou mesmo profissionalmente. Entre elas estão as do Cosmos (de Nova York), Vasco e Flamengo.
Pelé já jogou como goleiro. Foi na partida Santos 4 x 3 Grêmio — com três gols de Pelé —, pela Taça Brasil de 1963, disputada no Pacaembu em 19 de janeiro de 1964. O goleiro Gilmar recebeu um cartão vermelho e Pelé o subistituiu.
A rainha Elizabeth II concedeu ao atleta o título de "Sir" em 3 de dezembro de 1997. Ela já possuía a Cruz da Ordem da República Húngara, que lhe foi ofertada em 1994.
Em 2004, ele publicou, a pedido da Fifa, uma lista com os 120 maiores jogadores vivos. A relação causou polêmica: incluía mais franceses e italianos do que brasileiros.
Foi lançado em junho de 2004 um filme chamado "Pelé Eterno" sobre a carreira do jogador. O longa mostra gols e lances marcantes do supercraque. Os que não tinham registro em vídeo foram reproduzidos por meio de computação gráfica.

Fonte : Guia dos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário